• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Em qual você se enquadra?

  • Onívoro

    Votos: 27 75,0%
  • Vegetariano (ovo/lacto)

    Votos: 4 11,1%
  • Vegetariano estrito

    Votos: 0 0,0%
  • Vegano (vegetariano estrito que defende animais)

    Votos: 0 0,0%
  • Àsvezesvegetariano

    Votos: 2 5,6%
  • Vegetariano Àsvezesvegano

    Votos: 3 8,3%
  • Nem sei

    Votos: 0 0,0%

  • Total de votantes
    36
Hábito a gente pode trocar... Se eu puder dar meu pitaco, sugeriria experimentar por um tempo e ver como tu te sente. Se não quiser basta voltar a comer.
Eu tentei... fiquei 3 semanas. Emagreci demais, me privei de coisas gostosas e não houve resultado. Claro que provavelmente teria que ficar mais tempo, mas decidi que não compensa.

De qualquer forma, se pelo menos houvesse a certeza de que funcionaria, eu teria mais força de vontade. Mas isso não é um consenso entre os médicos. A minha, em particular, recomenda isso a todos os pacientes indistintamente. Outros são bem céticos.
 
Restaurante usa produtos da época e consegue vender PF vegano por R$ 4,50


restaurante-semente-de-girassol-em-curitiba-1525720751682_956x500.jpg

O restaurante Semente de Girassol, em Curitiba, vende prato feito a R$ 4,50

O restaurante Semente de Girassol, em Curitiba (PR), vende pratos feitos por R$ 4,50, sem carne ou qualquer tipo de proteína animal. O PF da foto tem arroz, feijão carioca, carne de soja com vagem, batata palha, grão-de-bico e salada de alface. Clique nas imagens acima e veja mais Imagem: Lucas Gabriel Marins

O restaurante Semente de Girassol, em Curitiba (PR), vende pratos feitos a R$ 4,50, sem carne ou qualquer tipo de proteína animal; crianças pagam R$ 3,50. O cliente também pode optar pelo bufê livre, que custa R$ 7,90. Com suco à vontade, o preço sobe para R$ 10.

O valor da opção livre é 71% menor do que o preço médio da refeição na capital paranaense (R$ 34,71), considerado um dos mais caros do Brasil, segundo a Associação das Empresas de Refeição e Alimentação Convênio para o Trabalhador (Assert) e o Datafolha.

Inaugurado em março de 2013 pelo administrador de redes Emerson Apio, 35, o restaurante recebeu investimento inicial de R$ 300 mil. Lucro, faturamento e custos não foram revelados.Apio diz ter vendido sua antiga casa para abrir o negócio.

Cardápio muda todo dia


O ponto, que acomoda cem pessoas, é alugado por R$ 10 mil mensais. Vegano há 15 anos, o proprietário diz que o objetivo do restaurante é divulgar as ideias veganas. "Quero mostrar que é possível consumir comida com qualidade e preço justo sem matar seres de outras espécies", declara.
O público do local é bem variado. Além de veganos e vegetarianos, há estudantes e trabalhadores da região central da cidade.

O cardápio varia todo dia, mas geralmente tem arroz branco e integral, feijão preto ou carioca, carne de soja, batata palha, farofa, lentilha e legumes da época. Os sucos são de banana, laranja, limão ou frutas da época; o cliente também pode tomar chá gelado.

O menu ainda tem opções de doces, como torta de banana e bolo de chocolate, e salgados, a exemplo de fatias de pizza. Nada é fixo. Os valores começam a partir de R$ 3.

Para reduzir preço, restaurante usa produtos da época


Segundo Apio, é possível oferecer comida a um baixo preço por causa da redução de funcionários. O local tem apenas nove. "Até o começo deste ano, nem cozinheiro a gente tinha. Eu fazia toda a comida", afirma.

Ele diz que compra produtos nos sacolões da família, barracões espalhados pela capital paranaense onde é possível encontrar frutas e hortaliças pelo preço único máximo de R$ 2,29 o quilo.

O restaurante ainda mantém parceria com produtores de alimentos orgânicos da Grande Curitiba. A região tem 15 mil agricultores, sendo que mil cultivam alimentos sem agrotóxico, segundo o Centro Paranaense de Referência em Agroecologia (CPRA).

Para economizar na compra de orgânicos, que geralmente são mais caros do que os produtos convencionais, Apio diz que ele costuma adquirir os alimentos de época e que estão em oferta. "São bem mais baratos", declara.

Empreendedor precisa entender de gastronomia


Para a consultora do Sebrae-PR Sonia Shimoyama, o restaurante tem um perfil forte de empreendedorismo social, que é tendência. "Hoje em dia, o veganismo tem potencial e muito espaço para crescer no Brasil e no mundo, pois alia uma alimentação sem machucar animais a um consumo saudável", diz.

O empreendedor que deseja abrir um negócio parecido, afirma Sonia, precisa cuidar de alguns pontos. O primeiro é em relação à gastronomia. Ela fala que não adianta encontrar fornecedores bons e baratos, se não há conhecimento sobre como manipular os produtos."Para o negócio dar certo, é preciso transferir a qualidade dos alimentos para a comida que é oferecida ao cliente."

A compra de alimentos da época, como faz Apio, é outra dica da consultora. "Frutas e verduras fora de temporada são três vezes mais caras, e isso pode afetar muito o negócio", afirma.

A inovação, diz Sonia, também deve ser uma constante na vida do dono de restaurante. "O cliente precisa perceber que o local tem novidade, seja no cardápio ou mesmo na estrutura do estabelecimento. Isso, além de atraí-lo, mantém a competitividade."
 
Detesto quando carnívoros tentam obrigar vegetarianos a comer carne. Não sou vegetariano, mas não gosto de ver alguém forçar a sua dieta pra cima de outra pessoa. Acho ridículo esse negócio de "Tem quem comer carne sim! Onde já se viu?!" Bah. Mando essa gente às favas. Como vocês veganos respondem a esse pessoalzinho chato que acha que tem o direito de mandar na dieta dos outros e obrigá-los a comer carne?
 
Detesto quando carnívoros tentam obrigar vegetarianos a comer carne. Não sou vegetariano, mas não gosto de ver alguém forçar a sua dieta pra cima de outra pessoa. Acho ridículo esse negócio de "Tem quem comer carne sim! Onde já se viu?!" Bah. Mando essa gente às favas. Como vocês veganos respondem a esse pessoalzinho chato que acha que tem o direito de mandar na dieta dos outros e obrigá-los a comer carne?
Nós só estamos preocupados com suas proteiiiiinas...
 
Nós só estamos preocupados com suas proteiiiiinas...
Carnívoro: [De olhos arregalados] "COMO ASSIM VOCÊ NÃO COMO CARNE?!"
Vegano: Por favor, aprenda a respeitar a minha escolha, SEU PSEUDO DITADORZINHO DE ARAQUE!

Bem, há uma pessoa vegetariana na minha família, e sei como ele acha irritante as pessoas implicarem com ele por causa disso. Nunca tentei obrigar ele a comer carne e nunca vou fazer uma idiotice dessas.
 
Detesto quando carnívoros tentam obrigar vegetarianos a comer carne. Não sou vegetariano, mas não gosto de ver alguém forçar a sua dieta pra cima de outra pessoa. Acho ridículo esse negócio de "Tem quem comer carne sim! Onde já se viu?!" Bah. Mando essa gente às favas. Como vocês veganos respondem a esse pessoalzinho chato que acha que tem o direito de mandar na dieta dos outros e obrigá-los a comer carne?

Acho que é uma via de mão-dupla, pois na verdade não acho certo nenhum dos dois lados levar ao extremo de forçar.

Vai da disposição, vontade e livre arbítrio de cada um experimentar e adotar a opção alimentar que ache mais saudável, mas independente disso, dentro de uma proposta alimentar o mais saudável possível, eu penso que sempre estará ganhando mais aqueles que dispuserem sempre ao novo, aumentando e variando sempre o seu repertório alimentar e não ficando preso sempre a mesmice.
 
Última edição:
Detesto quando carnívoros tentam obrigar vegetarianos a comer carne. Não sou vegetariano, mas não gosto de ver alguém forçar a sua dieta pra cima de outra pessoa. Acho ridículo esse negócio de "Tem quem comer carne sim! Onde já se viu?!" Bah. Mando essa gente às favas. Como vocês veganos respondem a esse pessoalzinho chato que acha que tem o direito de mandar na dieta dos outros e obrigá-los a comer carne?
Eu evito falar que sou vegetariana, escolho o que comer e pronto, raramente alguém nota que não tem carne no prato. E se alguém nota e vem falar algo, mudo de assunto.
Acho ridículas as pessoas que ficam cagando regra de que "todo veget/vegano é chato" e que, quando sabe que está diante de um, fala "como carne siiimmm!" como se fosse um rebelde indo contra o sistema, sendo que onívoros são maioria e (do jeito que a coisa vai) serão por muito tempo ainda.
Quando isso acontece lembro daqueles héteros tontos falando que sofrem com a "ditadura gay". :lol:

Faz tempo que tento ser vegetariana (foram várias tentativas e a única carne que deixei de comer faz tempo é a de porco, mas vira mexe sempre voltava pro frango e peixe) e isso vem do fato de não gostar de pensar no sofrimento dos bichos criados para abate ou quando são pescados, conheci e conheço vários veganos desde então e nenhum deles, nenhum! algum dia disse algo quando me via comendo carne, mas o contrário, gente que come carne enchendo o saco quando sabe que sou vegetariana, é bem comum.

Vejo vegetarianismo/veganismo como optar por uma religião ou como escolher ser ateu, cada um sabe o que se passa no seu íntimo, no que acredita e no que te afeta, é um assunto que só deve ser discutido com o médico ou (se for muito jovem) com os pais, se você não é uma coisa nem outra do pretendente a veget./vegano, fique quieto. Deixa as pessoa, que custa?
 
Vocês são lendas por lidarem de forma tão heroica com esse assunto. Sério, parabéns. Digam NÃO aos fiscais da gastronomia.
 
Pra mim leite de soja tem um gosto caracteristico de semente, e uma textura como se tivesse um pó dissolvido, que eu apelidei carinhosamente de "suco de alpiste".

Provei leite de amêndoa e é um pouco melhor. Provei leite de avelã e é bem gostoso (claro, avelã :grinlove: ). Mas todos ainda tem gosto de suco de alpiste.



Até que provei leite de castanha de caju. Tão próximo de leite de vaca desnatado que se vc disser pruma pessoa que é leite desnatado adoçado com aromatizante a pessoa acredita de boas. E ainda tem gostinho de castanha de caju mó bom. E não é suco de alpiste.

Pena que é caro =/




Tudo que é bom é ilegal, imoral ou em dólar...
 
Inelizmente o preço de um determinado produto depende além do custo natural de extração/produção, também de ser mais divulgado e conquistar o mercado com uma popularização consolidadora. Até bem pouco tempo, óleo de coco era algo considerado um produto bem caro e pouco acessível aqui em SP e agora com a popularização consolidada encontro com muito mais facilidade e por menos da metade do preço que pagava até uns 3 ou 4 anos atrás.

Outros "leites" também precisam ser mais popularizados, pois eu particularmente acho o gosto de leite de soja horroroso e acho péssimo nos grandes supermercados ainda ter essa opção predominando como a mais popular e dominante.
 
Pois então, @Vela- o Rousoku quando vieres ao Sul vou te apresentar esta maravilha: http://www.elgatopoa.com/

Eles têm leite de amêndoa, de castanha do pará, de castanha de caju, além de leite de castanha de caju com cacau e com morango.

Este é o normal, só água e castanhas:
8f315a842238a412d39d94d9a7dd127c.jpg Eles podem vir levemente adoçados e com baunilha.

Depois o achocolatado:

d3b33e08ed7b8f236fcaf702c7d5edfc.jpg O sabor é idêntico ao batavinho e afins.

E meu preferido:
b15b2b723443ce633c111212db55a52f.jpg O de morango :grinlove:

Uma das coisas legais do El Gato é a sustentabilidade. Um leite de castanha de caju, por exemplo, custa R$ 15,00 o litro, mas se tu compra a primeira vez, e depois sempre devolve a garrafa, ele sempre vai sair por R$ 13,00. A título de comparação, os leites vegetais de supermercado (não raro cheio de aditivos), que ainda por cima são engrossados com leite de arroz (castanha é muito melhor, mas mais cara) saem por R$ 19,90. Por um produto muito mais saboroso, nutritivo, sustentável, etc, pagar 7 reais a menos é um baita negócio.
 
As garrafas, cores e sabores me agradaram, mas pensando em adquirir pra beber diariamente acho caro, mas fica como uma ótima opção pra se apreciar de vez em quando.

Por enquanto sigo forte com sucos e alguns chás, já que há mais de quinze anos não sei o que é beber leite comum no café-da-manhã não por eu ter intolerância, mas por preferência de sabor mesmo.
 
1.CAFE DA MANHÃ :Leite vegetal, grãos (aveia) e derivados (pão) com creme de amendoim.
2.ALMOÇO:Grãos(arroz,feijão),legumes(alface,brócolis,etc) e suco de frutas + frutas.
3.CAFÉ DA TARDE:Suco de fruta,torrada com antepasto de berinjela e mini bolo de maçã e banana.
4.JANTAR:Macarrão de abobrinha, Grãos + Legumes e
suco de fruta + fruta.
5.LANCHES ENTRE AS REFEIÇÕES: Frutas e Cereais.

** Posts duplicados combinados **
 
Estou vendo umas receitas de bolos de chocolate veganos que parecem ser uma magavilha.
Não sou vegano nem vegetariano mas eu meio que sou fã. Nem como carne todo dia nem nada assim.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo