• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Adivinhas no Escuro

Compilando as dicas. O contexto da adivinha:

1. É da Primeira Era;
2. Aparece em O Silmarillion e em um livro próprio;
3. É um dos principais eventos da Primeira Era.
 
1º [1 acerto] Eriadan; Giuseppe

Leiam ao som de "Menina me dá seu amor" de Chiclete com Banana:

Daqui do alto eu te vejo
Daqui do alto eu te protejo
Daqui de baixo, eu te venero
Daqui de baixo, me desespero

E agora, não terei seu amor?
Ai ai ai ai-ai
Madrugada já clareou
Nos procurou, iou, ou
E não nos encontrou, iou, ou.


Interpretem.
Turgon e Húrin?
Quando foi enfim liberto por Morgoth, Húrin foi até Gondolin mas sua entrada não foi permitida pelo rei Turgon, mais tarde, este arrependeu-se e mandou as águias para procurar Húrin, que agora já estava longe e não foi encontrado.
 
Turgon e Húrin?
Quando foi enfim liberto por Morgoth, Húrin foi até Gondolin mas sua entrada não foi permitida pelo rei Turgon, mais tarde, este arrependeu-se e mandou as águias para procurar Húrin, que agora já estava longe e não foi encontrado.
A primeira que chegou muito perto! Se interpretar melhor verso a verso vai matar!
 
Não conseguem pensar em nenhuma resposta que se encaixa melhor nesse contexto de Gondolin do que "daqui de cima alguém protegendo" e "daqui de baixo alguém pedindo socorro"?...
 
Não conseguem pensar em nenhuma resposta que se encaixa melhor nesse contexto de Gondolin do que "daqui de cima alguém protegendo" e "daqui de baixo alguém pedindo socorro"?...
Só penso na odisséia de Eärendil para ir ter com os Valar e, quiçá, conseguir uma ajudinha na luta contra o Melkorzin.
 
1º [1 acerto] Eriadan; Giuseppe

Leiam ao som de "Menina me dá seu amor" de Chiclete com Banana:

Daqui do alto eu te vejo
Daqui do alto eu te protejo
Daqui de baixo, eu te venero
Daqui de baixo, me desespero

E agora, não terei seu amor?
Ai ai ai ai-ai
Madrugada já clareou
Nos procurou, iou, ou
E não nos encontrou, iou, ou.


Interpretem.
Quem do alto vê e protege são as águias
Elas salvaram Hurin e Huor e os levaram para Gondolin.
Mas em outra ocasião, como já mencionado aqui, Turgon não o deixou entrar, arrependendo-se mais tarde, porém sem as águias o encontrar..,...
 
Pelo jeito foi desafiador mesmo, então vou considerar a resposta da Atyarwen, que acertou parcialmente! Quem vê de cima são as Águias mesmo, e quem vê de baixo poderia ser Turgon ou qualquer morador de Gondolin. Nem pensei no episódio com Huor e Húrin.

A interpretação completa seria a seguinte:

Daqui do alto eu te vejo
Daqui do alto eu te protejo
As Águias de Thorondor, cujos ninhos se encontravam sobre os altos picos de Crissaegrim, eram as únicas fora os próprios gondolithrim que conheciam a localização de Gondolin, e a vigiavam.

Daqui de baixo, eu te venero
Por isso o povo de Gondolin tinha grande admiração pelas Águias.

Daqui de baixo, me desespero
Aqui já é o morador de Gondolin observando a chegadas das hostes de Morgoth.

E agora, não terei seu amor?
Ai ai ai ai-ai
As Águias não chegaram a prestar socorro durante o ataque à cidade; só durante a fuga, aos sobreviventes.

Madrugada já clareou
Nos procurou, iou, ou
E não nos encontrou, iou, ou.
O ataque aconteceu na véspera da alvorada, num dia de festa em que o povo de Gondolin se encontrava todo diante das muralhas para celebrar a chegada do primeiro sol do verão. Mas o céu clareou do norte, não do leste: o fogo dos dragões e dos balrogs vindos de Angband. Quando o sol raiou parte da cidade e da sua população já tinha caído.

@Atyarwen, manda a próxima, e não suma mais!
 
Última edição:
"Dos Homens foi o maior
Em meio a elfos habitava
De seus cinco filhos
Nada sobrou
Nem a estrela que guardava"

1º [1 acerto] Eriadan; Giuseppe; Atyarwen
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo