• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Resoluções Literárias para 2017

Clara

Perplecta
Usuário Premium
Quem se propõe a fazê-las para este ano?

Não fiz nenhuma resolução ano passado e me arrependi porque foi um dos piores anos literários que tive, com várias leituras interrompidas e poucas terminadas.

Este ano resolvi, de início, participar mais do Censo Valinor, terminar o livro que começar, por pior que seja e fazer um lista e/ou participar de algum desafio interessante como aquele do Gabriel, de 2016.

Volto mais tarde, com minhas resoluções completas. =]
 
Eu fiz ano passado, e falhei miseravelmente. :osigh:
Por isso vou apenas repetí-la, e torcer pra que este ano eu seja mais dedicado e esforçado:
Terminar de ler a série do Sharpe do Bernard Cornwell. São 20 volumes, já li 2, isso já a torna uma meta e tanto, né, hehe.
E também tentar não ficar nem um dia sem ler, nem que seja ao menos um capítulo.
 
Normalmente releio as obras "principais" (silmarillion,contos inacabados, hobbit e SdA) do Professor todo ano ímpar, mas esse 2017 vai ser tão louco e puxado que não sei se vou conseguir...
Não sei muito bem o que esperar de livros esse ano, pra dizer a verdade. Entre decorar 638388483 falas, ler um zilhão de livros pra monografia, ler os livros da aula de literatura e estudar pro maldito do enem, não sei quanto tempo vou ter pra livros de minha escolha.
Sei lá, acho que não sendo o fracasso que foi minha leitura em 2016, já vai estar ótimo.
A meta estão: ver se me mantenho na minha média de livros por ano ( 30) e se consigo colocar pelo menos o silma e o contos entre eles
 
Minhas resoluções literárias para 2017 são um repeteco de 2016:
Ler 12.000 páginas -- por ora não vou criar submetas de leitura para prestigiar este ou aquele livro. Vai ser uma lista meio aleatória de livros, mesmo.
Escrever algumas resenhas.
Escrever alguns poemas.
Começar a escrever ou organizar um livrinho despretensioso.

Só que desta vez eu vou me puxar para cumprir hehe.
 
Acho que posso adicionar duas resoluçõesinhas singelas:
-- Me desfazer de 100 livros (doando, trocando ou vendendo);
-- Ler O Senhor dos Anéis pela primeira vez (os tolkienetes do fórum pira) :P
 
Em 2016 não li praticamente nada, não fiz o censo, mal lembrei de marcar o que li no skoob/goodreads. Pra esse ano, desejo apenas:
-Ler tudo que acumulei no Kindle graças à Amazon.
-Ler todos os dias, começando hoje, porque já falhei ontem.
-Terminar os livros das Crônicas de Gelo e Fogo que estão empacados há uns 3 anos.
 
Esse ano eu queria fazer algo parecido com o desafio que a Gisele (uma das moças da literatura do youtube que mais gosto) tem feito, mas ao invés de selecionar dez livros dentre os que eu não posso mais esperar para ler, decidi fazer uma meta com 12, um pra cada mês. Não significa que serão esses os únicos que vou querer ler, agora mesmo estou no meu primeiro Ferrante, A filha perdida. No espaço que sobrar eu vou alternando com obras mais curtas que também estiver muito a fim de ler no momento (desonra e o tribunal da quinta-feira pretendo ler esse mês ainda; não posso deixar de incluir um da Svetlana, da Ali Smith, Virginia Woolf e outros autores que quero muito ler e acho que dão pra intercalar com as leituras do desafio).
Enfim, espero conseguir cumprir esse ^^

São esses os que eu selecionei, dos livros que tenho aqui (ou já vou comprar) que acho não podem mais esperar pra serem lidos (sem ordem, em cada mês vou tentar pegar o que mais estiver a fim):

Seu Rosto Amanhã, de Javier Marias
À Sombra das Raparigas em Flor, de Proust
Ressurreição, de Tolstoi (que vai ser o de janeiro :) )
Cem Anos de Solidão, do Gabo
O Processo, de Kafka
Tetralogia Napolitana, de Ferrante
O Ano da Morte de Ricardo Reis ou O Evangelho Segundo Jesus Cristo (os dois próximos livros que mais quero ler do Saramago, que na hora decido qual será... talvez os dois, em momentos alternados do ano, se der?)
Os Detetives Selvagens, de Bolaño
Os Irmãos Karamázov, do tio Dostô (acho que a ultima vez que eu o li foi no ultimo ano do ensino mérdio, com O idiota o_O faz tempo)
Contra o Dia, de Pynchon
A Montanha Mágica, de Mann (o unico desses que ainda nao tenho, to esperando uma promoção boa).
e Oblomóv, minha biografia escrita pelo russo Ivan Goncharov :)

Dói-me ter deixado pro ano que vem o Grande Sertão:Veredas... se por um acaso sobrar bastante tempo no mês de uma dessas leituras e eu estiver com vontade eu até engato, mas não garanto... também vou ver se, como o Calib, eu leio finalmente O senhor dos anéis (li a sociedade do anel tbm no ensino mérdio e adorei completamente, mas era um livro emprestado de uma amiga e na época eu era ainda mais obsessivo em ter os livrinhos pra lê-los que eu decidi esperar até comprar aquela edição bonita com as capas desenhadas por Tolkien para ler tudo de uma vez, coisa wue fiz ano passado). Como é uma leitura mais leve, talvez dê pra encaixar, apesar de ser um calhamaço tbm...

Outros que fiquei triste de não poder incluir esse ano, mas que, por ter feito uma boa seleção pra 2017, eu acabo me consolando com a espera, com a esperança de que esse troço dê certo e eu os possa incluir no desafio 2018, foram: Moby Dick, Graça Infinita, Atlas de Nuvens, Ulysses, O Nome da Rosa (na verdade o do Eco que mais quero ler é O pêndulo de Foucault, mas O nome... é o que eu tenho), Musashi, 1Q84, David Copperfield...
 
Última edição:
G. O Evangelho é melhor que o Ano da Morte. Priorize-o. Fica a dica.
 
Virge Maria! Postei no tal do CdA que meu objetivo era entrar num fórum literário que me ajudasse a cumprir com minhas resoluções de leitura para 2017, mas tinha aqui um tópico específico para isso.

Bom. Que seja. De supetão mesmo. Aqui vai:
Quero ler 4 livros por mês. Um pouco ambicioso para alguém que não leu nem 2/mês ano passado?
Sim. Mas é por necessidade. Estou com minha leitura acadêmica e geral bem defasadas, já tá batendo vergonha de entrar na rodinha (piadas a parte) dos meus amigos nerds e isso tem que acabar.
Sempre fui muito exigente comigo mesmo, mas, com a rotina de trabalho e os tropeços aqui e acolá, as coisas foram afrouxando demais.
Não li um livro jurídico de cabo a rabo no ano passado. Só consultas rápidas e superficiais. O mesmo com meus livros dO Mestre Tolkien.

Este ano separarei 1h30 por dia para ler literatura geral antes de dormir e 2h/dia para meus livros acadêmicos.
Tem alguém para puxar a orelha de quem não cumpre resolução no fórum?
 
Seja bem-vindo.
Se você realmente reservar 3h30 por dia a leituras, vai ler bem mais de 48 livros no ano.
Muito obrigado. Muito obrigado.
Agora quanto a minha capacidade, por favor, me subestime. Analfabetismo funcional chegou aqui e parou.
Na cultura inútil e afins eu me garantiria com 48/ano, mas como meti umas leituras mais técnicas no bolo, já bateu preguiça e tô quase voltando para o Netflix.
;s
 
Essa e minha primeira resolução literária, mas de cara já pretendo ler muito mais que ano passado, pra ser honesto eu nem lembro se li algum livro ano passado.

  • Ler a Crônicas de Arthur por Bernard Cornwell, ler em inglês.
  • Reler as edições em inglês dos meus livros preferidos(SDA e Hobbit, Sherlock Holmes por Sir Arthur Conan Doyle, Harry Potter, Trilogia Bourne)
  • Ler os livros técnicos sobre Java como preparação para certificação.

Melhor parar por aqui por que já esta começando a parecer uma missão impossível.
 
Como assim, 2016 já acabou? tinha tanto livro bom pra eu chegar nos 50 no ano passado ainda... É muita coisa pra atrapalhar, tipo a vida, nã! Esse povo que não entende que você só quer ficar quieto lendo...

Mantenho essa resolução (acho que é o terceiro ano...): quero ler 50 livros esse ano. Talvez me enfurnando na biblioteca como pretendo fazer em fevereiro/março eu consiga. No meio disso aí, queria reler Dostoiévski e Murakami, entre outros.

Fora isso, vou tentar começar um grupo de leitura lá no meu condomínio esse ano.
 
Pra quem quer ler Senhor dos Anéis e vê vlog literário, a Tati Feltrin está com projeto de ler ao longo de uns meses, cerca de 100 páginas a cada duas semanas. Vou fazer a minha quarta leitura acompanhando o projeto :p

Minhas resoluções eu escrevi no blog:
  • Concluir 60 leituras (contando HQ, por isso o número ambicioso)
  • Terminar 5 dos livros não concluídos de 2016
  • Fazer leituras de três continentes diferentes
  • Fazer leituras de cinco países diferentes
  • Ler ao menos um livro no original (inglês, francês ou espanhol)
  • Desafio Livrada!2017 (anos depois de tentar fazer lista fechada e não conseguir, vou tentar novamente)
E ainda: escrever no blog sobre parte das minhas leituras, voltar a participar na área literária do fórum.
 
- Terminar de ler a Bíblia
- Começar a ler o Alcorão e o Bhagavat Gita (pois é, livros sagrados...)
- Ler pelo menos 100 livros esse ano (ano passado li 51)

Calib disse:
Ler 12.000 páginas

Do dia primeiro até aqui já li 730 páginas... acho que consigo chegar a algo parecido rs!!
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo