• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dúvidas na Árvore Genealógica dos Elfos (Fingon, Gil-Galad, Finduilas, Orodreth, Eldalótë)

Luke Turambar

Usuário
1-Fingon teve algum filho, se teve qual o nome dele ?

2-Gil-Galad é filho de quem (mãe e pai) ?

3-Gil-Galad e Finduilas são irmãos ?

4-Finduilas é filha de quem ? (Mãe e pai) ?

5-Orodreth é Filho de Finarfin ou Filho de Angrod com Eldalótë?
 
1-Fingon teve algum filho, se teve qual o nome dele ?

2-Gil-Galad é filho de quem (mãe e pai) ?

3-Gil-Galad e Finduilas são irmãos ?

4-Finduilas é filha de quem ? (Mãe e pai) ?

5-Orodreth é Filho de Finarfin ou Filho de Angrod com Eldalótë?

6-Orodreth foi Rei de algum Reino Elfico e em qual momento isso se passa ?
 
Olá.

Nos apêndices de SdA estão algumas imagens, dentre elas o ramo da segunda família (Noldor) a partir de Finwe que responde sobre a genealogia:

https://i.stack.imgur.com/CjHA4.jpg

Mas o problema é o seguinte, em algumas fontes Orodreth é Filho de Finarfin e Pai de Finduilas (Tem algumas anotações posteriores que até dizem q Galadriel n é Filha de Finarfin e sim de Orodreth)e em outras fontes Orodreth é Filho do segundo filho de Finarfin, Angrod junto com Eldalótë. No Silmarillion Fingon é Pai de Gil-Galad e em anotações posteriores o Pai dele é Orodreth e no Silmarillion Gil-Galad n tem nhm Irmão, mas nas anotações posteriores ele tem uma irmã, Finduilas. Sei que Orodreth passou um tempo sendo o governante de Nargothrond e foi la que ele pediu para Turambar proteger Finduilas, no ataque de Glaurung ao Reino de Nargothrond... enfim, só quero saber qual árvore que a grande maioria aceita como verídica, pelo menos nesse quesito! mas obrigado de qualquer forma!
 
Taí um negócio que eu me enrolo também, saber qual a versão definitiva das coisas que o próprio Tolkien parecia não se convencer. Mas de todo modo acho que você pode pegar as informações finais do Silmarillion como as mais aceitas.
 
Mas o problema é o seguinte, em algumas fontes Orodreth é Filho de Finarfin e Pai de Finduilas (Tem algumas anotações posteriores que até dizem q Galadriel n é Filha de Finarfin e sim de Orodreth)e em outras fontes Orodreth é Filho do segundo filho de Finarfin, Angrod junto com Eldalótë. No Silmarillion Fingon é Pai de Gil-Galad e em anotações posteriores o Pai dele é Orodreth e no Silmarillion Gil-Galad n tem nhm Irmão, mas nas anotações posteriores ele tem uma irmã, Finduilas. Sei que Orodreth passou um tempo sendo o governante de Nargothrond e foi la que ele pediu para Turambar proteger Finduilas, no ataque de Glaurung ao Reino de Nargothrond... enfim, só quero saber qual árvore que a grande maioria aceita como verídica, pelo menos nesse quesito! mas obrigado de qualquer forma!

Então, se forem fontes que indiquem informações do HoME (History of Middle Earth) elas tendem a ser material de "making off". Esse material ajuda a entender o raciocínio e história por trás da construção mas acaba forçando a mudar vários pontos que foram abandonados por Tolkien mais tarde (quando seguia outros critérios) e reabilitá-los nos livros finais iguais ao Silmarillion, etc...

Tem quem prefira o Tolkien jovem ao Tolkien idoso, mas no duro no duro quando a família Tolkien vende material "especulativo" (como idiomas não completos), profissionalmente as empresas detentoras dos direitos extrapolam com ideias próprias.
 
@Luke Turambar, usando como base a edição mais recente do Silmarillion, no anexo I ("A Casa de Finwë e a ascendência noldorin de Elrond e Elros") e no "Índice de Nomes", tem-se que:

1-Fingon teve algum filho, se teve qual o nome dele ?
Sim. Gil-Galad.

2-Gil-Galad é filho de quem (mãe e pai) ?
Fingon (Não tem sua mãe)

3-Gil-Galad e Finduilas são irmãos ?
Não, mas primos distantes.

4-Finduilas é filha de quem ? (Mãe e pai) ?
Orodreth (de novo sua mãe não aparece na versão)

5-Orodreth é Filho de Finarfin ou Filho de Angrod com Eldalótë?
De Finarfin

6-Orodreth foi Rei de algum Reino Elfico e em qual momento isso se passa ?
Rei de Nargothrond depois da morte de seu irmão, Finrod.

*****

Essas confusões, como o @Eriadan citou, são comuns, talvez pq Tolkien elaborou essas nuances durante muito tempo, e um trabalho que de fato foi amadurecendo durante o passar dos anos (como vc já deve saber, o próprio Um Anel era um anel comum na primeira edição do Hobbit)...
 
No Tolkien Gateway é dito que Gil-Galad como filho de Fingon é erro editorial de Christopher Tolkien e que Fingon nunca teve esposa nem filhos. o_O Eu fica fora de si.
 
Em O Silmarillion, Gil-galad é filho de Fingon. Mas isso é incoerente, pois ele deveria ter herdado o Alto-Reinado dos Noldor de Fingon, enquanto quem o fez, em O Silmarillion, foi Turgon. Apenas após a morte de Turgon é que Gil-galad torna-se Alto Rei dos Noldor, o que dá a entender que Gil-galad seria um descendente de Finarfin.

Na série The History of Middle-earth tem um texto que mostra que Gil-galad como filho de Fingon foi uma visão efêmera de Tolkien, visão que o Christopher Tolkien (o filho de Tolkien e editor de O Silmarillion) concretizou de forma equivocada em O Silmarillion. A visão mais tardia é que Gil-galad seria filho de Orodreth, que por sua vez seria filho de Angrod (isto é, Orodreth não seria filho de Finarfin). A Valinor traz o texto em questão traduzido no site. E é essa versão tardia que muitas enciclopédias, como a Tolkien Gateway, adotam.

Porém, o que muita gente parece perder de vista, é que a versão tardia não é necessariamente a versão mais apropriada. Muitas vezes a versão mais tardia não tem harmonia com o legendário como um todo, de forma que é melhor encará-la como um texto experimental (um rascunho) que Tolkien não chegou concretizar a contento. Por exemplo, a versão tardia do conto de Galadriel e Celeborn coloca Celeborn como um teler de Aman, mas ninguém no fandom interpreta esse conto como canônico... Aqui tem um texto meu defendendo que Orodreth como filho de Angrod deveria ser encarado dessa maneira, como um rascunho não-concretizado por parte de Tolkien, e que Orodreth deveria ser mantido, na versão canônica adotada em O Silmarillion, como filho de Finarfin. Consequentemente, a respeito de Gil-galad, "teria sido muito melhor deixar o parentesco de Gil-Galad obscuro" (como Christopher sugere), ou, como eu sugiro no texto, teria sido melhor colocar Gil-galad como filho de Angrod, e não neto.
 
Última edição:
Em O Silmarillion, Gil-galad é filho de Fingon. Mas isso é incoerente, pois ele deveria ter herdado o Alto-Reinado dos Noldor de Fingon, enquanto quem o faz, em O Silmarillion, é Turgon. Apenas após a morte de Turgon é que Gil-galad torna-se Alto Rei dos Noldor, o que dá a entender que ele seria um descendente de Finarfin.

Na série History of Middle-Earth tem um texto que mostra que Gil-galad como filho de Fingon foi uma visão efêmera de Tolkien, visão que o Christopher Tolkien (o filho de Tolkien) concretizou de forma equivocada em O Silmarillion. A visão mais tardia é que Gil-galad seria filho de Orodreth, que por sua vez seria filho de Angrod (isto é, Orodreth não seria filho de Finarfin). A Valinor traz o texto em questão traduzido no site. E é essa versão tardia que muitas enciclopédias, como a Tolkien Gateway, adotam.

Porém, o que muita gente parece perder de vista, é que a versão tardia não é necessariamente a versão mais apropriada. Muitas vezes a versão mais tardia não é harmônica com o legendário como um todo, de forma que é melhor encará-la como um texto experimental (um rascunho) que Tolkien não chegou concretizar a contento. Por exemplo, a versão tardia do conto de Galadriel e Celeborn coloca Celeborn como um teler de Aman, mas ninguém no fandom interpreta esse conto como canônico... Aqui tem um texto meu defendendo que Orodreth como filho de Angrod deveria ser encarado dessa maneira, como um rascunho não-concretizado por parte de Tolkien, e que Orodreth deveria ser mantido, na versão canônica adotada em O Silmarillion, como filho de Finarfin. Consequentemente, a respeito de Gil-galad, "teria sido muito melhor deixar o parentesco de Gil- Galad obscuro" (como Christopher sugere), ou, como eu sugiro no texto, colocar Gil-galad como filho de Angrod, e não neto.
Excelente.

Ou seja, @Luke Turambar, desculpe termos dado a impressão de que poderia ser simples... é complicado. :dente: Só caso a caso mesmo para concluir qual a versão mais coerente. Mas no geral ainda acho que o que consta n'O Silmarillion prepondera na grande maioria dos dilemas.
 
@Haran Alkarin vc me ajudou bastante, os 12 livros da Terra Média ainda não os peguei para ler (meu inglês n é tão bom para ler um livro) ent as vezes só consigo esse tipo de informações dos rascunhos pesquisando nos fandom's... @Eriadan é complicado msm, mas isso é um dos motivos q dx as obras de Tolkien mais ricas, complexidade e o fato dele n ter acabado sua obra. Mt obrigado a vcs todos!
 
Esse nosso suplício está prestes a acabar. A nova editora de Tolkien no Brasil já garantiu que os HoME (que a gente já vai poder chamar de HdTM) serão finalmente publicados em língua portuguesa. :issoaih:

Sim, estou sabendo disso, vai demorar um pouco mais vai acontecer... Com o Laçamento da serie em 2021 (provavelmente) vai fazer com as pessoas queiram saber mais mais sobre Esse universo de Arda, da msm forma q aconteceu com As Crônicas de Gelo e Fogo.
 
Em matéria de tradução tem muita coisa boa vindo. @Luke Turambar, não deixe de acompanhar o sub-fórum Artigos Valinor, onde o Imrahil tá postando regularmente novidades a respeito de traduções. Vale a pena acompanhar. Eu deixo sempre o alerta de notificações por email desse sub-fórum ativado direto.
** Posts duplicados combinados **
Só complementando: não é preciso ter bola de cristal ou ser exageradamente otimista, mas essa mudança pra Harper Collins Brasil de fato foi altamente positiva, talvez a melhor que coisa que aconteceu nos últimos anos e com reflexos de mesma proporção que começaram a chegar aqui pra Valinor, que se continuar assim, não será surpresa nenhuma se o fórum dobrar, triplicar ou sabe-se-lá quanto o número de novos usuários por ano que estão tomando seu primeiro contato com as obras do Mestre Tolkien. :)
 
Sem contar que a edição em si (ao menos do Silmarillon) é bem feita. A letra, textura, capa, acabamento, mapas, notas, etc., tudo feito com o máximo carinho...
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo