• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Novelas brasileiras históricas

waternyxe

Usuário
Sabe aquelas novelas que mostram o passado do brasil na época da colonização? Como escrava isaura, liberdade liberdade, enfim...várias...Eu queria muito que a globo (por ter o monopólio de novelas) faça novelas boas e com uma imagem legal. Vão lançar agora uma novela das 18h que se chama Novo mundo e se vocês puderem ver o trailer na internet verão que ficou muito bobo, sem contar que a menina principal é a antiga atriz da Emília, ficou muito nada a ver rs.

Eu adoro a história do Brasil e acho que mais pessoas deveriam ser interessar por ela, mas infelizmente com essas novelas pouco trabalhadas fica complicado :/
 
Essas produções e tentativas de algo cômico, leve/superficial vão na pegada de novelas tipo Que Rei Sou Eu que passava cedo a noitinha se não me engano, mas infelizmente sem as tiradas rápidas e carisma dos profissionais e artistas de antigamente:


Pelo que li, hoje em dia a Globo costuma variar entre o tom de comédia tipo Deu a Louca na História (começo da noite) e algo para as 23 horas tipo A Muralha. No período de 18-19h eles passaram a incluir sempre uma novela com pouca seriedade jogando para bem tarde as produções mais adultas.

Isso é uma pena porque o público moderado que não é nem muito jovem para estar acordado apenas até a noitinha nem adulto querendo ver sangue e sexo também merece e tem condições de ter produções com bons roteiros sem necessariamente ser uma obra pesada para depois das 23 horas... O fanservice gratuito não precisa ser parâmetro para poder contar boas histórias.

Se bem que se antes a população conseguia razoável panorama da cultura geral pela TV, hoje em dia cada vez mais ficam cada um por si, responsáveis pela própria formação em suas costas atrás de informação aonde ela ainda existir no mundo, sem ninguém nem o governo querer se responsabilizar por nada. Acesso a cultura caiu pesadamente nas mãos de quem vai atrás das referências certas da internet, dos endereços eletrônicos corretos, dos nomes de quem participa nas equipes... O que vai sobrando é um populismo televisivo que soterra a possibilidade de conhecer coisas boas novas, penso eu.
 
Última edição:
Essas produções e tentativas de algo cômico, leve/superficial vão na pegada de novelas tipo Que Rei Sou Eu que passava cedo a noitinha se não me engano, mas infelizmente sem as tiradas rápidas e carisma dos profissionais e artistas de antigamente:


Pelo que li, hoje em dia a Globo costuma variar entre o tom de comédia tipo Deu a Louca na História (começo da noite) e algo para as 23 horas tipo A Muralha. No período de 18-19h eles passaram a incluir sempre uma novela com pouca seriedade jogando para bem tarde as produções mais adultas.

Isso é uma pena porque o público moderado que não é nem muito jovem para estar acordado apenas até a noitinha nem adulto querendo ver sangue e sexo também merece e tem condições de ter produções com bons roteiros sem necessariamente ser uma obra pesada para depois das 23 horas... O fanservice gratuito não precisa ser parâmetro para poder contar boas histórias.

Se bem que se antes a população conseguia razoável panorama da cultura geral pela TV, hoje em dia cada vez mais ficam cada um por si, responsáveis pela própria formação em suas costas atrás de informação aonde ela ainda existir no mundo, sem ninguém nem o governo querer se responsabilizar por nada. Acesso a cultura caiu pesadamente nas mãos de quem vai atrás das referências certas da internet, dos endereços eletrônicos corretos, dos nomes de quem participa nas equipes... O que vai sobrando é um populismo televisivo que soterra a possibilidade de conhecer coisas boas novas, penso eu.

De fato a novela das 18 tem um foco diferente, mas mesmo assim, temos que começar a pensar grande e a fazer obras cinematograficas que exigam mais para que outras pessoas de diferentes paises tenham mais vontade de assisti-la. Quando estive na Alemanha eu notei que as series deles eram muito bem feitas, ótima iluminação e cenários, mas no brasil fica tudo meio tosco, atores e atrizes que sempre são usados, a globo é muito fechada... u.u
 
A atriz que fez a Emília é uma excelente atriz e é muitíssimo errado gravar o rosto de um ator ou atriz por causa de apenas um personagem. A Emília foi marcante na carreira dela? Foi. Ela é só a Emília? Não. Te falta um pouco de conhecimento da atriz, hein
Quanto a novelas de época, minha favorita é Sinhá Moça, seguida de perto por A Casa das Sete Mulheres, que é minisserie, mas tá valendo pelo formato.
 
A atriz que fez a Emília é uma excelente atriz e é muitíssimo errado gravar o rosto de um ator ou atriz por causa de apenas um personagem. A Emília foi marcante na carreira dela? Foi. Ela é só a Emília? Não. Te falta um pouco de conhecimento da atriz, hein
Quanto a novelas de época, minha favorita é Sinhá Moça, seguida de perto por A Casa das Sete Mulheres, que é minisserie, mas tá valendo pelo formato.
De fato é errado marcar um ator pelo personagem, assim como o Harry Potter e entre outros...Mas eu não acho que ela é uma atriz boa e nem de longe ficou bem ela ali, pelo menos nas cenas do trailer eu não curti. A globo é fechada como eu disse, e poderia colocar vários outros atores e atrizes. Tem uma personagem que será uma escrava que se casou com um austriaco, adivinha quem é? xD afinal, não há muitas mulheres pretas famosas na globo, infelizmente ._.
 
De fato a novela das 18 tem um foco diferente, mas mesmo assim, temos que começar a pensar grande e a fazer obras cinematograficas que exigam mais para que outras pessoas de diferentes paises tenham mais vontade de assisti-la. Quando estive na Alemanha eu notei que as series deles eram muito bem feitas, ótima iluminação e cenários, mas no brasil fica tudo meio tosco, atores e atrizes que sempre são usados, a globo é muito fechada... u.u

De minha parte, suspeito que a tendência de o impacto da "economia do self-service" (aonde o cliente escolhe e predomina o fanservice ao invés da qualidade) presente hoje em razão da competição com a internet contra as TVs tradicionais demore mais a chegar na Europa do que em países mais periféricos e vulneráveis como o Brasil. Historicamente a Europa preserva por mais tempo o patrimônio. Até lá as TVs antigas como a Globo estarão filosoficamente falando, diante de uma montanha. Elas podem escalá-la e resolver o problema ou poderão ficar paradas e morrerem. Se investissem do próprio bolso em integração com a internet poderiam canalizar recursos de um meio (net) para o outro (aberta) e manter os dois portais de informação com um mínimo de alta qualidade.

Houve um tempo em que existiam facilmente as condições básicas para produzir material equilibrado para todos gostos e moderado para todos os tipos de público, mas ultimamente essas condições andam desaparecendo e predomina atualmente uma ecologia econômica destrutiva e um público semelhante ao do começo do século 20. Se não desviarem o curso a esbórnia e libertinagem daquela época que culminaram na crise de 29 e segunda guerra ainda pode se repetir.

Exista quem defenda que sempre é possível haver as condições básicas para tudo na vida (ou pelo menos 00,01% de chances) mas pessoalmente penso que não é assim sempre. Da mesma forma que o clima, em certas situações plantar algo não é possível e seria como jogar sementes num campo durante uma erupção vulcânica ou arar o solo numa tempestade de neve no meio do inverno. Para que o cenário correto sustente as condições básicas é necessário que as forças que mantêm o atual sistema se dissipem ou sejam sabotadas de forma legítima ou ilegítima (profissionais ruins, por exemplo), etc...

Eu mesmo declarei guerra pessoal contra qualquer tipo de algoritmos de produção assassinos que eu veja sendo usado em páginas de internet, políticas de governo, etc... É como em Mad Max 3. Até que apareça o Max (que representa o que restou de homem civilizado com um mínimo de saúde mental, física, emocional e espiritual para escapar de ciladas e conluios) para detonar com o MasterBlaster e a política de fachada da Tina Turner as coisas só tendem a piorar no cenário popular.
 
Desde a refilmagem de Sinhá Moça que foi produzida com uma qualidade de imagem muito boa, já faz tempo que não vejo uma novela ou mini-série que remonte o período colonial ou mesmo o imperial que tenha me marcado, pois quando vai muito pelo lado cômico ou da ironia, aí já distorce a proposta do que penso ser uma verdadeira novela de época.
 
Desde a refilmagem de Sinhá Moça que foi produzida com uma qualidade de imagem muito boa, já faz tempo que não vejo uma novela ou mini-série que remonte o período colonial ou mesmo o imperial que tenha me marcado, pois quando vai muito pelo lado cômico ou da ironia, aí já distorce a proposta do que penso ser uma verdadeira novela de época.
Essa nova novela não parece ter teor de comédia, mas não curti os trailers nem um pouco =/ vamos esperar sair pra ver u.u
 
De fato a novela das 18 tem um foco diferente, mas mesmo assim, temos que começar a pensar grande e a fazer obras cinematograficas que exigam mais para que outras pessoas de diferentes paises tenham mais vontade de assisti-la.

Concordo plenamente, pois quando uma novela de época é bem produzida em todos os aspectos, ela facilmente se torna um "cartão de visitas" importante do nosso país. Assim foi Escrava Isaura que durante vários anos foi a grande campeã de exportação.

Hoje a Globo tem muito mais recursos tecnológicos para produzir obras da mais alta qualidade, algo que é inquestionável. Só cabe a ela caprichar naquilo que esperamos e sempre desejamos que é ver um bom roteiro condizente com contexto histórico que está sendo retratado e bons atores e atrizes que tenham uma grande identidade e entrega, pois fazer novela de época sempre exige aquele "algo mais", já que todos estão buscando interpretar um passado bem mais distante e pra isso a dedicação tem que ser redobrada.
 
Pra quem é pequeno, mora num fim de mundo e só tá preocupado com sua comunidade local, ninguém se importa, mas pra quem quer se grande e visto por todos, esse é o preço a se pagar.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo