• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

^^^^
Esse ano definitivamente houve uma "trinca" nas diferenças de objetivos entre ciristas e petistas. Por aqui quem assumia a pasta de Meio Ambiente era uma membro do PT (ex-deputada) que fugiu após ser ameaçada de morte por um cirista com uns 15 processos nas costas. Se bem que comparando com PSTU que dizia na propaganda algo como "Eleição é fraude!" e logo na seqüência pedia voto é algo até esperado.
 
E aí @Eriadan, dá pra apostar no Ciro sendo agora o nome mais forte pra liderar a oposição no próximo governo?
A julgar por este primeiro semestre de governo Bolsonaro, eu diria que não. Aliás, pela postura dele no segundo turno já acho que isso ficava implícito. Aliás, por onde anda Ciro Gomes? Por onde andam os nomes fortes da oposição para o próximo pleito? Ninguém parece estar se preparando desde agora. PT vai insistir no Haddad? PSDB terá um nome forte? O Ciro talvez venha a ser o candidato com mais chances, especialmente se o PT o apoiar em vez de lançar candidato próprio; mas em termos de oposição prática até agora não o vi fazendo nada. E Bolsonaro não se lançou da noite para o dia: sua candidatura foi construída lentamente ao longo de anos, primeiro como meme, depois como... Bem, continuou um meme, mas vocês entenderam meu ponto. :P E nem Ciro nem ninguém parece ter aprendido a fazer uso das redes sociais para alavancar apoio como o Bozo fez.
 
A julgar por este primeiro semestre de governo Bolsonaro, eu diria que não. Aliás, pela postura dele no segundo turno já acho que isso ficava implícito. Aliás, por onde anda Ciro Gomes? Por onde andam os nomes fortes da oposição para o próximo pleito? Ninguém parece estar se preparando desde agora. PT vai insistir no Haddad? PSDB terá um nome forte? O Ciro talvez venha a ser o candidato com mais chances, especialmente se o PT o apoiar em vez de lançar candidato próprio; mas em termos de oposição prática até agora não o vi fazendo nada. E Bolsonaro não se lançou da noite para o dia: sua candidatura foi construída lentamente ao longo de anos, primeiro como meme, depois como... Bem, continuou um meme, mas vocês entenderam meu ponto. :P E nem Ciro nem ninguém parece ter aprendido a fazer uso das redes sociais para alavancar apoio como o Bozo fez.
Alguns pontos:

1. Ciro e PT estão definitivamente rompidos. Ciro, mais do que o PT, tem feito questão de sinalizar essa separação, desde que se recusou a marcar apoio a Haddad no 2º turno. Quanto ao PT, não deixará de ter candidato próprio porque é um partido que pensa primeiro - para não dizer somente - em afirmar a própria hegemonia, seja como situação ou como oposição;

2. Na verdade, Ciro tem sido muito assíduo em redes sociais. Demorou para reconhecer a importância desse universo, mas desde a campanha tem divulgado diariamente seus posicionamentos sobre as questões em voga, suas palestras, seu programa de entrevistas, e realizado lives frequentes. Mas não sei se todo esse esforço tem sido exitoso para alcançar mais do que aqueles que já haviam passado a acompanhá-lo há mais tempo;

3. E aqui entro na pergunta do @Fúria da cidade, da qual eu me passei. Eu acho que a forma como as lideranças reagem às grande pautas do momento é que definirá seus status para o eleitorado nos pleitos por vir; e, na minha opinião, Ciro e o PDT pisaram na bola na forma como se posicionaram em relação à reforma da Previdência. Este era o momento de eles se afirmarem como oposição propositiva, reconhecendo a necessidade de reforma e apontando com clareza os termos com que defendiam que ela se concretizasse, tal como fizeram na campanha de 2018. Deveriam ter enfatizado, dentre os aspectos questionáveis do texto proposto, quais eles consideravam inegociáveis, e com quais se poderia transigir. Ao contrário disso, "fecharam voto" contra, confundindo-se com a oposição PT-PSOL cuja maioria nega até mesmo a necessidade de reforma, e criaram uma rusga com o núcleo de deputados - principalmente ligados ao movimento Acredito - que tomaram esse outro caminho mais propositivo e que acabaram obtendo várias emendas ao texto principal. Achei esse um erro gravíssimo, que compromete a representatividade com que Ciro e o PDT poderiam se destacar na oposição. Além disso, o fato de ele não exercer nenhum cargo político (é somente vice-presidente do PDT) é também um empecilho, que vale também para Haddad.
 
Última edição:
A Tábata Amaral tá :lol:
Não faço essa leitura. Ela não está preocupada com preparação para coisa alguma, só está sendo absolutamente fiel ao que acredita que deve ser uma legislatura, com posicionamento pessoal, combativo e coerente sobre cada situação concreta, independentemente do que "esquerda" ou "direita" pensem a respeito. E com engajamento profundo nas bandeiras com que se elegeu, que são a educação e a inclusão da mulher. Os erros que acredito que ela pode estar cometendo são dois: 1. O mandato de deputado não é só dele, mas também (e principalmente) do partido. Ninguém governa ou legisla sozinho; 2. Engano técnico mesmo, de estar acreditando em pistas erradas para os resultados que ela espera.

Mesmo que isso pareça piada, ela parece fazer um uso constante das redes sociais: por exemplo, antecipou seu voto na reforma da previdência por meio de vídeo (voto esse decisivo do ponto de vista politico, mas não numérico)
A gente tem uma tendência a achar que tudo que político faz é com intenção escusa, mas o propósito dela pode ser só de divulgar o trabalho mesmo. Prestar contas da legislatura.
 
Última edição:
Eu posso ter sido meio injusto. Procurando por "Ciro Gomes" na Globo, a última notícia dele é de 3 meses atrás, sobre a participação num evento coletivo; a segunda mais recente é de 5 meses, sobre a sua condenação a indenizar o Holiday pelas ofensas estúpidas que ele tem reiterado ("capitão-do-mato nazista!" — postura a meu ver incompatível com quem se queira lançar à presidência). Todavia, o portal Globo evidentemente não pode ser o único parâmetro. Ele tem aparecido nuns vídeos pelo YouTube, e agora andou sendo citado nalguns veículos, especialmente o Brasil247 e o DCM, por criticar a Tábata e por dizer que "Eduardo Bolsonaro é um imbecil" (novamente, uma postura imprópria, agressão ginasiana). Tais veículos repercutem essa frase — como se fosse um "notícia" digna de nota — porque são panfletos anti-Bolsonaro, e tudo o que se prestar a achincalhá-lo servirá; mas a rigor não vale mais que um tuíte. Eu continuo não me animando a votar nem fazer campanha por um homem que já deu farta mostra de ser desequilibrado e desrespeitoso com os adversários. É um cão raivoso, tipo Bolsonaro, mas com pedrigree e diploma. Aguardarei pelo cenário futuro. Quem sabe surge uma opção viável...
 
Mais ou menos tenho a mesma leitura que a sua, @Eriadan

Se a vontade de algum político é pouca pra alçar voos maiores na política, o próprio partido impulsiona, caso o hype político se manifeste alto – vide João Doria.

Os vídeos (ao menos que ela posta no Twitter) tem esse caráter que vc citou, de mostrar a legislatura, mas com certeza se o caráter especulativo do voto dela na previdência não tivesse sido "aberto", permaneceria em segredo até em pleno.

****

Para não desvirtuar do tópico, o Ciro Gomes, ao sumir do panorama assume uma "estratégia" que seria até vantajosa:

1) Não aparecendo de forma rotineira, ele se livra um pouco da pecha de insano e agressivo que angariou nas eleições anteriores;

2) Também é benéfico pois não se posicionando de forma consistente nos fatos ocorridos desde o início do governo Bolsonaro, se afasta tanto do governo quanto da oposição (pois esses conceitos estão em constante mudanças, vide Tábata) enquanto persona política, não se tratando de partido e tal
 
Eu posso ter sido meio injusto. Procurando por "Ciro Gomes" na Globo, a última notícia dele é de 3 meses atrás, sobre a participação num evento coletivo; a segunda mais recente é de 5 meses, sobre a sua condenação a indenizar o Holiday pelas ofensas estúpidas que ele tem reiterado ("capitão-do-mato nazista!" — postura a meu ver incompatível com quem se queira lançar à presidência). Todavia, o portal Globo evidentemente não pode ser o único parâmetro. Ele tem aparecido nuns vídeos pelo YouTube, e agora andou sendo citado nalguns veículos, especialmente o Brasil247 e o DCM, por criticar a Tábata e por dizer que "Eduardo Bolsonaro é um imbecil" (novamente, uma postura imprópria, agressão ginasiana). Tais veículos repercutem essa frase — como se fosse um "notícia" digna de nota — porque são panfletos anti-Bolsonaro, e tudo o que se prestar a achincalhá-lo servirá; mas a rigor não vale mais que um tuíte. Eu continuo não me animando a votar nem fazer campanha por um homem que já deu farta mostra de ser desequilibrado e desrespeitoso com a oposição. É um cão raivoso, tipo Bolsonaro, mas com pedrigree e diploma. Aguardarei pelo cenário futuro. Quem sabe surge uma opção viável...
Ah, isso irrita principalmente quem o apoia. Não sei quantas vezes já assisti longas palestras ou entrevistas dele, excelentes, com uma linha de raciocínio admirável, críticas ponderadas, mas que lá pelo meio ele larga algum desses insultos completamente desnecessários, e eu já penso: "Pronto, 3 horas de palestra e vai ser essa a manchete de amanhã". Dito e certo. Ele consegue a proeza de jogar tudo no lixo por causa dessa agressividade gratuita.

Quanto ao impacto disso, eu já dei a minha opinião lá atrás: acho mais eleitoral do que prático. Eu poderia pensar o contrário se fosse a primeira vez em que o veríamos governar, ou se com esses rompantes ele já tivesse cometido algum desatino nos cargos que exerceu, mas não é o caso. O problema é que vai atrapalhá-lo para sempre. Se tivesse mais humildade, tentaria se conter, mas em vez disso, orgulhoso que é, ele transforma a crítica em autoafirmação: "É porque não tenho rabo de palha", "a minha única arma é a minha língua" etc.

E ainda tem o detalhe: como ele é realmente assim, fica fácil para as fake news ou as distorções serem críveis. Ele foi mesmo vítima de algumas maldades na campanha (aí pelo tópico e no das eleições eu citei algumas), mas a culpa é dele próprio que diariamente dá demonstrações reais que corroboram o personagem.
** Posts duplicados combinados **
Para não desvirtuar do tópico, o Ciro Gomes, ao sumir do panorama assume uma "estratégia" que seria até vantajosa:

1) Não aparecendo de forma rotineira, ele se livra um pouco da pecha de insano e agressivo que angariou nas eleições anteriores;

2) Também é benéfico pois não se posicionando de forma consistente nos fatos ocorridos desde o início do governo Bolsonaro, se afasta tanto do governo quanto da oposição (pois esses conceitos estão em constante mudanças, vide Tábata) enquanto persona política, não se tratando de partido e tal
Bem, mas não é a estratégia dele. Se ele está sumido, não é por querer.
 
Quando postei pela última vez nesse tópico deixando aquela pergunta no ar em Novembro, eu cheguei até pensar que depois daquela bela sumida que o Ciro deu no segundo turno, que logo após o início do novo governo em Janeiro, ele aos poucos pudesse aparecer mais buscando tentar ser uma oposição construtiva/propositiva, já que a reforma da Previdência seria o primeiro importante e grande tema do ano e é fundamental alguém que recentemente participou da corrida presidencial já voltasse a se posicionar o quanto antes e fosse o mais coerente com o que falou durante a campanha, pois mais cedo ou mais tarde isso seria votado.

Só que toda vez que tanto dar um mínimo de crédito pro Ciro, o qual um dia cheguei a votar nele somente uma única vez no primeiro turno de 98, mais uma vez ele pra mim deixou a desejar nesse primeiro importante tema como muito bem explicou o Eriadan.
 
Eu acho que a forma como as lideranças reagem às grande pautas do momento é que definirá seus status para o eleitorado nos pleitos por vir; e, na minha opinião, Ciro e o PDT pisaram na bola na forma como se posicionaram em relação à reforma da Previdência.

giphy.gif


Bem, mas não é a estratégia dele. Se ele está sumido, não é por querer.
c3YegoY.gif
 
Última edição:
Se alguém ainda não viu, a entrevista do Ciro ao Marcelo Tas.
Infelizmente, claro, a entrevista não se aprofunda em nada.
Mas esse meio que sempre foi o formato do Provocações...
:roll:

 
Mais uma boa entrevista. Ciro precisa se manter nos holofotes pra não fazer igual Maria 2018.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo