• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Campeonato Brasileiro 2017

Esse campeonato nos mostrou que não sabemos nada de futebol.
Quem apostaria em um Corinthians tão forte e regular? Absolutamente ninguém.
Quem apostaria em um Flamengo com esse elenco com tão poucos pontos?

Pra mim o nível está tão baixo, que os dois times mais organizados estão nadando de braçadas.
Por mim podem entregar a taça, a dúvida é quando e se invicto.
Discordo na parte do nível baixo, não acho que o nível seja baixo, mas acho que times como o próprio Flamengo subestimaram a dificuldade do brasileirão.
Um time que foi eliminado na primeira fase da libertadores não poderia estar muito melhor no BR, vamos ver agora com novo técnico.

O time do Corinthians é fruto do pensamento futebol bonito x eficiente, ninguém falava nada dele, pq aparentemente o time não joga bem, não foi um nem dois adversários que saiu de campo derrotado, mas com a sensação que jogou muito, o time do Corinthians da espaço, deixa jogar, e sempre resolve o jogo em 1 ou 2 lances, ele é eficiente.

Diferente do Cruzeiro, que joga ate bem, mas não consegue guardar, perde muitos gols bobos e sempre da um vacilo ou outro na defesa.

Mais um empate em casa.
 
mesmo sem jogar a rodada foi ótima pro virtual campeão.
Galão meteu 2 no Flamengo jogando bem, tomara que o time engrene para a Libertinha 2018!
 
Invencibilidade quebrada porém tropeço dos rivais. Nada mudou.
Em relação ao Vitória conseguiu os 3 pts nos 6 disputados (Avaí - Corinthians) .. só trocou os resultados :rofl:
 
Invencibilidade quebrada porém tropeço dos rivais. Nada mudou.
Não é nem tropeço dos rivais e sim um certo abandono, principalmente do Grêmio que tem condições boas pra chegar tanto na final da Liberta como da Copa BR.
Com esses 2 torneios sendo decididos sempre no segundo semestre, acho que a tendência é que nos próximos anos, o campeão brasileiro sempre será aquele que não está disputando Libertadores e se consegue dar uma deslanchada no primeiro turno como fez o time da Marginal, fica fácil administrar depois
 
Grêmio incomoda CBF: como evitar que um time desista tão cedo do Brasileiro



Renato Gaúcho optou para o Grêmio foco nas Copas do Brasil e Libertadores (Crédito: Lucas Uebel/Grêmio)

O Grêmio abdicar do Campeonato Brasileiro e colocar reservas em campo ainda no início do segundo turno, para priorizar as Copas do Brasil e Libertadores, não pegou bem na CBF.

Já há quem discuta na entidade maneiras de tentar evitar que isso se repita – a avaliação é que a opção gremista torna o campeonato por pontos corridos menos atraente para patrocinadores, já que a disputa pelo título será abreviada. A entidade negocia para 2018 a volta de uma empresa que dê nome ao campeonato, o chamado ''naming rights''. A montadora Chevrolet não renovou para 2017.

O problema é que normalmente se chega à solução mais lógica para minimizar essa possibilidade de desistência antecipada da Série A: mudar o calendário nacional, aumentando as datas do Brasileiro para dar mais folga aos clubes que disputam torneios simultaneamente, em sacrifício aos Estaduais.

Aí a situação se enrosca: falar na CBF de fim ou encurtar ainda mais os Estaduais é quase um sacrilégio. As 27 federações estaduais são quem sustentam a permanência do presidente da CBF, Marco Polo Del Nero, no comando da entidade, pois têm peso maior em votações do que os clubes. E os Estaduais, mesmo a maioria deficitários, ainda dão sobrevida a cartolas que, muitas vezes, estão há mais de 20 anos no poder em federações.
Uma ideia menos traumática seria alterar o regulamento do Brasileiro e limitar no número de inscritos, algo que já ocorre no Campeonato Paulista, o principal Estadual do país. Com “apenas” 28 possibilidades para escalar, seria mais complicado para um treinador colocar times mistos, já que na Série A há lesões, suspensões, etc.

No regulamento atual um clube pode escalar qualquer atleta que esteja registrado profissionalmente na CBF. Há casos de times com mais de 50 jogadores nessa condição, o que oferece um leque enorme para o treinador colocar em campo.
Há, porém, críticas a esta regra: a principal é que se tira a liberdade do clube escolher, por exemplo, quando lançar uma revelação da base, que provavelmente não estará entre os inscritos no início da competição – é possível que para o Paulistão de 2018 haja o limite de inscritos, mas seja liberado escalar à vontade atletas da base, já num avanço.


Dura decisão


A distância de sete pontos dos gremistas para o líder Corinthians, com um jogo a mais, não é pequena, mas o Brasileiro ainda tem 17 rodadas pela frente, ou seja, 51 pontos em disputa. No sábado, os paulistas perderam a invencibilidade para o Vitória, time da zona do rebaixamento, o que abriu a possibilidade do encurtamento da distância e novo gás para a disputa do título.

No domingo, porém, o técnico Renato Gaúcho manteve o planejamento, escalou reservas, e o Grêmio só empatou em casa contra o Atlético-PR – rival que, com os titulares, fez 4 a 0 na Copa do Brasil. O Corinthians enfrenta na quarta a Chapecoense, em jogo atrasado, e se vencer levará a vantagem para dez pontos, deixando ainda mais improvável uma mudança de postura gremista no torneio.


A partir de 2013, a Copa do Brasil foi estendida ao ano todo (anteriormente a final era no meio da temporada), coincidindo com o Brasileiro. Em 2017, a Conmebol fez com que a Libertadores fosse estendida até dezembro, também batendo suas finais com a reta final do Nacional. A situação deixou os times, como Grêmio, vivo nas três competições, em situação complicada: o que priorizar, para não estourar os jogadores? Os gaúchos optaram pelas Copas.

O assunto do que pode ser feito para evitar que o Brasileiro seja deixado de lado por clubes vivos nas Copas do Brasil e Libertadores será tema de reunião entre diretores da CBF, das federações e dos clubes nas próximas semanas.
 
Os caras colocam todos os campeonatos terminando praticamente ao mesmo tempo, e reclama que os times desistem
vai entender
 
Quem diria o campeonato chegou num momento em que temos 12 times brigando pra não cair. Que fase do futebol brasileiro.
 
Fim de campeonato!
E a Chape ressurgida das cinzas não apenas se manteve na série A como também beliscou uma vaga a pré-libertadores. Serviu de lição pra muito time incluindo o SPFC que só teve como prêmio moral o maior público do campeonato. Espero que finalmente aprenda alguma coisa dessa temporada ruim e faça um 2018 melhor.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo