• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Portal da Crônica Brasileira

Haleth

Sweet dreams
O Instituto Moreira Salles e a Casa de Rui Barbosa se uniram para criar o Portal da Crônica Brasileira, que disponibiliza recortes de jornal e transcrições de textos de grandes cronistas do país, como Paulo Mendes Campos, Rachel de Queiroz, Rubem Braga, Antônio Maria, Clarice Lispector e Otto Lara Resende. O site entrou no ar ontem com 2.527 itens desses autores. E vem mais por aí. (Canal Meio)

---

Essa notícia me lembrou daquela coleção "Para gostar de ler", que de fato, me fez adorar ler crônicas. :)
Aproveitem!
 
Wow, valeu aí! Sempre gostei muito de crônicas! Tomara que em algum momento eles coloquem algumas do Stanislaw Ponte Preta (Sérgio Porto), ele é meu favorito!
 
Gostei de ver que tem três dos meus preferidos: Rachel de Queiroz, Clarice Lispector e Otto Lara Resende
Fico no aguardo pra que publiquem as do Fernando Sabino.
 
Todos esses são ótimos! E o João Ubaldo Ribeiro? Eu não consigo ter preferidos - se bem que, sorry, não consigo gostar do Nelson Rodrigues :P
Aliás, a gente tem cronistas muito bons, a rodo, graças a Deus! Acho que esse gênero é o que melhor captura e expressa nossa cultura. Não canso nunca :)
 
Realmente, até que não tem o hábito de ler gosta de uma boa crônica. O Drummond também escreveu muitíssimas crônicas.
 
Você e o Sejong com certeza darão grandes contribuições!
Obrigado pela confiança, hein? Haha costumo escrever mais poesia, mas também estou trabalhando para desenvolver a minha prosa. Mas se um dia eu publicar alguma coisa acho que vai ser sob um pseudônimo.
Não coloco nada na internet (pelo menos por enquanto) porque morro de medo de alguém copiar. Só postei uma coisa ou outra no clube dos bardos mas foram só improvisos que eu escrevi na hora e só de brincadeira, já que minhas poesias "sérias" não são daquele jeito.
 
Obrigado pela confiança, hein? Haha costumo escrever mais poesia, mas também estou trabalhando para desenvolver a minha prosa. Mas se um dia eu publicar alguma coisa acho que vai ser sob um pseudônimo.
Não coloco nada na internet (pelo menos por enquanto) porque morro de medo de alguém copiar. Só postei uma coisa ou outra no clube dos bardos mas foram só improvisos que eu escrevi na hora e só de brincadeira, já que minhas poesias "sérias" não são daquele jeito.

Se tem intenções futuras sérias pra uma futura publicação seja o que for, com toda sinceridade eu digo: não desista, mesmo recado que dou pro @Amadenaro Grandrago.
Esse ano por exemplo, pra mim foi uma felicidade enorme ter ido a Bienal do Livro de São Paulo, não pra ir direto ao estande de um escritor já famoso e consagrado e sim de um amigo pessoal (Tadeu Loppara) que depois de quase 20 anos conseguiu finalmente publicar e lançar seu primeiro livro. Em vários momentos ele quase desistiu, mas sempre pedi que nunca desistisse. Finalmente o objetivo foi alcançado.
 
Se tem intenções futuras sérias pra uma futura publicação seja o que for, com toda sinceridade eu digo: não desista, mesmo recado que dou pro @Amadenaro Grandrago.
Esse ano por exemplo, pra mim foi uma felicidade enorme ter ido a Bienal do Livro de São Paulo, não pra ir direto ao estande de um escritor já famoso e consagrado e sim de um amigo pessoal (Tadeu Loppara) que depois de quase 20 anos conseguiu finalmente publicar e lançar seu primeiro livro. Em vários momentos ele quase desistiu, mas sempre pedi que nunca desistisse. Finalmente o objetivo foi alcançado.

Ora, obrigado. Realmente eu já perdi tempo demais de minha vida com romances de ficção-fantástica para desistir... considero meu tempo como meu principal investimento. Não posso recuar nem mudar de rumo. Terei de dar certo nisto (e em outras coisas), cedo ou tarde... :)
 
Se tem intenções futuras sérias pra uma futura publicação seja o que for, com toda sinceridade eu digo: não desista, mesmo recado que dou pro @Amadenaro Grandrago.
Esse ano por exemplo, pra mim foi uma felicidade enorme ter ido a Bienal do Livro de São Paulo, não pra ir direto ao estande de um escritor já famoso e consagrado e sim de um amigo pessoal (Tadeu Loppara) que depois de quase 20 anos conseguiu finalmente publicar e lançar seu primeiro livro. Em vários momentos ele quase desistiu, mas sempre pedi que nunca desistisse. Finalmente o objetivo foi alcançado.
Cara, que legal! Parabéns pra ele. Bem, agradeço pelo incentivo. Eu levo a sério sim e estou sempre escrevendo alguma coisa. Eu vou publicar algo caso alguém tenha interesse no que eu escrevo, mas sinceramente, eu escrevo simplesmente porque eu gosto e quando estou trabalhando em um texto o meu objetivo é basicamente terminá-lo, sendo que eu não tenho em mente ficar rico ou famoso nem nada assim (até porque como eu disse, se um dia eu conseguir publicar eu vou usar um pseudônimo porque não tenho a menor vontade de ser uma pessoa conhecida). Eu vou escrevendo aos pouquinhos, mas como eu sempre digo, devagar se chega longe. O que eu mais escrevo é poesia, e eu tinha uma ideia pra um romance que acabou não dando em nada e eu descartei, e agora tive uma ideia pra um romance muito melhor e mais bem planejada. Só não sei se vai dar em alguma coisa, mas dessa vez estou menos perdido.
 
Cara, que legal! Parabéns pra ele. Bem, agradeço pelo incentivo. Eu levo a sério sim e estou sempre escrevendo alguma coisa. Eu vou publicar algo caso alguém tenha interesse no que eu escrevo, mas sinceramente, eu escrevo simplesmente porque eu gosto e quando estou trabalhando em um texto o meu objetivo é basicamente terminá-lo, sendo que eu não tenho em mente ficar rico ou famoso nem nada assim (até porque como eu disse, se um dia eu conseguir publicar eu vou usar um pseudônimo porque não tenho a menor vontade de ser uma pessoa conhecida). Eu vou escrevendo aos pouquinhos, mas como eu sempre digo, devagar se chega longe. O que eu mais escrevo é poesia, e eu tinha uma ideia pra um romance que acabou não dando em nada e eu descartei, e agora tive uma ideia pra um romance muito melhor e mais bem planejada. Só não sei se vai dar em alguma coisa, mas dessa vez estou menos perdido.

Aliás, hoje é o dia nacional na poesia, algo que precisamos sempre.
Boa sorte no seus projetos poéticos.
 
Opa, obrigado! Estou fazendo o possível pra escrever todos os dias, mesmo que seja só um pouquinho por vez. Não tenho pressa, mas gosto de estar sempre produzindo material.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo