• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Prêmio Nobel de Literatura 2017

Bartleby

fossore
E aí que já está chegando mais uma premiação do Nobel, já passou um ano desde a trollagem vitória de Dylan (e ainda vejo gente a discutindo). Enfim, estão começando a aparecer as famosas especulções sobre quem será o nobel deste ano; por enquanto de "oficial" só saiu a lista de apostas de sempre lá da ladbrokes , com esses nomes:

Ngugi Wa Thiong'o
4/1
Haruki Murakami
5/1
Margaret Atwood
6/1
Amos Oz
10/1
Claudio Magris
10/1
Javier Marias
10/1
Adunis
12/1
Don DeLilo
14/1
Yan Lianke
14/1
Ko Un
16/1
Jon Fosse
18/1
Antonio Lobo Antunes
20/1
Cesar Aira
20/1
Ismail Kadare
20/1
Laszlo Krasznahorkai
20/1
Abraham B Yehoshua
25/1
Daniel Kahneman
25/1
Joyce Carol Oates
25/1
Peter Handke
25/1
Philip Roth
25/1
Peter Nadas
28/1
Adam Zagajewski
33/1
David Grossman
33/1
Doris Kareva
33/1
John Banville
33/1
Juan Marse
33/1
Kjell Askildsen
33/1
Merethe Lindstrom
33/1
Mia Couto
33/1
Mircea Cartarescu
33/1
Ursula Le Guin
33/1
Colm Toibin
50/1
Gerald Murnane
50/1
Jaan Kaplinski
50/1
Jussi Adler-Olsen
50/1
Leonard Nolens
50/1
Les Murray
50/1
Lydia Davis
50/1
Marilynne Robinson
50/1
Milan Kundera
50/1
Navid Kermani
50/1
Nawal El Saadawi
50/1
Olga Tokarczuk
50/1
Bei Dao
66/1
Cees Nooteboom
66/1
Charles Portis
66/1
Cormac McCarthy
66/1
Darcia Maraini
66/1
David Malouf
66/1
Eduardo Mendoza-Garriga
66/1
Elena Ferrante
66/1
Enrique Vila-Matas
66/1
Joan Didion
66/1
Julian Barnes
66/1
Karol Schoeman
66/1
Nuruddin Farah
66/1
Paul Muldoon
66/1
Peter Carey
66/1
Rohinton Mistry
66/1
Thomas Pynchon
66/1
Tom Stoppard
66/1
Richard Ford
80/1
Salman Rushdie
80/1
A S Byatt
100/1
Don Patterson
100/1
F Sioni Jose
100/1
Hilary Mantel
100/1
James Kelman
100/1
Kamau Brathwaite
100/1
Karl Ove Knausgard
100/1

lá pelo fim do mês algumas mudanças devem surgir, nomes subindo de súbito na posição, possíveis vazamentos etc.
Uma nota interessante: Margaret Atwood tá bem lá em cima, mas deve ser mais pela popularidade devida à série The Handmaid's Tale... de qualquer maneira, tenho visto bastantes debates sobre ela...

Como eu to com muito tempo livre e muito ansioso pra saber quem eles vão premiar depois de Dylan (pra ver se eles vão retornar com alguém mais tradicional ou vão ainda mais longe nessa de "redefinir" os conceitos de literatura) estou há um tempo pesquisando por aí posts de pessoas entendidas no assunto e encontrei duas coisas legais:

um é um tópico de fórum gringo discutindo o nobel desse ano (encontei há pouco tempo, e claro que tive que me inscrever lá - meu nick ficou sendo Bartleby, é claro :p )

outro é um post de uma bloggeira citando vários nomes que ela acha possiveis ganhadores e uma breve descrição deles. muito bacana. E muito longo tbm, são uns 70 e poucos escritores, hehe

Achei bacana pra saber a opinião de outras pessoas sobre o que importa na hora de elegerem um candidato.


Pra mim, tanto por já conhecer um pouco e/ou por achar que tal autor precisava de mais reconhecimento (por aqui pelo menos) torço por esses aqui:

Peter Handke
Antonio Lobo Antunes
Olga Tokarczuk
Peter nadas
Laszlo Krasznahorkai
Javier Marias
Jon Fosse
Claudio Magris
Adam Zagajewski - um poeta que estou curtindo à beça, fica a recomendação
Mircea Cartarescu
Cees Nooteboom
Cesar Aira
Enrique Vila-Matas
Amos Oz
Ngugi wa Thiong'o
Gerald Murnane

e eu ia achar bem bacana se a Ursula Le Guin ganhasse, embora eu não vejo como uma possibilidade séria...

Por enquanto a data não foi anunciada. Mas costuma ser na quinta-feira, então, a não ser que eles adiem que nem ano passado, é bem capaz que seja no dia 05/10 :)


E aí: Quais são nomes pra que vocês estão torcendo :)?
 
Última edição:
Onde está o Stephen King???

E não esqueçamos do poeta brasileiro Carlos Nejar, indicado ao Nobel de Literatura pela Academia Brasileira de Letras, que é credenciada pela Academia Sueca para fazer as indicações ao prêmio.
 
Última edição:
Se eu fosse apostar na Atwood não seria pela popularidade da série. Imagino que isso chega a valer para ela estar no top5 das apostas na ladbrokes, mas é óbvio que não vale para a academia, no caso da academia seria mais por causa do tema do Conto da Aia. O espaço da mulher na sociedade tem sido muito debatido, ganhando ainda mais destaque depois da vitória do Trump (vide a marcha das mulheres lá nos EUA). MAS: tem pouco tempo que uma mulher canadense ganhou (Alice Munro em 2013). Além disso, meio bizarro um ano premiar um músico e aí no ano seguinte voltar para o romance, então não botaria minhas fichas nela, não. Mas acharia ótimo se ela levasse. Dela eu só li O Conto da Aia (melhor livro que li esse ano), mas dizem que Alias Grace, Oryx and Crake e The Bind Assassin são muito bons também.

Se bobear esse ano dá o Ngugi Wa Thiong'o mesmo. Mas ficaria muito feliz se desse algum de língua portuguesa, mesmo que não fosse brasileiro (tipo o Mia Couto ou o Antonio Lobo Antunes). Dos extremamente improváveis, torço pela Ferrante (não consigo imaginar a academia premiando uma autora que não quer ser reconhecida, ainda mais depois dos perrengues que passou com o Dylan ano passado). E torcer contra é só contra o Murakami mesmo. :dente:
 
Se eu fosse apostar na Atwood não seria pela popularidade da série. Imagino que isso chega a valer para ela estar no top5 das apostas na ladbrokes, mas é óbvio que não vale para a academia, no caso da academia seria mais por causa do tema do Conto da Aia.
Sim sim, quis dizer o povo que em geral aposta na Ladbrokes mesmo, não a academia...
** Posts duplicados combinados **
E não esqueçamos do poeta brasileiro Carlos Nejar, indicado ao Nobel de Literatura pela Academia Brasileira de Letras, que é credenciada pela Academia Sueca para fazer as indicações ao prêmio.
Só consegui achar notícia de que ele foi indicado esse ano. Sabe se em algum tempo passado ele já recebeu indicação? Que eu saiba eles não premiam sem o candidato ter sido indicado mais de uma vez... Fora que poesia dois anos seguidos?

Anyway, seria lindo finalmente um nobel pro Brasil :amor:
O que o @Mavericco tem a nos dizer sobre esse poeta :)?
 
Ah... Assim: eu vou passar o resto do ano esbravejando mais que um Rei Lear se o Nejar ganhar. Acho a poesia dele fraquíssima, verborrágica e irrelevante. O Brasil estaria pessimamente representado se ele ganhasse o prêmio. O Nejar é pra mim a apoteose de um dos piores ranços da poesia brasileira do último meio-século: uma poesia sebosa saída das entranhas da geração de 45 e por ali mesmo paralisada, abarrotada de metáforas, ritmos encantatórios, uma espécie de cosmogonia mística e formas fixas pululando em centenas de páginas de poesia mediana pra ruim. Ou seja: estariam premiando um tipo de poesia que já foi desbaratada há literalmente cinquenta, sessenta anos atrás. Querem premiar um poeta? Olha o Augusto de Campos aí, quase que uma lenda viva da poesia experimental.

Minha torcida, pra variar, será para alguém brasileiro, especificamente a Lygia Fagundes Telles. Acho inclusive que ela seria uma opção inteligentíssima do Nobel. Como a Anica disse, a questão feminista tem demandado cada vez mais atenção crítica -- e o que a Lygia fez no As Meninas é uma coisa estupenda, não só do ponto de vista da técnica literária (que recebeu elogios de críticos do calibre do Carpeaux) como também do ponto de vista da temática feminina e da temática política, haja vista que o livro foi publicado em pleno Regime Militar. Se o feminismo internacional descobrir esse livro, cérebros vão explodir. Tem uma tradução inglesa dele, mas não sei direito como tá.

Então minha torcida tá meio que pra ela.
 
Minha torcida, pra variar, será para alguém brasileiro, especificamente a Lygia Fagundes Telles. Acho inclusive que ela seria uma opção inteligentíssima do Nobel. Como a Anica disse, a questão feminista tem demandado cada vez mais atenção crítica -- e o que a Lygia fez no As Meninas é uma coisa estupenda, não só do ponto de vista da técnica literária (que recebeu elogios de críticos do calibre do Carpeaux) como também do ponto de vista da temática feminina e da temática política, haja vista que o livro foi publicado em pleno Regime Militar. Se o feminismo internacional descobrir esse livro, cérebros vão explodir. Tem uma tradução inglesa dele, mas não sei direito como tá.

Então minha torcida tá meio que pra ela.

Também torço para a Lygia Fagundes Telles. Agora uma dúvida, será que mesmo a ABL tendo indicado o poeta Carlos Nejar, ela pode ser premiada?
 
Também torço para a Lygia Fagundes Telles. Agora uma dúvida, será que mesmo a ABL tendo indicado o poeta Carlos Nejar, ela pode ser premiada?
Você fala da instituição ABL ganhar o prêmio, Spartaco? Acho difícil que o Nobel abra um precedente assim... Mas, mesmo que viesse a fazê-lo, penso que faria mais sentido premiar a Academia Francesa, afinal de contas ela é a matriarca.

Eu já ia perguntar quanto % valorizaria minha caixa da poesia reunida dele. :lol:
Do jeito que aquele ali é, não vai valorizar muito não -- ele deve ter duplicado o tamanho da obra poética de lá pra cá...
Anyway, tenho essa caixa também. É até bonitinha.
 
Você fala da instituição ABL ganhar o prêmio, Spartaco? Acho difícil que o Nobel abra um precedente assim... Mas, mesmo que viesse a fazê-lo, penso que faria mais sentido premiar a Academia Francesa, afinal de contas ela é a matriarca.

Expressei-me mal. Na verdade quis indagar se como a ABL indicou o poeta Carlos Nejar, este é o único escritor brasileiro que pode receber o prêmio ou se, mesmo sem indicação, outro(a) pode ser premiado(a), no caso a Lygia Fagundes Telles?
 
eu ia dizer que não é só a abl que indica, mas acabei de ver que o pen clube do brasil apoia a indicação do carlos nejar :rofl:
 
Se não me engano escritores que já receberam o Nobel podem indicar... Não sei se outros escritores em geral... Então vai que algum ganhador do prêmio passado goste dela...
 
Uai, pode sim. Quer dizer. Tem que poder. Carlos Nejar não, gente....

Mas sim, é possível. O Nobel envia uma renca de cartas a instituições, professores, autores laureados etc pedindo indicações. Logo, pode ser sim que uma dessas cartas tenha caído em mãos mais confiáveis e realmente interessadas em trazer um Nobel pra nós.

http://noticias.terra.com.br/mundo/...1425d298f041d310VgnCLD2000000ec6eb0aRCRD.html
 
Depois do que aconteceu ano passado, acho que vai demorar alguns bons anos pra que eu volte a dar o mínimo do mínimo de atenção a essa premiação quanto antes...
 
Ô, tava aqui pensando, tem o Raduan Nassar também... Não sei como ele tá de traduções, mas é uma aposta interessante. Tá, eu sei que o cara é bicho do mato, mas convenhamos que depois de escrever o que ele escreveu tem mais é que ser mesmo.
 
Ô, tava aqui pensando, tem o Raduan Nassar também... Não sei como ele tá de traduções, mas é uma aposta interessante. Tá, eu sei que o cara é bicho do mato, mas convenhamos que depois de escrever o que ele escreveu tem mais é que ser mesmo.
Só não sei quanto a produção dele... Assim, acho que o mínimo de obra produzida pela qual já premiaram um autor foi pra Gabriela Mistral, com uns quatro livros de poesia quando recebeu o prêmio. Mais ou menos recentemente tiveram a Toni Morrison e a Svetlana Alexievitch com "só" seis livros... E acho que o Pamuk tbm não tinha uma obra tão extensa assim na data da premiação... Daí que não sei o quanto eles achariam relevante premiar um (baita) escritor de praticamente três livros e nenhuma vontade de escrever mais há tempos... Seria muito lindo, no entanto...

(mas não sei nem se é tanto a questão de extensão da obra mas da constância da produção. Tipo, o Transtromer tem uma obra Poética completa que cobre menos do que 300 páginas. Mas durante anos até pouco antes de receber o nobel ele veio publicando pequenas coletâneas que se foram somando com o tempo...)
 
Ah, @fcm , essa é fácil: a obra completa dele pela Cia das Letras tá a 75 pilas, um volume simpático em capa dura. Fique de olho nele na Black Friday -- imagino que um desconto de no mínimo 50% seja o esperado. Ele só publicou dois romances: Lavoura arcaica e Um copo de cólera. Excelentes! Uma experiência única. Ele tem mais uns textos quebrados (contos, por exemplo), mas isso daí é troco -- e tá tudo na edição da Cia.

Agora se quiser um livro apenas, procure pelo Lavoura arcaica. É tão foda que até a adaptação pro cinema é foda -- um dos melhores filmes brasileiros já feitos, com fotografia do deuso Walter Carvalho.
 
Tava pesquisando sobre a Chimamanda depois de ver que alguns a consideram uma boa aposta pro Nobel daqui a uns anos e acabei achando uma discussão em que uma pessoa achava uma outra autora tbm nigeriana melhor que aquela: a Helen Oyeyemi. Ela tem uns cinco romances publicados, um livro de contos e duas peças e tudo isso com apenas 32 anos de idade!!!!!
Gostei bastante do que li sobre ela, parece que ela toma como partida várias fontes de fairy tales e os traduz pra atualidade. Me instiguei a ler tudo dela, não faço ideia se ela seria do calibre do nobel (hehe), mas ela tem sido bem aclamada pela crítica e achei bacana compartilhar sobre ela por aqui :)

Por enquanto acho que só o primeiro livro dela foi publicado pela intrínseca no Brasil.

Deixando aqui uns dois links legais:

https://literature.britishcouncil.org/writer/helen-oyeyemi

http://www.npr.org/2014/03/07/282065410/the-professionally-haunted-life-of-helen-oyeyemi

https://theguardian.com/books/2014/mar/02/helen-oyeyemi-women-disappoint-one-another
 
Última edição:

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo