• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Aplicações financeiras

A matéria abaixo é importante pra vermos que baixo o rendimento do FGTS é uma grande ilusão para quem possa vir a pensar que seja uma opção de aplicação financeira.
http://economia.uol.com.br/noticias...de-para-poupanca-e-nao-cobre-nem-inflacao.htm
Em 20 anos, rendimento do FGTS perde para poupança e não cobre nem inflação


Ainda não foram divulgadas as datas para sacar o dinheiro de contas inativas do FGTS, mas uma coisa é certa: se você quer fazer seu dinheiro render, há opções bem melhores do que deixá-lo no fundo.

Uma das principais críticas ao FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) é que ele rende pouco e, caso o trabalhador pudesse colocar esse dinheiro em outras aplicações, teria um retorno maior. Hoje, o FGTS é corrigido pela TR + 3% ao ano. A poupança, por exemplo, que é a aplicação mais popular entre os brasileiros, rende TR + 6,17% ao ano.

O ideal, se puder, é sacar tudo do FGTS e aplicar na poupança, por exemplo, que ganha muito mais.

José Dutra Vieira Sobrinho, matemático financeiro

A pedido do UOL, o matemático calculou quanto o FGTS rendeu no acumulado dos últimos 5, 10, 15 e 20 anos, e comparou com a inflação no período.



tabela-fgts-inflacao-v2-1485875388426_600x300.png


A perda real é a perda de poder de compra do consumidor, que acontece quando o rendimento não consegue cobrir a inflação.

No caso de quem tem dinheiro no FGTS há 20 anos, a perda real foi um pouco menor, proporcionalmente, porque o FGTS teve rendimentos mais altos entre 1997 e 2001, segundo Dutra.


Rende menos que outras aplicações


Além de não cobrir a inflação, o rendimento do FGTS nos períodos analisados foi menor que o de diversas aplicações financeiras. O UOL pediu para a consultoria Economatica comparar o resultado do fundo aos principais investimentos.



tabela-fgts-investimento-1485806948074_600x333.png


O FGTS só conseguiu superar a Bolsa em 5 e em 10 anos e o dólar, em 15 anos. Bolsa e dólar são investimentos de alto risco (renda variável).


Governo diz que vai aumentar rendimento do FGTS


No final do ano passado, o governo anunciou uma fórmula para tentar melhorar o rendimento do FGTS e deixá-lo equivalente ao da poupança, mas essa melhora depende dos resultados anuais do fundo.

A Caixa Econômica Federal é a gestora do FGTS. Os recursos são usados para financiar obras de habitação, saneamento e infraestrutura de transportes, além de serem investidos em aplicações financeiras. Quando o resultado supera as despesas, o fundo tem lucro.

Com a nova regra, no ano em que o fundo tiver lucro, metade desse ganho terá que ser repartida com os trabalhadores.
 
Eu penso em começar a fazer pequenos investimentos na Bolsa de Valores, alguém aí tem alguma dica de ações? queria algo barato, e com uma rentabilidade meio constante... ações PN (preferenciais) de qual empresa apresentam este perfil?

Obs: quero ser um praticante do método buy and hold.
** Posts duplicados combinados **
Quanto é necessário depositar por mês durante 20 anos para se ter 400 mil reais na poupança? Alguém saberia dizer?
 
Eu penso em começar a fazer pequenos investimentos na Bolsa de Valores, alguém aí tem alguma dica de ações? queria algo barato, e com uma rentabilidade meio constante... ações PN (preferenciais) de qual empresa apresentam este perfil?

Obs: quero ser um praticante do método buy and hold.
** Posts duplicados combinados **
Quanto é necessário depositar por mês durante 20 anos para se ter 400 mil reais na poupança? Alguém saberia dizer?

Se não me engano precisa levar em conta a inflação de cada ano (pelo menos tirar uma média) para poder depositar o suficiente para que no fim o dinheiro parado não sofra influência de ser corroído. Muita gente tem preferido comprar ouro, ou pelo menos comprar e deixar o ouro no banco.
 
Invistam em ações do Banco do Brasil, não tem risco. Mas, se ainda assim preferirem renda fixa, invistam em Tesouro Direto/Tesouro Prefixado, duplica o capital investido em uns cinco anos, se não me engano. Mas Bolsa de Valores é o melhor investimento, basta investir em ações PN do Banco do Brasil, e faturar com os dividendos mensais. :)
 
Última edição:
Estudo: brasileiro conhece Bolsa, mas fica na poupança ou não investe nada

  • bolsa-bovespa-acao-acoes-1346784295308_615x300.jpg

As ações são o segundo tipo de investimento mais conhecido pelo brasileiro. Só perdem para a poupança. Mas, na hora de aplicar o dinheiro, a história é outra.

Boa parte da população opta pela segurança da caderneta, enquanto a possibilidade de obter ganhos maiores com participações no lucro de empresas aparece apenas no quinto lugar entre as preferências para investir.

Pesquisa encomendada pela Anbima (Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais) mostra que há um abismo entre o conhecimento de finanças do brasileiro e seu apetite por investimentos de risco. E pior: mais da metade das pessoas não investe em nada.


Maioria dos brasileiros não investe em nada


Mais da metade da população (57%) das classes A, B e C não investe em nenhum tipo de aplicação nem na poupança. E pior: 44% sequer pretendem começar a poupar neste ano.

Quando o assunto é guardar dinheiro, as pessoas têm medo de encarar a situação.
Ana Claudia Leoni, superintendente de Educação da Anbima

"Investimento é como medicina. Você precisa ter uma noção básica, identificar eventuais sintomas de doenças para poder buscar ajuda especializada", disse. A superintendente da Anbima recomenda que as pessoas que ainda não investem procurem informações básicas sobre educação financeira para traçar objetivos de vida de curto, médio e longo prazos.

As pessoas não precisam ser especialistas em finanças, mas precisam, ao menos, ser especialistas sobre elas mesmas, se conhecerem para poder definir quais são seus objetivos.
Ana Claudia Leoni, da Anbima

Bolsa e ações presentes no noticiário


Na avaliação da Anbima, o suposto conhecimento do brasileiro sobre ações está ligado ao fato de que elas estão muito presentes no noticiário.

"Todo mundo já ouviu falar de Petrobras ou de Vale. Além disso, toda noite o cidadão liga a televisão e vê o apresentador falando que o índice Bovespa subiu ou caiu tanto. Ele sabe que aquele índice representa um conjunto de ações"
, afirmou Ana Claudia Leoni.

As ações foram citadas espontaneamente como um tipo de investimento por 11% dos entrevistados, perdendo apenas para a poupança, que teve 32% das respostas espontâneas.

Na sequência aparecem fundos de investimento (9%), títulos públicos via Tesouro Direto (8%), títulos privados (7%), imóveis (6%), previdência privada (3%), títulos de capitalização (3%) e moedas digitais (2%). Foram entrevistadas 3.374 pessoas em todo Brasil, das classes A, B e C.

É interessante observar que o conceito de investimento do brasileiro é bastante amplo. Engloba imóveis, por exemplo, e não se restringe apenas aos produtos financeiros oferecidos no mercado.
Ana Claudia Leoni, da Anbima

Medo de perder dinheiro fala mais alto


Segundo Ana Claudia, apesar de demonstrarem conhecimento sobre as ações, as pessoas têm medo de perder dinheiro.

"A pessoa aplica 100 em ações hoje e amanhã elas sobem para 120. Mas, se depois de amanhã, a ações caírem para 110, a pessoa fica incomodada com a perda daqueles 10, apesar de o saldo do investimento estar positivo em 10. Infelizmente, a mente humana prega algumas peças"
, disse ela.

A especialista afirmou que o lado emocional costuma falar mais alto em momentos de pressão e nervosismo no mercado financeiro, levando até investidores experientes a tomar atitudes erradas.

O efeito-manada é muito perigoso, tanto na entrada [aplicação] quanto na saída [saque] do investimento. As pessoas podem ser influenciadas por esses movimentos e acabarem tomando decisões erradas, que não estão de acordo com seus objetivos.
Ana Claudia Leoni, da Anbima

Brasileiro troca rendimento maior por segurança


O conhecimento do brasileiro sobre investimento não está diretamente relacionado ao seu apetite ao risco. Quase metade (42%) dos entrevistados na pesquisa da Anbima declarou que não pretende trocar a poupança por outro investimento neste ano.
Na sequência, as possíveis opções de troca seriam os planos de previdência (4%) e o Tesouro Direto (3%). Apenas 2% se mostraram dispostos a começar a investir em ações.

De maneira geral, as pessoas não estão preocupadas com a rentabilidade do investimento. Elas querem apenas guardar o dinheiro de forma segura e poder contar com ele quando precisarem.
Ana Claudia Leoni, da Anbima
 
Atualmente eu tenho mantido as minhas aplicações em LCI e CDB de quando as taxas ainda eram um pouco melhores, para recebê-las no prazo, e uma parte em Fundos, que, apesar de oscilarem e serem a bastante longo prazo, têm rentabilidade melhor. As que estavam em Tesouro Direto vendi todas no mês passado, porque o rendimento já era muito baixo e eu estava - estou - precisando de dinheiro para a viagem que vou fazer no fim do ano, então valeu a pena. Com ações eu não me arrisco.

Outra coisa que tenho feito é explorar bastante o Nubank. Eles têm três alternativas interessantes para "ganhar" dinheiro: antecipação de parcelas (você compra parcelado e depois paga antecipado as parcelas que puder, e ganha um desconto), programa de pontos (suas compras vão se convertendo em pontos que você utiliza para "apagar" algumas despesas, como Uber e Ifood) e a conta-corrente, que rende próximo à Selic (a poupança só rende cerca de 70% da Selic). Cada uma das três coisas me dá um ganho que parece irrisório: somadas me dão uns 16, 17 reais por mês (já descontada a anuidade do programa de pontos), mas já significam um almoço por mês, por exemplo. Ou é como se todo ano me dessem 200 reais por nada.

Invistam em ações do Banco do Brasil, não tem risco. Mas, se ainda assim preferirem renda fixa, invistam em Tesouro Direto/Tesouro Prefixado, duplica o capital investido em uns cinco anos, se não me engano. Mas Bolsa de Valores é o melhor investimento, basta investir em ações PN do Banco do Brasil, e faturar com os dividendos mensais. :)
Faz tempo, mas caso os novos não conheçam esta figura megalomaníaca e leiam o post, vale o alerta: não existe esse negócio de "não tem risco" com dinheiro aplicado. Com poupança e renda fixa o risco é realmente mínimo, por causa do FGC, mas com ações, seja do Banco do Brasil, Petrobras ou qualquer dos mais populares, o risco é SEMPRE alto. Tem que ficar atento ao mercado, manter-se informado e em qualquer caso admitir a hipótese de perder os seus investimentos, ainda que o potencial de lucratividade também seja bem mais alto que os demais.

E essa informação sobre o Tesouro Direto também está bastante equivocada, ou pelo menos desatualizada. Vocês não vão conseguir duplicar o capital investido em 5 anos com Tesouro Direto, seja em Prefixado, Selic ou IPCA.
 
Última edição:
Por enquanto estou com dinheiro aplicado em LCI e Poupança
Bolsa é algo que também nunca investi. Ainda não me considero informado o suficiente pra começar a me arriscar bem nela, então prefiro continuar pisando num chão que eu conheço e sinto firmeza.
 
Investe em ações? Pode ter de pagar IR todo mês, com multa cara se esquecer

Resumo da notícia

  • Quem negocia ações ou outros produtos na Bolsa pode ter de pagar Imposto de Renda quando vender esses ativos
  • Vendas de ações no valor de até R$ 20 mil dentro de um mesmo mês estão isentas de imposto. Operações day-trade não têm isenção
  • Se vendeu mais de R$ 20 mil no mês, não deixe para pagar o IR só na declaração anual. A multa pode chegar a 20% sobre o imposto não pago mais juros
  • Para pagar o IR, você deve preencher o Darf com o código 6015 e pagar no banco até o fim do mês seguinte à venda das ações
  • Operações comuns com ações e outros ativos de renda variável pagam 15% de IR sobre os ganhos. Operações day-trade estão sujeitas à alíquota de 20%
 
Confesso que estou ficando viciado em day-trade com o contrato do índice futuro do Ibovespa.
Caminho sem falta, algo realmente viciante como um jogo.
Aos apostadores, vá em frente porquê com 50 reais você consegue fazer 1k ou perder 2k...
Segundo uma notícia da B3 no início do ano, 99% das pessoas perdem no day-trade. Tem que ter coragem!
 
Confesso que estou ficando viciado em day-trade com o contrato do índice futuro do Ibovespa.
Caminho sem falta, algo realmente viciante como um jogo.
Aos apostadores, vá em frente porquê com 50 reais você consegue fazer 1k ou perder 2k...
Segundo uma notícia da B3 no início do ano, 99% das pessoas perdem no day-trade. Tem que ter coragem!
Meu cunhado passa metade do dia ligado nessa zorra.
 
Confesso que estou ficando viciado em day-trade com o contrato do índice futuro do Ibovespa.
Caminho sem falta, algo realmente viciante como um jogo.
Aos apostadores, vá em frente porquê com 50 reais você consegue fazer 1k ou perder 2k...
Segundo uma notícia da B3 no início do ano, 99% das pessoas perdem no day-trade. Tem que ter coragem!

Sei que você já deve saber, mas tome muito cuidado com o vício em daytrade. Não só pela questão financeira, mas pela saúde mental mesmo.
 
Sei que você já deve saber, mas tome muito cuidado com o vício em daytrade. Não só pela questão financeira, mas pela saúde mental mesmo.
sim. Vou sair dessa vida... É muito sofrimento.
Prefiro só ficar comprado em algumas ações!
 
Sou leigo nesse assunto... Como que com 50 reais você perde 2k? O limite não é perder tudo que investiu, apenas?
Pois é, esse é o trunfo do trade, para o bem ou o mal.
Na minha corretora, você pode vender 1 contrato do índice com 25 reais de garantia.
A cada 100 pontos que a Bovespa oscila, se você acertar a direção (alta na compra, baixa na venda) você ganha 20 reais.
Com 50 reais, você pode vender ou comprar 2 contratos, e a cada 100 pontos você pode ganhar/perder 40 reais.
Se oscilar 2000 pontos (o que pode ocorrer em dias de euforia) com 2 contratos você perde/ganha até 800 reais.
Portanto o céu é o limite, pois pode ocorrer alguma catástrofe como o Bolsonaro levar outra facada e o índice despencar 10.000 pontos de uma vez. Se você tiver comprado perde 2k.
Existem algumas proteções como stop de compra e venda (configurável), se atingir certo ponto já encerra sua posição na hora. E também é necessário você depositar garantias na corretora para poder operar.
E também, teoricamente se sua garantia é 50 reais e você perde 50 de uma vez a corretora encerra sua posição automaticamente (cobrando uma taxinha claro).
O problema é o tal do GAP, que é um salto que dá em eventos extraordinários, como esse do Bolsonaro por exemplo, e que seu stop é "pulado".
 
Pois é, esse é o trunfo do trade, para o bem ou o mal.
Na minha corretora, você pode vender 1 contrato do índice com 25 reais de garantia.
A cada 100 pontos que a Bovespa oscila, se você acertar a direção (alta na compra, baixa na venda) você ganha 20 reais.
Com 50 reais, você pode vender ou comprar 2 contratos, e a cada 100 pontos você pode ganhar/perder 40 reais.
Se oscilar 2000 pontos (o que pode ocorrer em dias de euforia) com 2 contratos você perde/ganha até 800 reais.
Portanto o céu é o limite, pois pode ocorrer alguma catástrofe como o Bolsonaro levar outra facada e o índice despencar 10.000 pontos de uma vez. Se você tiver comprado perde 2k.
Existem algumas proteções como stop de compra e venda (configurável), se atingir certo ponto já encerra sua posição na hora. E também é necessário você depositar garantias na corretora para poder operar.
E também, teoricamente se sua garantia é 50 reais e você perde 50 de uma vez a corretora encerra sua posição automaticamente (cobrando uma taxinha claro).
O problema é o tal do GAP, que é um salto que dá em eventos extraordinários, como esse do Bolsonaro por exemplo, e que seu stop é "pulado".
Hoje em dia, se o Bolsonaro tomar outra facada o índice despenca ou sobe um milhão de pontos?
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo