• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

A Queda de Gondolin

Nienna...

Worrier/Warrior
Acabei de começar a queda de gondolin e já no prólogo tô mega confusa.
As nomenclaturas estão super diferentes.

-Ao invés de Kementari usam Palúrien pra se referirem a Yavanna.

-A árvore prata/branca não se chama Telperion e sim Silpion

-Quendi não se refere a todos os elfos, mas aos Vanyar em particular e eles são denominados os Elfos da luz

-ao invés de Avari, os elfos que não foram a Valinor são chamados Ikorindi

-Ulmo é também chamado de Ylmir

-Avathar é chamada de Arvalin

Enfim, criei o tópico mais pra expressar minha confusão. À medida que for lendo vou completando essas mudanças. E, assim, se alguém souber me explicar elas vou ficar mega feliz
 
Última edição:
Acabei de começar a queda de gondolin e já no prólogo tô mega confusa.
As nomenclaturas estão super diferentes.

-Ao invés de Kementari usam Palúrien pra se referirem a Yavanna.

-A árvore prata/branca não se chama Telperion e sim Silpion

-Quendi não se refere a todos os elfos, mas aos Vanyar em particular e eles são denominados os Elfos da luz

-ao invés de Avari, os elfos que não foram a Valinor são chamados Ikorindi

-Ulmo é também chamado de Ylmir


Enfim, criei o tópico mais pra expressar minha confusão. À medida que for lendo vou completando essas mudanças. E, assim, se alguém souber me explicar elas vou ficar mega feliz
É porque o Prólogo foi retirado principalmente do "Esboço da Mitologia", escrito por Tolkien em 1926. Portanto, ele traz as nomenclaturas e ideias que o Tolkien usava na época, que não diferentes das usadas no Silmarillion publicado (que tem como base textos mais tardios).

Btw, Ilkorindi não são apenas os Avari, mas todos o que não moraram em Kôr = Tirion. Os elfos que posteriormente se chamaram Sindar também eram Ilkorindi.
 
É porque o Prólogo foi retirado principalmente do "Esboço da Mitologia", escrito por Tolkien em 1926. Portanto, ele traz as nomenclaturas e ideias que o Tolkien usava na época, que não diferentes das usadas no Silmarillion publicado (que tem como base textos mais tardios).

Btw, Ilkorindi não são apenas os Avari, mas todos o que não moraram em Kôr = Tirion. Os elfos que posteriormente se chamaram Sindar também eram Ilkorindi.


Tá, perdi completamente essa menção, devia estar com a cabeça na Lua, mas faz bastante sentido.
 
Tá, perdi completamente essa menção, devia estar com a cabeça na Lua, mas faz bastante sentido.


Bem, algumas construções já foram abordadas em outras publicações, né? Como Telperion ser chamada de Silpion, por exemplo. Acho que retirando poucas alterações de grafia graças a própria data do texto, não é tão confuso assim. No máximo um estranhamento nos toma, né?

Mas confesso que é muito bom ter esse estranhamento lendo em português também, e não apenas ao consultar os textos no HoME.
 
Goodness gracious, e eu que me confundo todo lendo O Silmarillion. Suspeito fortemente que quando eu ler A Queda de Gondolin provavelmente não vou entender nada.
 
Goodness gracious, e eu que me confundo todo lendo O Silmarillion. Suspeito fortemente que quando eu ler A Queda de Gondolin provavelmente não vou entender nada.

Ah, aparentemente é só no prólogo que tem essas diferenças mais drásticas mesmo. Li mais um pouco ontem e as diferenças que encontrei são bem pequenas
 
Estes escritos mais antigos são também fortemente influenciados pelas referências literárias "pré-refinamento" do mundo de Tolkien. Tanto na forma dos nomes, quanto na própria estrutura física dos seres que habitam a estória vemos que se remete a uma abordagem um pouco diferente daquilo que se tornou nas últimas versões dos textos.
 
Estes escritos mais antigos são também fortemente influenciados pelas referências literárias "pré-refinamento" do mundo de Tolkien. Tanto na forma dos nomes, quanto na própria estrutura física dos seres que habitam a estória vemos que se remete a uma abordagem um pouco diferente daquilo que se tornou nas últimas versões dos textos.

Verdade! Podemos notar bem uma maior aproximação com o nosso mundo. Tanto no referencial de cidades, formas humanas ou mesmo nos nomes de personagens com nomes ainda próximos da realidade histórica nossa. Acho legal justamente isso na leitura da Queda de Gondolin e de outros textos no HoME, ver como esse véu entre o histórico foi aos poucos se tornando o texto final de Tolkien, com outras referências fechadas em si. =)
 
Revivendo o tópico...

Tem algum outro lugar que descreve o Tuor como sendo louro e eu só esqueci?? Porque acho que sempre o imaginei moreno...
 
É isso aí @Nienna... de acordo com o Tolkien Gateway
Tuor was "fair of face" and inherited the golden hair of the House of Hador. As a man he was "strong and tall and valiant" and skilled at arms. But being raised by Elves he also had great lore and skill.
e nesse mesmo link lá embaixo nas notas de rodapé diz que isso é mencionado em Unifished Tales (Contos Inacabados) na parte Of Tuor and his Coming to Gondolin, páginas 23-24.
 
Então, eu passei um bom tempo confundindo os 2, talvez tenha acontecido o mesmo com a Nienna ^^
 
pessoal, "dá" pra ler este livro tendo lido somente LotR do Tolkien? Pergunto em relação ao universo criado, tenho receio de ficar boiando completamente na história.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo