• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Qual foi seu primeiro livro clássico?

Mrs. Darcy

Usuário
Lembro q o livro q marcou minha entrada no mundo dos clássicos foi O Morro dos Ventos Uivantes, quando eu tinha 14 anos rs. Tinha acabado de descobrir a coleção Abril Clássicos (publicados na década de 70,80) do meu pai e resolvi ler. Uma edição de capa dura e escura,e eu me envolvi com o livro. Reli no início desse ano e,é uma das minhas histórias de amor preferidas.

E vcs?
 
Lolita do Nabokov. Depois fui pro 1984, Admirável Mundo Novo, 3 Nabokovs (sendo que apenas A Pessoa Em Questão considero como clássico) e logo depois pulei no Ulisses.
 
O Menino Maluquinho, do Ziraldo.
Um dos filhos da minha professora de piano me emprestou, quando eu tinha 11 anos.
 
Acho que foi "O Pequeno Príncipe".
Foi quando comecei a aprender a ler. :sim:
 
Meu primeiro clássico foi "Dom Casmurro" do Machado. O li quando tinha 14 anos e desde então ele se tornou um dos meus autores preferidos. Releio este livro sempre e não me canso nunca!
 
Jeniffer_sales disse:
Meu primeiro clássico foi "Dom Casmurro" do Machado. O li quando tinha 14 anos e desde então ele se tornou um dos meus autores preferidos. Releio este livro sempre e não me canso nunca!


O meu também Jenniffer, o mesmo livro, a mesma idade! Marcante! Nunca esqueço!
 
[align=justify]Não consigo lembrar com precisão mesmo, mas acho que...

Incidente em Antares e Olhai os Lírios do Campo foram os primeiros mais conhecidos que peguei para ler e que, junto com O Tempo e o Vento me despertaram para o mundo da literatura "mais clássica" ou "mais reconhecida" ou quaisquer outros critérios etc. e tal.

Adorei todos eles, mas tenho especial carinho por Olhai os Lírios do Campo, cuja sensibilidade e melancolia me emocionam ainda hoje quando olho para trás (talvez mais por nostalgia e memória afetiva do que por outros motivos, mas vá lá). Esse é um dos livros que tenho medo de reler, temendo desconstruir a visão idílica que representam na minha vida de leitor.

Enfim, é um livro pelo qual tenho especial carinho.[/align]
 
Não me lembro com clareza... Tirando conto de fada (normal, né?) e Marcelo, Marmelo, Martelo e a série os Karas, acho que meu primeiro clássico foi Volta ao Mundo em 80 dias.

(Senta que lá vem a história) :tedio:

Eu tinha 12 anos e foi o bacilo de Fogg que me fez desenvolver a Síndrome de Cultwannabe. Culpa do meu tio, que deixou uns livros dele lá em casa, com capa dura e feia, dizendo que "aqueles sim que eram livros". Escondidinha, num domingo à tarde em que todos dormiam, peguei o primeiro deles: O Elogio da Loucura. De cara não gostei do narigão horroroso do Rotterdam, e tentei ler o complicadíssimo e superlativíssimo primeiro paragrafíssimo e larguei pra lássimo. Pulei pro segundo. Verne? Que nome engraçado, quase que é berne. Mas pronto, foi destruidor. Lia com a avidez de quem tá quase virando o Super Mário na última vida.
Aí, na terça-feira, a professora manda a gnt fazer uma redação na escola. O que a mocinha aqui faz? Enfia "fleumático", "carmesim" e mais outra palavra completamente destoante do seu estilo juvenil de escrita só pra se gabar de saber palavras que ninguém sabia (nota: eu até lia dicionário, sempre. Amava. E adorava folhear enciclopédia, hobby master até em dia de sol. Vida de filha única não é fácil, meu caros, mas eleva o espírito :rofl:) De sorte que a professora me chamou à mesa e mostrou na minha folha três palavras circuladas com caneta vermelha.
- De onde vc tirou isso?
Eu, orgulhosona:
- Do Júlio Verne, ué. (Pois é, né, já me gabava do autor, não da obra, que nojentinha do caramba, deurmelivre).
- Júlio Verne?
- Aham. Voltaomundoitentadias.
- Sei... E o que significa "carmesim"?
- Ah, é um vermelho forte que nem sangue.
Ela me olhou de um jeito que eu não tive maturidade pra decifrar e voltei toda saltitante pra minha cadeira. Adivinhem o que aconteceu depois? Cheguei em casa toda prosa dizendo pra minha mãe que eu sabia uma palavra que nem a professora de português conhecia. ¬¬ É, pois é.

Depois disso, comecei a ler desenfreadamente Júlio Verne (meu sonho na vida era ser a namorada do Miguel Strogoff) e todos os livros de capa dura e sem figura da biblioteca. Me sentia a sabichona só porque não ia mais na seção infanto-juvenil. Pobre criança.

Pronto, fim da história. Mas não perguntem porque tem mais.
 
Manu M. disse:
Não me lembro com clareza... Tirando conto de fada (normal, né?) e Marcelo, Marmelo, Martelo e a série os Karas, acho que meu primeiro clássico foi Volta ao Mundo em 80 dias.

(Senta que lá vem a história) :tedio:

Eu tinha 12 anos e foi o bacilo de Fogg que me fez desenvolver a Síndrome de Cultwannabe. Culpa do meu tio, que deixou uns livros dele lá em casa, com capa dura e feia, dizendo que "aqueles sim que eram livros". Escondidinha, num domingo à tarde em que todos dormiam, peguei o primeiro deles: O Elogio da Loucura. De cara não gostei do narigão horroroso do Rotterdam, e tentei ler o complicadíssimo e superlativíssimo primeiro paragrafíssimo e larguei pra lássimo. Pulei pro segundo. Verne? Que nome engraçado, quase que é berne. Mas pronto, foi destruidor. Lia com a avidez de quem tá quase virando o Super Mário na última vida.
Aí, na terça-feira, a professora manda a gnt fazer uma redação na escola. O que a mocinha aqui faz? Enfia "fleumático", "carmesim" e mais outra palavra completamente destoante do seu estilo juvenil de escrita só pra se gabar de saber palavras que ninguém sabia (nota: eu até lia dicionário, sempre. Amava. E adorava folhear enciclopédia, hobby master até em dia de sol. Vida de filha única não é fácil, meu caros, mas eleva o espírito :rofl:) De sorte que a professora me chamou à mesa e mostrou na minha folha três palavras circuladas com caneta vermelha.
- De onde vc tirou isso?
Eu, orgulhosona:
- Do Júlio Verne, ué. (Pois é, né, já me gabava do autor, não da obra, que nojentinha do caramba, deurmelivre).
- Júlio Verne?
- Aham. Voltaomundoitentadias.
- Sei... E o que significa "carmesim"?
- Ah, é um vermelho forte que nem sangue.
Ela me olhou de um jeito que eu não tive maturidade pra decifrar e voltei toda saltitante pra minha cadeira. Adivinhem o que aconteceu depois? Cheguei em casa toda prosa dizendo pra minha mãe que eu sabia uma palavra que nem a professora de português conhecia. ¬¬ É, pois é.

Depois disso, comecei a ler desenfreadamente Júlio Verne (meu sonho na vida era ser a namorada do Miguel Strogoff) e todos os livros de capa dura e sem figura da biblioteca. Me sentia a sabichona só porque não ia mais na seção infanto-juvenil. Pobre criança.

Pronto, fim da história. Mas não perguntem porque tem mais.

Hahaha que bonitinho!!!!!!!!!! Adorei a história!

Podemos considerar Sherlock Holmes clássico né? Acho que comecei com o do Cão dos Baskervilles. Adorei! Uma das grandes realizações da minha vida foi visitar o museu do Sherlock Holmes em Londres, foi quase tão legal quanto visitar o Estúdio Maurício de Sousa! :rofl:
 
Não sei se ele pode ser considerado clássico mas O Velho e o Mar de Hernest Hemingwai. Li pq na época era uma adolescente fanática pelo Leo DiCaprio e esse era o livro preferido dele... e um dos meus agora! Um livro muito bonito!
 
Os Três Mosqueteiros de Alexandre Dumas.

Este livro pertencia à Coleção Os Imortais da Literatura Universal, lançada nos anos 70, e que eu colecionei quando eu era um pré-adolescente.
 
O velho e o mar, com 9 anos. Cheguei a comentar em algum tópico que realmente era impossível entender a complexidade do livro..Mas terminei já que meu pai me obrigava.
 
Comecei com O Médico e o Monstro, li com uns 10 anos. Lembro que o comprei pois apareceu na Disney Explora (que eu sempre lia) e daí fiquei enxendo o saco da minha mãe para comprar.
 
Shiryu disse:
Comecei com O Médico e o Monstro, li com uns 10 anos. Lembro que o comprei pois apareceu na Disney Explora (que eu sempre lia) e daí fiquei enxendo o saco da minha mãe para comprar.

Ptz, Disney Explora...Adorava!!!!!!!!
 
Minha mãe lia pra pra mim clássicos infantis como: Chapeuzinho Vermelho e Vinte Mil Léguas Submarinas. Mas o primeiro que eu li foi Senhora do José de Alencar.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo