• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Era uma Vez no Oeste (C'era una volta il West, Itália/EUA, 1968)

Sua nota para o filme:


  • Total de votantes
    7

Morfindel Werwulf Rúnarmo

Geofísico entende de terremoto
poster0.jpg

Sinopse: Em virtude das terras que possuía serem futuramente a rota da estrada de ferro, um pai e todos os filhos são brutalmente assassinados por um matador profissional. Entretanto, ninguém sabia que ele, viúvo há seis anos, tinha se casado com um prostituta de Nova Orleans, que passa ser a dona do local e recebe a proteção de um hábil atirador, que tem contas a ajustar com o frio matador.

Direção:
Sergio Leone

Elenco: Henry Fonda, Charles Bronson, Claudia Cardinale, Frank Wolff


IMDb

Curiosidades:

- O ator Henry Fonda inicialmente recusou o convite do diretor Sergio Leone para estrelar Era uma Vez no Oeste. Fonda apenas aceitou participar do filme após o próprio Sergio Leone viajar para os Estados Unidos e convencê- lo a estrelar Era uma Vez no Oeste;

- Originalmente era a intenção do diretor Sergio Leone que Clint Eastwood interpretasse o personagem que acabou ficando com Charles Bronson em Era uma Vez no Oeste;

- O diretor Sergio Leone pretendia que os três protagonistas de Três Homens em Conflito, Clint Eastwood, Lee Van Cleef e Eli Wallach, aparecessem em uma pequena ponta no segmento logo no início do filme, mas como Eastwood não estava disponível no período das filmagens de Era uma Vez no Oeste esta idéia acabou sendo arquivada;

- Al Mulock, que interpretou um dos três atiradores que aparecem na sequência de abertura do filme, se suicidou em pleno set de filmagens de Era uma Vez no Oeste;

- Os créditos do filme são mostrados no decorrer dos 14 minutos iniciais;

- Algumas versões americanas possuem 20 minutos a menos que a versão original, excluindo diversas cenas do filme como todas as que aparecem o personagem de Lionel Stander;

- Era uma Vez no Oeste é o primeiro filme da trilogia feita pelo diretor Sergio Leone sobre a América. Os demais filmes foram Quando Explode a Vingança (1972) e Era uma Vez na América (1984).

______________________________________

Aparentemente, antigamente havia um tópico para esse filme. No outro tópico sobre esse filme ainda existente há um link, mas que retorna para a Página Inicial do fórum.
 
Última edição:
Clássico!
Apesar de Charles Bronson ficar muito marcado pela franquia Desejo de Matar, nesse faroeste ele foi muito bem.
 
O filme que me fez gostar de faroestes! Lembro que aos 15 anos aluguei o DVD desse e assisti no mesmo dia e no dia seguinte antes de levar pra locadora. São ótimas personagens, as relações são complexas, o uso do espaço, fotografia e música é essencial a como captamos suas personalidades. Acho que não podia não ser um clássico: Bertolucci, Argento e Leone e ainda o Sergio Donati, que havia feito faroestes com o Sollima antes, e mais o Ennio Morricona na trilha. Um elenco impressionante, desnecessário dizer, mas Henry Fonda marcou muito como vilão aqui. É um filme que não me canso de ver nem de recomendar.
 
O filme que me fez gostar de faroestes! Lembro que aos 15 anos aluguei o DVD desse e assisti no mesmo dia e no dia seguinte antes de levar pra locadora. São ótimas personagens, as relações são complexas, o uso do espaço, fotografia e música é essencial a como captamos suas personalidades. Acho que não podia não ser um clássico: Bertolucci, Argento e Leone e ainda o Sergio Donati, que havia feito faroestes com o Sollima antes, e mais o Ennio Morricona na trilha. Um elenco impressionante, desnecessário dizer, mas Henry Fonda marcou muito como vilão aqui. É um filme que não me canso de ver nem de recomendar.

Pra época que foi feito realmente a fotografia e os planos abertos eram muito bons! Não tinha essa de pele totalmente branquinha e roupa limpinha. Era a "sujeira" de realismo que um bom filme de faroeste tinha que ter e com um elenco de respeito.

O que foi triste pro gênero faroeste foi Sergio Leone ter morrido aos 60 anos, um diretor que fez história quando ainda poderia contribuir mais ao cinema, mas seu legado é grandioso e sendo uma das grandes inspirações do Tarantino e Clint Eastwood que começou a sua carreira justamente com o Leone.
 
O meu preferido do Leone. O maior acerto foi escalar Henry Fonda como vilão, que até onde sei, só fazia papel de cidadão de bem.

Toda aquela sujidade (minha sinusite ataca só de lembrar), como apontado pelo @Fúria da cidade, a sensação de calor, o anti-herói, aquela mosca agoniante. Lembro que o tema da personagem Jill tocava em algum programa da rádio globo, que minha mãe ouvia religiosamente e eu, ainda criança, ficava emocionado . Quando vi o filme pela primeira vez, bateu aquela sensação nostálgica e o resto já dá pra imaginar.
É um dos filmes mais queridos da minha vida.
 
Para além da óbvia Trilogia do Homem sem Nome e Era Uma Vez na América - embora este esteja um problema porque ninguém chega a uma conclusão sobre qual o melhor corte ou se o corte final será um dia lançado -, recomendo também Quando Explode a Vingança, com Steiger e Coburn, sobre um bandoleiro que vira amigo de um membro do IRA e os dois acabam entrando para o movimento zapatista. Acho que Leone explorou bem o drama nesse para no futuro realizar Era Uma Vez...
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo