• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Notícias As marcas que já fizeram sucesso e desapareceram dos estádios brasileiros

Fúria da cidade

ㅤㅤ ㅤㅤ ㅤㅤ
Na sexta-feira, publicamos a história das camisas listradas do Palmeiras fabricadas pela Rhumell, uma empresa polêmica que vestiu o time do Parque Antártica por uma década antes de deixar o futebol e mergulhar em uma crise econômica. A história fez surgir uma outra questão: que outras marcas brilharam nos estádios brasileiros e hoje não são mais lembradas?

CCS: a marca das camisas piratas


A CCS era uma confecção do Belenzinho que ganhou importância fazendo pirataria. Nos anos 90, ter acesso a uniformes de futebol era complicado e a empresa entrou no mercado fazendo camisas de grandes clubes a preços acessíveis.


A era do marketing ainda engatinhava e não existia muito bem a noção do que era pirataria. Dentro dos clubes, não existia muito bem a noção de quais eram as suas propriedades e como aproveitá-las. Então, as camisas começaram a vender.

Venderam tanto que a empresa ganhou porte e passou a vestir, de forma oficial, alguns clubes. Principalmente do Nordeste. O ponto alto da história da marca foi com o Vitória, em 1993: Dida, Alex Alves e Paulo Isidoro chegaram à final do Brasileirão com as três letras no peito. Hoje, a CCS não existe mais.

banco-economico-patrocinou-o-vitoria-em-1993-1419103365947_615x470.jpg

(Antonio Gauderio/Folha Imagem)

Dell’Erba e o título do Bragantino


Uma das camisas mais marcantes do futebol paulista nos anos 90 é do Bragantino. O time campeão paulista em 1990 usava um uniforme cinza, preto e branco cheio de losangos que fez sucesso. A camisa carijó era um template da Dell’Erba, marca paulistana nascida na Lapa que hoje não existe mais.


em-1996-a-portuguesa-teve-o-patrocinio-das-lojas-armarinhos-fernando-1422987596814_564x430.jpg

(João Wainer/Folha Imagem)

A Portuguesa também usou por anos uniformes da marca. Incluindo na campanha do Brasileirão de 1996, aquele em que chegou à final do Campeonato Brasileiro e foi derrotado pelo Grêmio. Como lembrou o Mantos do Futebol, a Dell’Erba também fazia camisas piratas de grandes internacionais, como essas do Ajax e do La Coruña.

Amddma e mais um vice-campeonato


giovanni-domina-a-bola-no-confronto-santos-x-fluminense-na-semifinal-do-brasileiro-de-1995-1413461592033_564x430.jpg

(Arquivo/Folha Imagem)

O Santos, nos anos 90, vestiu três camisas da lista. De 1993 até 1995, foi Dell’Erba. Em 1996 e 1997, usou Rhumell. Entre essas duas, usou uma marca que deixou pouca saudade: a Amddma. O acordo durou apenas uma temporada, mas foi marcante: o time santista chegou até a final do Brasileirão e acabou derrotado pelo Botafogo em uma decisão polêmica.


amddmabahia.jpg

amddmabahia2.jpg


Como conta o Mantos do Futebol, além de Santos, a marca ainda vestiu Ponte Preta, Bahia, Remo e Fortaleza.

Champs e as meias emprestadas


Mais recente, a Champs patrocinou o Vasco e o Vitória em 2008. O acordo com o clube carioca seria milionário, com a empresa pagando cerca de R$ 23 milhões. Mas após uma série de polêmicas e calotes, o acordo foi desfeito em um ano.

O caso mais emblemático foi uma partida do Vitória em que o goleiro do clube atuou com meiões do Vasco – os únicos que a empresa entregou para os baianos. Além do dinheiro, o acordo com os clubes previa camisas mais baratas para a torcida e fornecimento de fardamento para as divisões de base. A fabricação e a distribuição das roupas, porém, nunca funcionou direito.

Mais do que isso, a dona da empresa acabou presa alguns anos depois, acusada de ser a chefe de uma quadrilha de clonagem de cartões de crédito.

Fonte

---------------------------------------------------------------------------------------------
 
Memorável esse "padrão eletrocardiograma" da CCS em 1993. A Champs não deixa nenhuma saudade: uniforme mais barato sim, mas também feioso, e empresa mais bagunçada que eu já vi, além de bandida.

E histórica aí do Bragantino é um ícone do Cenas Lamentáveis. :lol:
 
Se era pirata ou não comprei camisa da CCS de boa sem pensar nisso. Pra mim foi a marca mais nostálgica dos anos 90.

Engraçado é que o refri mais popular do mundo (Coca-Cola) já estampou várias camisas no Brasil, mas numa época que patrocínio de camisa não pagava cifras tão grandes como agora.
 
Gostei das fotos antigas, ali do Galo era o Rodrigo Fabri x Doriva?
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo