• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Fake news

Você acha que hoax (fake news), é um problema na sociedade hoje?

  • Sim

    Votos: 9 75,0%
  • Não

    Votos: 3 25,0%
  • Não tenho opinião sobre o assunto ainda...

    Votos: 0 0,0%

  • Total de votantes
    12

Giuseppe

Hey now
Onde foi parar a boa e velha verdade nas redes?

Este tópico é sobre a completa falta de vergonha na cara de certos grupos e indivíduos que espalham mundo afora notícias cheias de sensacionalismo, informações incorretas, omissões e dados manipulados.
Esse é o mundo da pós-verdade, onde qualquer um escolhe a sua própria verdade como se escolhesse sabor de pastel na feira.
Compartilhem seus pensamentos (verdadeiros de verdade) sobre as tolices divulgadas nos quatro cantos da terra.
Editado: opa, valeu por transferirem o tópico para a área correta!
 
Última edição:
Concordo que parte da mídia divulga muita notícia que quando não é fake é mostrada de maneira sensacionalista e tendenciosa.
Mas também é fato que muita gente tem preguiça de conferir a veracidade das coisas.
Pra um grande número de pessoas é mais fácil acreditar naquilo que dá suporte e "justifica" seus ódios e preconceitos do que buscar pela verdade ou simplesmente ignorar uma noticia evidentemente falsa ou pelo menos duvidosa.

Fico de cara com gente que divulga essas coisas porque o efeito disso vai muito além da simples indignação no zapzap da família, às vezes pode resultar em tragédias hediondas como a da moça do Guarujá ou então as pessoas acreditarem realmente na história porque um descerebrado famoso e com espaço na mídia disse que é verdade.
 
Concordo que parte da mídia divulga muita notícia que quando não é fake é mostrada de maneira sensacionalista e tendenciosa.
Mas também é fato que muita gente tem preguiça de conferir a veracidade das coisas.
Pra um grande número de pessoas é mais fácil acreditar naquilo que dá suporte e "justifica" seus ódios e preconceitos do que buscar pela verdade ou simplesmente ignorar uma noticia evidentemente falsa ou pelo menos duvidosa.


Fico de cara com gente que divulga essas coisas porque o efeito disso vai muito além da simples indignação no zapzap da família, às vezes pode resultar em tragédias hediondas como a da moça do Guarujá ou então as pessoas acreditarem realmente na história porque um descerebrado famoso e com espaço na mídia disse que é verdade.
Exatamente, essa é uma das principais características das fake news! É sempre sobre algum assunto que as pessoas não dominam totalmente e é algo que contribui para perpetuar estereótipos e preconceitos ridículos. Se a notícia é sobre um assunto que você domina, você não vai se deixar enganar pois vai saber que está incorreta. As fake news apelam pro lado emocional, principalmente para a raiva e o medo para fazer com que um determinado indivíduo ou grupo seja o "herói da história" e consequentemente o outro lado seja sempre o "vilão malvadão". Mas a verdade não é feita de extremos e de um simples "nós contra eles". Portanto amigos, por favor, ao ler notícias, seja onde for, tenham em mente que há sempre a chance de haver informações incorretas e que muitas vezes ao invés de simplesmente relatar a notícia da forma como ela é, a pessoa que escreveu está também dando sua opinião. Quando é um comentário político, artigo de opinião, etc tudo bem, porque é pra isso que eles estão escrevendo. mas quando se trata de relatar notícias, elas devem ser mostradas da forma como são, não como o autor do texto gostaria que elas fossem.
 
Boa parte do conteúdo é puro click-bait para gerar mais visualizações, que geram mais receitas para o dono do site e assim segue o baile dos desavisados. Não adianta dizer que tal autor é falso, o povo é curioso e adora uma treta.
 
Boa parte do conteúdo é puro click-bait para gerar mais visualizações, que geram mais receitas para o dono do site e assim segue o baile dos desavisados. Não adianta dizer que tal autor é falso, o povo é curioso e adora uma treta.
As duas coisas acontecem. Quase diariamente eu vejo informações erradas e omissões ao ler notícias, e sim, como você disse, o povo adora uma treta.
 
Esse é só um dos 1001 motivos que não tenho vontade alguma de ter conta em redes sociais popularescas. Pra não ter a encheção de saco de ter sempre alguém me enviando uma notícia falsa ou extremamente sensacionalista de fontes nada confiáveis.
 
Esse é só um dos 1001 motivos que não tenho vontade alguma de ter conta em redes sociais popularescas. Pra não ter a encheção de saco de ter sempre alguém me enviando uma notícia falsa ou extremamente sensacionalista de fontes nada confiáveis.
Muitas vezes na internet e no Whatsapp há notícias que nem tem fonte, ou então é o velho "ouvi dizer que fulano disse que falaram pra ele que ela disse que deve ter sido assim". O pior é que o pessoal nem para pra pensar pra ver se a notícia é real ou não.
 
Depois de muito trabalho árduo e sem reconhecimento (pelo contrário, ficavam com raiva de mim), eu parei de desmentir, com links dos e-farsas e boatos.org, as fakenews que meus tios postam diariamente no grupo da família. Adotei a estratégia de, ao contrário, confirmar as verdadeiras. Quase não tenho tido mais trabalho.
 
Nem grupinho de família dou brecha por causa disso também e hoje até tiro sarro dos meus pais que optaram em ficar e reclamam dos que fazem isso :lol:
 
Haha, putz, o pior é isso, ser visto como o "chatão" que pensa que é o paladino da verdade que discorda dos "jornais renomados". Meu sonho é achar um jornal imparcial.
Toda vez que eu leio uma notícia eu leio com o senso crítico afiadíssimo, não tem outra solução.
 
Meu sonho é achar um jornal imparcial.
Há algum tempo eu cheguei à conclusão de que isso é impossível. Mesmo aqueles que não estabelecem a linha editorial de acordo com os grupos que os financiam não conseguem se desprender da linha ideológica dos seus redatores. Acho que o ideal é fazer um esforço para beber de várias fontes que têm posturas antagônicas claras.
 
Há algum tempo eu cheguei à conclusão de que isso é impossível. Mesmo aqueles que não estabelecem a linha editorial de acordo com os grupos que os financiam não conseguem se desprender da linha ideológica dos seus redatores. Acho que o ideal é fazer um esforço para beber de várias fontes que têm posturas antagônicas claras.
É o melhor que dá pra fazer, realmente não há muitas opções além de checar várias fontes diferentes e usar o senso crítico pra ter algo que pelo menos se aproxime da verdade, já que a verdade de verdade pelo jeito tá fora de cogitação.
 
Se bem que a população, num momento de notável tensão, como foi a greve dos caminhoneiros, cai em qualquer boato e se desespera, sem checar as fontes primeiro, exempli gratia, falando que, depois de 7 dias de greve da categoria, a Constituição assegurava uma intervenção de ordem militar,o que notavelmente é mentira...
 
Se bem que a população, num momento de notável tensão, como foi a greve dos caminhoneiros, cai em qualquer boato e se desespera, sem checar as fontes primeiro, exempli gratia, falando que, depois de 7 dias de greve da categoria, a Constituição assegurava uma intervenção de ordem militar,o que notavelmente é mentira...
Putz, assim fica fácil, hein? hahaha
 
Por mais que uma notícia seja falsa, piada, meme, ridícula, qualquer pessoa pode tomar como verdade, se estiver alinhada à verdade dela.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo