• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

A Corrupção de Saruman

Oi!
Sou novo por aqui, acompanhava as obras de Tolkien por redes sociais e na finada comunidade do Orkut. Tenho lido muitas coisas por aqui e decidi me juntar a vocês para ajudar e principalmente tirar dúvidas.

Bem, aqui vai a primeira. Quando se deu, exatamente, a corrupção de Saruman? Consigo concluir que foi antes de SdA começar. Porém, li por aqui que antes mesmo de Sauron "procurá-lo" ele já estava reunindo orcs em Isengard. Até que ponto Sauron contribuiu pra ele se corromper? Se não houvesse Sauron ele não se corromperia "sozinho?
 
Seja bem vindo, @Bruno Ruiz Segantini!

A corrupção da missão original dele, ocorreu muito antes de qualquer contato com Sauron.

Na primeira reunião do Conselho Branco, quando ele subestimou a revelação de Gandalf sobre o retorno de Sauron em Dol Guldur, Saruman já desejava o Um Anel para si. Quando ele finalmente concorda em atacar Dol Guldur, o objetivo de Saruman é de derrotar um concorrente pelo Um Anel, ao invés de um inimigo da Terra-média.

Depois de Sauron ser expulso de Dol Guldur para Mordor é que podemos pensar na influência sobre Saruman através da palantír. Aí sim a corrupção de Saruman foi completa. Uma pergunta válida é pq ele resolveu usar a palantír. Entendo que Saruman sempre teve inveja de Gandalf e que usava espiões para acompanhar os movimentos do Cinzento. Talvez no desespero de acompanhar mais de perto o que Gandalf fazia no Condado, Saruman então tenha "ousado" (usando a mesma palavra que consta nos apêndices) usar a palantír.

Ou seja, respondendo a sua pergunta, entendo que a corrupção aconteceu bem antes dos eventos de OSdA. Mais precisamente durante os acontecimentos de O Hobbit, quando ocorreu a primeira reunião do Conselho Branco.

Se ele já chegou mal intencionado na Terra-média, ou não, é um ponto interessante. Quando ele assumiu sua forma física, acho que Saruman foi para o Leste, assim como os dois magos azuis. Será que lá ele começou a também invejar o poder de Sauron? Talvez...
 
Nossa, muito obrigado, Grimnir! Pensava mais ou menos do mesmo jeito.

Agora, lendo sua resposta, me surgiu a dúvida: Saruman derrota Sauron que acaba se refugiando em Mordor. Ok. Não fica claro pra mim como foi o processo de aliança entre os dois.

Sauron perdoou quem literalmente prejudicou todos os seus planos de dol guldur? Acreditou em todas as intenções de Saruman o ajudar a dominar a Terra-Média? Ou simplesmente sabia que Saruman tentaria tomar o Anel para si e no primeiro momento se livraria assim que terminasse de usá-lo? Fico mais com a segunda hipótese. Não houve "perdão".

Mas aí fico pensando: Saruman foi tão ingênuo de acreditar que Sauron o perdoaria por Dol Guldur e dividiria tudo com ele? Ou ele próprio achava que encontraria o Anel e "daria um jeito" em Sauron?
 
Complicado. Entendendo o mal em um sentido mais profundo, é claro que todo Maia era passível desta e que a influência do Mal nunca é somente moral, mas ontológica. O próprio estado do Mundo sob o Anel de Morgoth impõe que a liberdade está ameaçada sempre por uma aura de corrupção, de maldade. Saindo de Valinor e se encarnando, é natural que as tentações se assomem, além do próprio estado decaído do mundo, então talvez o mais certo seja que desde o primeiro momento de sua encarnação, os istari tenham enfrentado uma ascese para purificação do ego diante de sua missão.

Alguns sempre passaram no teste, como Gandalf e Radagast, outros falharam miseravelmente, como Saruman.
 
Acho que foi menos uma relação de aliados e mais uma relação do tipo servo-mestre. Acho que tem uma passagem que fala sobre Saruman enfrentando mentalmente Sauron e sucubindo, tornando-se seu vassalo. Nesse sentido, Saruman estaria sob domínio direto de Sauron, ignorando os conflitos em Dol Guldur. Por outro lado, qualquer ressentimento não impediria Sauron de usar um vassalo tão poderoso quanto Saruman.
 
Apostaria um hambúrger de borboleta que Saruman pensou que poderia ser mais esperto em assuntos de malandragem do que Sauron.
 
Algumas passagens interessantes da relação Saruman x Sauron retiradas do Contos Inacabados (Capítulo IV, A Caçada ao Anel):
Ora, Sauron, sabendo da captura de Gollum por seus principais inimigos, foi tomado de grande pressa e temor. No entanto, todos os seus espiões e emissários costumeiros não conseguiam lhe trazer notícias. E isso em grande parte decorria tanto da vigilância dos dúnedain quanto da traição de Saruman, cujos próprios servos emboscavam ou extraviavam os servos de Sauron. Sauron deu-se conta disso, mas seu braço ainda não era bastante longo para alcançar Saruman em Isengard. Portanto escondeu seu conhecimento da duplicidade de Saruman e ocultou sua ira, aguardando o tempo propício e preparando-se para a grande guerra em que planejava varrer todos os seus inimigos para o mar ocidental. Por fim, resolveu que naquele caso só lhe serviriam os seus servos mais poderosos, os Espectros do Anel, que não tinham vontade senão a dele próprio, já que cada um deles era totalmente subserviente ao anel que o escravizara, que Sauron detinha.
(...)
Dois dias depois de Gandalf ter partido de Orthanc, o Senhor de Morgul deteve-se diante do Portão de Isengard. Então Saruman, já pleno de ira e temor em decorrência da fuga de Gandalf, percebeu o risco de se interpor entre inimigos, sendo traidor conhecido de ambos. Seu pavor era enorme, pois sua esperança de enganar Sauron, ou pelo menos receber seu favor em caso de vitória, perdeu-se totalmente. Agora ele próprio teria de conquistar o Anel ou então cair na ruína e no tormento. Mas ainda era alerta e astuto, e tinha organizado Isengard exatamente para enfrentar uma tal falta de sorte. O Círculo de Isengard era forte demais até mesmo para ser atacado pelo Senhor de Morgul e sua companhia sem grande força militar. Portanto seus desafios e suas exigências foram respondidos apenas pela voz de Saruman, que por alguma arte falava como se viesse do próprio Portão.
 
Acho que no começo havia essa coisa do servo-mestre, mas no fim das contas Saruman manteve incrivelmente a sua própria vontade de dominar sobre a vontade de Sauron.
 
Sabia que a passagem estava em algum lugar. Foi bom apostar um prêmio desagradável. Se o personagem fosse uma carta de magic, com a traição de Saruman todos perdem, até quem fica com o prêmio por ter apostado nele de alguma forma. :O
 
Outra coisa que me veio agora à mente: se ele já estava derrubando árvores, juntando e procurando orcs, etc, precisou GANDALF ir lá pessoalmente para descobrir?
Antes mesmo dele se juntar a Sauron ninguém passou perto de Isengard e viu que alguma coisa estranha tava rolando por lá?
 
Outra coisa que me veio agora à mente: se ele já estava derrubando árvores, juntando e procurando orcs, etc, precisou GANDALF ir lá pessoalmente para descobrir?
Antes mesmo dele se juntar a Sauron ninguém passou perto de Isengard e viu que alguma coisa estranha tava rolando por lá?

Entre a fuga de Dol Guldur e a captura em Orthanc, Gandalf estava ocupado com Aragorn, o Condado e com Gollum. Acho que isso explica essa demora.
 
Entre a fuga de Dol Guldur e a captura em Orthanc, Gandalf estava ocupado com Aragorn, o Condado e com Gollum. Acho que isso explica essa demora.

Ok, disso podemos concluir que mais ninguém, nem os próprios ents, ficaram sabendo que Saruman já estava agindo e provando suas corrupções? Porque entre Dol Guldur e a captura de Isengard se passou muito tempo. Ou Saruman agiu "disfarçadamente", principalmente antes de se aliar a Sauron, ou ninguém (principalmente membros do Conselho ou pessoas ligadas a estes) o procurou, ou sequer passou perto de Isengard. Que azar! rsrs
 
Ok, disso podemos concluir que mais ninguém, nem os próprios ents, ficaram sabendo que Saruman já estava agindo e provando suas corrupções? Porque entre Dol Guldur e a captura de Isengard se passou muito tempo. Ou Saruman agiu "disfarçadamente", principalmente antes de se aliar a Sauron, ou ninguém (principalmente membros do Conselho ou pessoas ligadas a estes) o procurou, ou sequer passou perto de Isengard. Que azar! rsrs

Os Ents só ficaram sabendo da traição de Saruman depois da chegada dos hobbits.

Não é muito claro como a informação circulava ou que tipo de informação poderia ter denunciado a traição de Saruman. É verdade que ele usou os selvagens de Dunland para atacar Rohan, mas Théoden já estava enfeitiçado na época, de modo que ficava difícil contra atacar e descobrir quem estava influenciando os selvagens.
 
Desculpem voltar num assunto tratado a quase 4 anos, mas eu estava relendo o SDA-DT e percebi que Merry e Pipin foram mais elementos que despertaram em Fangorn a reflexão do que ele mesmo já sabia. Eles não revelaram a traição de Saruman, Fangorn já estava vendo muitos males em curso. Os Hobbits pareciam saber muito pouco de tudo. Que acham?
 
Última edição:
Desculpem voltar num assunto tratado a quase 4 anos, mas eu estava relendo o SDA-DT e percebi que Merry e Pipin foram mais um elemento que despertou em Fangorn a reflexão do que ele mesmo já sabia. Eles não revelaram a traição de Saruman, Fangorn já estava vendo muitos males em curso. Os Hobbits pareciam saber muito pouco de tudo. Que acham?
Se eu não me engano eles nem sabiam quem era Saruman o_O.
 
Se eu não me engano eles nem sabiam quem era Saruman o_O.
Acho que sabiam sim, pois eles já tinham se encontrado com o Gandalf não? Provavelmente ele explicou as coisas "por alto" para os pequenos, mesmo não tendo um conhecimento sobre a gravidade real da situação, eles poderiam ter uma pequena noção e assim a partir disso criar um cenário de probabilidades/possibilidades.
 
Acho que sabiam sim, pois eles já tinham se encontrado com o Gandalf não? Provavelmente ele explicou as coisas "por alto" para os pequenos, mesmo não tendo um conhecimento sobre a gravidade real da situação, eles poderiam ter uma pequena noção e assim a partir disso criar um cenário de probabilidades/possibilidades.
Lembro vagamente que quando o Barbárvore menciona Saruman, não sei se foi Merry ou Pippin que disse: "Quem é Saruman?"
Mas sim, é verdade, agora que você falou acho que o Gandalf já tinha mencionado brevemente à eles que ele era o Chefe do Conselho, mas vai ver nem lembraram disso, ou simplesmente queriam que fosse melhor esclarecido.

Se alguém se lembra melhor, compartilhem aí, pessoal.
 
Não afirmo que não exista, mas não lembro de passagens onde Gandalf explica sobre Saruman aos 2 hobbits que foram para Fangorn. Para Frodo, lá no condado, ele falou de Saruman.
Eu ia dizer que eles poderiam ter ouvido sobre Saruman no Conselho de Elrond, mas fui por um momento influenciado pelo filme. Na verdade, pelo livro, eles não estavam escondidinhos espreitando, só Sam estava.

Mas mesmo que tenham ouvido falar sobre Saruman, entendo que a pergunta tem o objetivo de obter mais detalhes de alguém que (talvez) ouviram falar muito por cima.
 
Acho que foi mais ou menos isso. O único hobbit que realmente entendia o que estava acontecendo era o Frodo, os outros estavam simplesmente acompanhando ele por amizade e lealdade, sem ter um grande conhecimento da coisa toda.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo