• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Crônicas Saxônicas #10: O Portador do Fogo (Bernard Cornwell)

Eriadan

Well-Known Member
o-portador-do-fogo.jpg

Uhtred é o senhor de Bebbanburg e nada nem ninguém ficará no seu caminho para reconquistá-la nesse décimo volume da série Crônicas Saxônicas. A Britânia enfim encontra um momento de paz. Sigtryggr, senhor da Nortúmbria, e a rainha Æthelflaed, senhora da Mércia, chegaram a um acordo e decretaram uma trégua, com o apoio do maior guerreiro da época, Uhtred de Bebbanburg. Uhtred vê então a chance de recuperar suas terras, tomadas por seu tio tantos anos — e agora mantidas por seu ardiloso primo. Mas os inimigos que Uhtred fez depois de tantos anos em guerra e os juramentos que prestou, além de uma rede intrigas, o desviam temporariamente do sonho de recuperar Bebbanburg. E isso abre espaço para o surgimento de um novo inimigo, o temível Constantin da Escócia, que aproveita o clima de incertezas para comandar seu exército para o sul e conquistar terras da Nortúmbria. Porém, Uhtred está determinado, e nada, nem novos nem antigos inimigos, será capaz de mantê-lo afastado de seu direito de nascimento.


Quem vai se juntar a nós na leitura e discussão do 10º volume dessa obra-prima de Cornwell? Segue o cronograma:

PRIMEIRA PARTE (O rei) - 46 págs. - 04/08
SEGUNDA PARTE (A armadilha) - 96 págs. - 11/08
TERCEIRA PARTE (o bispo louco) - 94 págs. - 25/08
QUARTA PARTE (O retorno a Bebbanburg) e EPÍLOGO - 67 págs. - 01/09

Considerem a data como o limite para a leitura do capítulo, a partir da qual serão liberados os spoilers no tópico.
 
Então se cuide, porque sexta já vou postar minhas impressões. Comecei ontem. :lol: Essa primeira parte é bem curtinha.
 
Calma @Eriadan; não tenha tanta pressa, afinal parece que somos poucos a ler e comentar sobre o livro em questão.
Mas eu me preparei, com folga, para seguir o cronograma mesmo, e o primeiro capítulo já está para esta sexta... mas de qualquer forma eu posso deixar para postar mais tarde. :wink:
 
Consegui uma versão em Pt, acho que acompanharei o calendário. :D

Mal começou o livro e ele ja esta cercando Bebbanburg, sera que agora vai?
 
Tô achando cada vez mais improvável que Uhtred recupere Bebbanburg algum dia! Não tô lembrado agora se, nas raras partes que ele narra partindo do presente ("hoje estou velho...", como Cornwell faz muito nas Crônicas de Arthur), fica implícito o local onde ele está, mas tudo leva a crer que Uhtred vai morrer tendo vencido todas as guerras de sua vida, exceto a única que ele realmente queria ganhar, por ele mesmo, e não por seus juramentos.
 
Tô achando cada vez mais improvável que Uhtred recupere Bebbanburg algum dia! Não tô lembrado agora se, nas raras partes que ele narra partindo do presente ("hoje estou velho...", como Cornwell faz muito nas Crônicas de Arthur), fica implícito o local onde ele está, mas tudo leva a crer que Uhtred vai morrer tendo vencido todas as guerras de sua vida, exceto a única que ele realmente queria ganhar, por ele mesmo, e não por seus juramentos.
Eu não lembro bem dos detalhes das narrações dele velho/Aposentado, mas do modo como ele narra o castelo onde ele vive, eu sempre imaginei que ele ja teria tomado Benbanburg, nunca parei para pensar, que talvez esse fosse o maior arrependimento dele nunca ter tomado o lugar, :think: isso é um ponto para se anotar, quando tiver tempo, vou olhar as introduções dos livros e ver se tem vestígios disso.

Não vai ser dessa vez também, que Uhtred vai tomar Benbanburg, com todo um bom planejamento de saques e pilhagem, e uma ótima localização para manter seus soldados, ele não contou com uma simples ação do primo, serio, porque não usou o ouro que tinha para ter barcos para manter afastado os possíveis aliados do primo, ele deixou que os noruegueses entrassem sem prolemas, acho que ele anda amolecendo com a idade.
 
Eu também queria ter uma memória melhor dos outros livros. Eu não lembro exatamente o contexto agora, mas vocês lembram de um encontro de Uhtred com um rei, chefe ou jarl, uns 3 ou 4 livros antes, em que eles fazem uma espécie de acordo e Uhtred comenta na narração algo como: "se eu soubesse ali o quanto esse sujeito ainda iria me dar trabalho no futuro...". Era Constantin?
 
Não resisti a duvida e fui procurar, achei a referencia a Uhtred ter tomado Benbanburg, achei no primeiro capitulo do quinto livro.

14006-1502065139-8438369e2dabb209a5d7d2e4cab04cff.jpg


Ainda fui checar para ver se não seria um erro de tradução, pelo visto ele tomara Benbanburg em breve.

14005-1502064996-1292959b03fbb5c32b6a8643eae732bc.png


Eu também queria ter uma memória melhor dos outros livros. Eu não lembro exatamente o contexto agora, mas vocês lembram de um encontro de Uhtred com um rei, chefe ou jarl, uns 3 ou 4 livros antes, em que eles fazem uma espécie de acordo e Uhtred comenta na narração algo como: "se eu soubesse ali o quanto esse sujeito ainda iria me dar trabalho no futuro...". Era Constantin?

Pela narração do Uhtred realmente parece, que Constatin era aquele cara, ele se refere ao tempo em que o garoto passou sobre os cuidados dele.
Apenas lembro do Constatin no tempo em que ele fez a cabeça da Aethelflaed para ela casa-lo o com a Stiora.

p.s. Não coloquei em Spoiler, porque isso é referencia do quinto livro.
 
Boa, @Jhulha! Acredito até que isso tenha sido um vacilo de Cornwell! O suspense sobre ele conseguir reconquistar Bebbanburg ou não - para mim, porque não tinha prestado atenção a esse trecho - é uma das coisas que eu vinha considerando ponto forte da leitura.
 
Realmente foi um grande vacilo, deixar todo mundo apreensivo, se ele conseguia ou não tomar Bebbanburg seria uma grande estrategia, mas ainda temos o mistério de saber quando e como ele vai toma-la.

Espero que nesse livro ele der um jeito nesse Constatin, como assim ele chega na cara de pau, e começa a falar daquele jeito com Uhtred, a versão televisiva dele ja teria partido para a batalha, mas Constatin perdeu tempo contando sua estrategia para Uhtred, ele pode talvez fazer uso disto, estou apostando que Constatin vai tentar tomar o Bebbanburg, para frustra o Uhtred, estou pondo minhas fichinhas em uma possível aliança entre os Uhtreds.:think:

Finan está parecendo que sera o próximo companheiro morto deste livro, ele esta narrando Finan muito semelhante ao Leofric, ou é so minha imaginação?
 
estou pondo minhas fichinhas em uma possível aliança entre os Uhtreds.:think:
Eita, eu cubro sua aposta! Considerando o orgulho de Uhtred, acho isso pouco provável!

Finan está parecendo que sera o próximo companheiro morto deste livro, ele esta narrando Finan muito semelhante ao Leofric, ou é so minha imaginação?
Não percebi isso. :neutral:

Eu tô lendo o próximo capítulo e tô aqui agoniado querendo chegar em casa para ver o que acontece! Como de praxe, os inimigos estão se movendo de forma misteriosa e Uhtred já descobriu, numa sacada, qual o plano deles. Está traçando a estratégia, mas ainda não revelou ao leitor!
 
:think:

Depois da conversa com dono da taberna, minha aposta esta pendendo ao fracasso, se o Uhtred Junior bobear vai virar barganha de casamento. :hihihi:

Esta surgindo uma guerra silenciosa e o Uhtred foi ouvir os conselhos da filha e seguiu!

Aqueles padres foram tomar uma terra no meio do nada com um exercito, que historinha mal contada foi aquela de montar igreja, ja estou perdendo aposta da união dos primos, acho que perderia tambem se apostasse que ela vai para aquele encontro na pedra sem matar ninguem. :think:
 
Bom, já terminei a 2ª parte [quem ainda não, pare por aqui] e até agora Uhtred continua chutando as bundas, em batalha e em "witans". Brilhante a sacada do ardil que tentaram montar, e mais ainda tomar Aethelstan como refém, e agora o armistício vai perdurar por mais algum tempo. Pela conversa dele com o genro, e pelo plano que ele armou com Berg, já ficou claro que é nessa trégua mesmo - ou seja, ainda neste livro - que ele vai tentar recuperar Bebbanburg. Vamos ver se o primo vai engolir essa de que ele tá indo para a Frísia. Ah, e senti por Aethelflaed. =/ Uhtred deve estar bem velho mesmo, porque lembro que ele já era adulto quando a conheceu criancinha ainda no retiro com Alfredo para os pântanos.
 
Nossa que parte foi essa, eu aqui achando que ele tinha amolecido, e na verdade ele tinha usado o cérebro para variar, não havia cogitado que o sogrinho do rei iria disfarça seu homens e força uma guerra, usando uma das artimanhas do Uhtred contra ele mesmo, agora ta dificil enganar o velho, mandou bem até perante o rei, saiu sapatiando na cara do Aethelhelm, que não para de olhar os caibros do celeiro. :rofl:

Estão forçado o primo a passar fome, la vai o Uhtred ter que combater o Constatin sem matar um cara porque vem guerra por ai, pelo visto realmente perdi minhas fichas, o orgulho vai falar mais alto. :loserdance:
 
Só agora que vi o tópico, que pena não vai dar pra eu acompanhar vcs
** Posts duplicados combinados **
Vai ter um próximo tópico deste? Porém falando de outro livro?
 
Pena Mithrandi você não poder acompanhar, o livro é pequeno e ainda estamos na segunda parte.



Tem um clube da leitura, o pessoal sempre esta com um livro novo, começaram ontem um livro novo "O Pai Goriot (Honoré de Balzac)". ;-)


@Spartaco chamou a leitura, e esta se perdendo no pai Goriot. :rofl:

@Jhulha e @Eriadan, precisamente por estar lendo o livro de Balzac (O Pai Goriot) e, ainda, por ter começado antes A Zona Morta do Stephen King, cuja leitura tem sido impossível de largar, acabei deixando, momentaneamente, de participar da leitura do volume em questão das Crônicas Saxônicas.

Peço-lhes desculpas por isso, mas com toda a certeza, assim que acabar um dos livros acima mencionados, irei adentrar n'O Portador do Fogo.
 
Última edição:

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo