• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Oráculo literário (ou: responda com uma citação)

Melian

Período composto por insubordinação.
Crianças, dos dois aos três anos de idade, se colocadas em roda, não estão brincando juntas, estão fisicamente próximas, mas cada uma no seu universo. Cabe ao professor mediar o processo de integração entre essas crianças. Nerds, em um fórum de discussão, não estão necessariamente interagindo, mas eu acredito que a literatura possa mediar esse processo.

Além disso, do mesmo modo que eu não quero saber de um lirismo que não seja libertação, eu não quero saber de uma literatura de cátedra. Por esse motivo, acredito que, ao explorarmos o lado lúdico da literatura, acabamos por fazer com que ela seja mais encantadora do que quando assumimos que ela seja "para poucos". Literatura é cultura, e, portanto, direito de todos.

Com isso em mente, eu tive a ideia de criar este tópico cujo propósito é o seguinte: uma pessoa fará uma pergunta e, em seguida, outra responderá com uma citação. Pode ser com uma citação de um livro clássico, de Young Adult, de livro de Fantasia, enfim, de qualquer livro. Mas acho interessante colocarmos, entre parênteses, o livro (e o autor) responsável pela citação, porque, desse modo, se alguém tiver gostado muito da citação e se interessar pelo livro, saberá pelo que procurar. (Não é necessário colocar a página da citação).

Exemplo: Eu, Melian, pergunto o seguinte: Por que será que eu falo mais rápido do que a Lorelai de Gilmore Girls?

Então, algum(a) usuário(a) do fórum encarna o oráculo literário e me responde com a seguinte citação:

Sempre que estou em uma situação social com uma pessoa, especialmente quando há algo em jogo, minha ansiedade dispara. Falo depressa. Mudo de assunto de forma inesperada. Faço comentários chocantes. Mas, antes de ir longe demais, retrocedo e exponho minha vulnerabilidade. Se percebo que vou ser criticada, me antecipo e me critico.

(Um psicólogo chamou isso de O Truque. No meio da nossa primeira sessão, ele interrompeu meu blá blá blá e disse que eu tinha tanto medo de ser rejeitada que transformava qualquer interação numa ofensiva de vida ou morte. E que o fato de eu ser tão falastrona me tornava, na opinião dele, intratável. Ele me devolveu o cheque e me desejou sorte.) (Hoje vai ser diferente - Maria Semple - p. 85).

O usuário que respondeu pode fazer a próxima pergunta, mas se não quiser fazê-lo, é só esperar que o próximo usuário apareça com uma questão sobre a vida, o universo e tudo o mais.

Por que eu me esqueço de coisas importantes?

Quem foi que disse que a memória é o que nós achamos que tínhamos esquecido? E devia ser óbvio para nós que o tempo não age como um fixador, e sim como um solvente. (O sentido de um fim - Julian Barnes - p. 43).
 
É pra eu responder a última pergunta (que você mesma já respondeu) com uma outra citação ou é pra eu já direto fazer a minha pergunta?
 
Bem, já que você não fez nenhum pergunta vou fazer mais uma :g:: Como é que eu vim parar aqui?

...todos igualmente infelizes naquele carrossel, e éramos todos igualmente incapazes de explicar o que acontecera conosco. (A Zona do Desconforto - Jonathan Franzen - p. 35).

Estamos vivendo em uma distopia?
 
"April the 4th, 1984.
To the past, or to the future. To an age when thought is free. From the Age of Big Brother, from the Age of the Thought Police, from a dead man - greetings!"
George Orwell - 1984

Diga-me: Quem é você?
 
Por que agora?

"Se nossa amizade depender de coisas como espaço e tempo, então, quando finalmente dominarmos os dois, teremos destruído nossa fraternidade! Mas, supere o espaço e tudo que nos sobra é o Aqui. Supere o tempo, e tudo que nos resta é o Agora. E entre o Aqui e o Agora, você não acha que a gente pode se ver de vez em quando?" (Fernão Capelo Gaivota - Richard Bach, p. 52).


Por que algumas lembranças doem como se a gente estivesse segurando arame farpado?
 
Por que algumas lembranças doem como se a gente estivesse segurando arame farpado?

Livra-me de ti.
Que eu reconstrua Meus pequenos amores.
A ciência
De me deixar amar Sem amargura.
E que me deem
A enorme incoerência
De desamar, amando.
E te lembrando —
Fazedor de desgosto
— Que eu te esqueça.


Hilda Hilst - Júbilo, memória, noviciado da paixão.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo