• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Desafios literários para 2018

Clara

Perplecta
Usuário Premium
O Gabriel chamou a atenção (em 2016) pra o blog Livrada! cujo dono, Yuri, propõe anualmente um desafio literário com 14 temas e um título indicado por ele.
O de 2018 já foi publicado no Fb do moço :

Desafio Livrada! 2018:
1- um livro de poesia nacional contemporânea
2- uma distopia
3- um livro de abordagem metafísica
4- um livro de história
5- um livro narrado em primeira pessoa
6- um romance hispano-americano
7- um livro experimental
8- um livro com um título impactante
9- um livro ilustrado (*não é HQ)
10- um livro que se passa num país sobre o qual você não conhece nada
11- um livro contemporâneo a si mesmo (que narra o presente)
12- um livro que foi lançado no ano que você nasceu
13- um livro sobre música
14- um livro sobre um tema que você acha tabu
15- O Obsceno pássaro da noite


Alguém pretende aderir?
Estou pensando seriamente em participar desse do Livrada porque tá bem bacana (olha, Mavericco , ele colocou poesia! =] ) ou de outro que aparecer.

Sabe de mais algum desafio que apareceu aí pelas internete?
Poste aqui, por favor.
 
Última edição:
Eu vi isso, achei bem legal a parte da poesia -- mas daí fui ver as escolhas do próprio Yuri e... ué. Ele escolheu Ana Cristina César, uma autora que morreu há 30 anos atrás. Wat. Mas não sei se animo nessa coisa de desafio não. Cheguei a lançar um no meu blog ano passado e nem eu completei hahaha

Vou esperar ele lançar o vídeo comentando cada categoria pra me decidir melhor. A categoria 15 por exemplo eu não sei do que se trata.
 
Não foi ele quem escolheu o da Ana C César, foi uma leitora do blog dele.

A categoria 15 por exemplo eu não sei do que se trata.
É o único título que ele coloca no desafio, este ano, o livro "O Obsceno pássaro da noite" de José Donoso.

Segundo o google livros:
"O romance tem como cenário principal uma antiga casa de exercícios espirituais prestes a ser desativada. Nessa construção arruinada, um faz-tudo conhecido como Mudinho urde um relato vertiginoso, em que a realidade cede espaço às alucinadas lembranças de seu passado.".

Eu tenho problema com o item 7, um livro experimental. Não faço ideia do que seja, vi que escolheram Macunaíma, do Mário de Andrade.
 
Eu tenho problema com o item 7, um livro experimental. Não faço ideia do que seja, vi que escolheram Macunaíma, do Mário de Andrade.
o 7 eu achei o mais facil :p é só pensar nesses romances que mexem com a forma e a linguagem. tipo Ulysses (ou até mesmo o Finnegans wake, mas quem topa escolher este?), praticamente tudo da V. Woolf e de muitos modernistas (O som e a furia, O Amante de Duras, tres vidas de G Stein etc), aquele O Sumiço do Perec que é escrito todo sem a letra "e", o brasileiro Eles eram muitos cavalos, que tem uns capitulos bem fragmentarios e com informações que nada parecem ter a ver com uma historia, Fogo Palido do Nabokov, o nosso Grande Sertão: Veredas, Tree of Codes que é aquele do Foer que é todo picotado, Cloud Atlas, Graça Infinita, um que eu quero muito ler A Girl is a Half-formed thing, Como ser as duas coisas de Ali Smith etc.

O que eu to mais esperando o video dele pra entender melhor é esse 6 e 11. Não sei exatamente o que ele quis dizer com hispano-americano; e entendi duas coisas sobre o 11, que é um romance que fale sobre o tempo em que ele foi lançado, ou um romance que fale sobre o nosso presente. Acho que a primeira se aplica, mas veremos.

Acho que vou participar desse sim. Quando escolher os meus coloco aqui - se bem que é possivel que eu mude os livros durante o desafio; ainda bem que isso é permitido :)
** Posts duplicados combinados **
Eu vi isso, achei bem legal a parte da poesia -- mas daí fui ver as escolhas do próprio Yuri e... ué. Ele escolheu Ana Cristina César, uma autora que morreu há 30 anos atrás. Wat. Mas não sei se animo nessa coisa de desafio não. Cheguei a lançar um no meu blog ano passado e nem eu completei hahaha

Vou esperar ele lançar o vídeo comentando cada categoria pra me decidir melhor. A categoria 15 por exemplo eu não sei do que se trata.
o yuri mesmo respondeu essa duvida sobre poesia contemporanea e ele disse que a ideia era ser mesmo poesia de gente ainda viva e atuante. Só nao sei se tem que ser um livro bem recente, ou se pode pegar um mais antigo de um poeta. tava pensando em ir de Bagagem da Adelia Prado, quem eu nunca li :(
** Posts duplicados combinados **
tem esse aqui do Book Riot https://bookriot.com/2017/12/15/book-riots-2018-read-harder-challenge
  1. A book published posthumously
  2. A book of true crime
  3. A classic of genre fiction (i.e. mystery, sci fi/fantasy, romance)
  4. A comic written and illustrated by the same person
  5. A book set in or about one of the five BRICS countries (Brazil, Russia, India, China, or South Africa)
  6. A book about nature
  7. A western
  8. A comic written or illustrated by a person of color
  9. A book of colonial or postcolonial literature
  10. A romance novel by or about a person of color
  11. A children’s classic published before 1980
  12. A celebrity memoir
  13. An Oprah Book Club selection
  14. A book of social science
  15. A one-sitting book
  16. The first book in a new-to-you YA or middle grade series
  17. A sci fi novel with a female protagonist by a female author
  18. A comic that isn’t published by Marvel, DC, or Image
  19. A book of genre fiction in translation
  20. A book with a cover you hate
  21. A mystery by a person of color or LGBTQ+ author
  22. An essay anthology
  23. A book with a female protagonist over the age of 60
  24. An assigned book you hated (or never finished)
Esse eu não interessei muito nao, tem umas legais, mas muita coisa que não tenho vontade nenhuma de ler :p
 
Beleza sua explicação, Gabriel! Já vou colocar "Grande Sertão: Veredas" nesse desafio (sim, eu nunca li esse do Rosa. :oops: ).

O que eu to mais esperando o video dele pra entender melhor é esse 6 e 11. Não sei exatamente o que ele quis dizer com hispano-americano; e entendi duas coisas sobre o 11, que é um romance que fale sobre o tempo em que ele foi lançado, ou um romance que fale sobre o nosso presente. Acho que a primeira se aplica, mas veremos.
O 6 entendi como um romance latino americano de língua espanhola mesmo.
O 11 deixa dúvidas mesmo.
Melhor esperar o vídeo, talvez lá ele explique melhor.

=====================

Interessante mesmo esse do Book Riot.
Será que consigo fazer esse? :confused:
 
Cês acham que Os sertões se encaixaria no Um livro de história?

Por que não? Apesar da prosa distinta, não é algo diferente dos elogios feitos às obras de Freud - além de serem livros técnicos, são obras literárias bastante elogiadas.
 
Por que não? Apesar da prosa distinta, não é algo diferente dos elogios feitos às obras de Freud - além de serem livros técnicos, são obras literárias bastante elogiadas.
É. To tentando achar algo que não seja puramente história, hehe, tipo livro didático ou algo assim. O povo no Facebook disse que os livros da Svetlana valem tbm, dai lembrei d'Os Sertões, que apesar de ser bem literário acho que a principio é um livro bem informativo, uma reportagem e tal...
 
É. To tentando achar algo que não seja puramente história, hehe, tipo livro didático ou algo assim. O povo no Facebook disse que os livros da Svetlana valem tbm, dai lembrei d'Os Sertões, que apesar de ser bem literário acho que a principio é um livro bem informativo, uma reportagem e tal...

Você poderia tentar os livros do jornalismo literário. Hoje em dia eu tenho um pé atrás com Capote e Kapuściński - e talvez com o Talese, depois da polêmica sobre O Voyeur -, mas você poderia tentar pegar um John Hersey, Joel Silveira, José Louzeiro, Tom Wolfe, Norman Mailer, Janet Malcolm (que eu adoro), Michael Herr.
 
Ah, tenho um livro aqui e agora lembrei dele, Hammerstein ou A Obstinação, de Hans Magnus Enzensberger, sobre um oficial que resistiu às ordens de Hitler. Parece bacana. (lembrei dele pq hj saiu a lista dos indicados ao nobel de 67 e lá mostra que o autor tinha sido indicado pela primeira vez naquele ano, e ele está vivo ainda, tem uns 88 anos! Btw vou ver se publico a lista aqui).

Mas vou ver se consigo ler Os Sertões tbm que estava muito querendo ler :)
** Posts duplicados combinados **
To pensando na ideia ainda, mas que tal criarmos conjuntamente um desafio valinor? Tipo, cada membro sugere uma categoria e talvez votamos as melhores ou simplesmente elegemos as categorias sugeridas de uma vez, sem votação?
@Clara @Bruce Torres @Ana Lovejoy @Eriadan @Mavericco @Grimnir @Bel @Jacques Austerlitz @DiegoMP @Lissa @Indily @Bilbo Bolseiro @Morfindel Werwulf Rúnarmo @Erendis @Tilion @Lindoriel @Elriowiel Aranel @-Jorge- @Pim
 
Última edição:
Vou tentar também. :cerva:

Minha lista por enquanto é esta:
1- um livro de poesia nacional contemporânea
2- uma distopia (Laranja mecânica)
3- um livro de abordagem metafísica (Grande sertão: veredas)
4- um livro de história (1808)
5- um livro narrado em primeira pessoa (On the road) só porque tô lendo
6- um romance hispano-americano (Cem anos de solidão) só porque já li este ano
7- um livro experimental (Ficções)
8- um livro com um título impactante (Barba ensopada de sangue)
9- um livro ilustrado (*não é HQ)
10- um livro que se passa num país sobre o qual você não conhece nada (As alegrias da maternidade)
11- um livro contemporâneo a si mesmo (que narra o presente)
12- um livro que foi lançado no ano que você nasceu (Trainspotting)
13- um livro sobre música
14- um livro sobre um tema que você acha tabu

15- O Obsceno pássaro da noite

Ainda não decidi aqueles que estão em azul. Aliás, eu não tenho muita ideia do que escolher. Sugestões?
 
Última edição:
Olá pessoal, meus escolhidos pro desafio:
1- um livro de poesia nacional contemporânea : Poesia Reunida - Martha Medeiros
2- uma distopia: O conto da Aia
3- um livro de abordagem metafísica: O Retrato de Dorian Gray
4- um livro de história: Casa Grande & Senzala
5- um livro narrado em primeira pessoa: A Amiga Genial
6- um romance hispano-americano: A casa dos espíritos
7- um livro experimental: Ulysses
8- um livro com um título impactante: Jesus Cristo bebia cerveja
9- um livro ilustrado (*não é HQ) : Como treinar seu dragão.
10- um livro que se passa num país sobre o qual você não conhece nada: O Outro pé da Sereia (Moçambique)
11- um livro contemporâneo a si mesmo (que narra o presente): Quarto de despejo
12- um livro que foi lançado no ano que você nasceu: O amante / A insustentável leveza do ser
13- um livro sobre música: Ragtime
14- um livro sobre um tema que você acha tabu: Drogas: As histórias que não te contaram
15- O Obsceno pássaro da noite
 
Já tenho minha lista também:


1- um livro de poesia nacional contemporânea
Escolhi dois: Metade da Arte - Marcos Antonio Sisca & Chines com Sono - Leonardo Fróes

2- uma distopia
Nós - Ievguêni Zamiatin

3- um livro de abordagem metafísica
Livro da Vida - Santa Teresa D'Ávila

4- um livro de história
Formação do Brasil Contemporâneo - Caio Prado Júnior

5- um livro narrado em primeira pessoa
Sempre Vivemos no Castelo - Shirley Jackson

6- um romance hispano-americano
O Livro dos Seres Imaginários - Jorge Luis Borges

7- um livro experimental
Grande Sertão: Veredas - Guimarães Rosa

8- um livro com um título impactante

O Fim da Eternidade - Isaac Asimov

9- um livro ilustrado (*não é HQ)
O Livro do Cemitério - Neil Gaiman

10- um livro que se passa num país sobre o qual você não conhece nada
Gente Independente – Halldór Laxness ((Islândia)

11- um livro contemporâneo a si mesmo (que narra o presente)
As Meninas - Lygia Fagundes Telles

12- um livro que foi lançado no ano que você nasceu

Cama de Gato - Kurt Vonnegut

13- um livro sobre música
The Dark Side of The Moon - John Harris (As curiosidades, os bastidores e todo o processo de produção do histórico disco de 1973 do grupo britânico Pink Floyd)

14- um livro sobre um tema que você acha tabu
As Portas da Percepção e Céu e Inferno - Aldous Huxley (A droga, no caso de Huxley a mescalina, como forma de abertura da consciência e aumento das percepções sensoriais.)
 
A minha:

Poesia nacional contemporânea
bagagem - Adélia Prado

Distopia
O processo - Kafka

Um livro de abordagem metafísica
Stiller - Max Frisch

Um livro de história
hammerstein ou a Obstinação - Hans Magnus Enzensberger

Narrado em 1ª pessoa
Vernon God Little - DBC Pierre

Romance hispano-americano
a festa do bode - llosa

Livro experimental
parallel stories - Peter nadas

Título impactante
ontem não te vi em babilônia - Antonio lobo Antunes

Um livro ilustrado
as aventuras do barão de munchausen

Livro que se passa em um país do qual vc não sabe nada
neve - Pamuk

Um livro contemporâneo a si mesmo (que narre o presente)
Os demônios - Dostoiévski

Livro lançado no ano que eu nasci
a crônica do pássaro de corda - murakami

Livro sobre música
doutor Fausto - Thomas mann

Livro sobre tema que eu ache tabu
Salmo: romance-meditação sobre os quatro flagelos do Senhor - Friedrich Gorenstein

O Obsceno pássaro da noite
 
Pra quem tem dúvida sobre qual livro de poesia escolher, dê uma olhada no tópico "Poesia Contemporânea brasileira?", aqui do fórum.
Lá tem a sugestão do Mavericco de um livro (que inclusive está disponível pra baixar de graça) com poesia de vários autores brasileiros contemporâneos com livros publicados.
Você pode procurar por livros de um poeta específico com cuja poesia você mais se identificou (foi assim que encontrei o de Leonardo Fróes) ou simplesmente ler o livro todo e incluir no desafio.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo