• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Um site para aprender matemática/ciências/lógica

Giuseppe

Hey now
Acabei de achar esse site aqui:
http://brilliant.org
Tem cursos e exercícios de matemática/ciências/lógica. Alguém aqui já se cadastrou e usou?
Gosto de ciências exatas mas apesar de ser relativamente bom em calcular, sempre fui péssimo em raciocínio lógico e resolução de problemas.
Por enquanto é só em inglês, mas parece que logo vai ter também a versão em português.
Pelo jeito é freemium, ou seja, é de graça mas se pagar você tem acesso à uns extra features.
 
Do que eu olhei lá é até parecido em parte com o Brainly.com.br do qual sou cadastrado, mas com a diferença que no Brainly os exercícios são propostos pelos próprios usuários e aí resolvendo além de exercitar a mente e somar pontos, estou ajudando alguém o que é bem legal.

No meu caso, eu nem ligaria por esse site ser em inglês, mas pelo fato de alguns problemas eventualmente cair com unidades que não do sistema Internacional de Unidades (SI) como pé, milhas, jardas, °F e por aí vai (aliás eu confesso que tenho uma enorme bronca de paises que não seguem e não respeitam o que foi acordado e usado no mundo inteiro e insistem nessas unidades arcaicas)
 
Eu também não me importo por ser em inglês, já que sei o idioma, mas não é o caso da maioria das pessoas, foi isso o que eu quis dizer. Mas vi uma pessoa lá do Brilliant dizendo que já estão traduzindo para o português, o que é ótimo, pois assim muitíssimas pessoas a mais vão ter acesso, só não sei quando.
Também não gosto do fato de que lá eles não usam o SI, acho irritante demais haha. Se eu não me engano tem só uns 3 países no planeta que não seguem o SI, e os EUA são um deles!
Achei sem querer o Brilliant e o site me chamou a atenção porque acho ciências exatas fascinante mas nunca fui muito bom e eles parecem explicar bem a lógica por trás da resolução de problemas. Gosto de matemática mas eu nunca soube resolver direito problemas que envolvem mais raciocínio no lugar dos que são só resolver contas ou equações. Aparentemente há uma diferença entre saber e aprender.
P.S.: Tô dando uma olhadinha agora no Brainly, mas pelo jeito lá não tem cursos, né? Parece que o Brainly é mais focado em exercícios mesmo, sem aulas.
 
Acabei de achar esse site aqui:
http://brilliant.org
Tem cursos e exercícios de matemática/ciências/lógica. Alguém aqui já se cadastrou e usou?
Gosto de ciências exatas mas apesar de ser relativamente bom em calcular, sempre fui péssimo em raciocínio lógico e resolução de problemas.
Por enquanto é só em inglês, mas parece que logo vai ter também a versão em português.
Pelo jeito é freemium, ou seja, é de graça mas se pagar você tem acesso à uns extra features.

Adoro o brilliant. Eles tem um aplicativo também. Todo dia de manhã uma das primeiras coisas que faço é resolver alguns exercícios de matemática/física
 
Adoro o brilliant. Eles tem um aplicativo também. Todo dia de manhã uma das primeiras coisas que faço é resolver alguns exercícios de matemática/física
Legal! Então você já conhecia o site? Encontrei hoje mesmo e tô vendo agora. Sou péssimo, mas quero muito finalmente aprender. Conheço a Khan Academy e tudo mais, mas é uma quantidade grande demais de vídeos e nesse computador aqui eu evito vídeos porque ele fica zoado. Acho um pouco desencorajador eu quase sempre errar até os exercícios fáceis. Você sempre teve facilidade com raciocínio lógico ou foi ganhando skill aos poucos?
 
Conheço ele há uns dois ou três meses. Resolvi entrar depois que vários canais no Youtube que acompanho recomendaram.

Você sempre teve facilidade com raciocínio lógico ou foi ganhando skill aos poucos?

Cara, eu nem sei...

Acho um pouco desencorajador eu quase sempre errar até os exercícios fáceis.

O Legal do Brilliant é que ele geralmente apresenta o conceito, daí te passa os exercícios e te dá a possibilidade de ver as resoluções através de vários métodos
 
A resolução é a parte mais importante pra mim, pois é a parte que tenho mais dificuldade. Há alguns meses eu estava estudando bastante matemática mas fiquei muito frustrado por ter tido pouquíssimos resultados. Depois de gastar muito papel e caneta eu ainda estava errando um monte de coisa (inclusive muitos exercícios que são considerados fáceis, mas que pra mim não são).
Nem sei se um dia eu aprendo direito, mas falta de tentativa é que não é.
 
E
P.S.: Tô dando uma olhadinha agora no Brainly, mas pelo jeito lá não tem cursos, né? Parece que o Brainly é mais focado em exercícios mesmo, sem aulas.

O Brainly só peca por não ter aula. É mais uma troca entre os usuários.

Agora por mais que eu tenha estudado engenharia eu gosto de ver novos canais e quando o assunto é só aula de matemática seja conceitos do ensino fundamental até de nível superior o que mais recomendo é o site matematico.com do Prof. Fernando Grings. Ele tem centenas de horas de aulas dos mais diversos assuntos de matemática e física disponíveis no Youtube e gosto da forma como ele explica passo a passo e facilitando muito a vida de quem quer entender os conceitos com resolução completa.

Só que lembrei que o seu grande problema é ver vídeos.

mas é uma quantidade grande demais de vídeos e nesse computador aqui eu evito vídeos porque ele fica zoado.

Cara se o seu problema é um pc antigo, você deveria assim que puder mudar o sistema operacional para Linux usando uma versão gratuita e leve como Lubuntu. Eu tenho um notebook antigo com mais de 10 anos de idade que tem ele rodando e consigo acessar a internet e ver vídeos normalmente. Se usasse Windows 7 hoje seria simplesmente impossível.

Ter um pc que não roda videos é que nem ter carro com um tanque de combustível limitadíssimo. Na hora que você mais precisa ir mais longe não consegue.
 
Última edição:
O meu aqui também é um notebook com mais de 10 anos de idade haha!
No celular é meio incômodo ver aulas, porque a tela é pequena demais, os números ficam miudinhos... mas até que vai.
Lembro que na época que não tinha essa limitação eu via muito as aulas lá na Khan Academy, são explicações muito boas, mas no fim não obtive muitos resultados :/
A impressão que eu tenho é que por mais que eu estude, eu continuo sempre errando tudo.
Quando procuro exercícios fáceis pra praticar e erro um monte acaba sendo bem desanimador.
Vou ver se com o Brilliant eu aprendo melhor, me cadastrei agora há pouco.
 
Quando puder tire algumas horas sem acessar aqui pra instalar o Lubuntu (ou se tiver espaço em disco instale ele como segunda opção de inicialização), mas é uma troca que vale a pena. Você só continuará sofrendo sem poder vídeos e simplesmente perder o melhor da internet se realmente quiser!
E com as vídeos aulas do Grings até meus amigos que não são das exatas estão aprendendo o que não conseguiram aprender direito na escola.
 
Obrigado pelas sugestões!
Se fosse alguém que nem gosta de matemática talvez fosse compreensível, mas justo eu que gosto e quero aprender tenho mais dificuldade do que tenho o direito de ter! Haha
Agora que eu tô vendo que no Brilliant também é mais exercícios do que aulas, porque pelo jeito assim que se passa do comecinho, pra poder ter acesso à mais aulas tem que se registrar no premium. Bah. Nice try. Mas dá pra usar os exercícios, pelo menos isso quem não é premium tem acesso!
 
Pra começar o site é bom já ser razoavelmente bom, senão fica complicado mesmo.
A principio achei as "aulas" muito resumidas, o que acaba sendo ruim pra indicar pra alguém que tem muita dificuldade com matemática, a não ser que só avançando e tendo conta premium se tenha acesso a algo mais aprofundado.
 
Pra começar o site é bom já ser razoavelmente bom, senão fica complicado mesmo.
A principio achei as "aulas" muito resumidas, o que acaba sendo ruim pra indicar pra alguém que tem muita dificuldade com matemática, a não ser que só avançando e tendo conta premium se tenha acesso a algo mais aprofundado.
Pelo jeito o foco do site é que as "aulas" sejam mais resolução de problemas mesmo, mas é bem isso o que eu preciso. Pra mim o difícil não é entender a matéria nem resolver contas ou equações, e sim solucionar os word problems, porque aí fico sem saber o que fazer, não sei como usar as ferramentas que aprendi para realmente resolver problemas.
** Posts duplicados combinados **
Puxa vida, estou vendo aqui agora que tem muita coisa no Brilliant que só se tem acesso com a premium account.
Se alguém aí conhecer algum site parecido onde haja mais recursos para quem é free account, eu agradeço.
@Fúria da cidade no Brainly, depois que se cadastra, dá pra ver as soluções passo a passo ou são só problemas com a resposta no final?
Eu queria passo a passo pra realmente entender como chegar ao resultado. Se lá for assim vou me cadastrar.
 
Como é feito o Brainly é feito pelos usuários, vai muito da boa vontade de quem participa. Vários colocam a solução com o desenvolvimento completo e outros não.
Quando me disponho a participar lá só faço realizando o desenvolvimento completo.

E lembrando que esse site não é exclusivo para apenas Matemática tem Geografia, História, Português, questões pro ENEM. Bom também pra quem quer prestar vestibulares e concursos.
 
Ok, obrigado pela informação.
Sim, eu vi no menu do site que tem várias matérias, parece ser bom!
Estou estudando mais por gostar e por ter vontade de aprender, mesmo. Apesar de que eu gostaria de fazer uma faculdade, no momento não vai ser possível, e onde eu moro quase nunca aparecem concursos (exceto pra médico e professor). Por uma série de motivos eu não posso mudar de cidade agora, então preciso de paciência pra essas coisas haha. Mas claro, se aparecer um concurso é bom já estar preparado, mas quando eu faço simulados na internet eu erro quase tudo na prova de matemática :/
Na de português eu me saio melhor.
 
Existem faculdades EAD (ensino a distância) onde você estuda em casa, realiza aulas, exercícios usando a Internet e vai a faculdade pouquíssimas vezes ao ano aos Sábados basicamente apenas para realizar as provas. Algumas oferecem bolsas de estudo de 50 a 100% como o Claretiano, onde um primo meu que tinha ficado anos vários sem estudar concorreu a bolsa da faculdade da escola e finalmente aos 53 anos recentemente conseguiu se formar em administração.
 
Existem faculdades EAD (ensino a distância) onde você estuda em casa, realiza aulas, exercícios usando a Internet e vai a faculdade pouquíssimas vezes ao ano aos Sábados basicamente apenas para realizar as provas. Algumas oferecem bolsas de estudo de 50 a 100% como o Claretiano, onde um primo meu que tinha ficado anos vários sem estudar concorreu a bolsa da faculdade da escola e finalmente aos 53 anos recentemente conseguiu se formar em administração.
Sim, se um dia eu fizer acho que vai ser EAD, aqui tem da Unip, Unopar...
Legal que ele se formou aos 53 anos, acho demais isso. Odeio ver gente dizendo que fulano ou ciclano "já passaram da idade" de fazer faculdade. :gotinha:
 
EAD é algo que com a Internet só tende a crescer cada vez e eu apoio totalmente porque com todo o conteúdo em áudio, vídeo, textos e livros antigos e atuais digitalizados em quantidade cada vez maior ficando disponíveis na rede hoje só não estuda quem realmente não quiser.
 
Eu também apoio o ensino EAD, acho um ótimo formato. E o aluno não está por conta própria, já que dá pra tirar dúvidas com os professores online.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo