• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Que tipo de mania você desenvolveu por causa de livros?

Lucas_Deschain

Biblionauta
Bom, vamos continuar confessando nossas manias malucas de leitor. De minha parte, bem, quando lia A Torre Negra, conheci uma série de passagens da história que envolviam o número 19. Comecei a somar tudo o que é coisa: número de telefone, de residência, placas de carro e por aí vai, em busca do número 19, foi aí que me deparei com algo que me assustou um pouco:

Enquanto lia estava com 19 anos. Faço aniversário em 19 de fevereiro. E nasci em 19/02/1990. 1990 somado (1+9+9+0) dá 19 também! É loucura, eu sei, mas...
 
Acho que nunca desenvolvi nenhuma mania por causa de livros, se desenvolvi, nem reparei...
Agora, de filmes, "Que a força esteja com você" já faz parte do meu vocabulário. :rofl:
 
Eu lia tanto livros da Agatha Christie, que comecei a falar "absolutamente" muitas vezes, por causa do Poirot.
 
Eu também passei a falar muitas das expressões francesas que ele, sem nenhum "respeito" pelos britânicos, dizia do nada quando tava falando com alguém. XD
 
Não lembro agora de qua mania eu peguei.

Acho que é algo que faço mais enquanto estou lendo algum livro. Tipo beber mais chá ou mais café por influencia de alguma personagem. Mas não é algo que dure muito tempo.

Acho que vou prestar atenção no meu comportamento pra ver se algo veio dos livros xD
 
Usar expressões de personagens de livros que gostamos, como no meu caso d'O Apanhador no Campo de Centeio. Depois de ler sobre o Holden comecei a pensar as coisas da maneira como ele pensava no livro e de falar "Fora de brincadeira" ou que tal coisa me deixa deprimido, hehehehe. Boas lembranças!
 
Hummm lembro que eu postei algumas manias, mas carambolas não consigo me lembrar!!

Preciso puxar pela memória...

estrelinhas coloridas...
 
Ah, também não lembro de nenhuma mania que eu peguei com livro. Na maioria das vezes eu "pego" essas manias durante a leitura do livro...

Atualmente não lembro de nenhuma =(
 
Como o livro a "Guerra das Formigas" de José Maviel Monteiro foi muito marcante na minha infância, eu digo que não é uma mania propriamente, mas passei a observa-las com muito mais respeito, pois ali entendi perfeitamente como funciona esta sociedade.
 
Quando li os livros Fugindo de casa e Voltando pra casa, pra escola, fiquei fascinado com o costume do indio tapuia, de comer carne de anta com farinha. Resolvi perguntar pra minha mãe se as pessoas faziam isso e ela disse que carne era menos comum, mas tinha gente que comia feijão com farinha...

Assim nasceu minha história de amor com a farinha de mandioca :grinlove:
 
Quando estou perante um problema, refletir como diferentes personagens dos livros encaravam os problemas.
 
Mania de ler também conta?
Mas falando sério, não me lembro de nenhuma mania em particular, mas é claro que nossa forma de pensar e ver o mundo é influenciada pelos nossos autores favoritos e pelos personagens criados por eles e, consequentemente, nosso comportamento também é afetado.
P.S.: Esta é a minha primeira postagem no fórum, então estou testando, ok? Câmbio.
 
Não sei se foge muito à ideia do tópico, mas vocês também têm manias relacionadas ao hábito de ler?

Eu gosto de "harmonizar" minhas leituras com alguns momentos da vida. Por exemplo, todo fim/início de ano costumo reler Tolkien, Harry Potter ou qualquer livro com pegada nostálgica, que traga uma sensação de conforto. E toda vez que viajo, gosto de ir começando uma leitura e terminá-la antes de voltar, para aquele livro ficar com a "cara" daquela viagem e vice-versa, e um sempre me lembrar o outro.

Inclusive, viajo amanhã e tô na metade de três leituras. Tô focando em uma delas hoje para terminar antes de viajar e poder começar um novo no avião. :lol:
 
Eu gosto de "harmonizar" minhas leituras com alguns momentos da vida. Por exemplo, todo fim/início de ano costumo reler Tolkien, Harry Potter ou qualquer livro com pegada nostálgica, que traga uma sensação de conforto.
Também tenho essa mania. HP gosto de comer fim/começo de ano. SdA mais em julho, no frio, etc.

E gosto de começar a leitura em momentos específicos do dia: ou de manhã ou no final da tarde. E cada livro tem seu momento. Por exemplo, a Pedra Filosofal gosto de começar de tardezinha; o Prisioneiro de Azkaban de manhã; a Ordem da Fênix quando o sol tá escondendo, etc.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo