• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

A Torre Negra VI: Canção de Susannah - Stephen King

-Jorge-

mississippi queen
O ka-tet se divide: Roland e Eddie vão para o Maine, a fim de conversar com sai Stephen King, e esbarram em Calvin Tower e Aaron Deepneau. Acontecem conversas importantes sobre a continuação da história e o futuro do terreno baldio onde cresce a singular rosa. Enquanto isso, Jake, Oi e Père Callahan chegam a Nova York, à procura da Susannah e do Treze Preto. Descobre-se a origem sombria da gravidez de Susannah/Mia, prestes a dar à luz.

Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/A_Torre_Negra:_Canção_de_Susannah
-----

Como disse, @Mireille, a coragem de Jake, Callahan e Susannah nesse volume é bem bonita. Mas vou deixar mais comentários para depois.
 
Ae! Comecei a ler agora, então só volto pra comentar direito aqui semana que vem. :p Até agora, como está a sua ordem de preferência dos livros, @-Jorge- ?
 
Achei você @Mireille. Espero que você não desista de ler a continuação das Crônicas Saxônicas, afinal combinamos começar a ler o próximo volume (7) no mês de março né?
 
Até agora acho que a preferência fica assim:

1. Volume 1: O pistoleiro - Sim, ainda continua o meu favorito. Tinha menos enrolação que o resto e mais coisas subentendidas ou a explicar do que explicações longas e desnecessárias. Isso faz boa literatura, na minha opinião.

2. Volume 3: As Terras Devastadas - Esse livro é bem múltiplo, né? Tem o retorno de Jake, a parte da Casa Monstro e o poema dele (que é muito rico, de novo, nos subentendidos), um pouco do passado de Eddie, tem Lud e Blaine no final, que não me deixou frustrado não.

3. Volume 5: Lobos de Calla - Aqui eu gostei de ver os pistoleiros agindo, ainda que tenha ficado pras últimas 100 páginas (Sr. King sendo Sr. King :roll:...) Mas as histórias intermediárias são boas né? Ainda que a de Callahan e os vampiros possa parecer um pouco forçada.

4. Volume 6: Canção de Susannah - Finalmente algumas explicações. A história de Eddie e Roland aqui tem um pouco de enrolação, mas tem ação também, então compensa. Mas a de Jake e Callahan e Susannah...! Fazem valer a pena. Será que não seria melhor se Susannah fosse a protagonista disso tudo? haha

5. Volume 2: A escolha dos Três - Achei um pouco enrolado demais a história do Eddie e talz e não consigo aceitar ainda essa coisa de amor à primeira vista dele e da Susannah. Forçaaaddooo... Mas a história dela é interessante sim.

6. Volume 4 - Mago e Vidro: :humpf:
Brincadeira. Só acho mesmo desnecessária aquela história do passado do Roland interpolada. Não era a hora praquilo. E o "grande retorno" de Tiquetaque, hein? O que foi aquilo? E o encontro com o mago é uma decepção também, enfim. Começou bem, a metade é horrível e o final decepcionante.

E os teus?
 
Última edição:
Eu já li todos os livros da série, há algum tempo atrás. No entanto, pelo que me lembro, todos eles tem pontos altos e trechos meio arrastados. Porém, para entrar na brincadeira, lá vai meu ranking:

1º. Volume 5: Lobos de Calla;

2º. Volume 6: Canção de Susannah;

3º. Volume 7: A Torre Negra;

4º. Volume 1: O pistoleiro;

5º. Volume 4: Mago e Vidro;

6º. Volume 3: As Terras Devastadas;

7º. - Volume 2: A escolha dos Três.
 
Pra mim é:

1 - Volume 2: A escolha dos Três;
2- Volume 1: O Pistoleiro
3- Volume 6: Canção de Susannah;
4- Volume 7: A Torre Negra;
5- Volume 3: As Terras Devastadas;
6- Volume 4: Mago e Vidro;
7- Volume 5: Lobos de Calla


Pra mim a maior falha do Stephen King é ele focar pouco no Mundo-Médio, e querer misturar com outros universos dele, como a Dança da morte e Hora do Vampiro. O mundo médio merecia mais atenção. Como foram as grandes guerras, a construção dos Baronatos inferiores, Gilead, isso tudo é muito mal explicado. Mesmo a guerra e a destruição de Gilead só tem uma boa narração nas HQs que falam da juventude do Roland.
 
Não nos esqueçamos que Stephen King, em seu livro O vento pela fechadura, retorna ao Mundo Médio, cenário d'A Torre Negra. Este livro encaixa mais uma peça no vasto quebra-cabeças que cerca a saga do pistoleiro, oferecendo lendas e histórias fantásticas de Gilead, ao mesmo tempo em que investiga o passado doloroso de Roland Deschain.
 
Achei você @Mireille. Espero que você não desista de ler a continuação das Crônicas Saxônicas, afinal combinamos começar a ler o próximo volume (7) no mês de março né?
Não se preocupe, pretendo ler as duas sagas ao mesmo tempo! :D

Quero ler "O Vento pela Fechadura" e as HQs após concluir a leitura da saga principal, também acho a parte de Gilead muito bacana.

Engraçado, até agora o livro que menos gostei foi o Terras Devastadas, eu achei mais arrastado do que os outros. :(

Por enquanto tô assim (faltando ler os 2 últimos):

1- Volume 4: Mago e Vidro
2- Volume 2: A escolha dos Três
3- Volume 5: Lobos de Calla
4- Volume 1: O Pistoleiro
5- Volume 3: As Terras Devastadas
 
Minhas considerações até agora:

- Roland e Eddie conhecendo Stephen King foi demais! Não consegui desgrudar o olho até terminar esse capítulo;
- Muita referência ao "Olho" do Rei Rubro, já me sinto em um misto de Poe e O Senhor dos Anéis;
- Gostei das partes da Mia confrontando Susannah (ou vice-versa?). Os diálogos talvez sejam muito expositivos, mas até que tava precisando parar um pouco e dar explicações :rolleyes:;
- Me chamou a atenção Mia botar minhoca na cabeça da Susannah, dizendo que Roland não vai salvar nada, ele só quer olhar A Torre Negra. Até eu fiquei :think:

E, por fim:
- de novo o cara que é cheio de espinhas no rosto passando na esquina onde fica a rosa! Depois que a rosa foi introduzida na narrativa, todo livro ele aparece :lol:
 
- Me chamou a atenção Mia botar minhoca na cabeça da Susannah, dizendo que Roland não vai salvar nada, ele só quer olhar A Torre Negra. Até eu fiquei :think:

Mas tem verdades aí. Se for necessário sacrificar a Susannah para encontrar a Torre, Roland sacrificaria, hein?
 
Terminei de ler, e foi pro top 2 de preferidos da série!

A parte final do parto da Mia/Susannah foi de tirar o fôlego! Bizarríssimo os seres com cara de pássaro e rato, hein? WTF! "Os lábios da coisa recuaram trêmulos, revelando uma dupla coleção de caninos. Era uma careta ou um sorriso?"

Esqueci de comentar acima: durante a visita a Stephen King (o "criador") é que notei a referência ao pai de Roland, Steven! Será que foi algo que ele pensou desde o começo?
E os diários no final, achei fantástico. O atropelamento, no dia 19/06/1999, que levou a sua morte. Fui imediatamente na Wikipedia verificar se se tratava do mesmo atropelamento que aconteceu na vida real, e foi exatamente isso. É dito várias vezes que esse mundo é o mundo "verdadeiro" (ou seja, o nosso), que não há chance de voltar no tempo nele. Então fica a curiosidade de como vai ser esse desenrolar, já que até 1999 ele só tinha escrito até Mago e Vidro (com algumas ideias vagas sobre Lobos de Calla na mente).
 
Estava navegando por aí de bouas nesta grande internet, especificamente lendo sobre Novembro de 63 e sua adaptação pra TV (um livro que gosto muito; a série é boazinha), me deparei com essas coisas relacionadas ao "universo" Stephen King:

Um diagrama com as relações entre os personagens de King e as obras em que aparecem (exceto A Torre Negra)
17qrrcxyupts3jpg.jpg

E uma lista com ordem de leitura para a série A Torre Negra, considerando os outros livros que são referenciados na série. Segundo o autor da lista: If you are looking for a complete, and enjoyable experience into the understanding of the world of the Dark Tower, then this list is for you (Se você está procurando uma experiência completa e agradável na compreensão do mundo da Torre Negra, então esta lista é para você). Curioso como parece tudo meio que interligado, né? Lembrei daquelas teorias que todos os filmes do Tarantino são uma história só :P. Ah, e acabei descobrindo que Novembro de 63 também tinha uns easter eggs de outros livros, que passei batido.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo