• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Maior eclipse lunar do século 'lua de sangue' acontece na próxima sexta e poderá ser vista do Brasil

Fúria da cidade

ㅤㅤ ㅤㅤ ㅤㅤ

  • 8out2014---fenomeno-lunar-conhecido-como-lua-de-sangue-e-registrado-na-zona-oeste-de-sao-paulo-na-noite-desta-quarta-feira-8-1412810139980_615x470.jpg
Na próxima sexta-feira, dia 27 de julho, o Brasil verá aquele que deve ser o mais longo eclipse lunar total deste século 21.


No país, o início da fase total do eclipse será às 16h30min e o final será às 18h13min, em hora de Brasília. O eclipse lunar vai durar cerca de uma hora e 40 minutos.

De acordo com o Observatório Nacional, a parte leste do Brasil verá o eclipse total - na parte oeste, o eclipse será visto somente como parcial.

O Observatório diz que, para ver a Lua ainda no eclipse total, as pessoas devem buscar um local onde seja possível ver o ceú perto do horizonte a leste.

pc

A partir das 18h13min, a Lua vai começar a sair da sombra mais escura. Nesse momento começará o eclipse parcial, que vai até as 19h19min. Nesse instante a Lua começará a entrar na sombra mais clara, o que marca a fase penumbral do eclipse, que vai terminar às 20h29min.

O que é um eclipse

Um eclipse acontece quando o Sol, a Terra e a Lua se alinham. Isso faz com que a Terra fique diretamente entre o Sol e a Lua, bloqueando a luz solar.

O eclipse acontece porque a Lua entra na sombra criada pela Terra.

O que é a 'lua de sangue'?

Quando acontece um eclipse total, a Lua adquire uma cor avermelhada ou alaranjada, por isso algumas pessoas chamam o fenômeno de "lua de sangue".

De acordo com o Observatório Nacional, quando toda a Lua está mergulhada na sombra do Sol, nós vemos o satélite mesmo que ele não esteja recebendo luz direta do Sol. Isso porque luz solar atinge a superfície da Lua por meio da atmosfera da Terra. Algumas faixas de frequência da luz solar são, então, filtradas, criando esse efeito alaranjado, exatamente como acontece nos crepúsculos matutino e vespertino que estamos acostumados a ver antes do nascer e após o pôr do Sol.

Não é necessário usar um telescópio, mas um bom par de binóculos pode ajudar.

Por que é o eclipse mais longo?

Afinal, por que esse será o eclipse mais longo do século? A pesquisadora do Observatório Nacional Josina Nascimento diz que "é tudo uma questão de geometria: nesse eclipse a Lua vai passar bem no centro da sombra da Terra".

A pesquisadora diz que é fácil ver diversos planetas no céu em julho, principalmente Marte, que estará próximo da Lua no dia do eclipse. "Vários planetas estão visíveis a olho nu no céu: Vênus está visível a oeste após o pôr do Sol, Júpiter já está alto no céu quando o Sol se põe, Saturno está visível também no início da noite a leste e Marte que está em máxima brilhância, está visível a leste logo no início da noite."

Ela lembra que o próximo eclipse total da Lua será na noite de 20 para 21 de janeiro de 2019, quando, diz ela, "o Brasil inteiro verá o eclipse total da Lua do início ao fim".

https://noticias.uol.com.br/ciencia...roxima-sexta-e-podera-ser-visto-do-brasil.htm

-----------------------------------------------------------------------------------------------------

Imperdível
 
Belíssimo. Lembrei de quando houve a superlua. Eu saí de casa um dia cedinho (e eu não estava sabendo que teria superlua) e quando olhei pro céu fiquei impressionado, a lua estava incrível!
 
Pelo horário do fenômeno a região mais privilegiada será a grande costa do Nordeste, em especial a minha querida capital nordestina preferida (João Pessoa) onde o Sol e a Lua sempre aparecem primeiro antes de qualquer outro ponto nas Américas, então quem estiver lá vai poder aproveitar o fenômeno com o maior tempo possível em nosso continente.
 
Acima de tudo, pelo fato da duração da fase total eclipse já ser curta pra quem está na parte marrom do mapa, ainda é preciso se posicionar num lugar de preferência mais elevado ou então não ter obstáculos que atrapalhe ver a linha do horizonte, pois a lua vai aparecer nessa linha já totalmente eclipsada.
 
Como moro numa cidade com relevo acidentado, fui em um local mais elevado pra poder ver a lua aparecer na linha do horizonte.
Deu um certo trabalho, pois foi a primeira vez que vi aparecer no céu já totalmente eclipsada e com o céu ainda na penumbra era difícil localiza-la, até que quando o céu finalmente escureceu por completo foi possível vê-la naquele tom mais avermelhado.

Tá sendo um mês muito bom pra ver o céu, já que Marte está passando pelo ponto mais próximo da Terra em mais de 10 anos e está bem mais fácil localiza-lo e vê-lo com facilidade.
 
Eu vi! Só que daqui não estava muito avermelhada, só um pouquinho, mas foi muito bonito. Vou lembrar desse dia quando eu tiver os meus 98 anos de idade. Dava pra ver muitas estrelas também, mais do que o de costume.
 
Muito errado esse mapa aí!!
A Lua só foi aparecer mesmo uma hora depois desse horário, o céu aqui estava absurdamente claro!
Estava quase desistindo quando ela enfim apareceu e confesso, que espetáculo! Mesmo vendo por pouco tempo, foi uma experiência muito legal, (mas sim me senti um pouco trollada!).
 
Haha, em cada site que eu vi tava falando um horário diferente!
De um jeito ou de outro eu tinha simplesmente marcado na agenda: 17:00, 18:00, 19:00.
Eu ficava saindo toda hora pra ver como tava. Fico feliz que eu tenha visto.
 
Muito errado esse mapa aí!!
A Lua só foi aparecer mesmo uma hora depois desse horário, o céu aqui estava absurdamente claro!
Estava quase desistindo quando ela enfim apareceu e confesso, que espetáculo! Mesmo vendo por pouco tempo, foi uma experiência muito legal, (mas sim me senti um pouco trollada!).

Quando é publicado o horário de nascer ou por do Sol e Lua nos sites e jornais geralmente é tudo feito em relação ao momento exato que o astro começa a aparecer na linha do horizonte, então se você não tem visada perfeita dessa linha, qualquer obstáculo na frente dela você perde alguns minutos preciosos, fora que cada cidade dependendo da posição geográfica tem o seu horário próprio que isso começa a acontecer. Ainda tinha um terceiro fator que é o fato que como a Lua já apareceu totalmente eclipsada se você não sabe o canto exato onde ela aparece, perde um tempo a mais procurando.

Mas o próximo em Janeiro do ano que vem vai acontecer num horário melhor e facilitando todos verem.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo