• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Resoluções Literárias para 2016

Bruce Torres

Let's be alone together.
Ano acabando e a gente tentando dar um jeito de botar as leituras em dia - e tá, eu estou ciente da minha fama no Censo de Livros Adquiridos. :lol:

Mas enfim, ano de Olimpíadas e eleições municipais (oi?) - potenciais distrações? Mas aos corajosos valinorianos que são brasileiros e não desistem nunca, sendo homo ou mulher sapiens, digam aí: quais as metas de leitura de vocês para 2016?
 
Ler 12.000 páginas -- por ora não vou criar submetas de leitura para prestigiar este ou aquele livro.
Escrever algumas resenhas.
Escrever alguns poemas.
Começar a escrever ou organizar um livrinho despretensioso.
 
Já que ano passado coloquei resoluções e não cumpri nenhuma, minha resolução pro ano que vem vai ser simples:
Comprar tantos livros quanto o @Bruce Torres :rofl:
Ler o máximo que eu conseguir dos livros que me der vontade de ler, sem ficar empacada em nenhum.
 
Meditei muito a respeito e não sei se tenho resoluções. Acho que, mais próximo, seria terminar meus estudos em fenomenologia (Kant, Hegel, Heidegger, Sartre; Husserl eu chutei pra escanteio por motivos de: muito caro), em epistemologia, em Platão, Aristóteles e, talvez, começar em São Tomás de Aquino.

Quero ver se consigo comprar e estudar o Do mito das musas à razão das letras, mas vai depender de se eu conseguirei realmente achar o livro ou quá.

Mas de resto eu realmente não sei. Vou deixar a vida me levar. Estou meio cansado de ficar lendo teoria literária, então vou dar uma quietada e, pelo menos nesse final de ano, tentar ler um pouco de prosa (A morte de Virgílio, Doutor Fausto do Mann) e umas releituras anuais (Homero, Virgílio, Dante, Goethe etc).

Mas ah sim: quero manter meu Censo de Leituras atualizado.
 
A mesma desse ano: ler 4 livros por mês no mínimo.

E esse ano consegui ler ou reler a maioria dos livros incompletos que desejava, então mantendo-se assim está bom!
 
Queria pelo menos conseguir ler mais que em 2015 haha. Mas algumas das minhas metas mais "específicas" são essas:

- Manter uma linha de leitura em estética - seja em textos curtos ou longos (Nietzsche, Rodrigo Duarte, Walter Benjamin, Adorno talvez, Flusser, etc...);
- Ler pelo menos um livro de filosofia política (Talvez "Circuito dos Afetos" recém lançado do Vladmir Safatle, ou talvez eu vá de Zizek ou Foucault);
- Pelo menos uns dois livros de poesia (tenho em mente poetas brasileiros clássicos mesmo, como Murilo Mendes, Drummond ou Leminsk, mas talvez eu enlouqueça e leia algum poema clássico gigante haha)
- Livros "fixados": Memórias do subsolo do Dostoiévski; Barba ensopada de sangue do Daniel Galera (já é o segundo ano que ele é fixado haha); Redoma de vidro da Sylvia Plath; e mais qualquer um do Gabriel Garcia Marques.
 
Última edição:
Minha meta nos últimos 3 anos (depois de passar muita vergonha no Censo) foi ler 60 livros por ano.
Esse ano, NOVAMENTE, eu NÃO consegui... mas, considero que cumpri meia meta, porque pelo menos consegui dobrar o número de livros lidos em relação aos anos anteriores. E teria lido mais se ainda estivesse morando sozinha (silêncio... preciso!)

Pra esse ano vou estipular uma meta mais modesta: pretendo ler, no mínimo, 45 livros em 2016.


Quanto às aquisições, eu nunca estipulei meta. Mas no começo de 2015 fiz algo que me ajudou muito: criei uma Wish List só de livros. Infelizmente o número passou de 200 títulos :ahhh:
Mas essa lista me ajudou MUITO... porque antes eu comprava livros de uma maneira meio desorganizada, por impulso e às vezes deixava de comprar outros mais importantes por isso. Esse ano, com uma listinha organizada, consegui adquirir muito mais livros. Eu mesma me espantei ao conferir, no fim do ano, quantos tinha comprado. Total de 23 livros. Nunca comprei tantos livros em um mesmo ano! (não, não ganhei nenhum de presente, apesar das diversas indiretas aos familiares e de ter postado a tal Wish List num álbum do FB).

Por isso, pra esse ano, já estou preparando uma Wish List atualizada! :joinha:

Minha meta de aquisições pra 2016 é:

- Comprar muitos livros de Star Wars, especialmente os do novo canon
- Comprar os de Tolkien que me faltam
- Completar as séries que comecei a comprar, porque eu gosto de ter todos pra ler em sequência e não ficar no vácuo
- Comprar (e ler) mais clássicos
 
Última edição:
Não sei muito bem ainda, já que não cumpri as resoluções dos últimos anos e os autores a serem lidos continuam os mesmos... (2013, 2014 e 2015) .

Mas gostaria de:
- Procrastinar menos e ler uns 50 livros;
- Escrever sobre alguns do livros lidos e ganhar dinheiro como booktuber;

Vamos ver. Talvez volte aqui.

Junho já? Bom , até que não estou tão mal esse ano. Já li 18 (ou 13 se contar os com mais de 100 páginas). Se eu conseguir me mudar para uma biblioteca daqui pro final do ano, quem sabe.

E ainda não estou ganhando dinheiro como guru livresco da internet. Só pra registrar.
 
Assim, vou tirar esse tópico do limbo mas finjam que eu não fiz isso e sigam suas vidas sem remorso diante de resoluções miseravelmente fracassadas, ok?
 
Graçazadeus que não fiz nenhuma, porque minhas leituras foram bem uó esse ano. :oops:
Idem quanto à segunda parte. Li tão pouquinho, uns 13 livros até agora, sem contar o que estou lendo e planejo terminar até o fm do ano.
Basicamente:

Ler mais (ter mais disciplina com a leitura); comprar menos; ler dos livros que tenho aos montes aqui.
Só tô conseguindo sair da minha preguiça generalizada mais pra agora... acho que tô melhorando...
e esse ano só comprei menos por falta de dinheiro mesmo :dente:

Alguém abre o tópico de 2017? Preguiça...
 
Geralmente não faço nenhuma grande resolução literária, pois minhas prioridades são sempre viagens, teatro, cinema, música e leitura (nesta ordem) mas fiquei feliz por ter conseguido reler pelo menos 5 clássicos da Agatha Christie que não lia há pelo menos quinze anos.
 
Última edição:
Bem, vamos lá...

Pra esse ano vou estipular uma meta mais modesta: pretendo ler, no mínimo, 45 livros em 2016.

:rofl::rofl::rofl:Li 12 livros


Esse ano, com uma listinha organizada, consegui adquirir muito mais livros. Eu mesma me espantei ao conferir, no fim do ano, quantos tinha comprado. Total de 23 livros. Nunca comprei tantos livros em um mesmo ano! (não, não ganhei nenhum de presente, apesar das diversas indiretas aos familiares e de ter postado a tal Wish List num álbum do FB).

Bati o recorde de 2015 FÁCIL... nunca comprei tanto livro em um ano como em 2016!!! Até assustei e confesso que senti uma pontada de culpa... Foram 59 no total, embora uns 5 livros eu tenha recebido por parceria com uma editora. E muitos outros eu achei em promoções por R$ 10 a R$ 20 reais...

Minha meta de aquisições pra 2016 é:

- Comprar muitos livros de Star Wars, especialmente os do novo canon

CONFERE.... Comprei (e li alguns): Star Wars: Estrelas Perdidas, Academia Jedi, Darth Vader e Filho, Star Wars: Alvo em Movimento, O Caminho Jedi, O Livro dos Sith, O Código do Caçador de Recompensas, O Manual do Império, Almanaque Jedi, Star Wars: Darth Plagueis, Star Wras: Marcas da Guerra, Tarkin, Herdeiro de Jedi, Star Wars: As Aventuras de Luke Skywalker e Como Star Wars Conquistou o Universo.
Nem todos são do novo canon, mas tá valendo... Só fiquei chateada por não ter conseguido comprar ainda Skywalking, que é a biografia do GL... mas já tá na minha lista de prioridades para esse ano, embora a meta desse ano seja gastar beeeeeeeeem menos.

Comprar os de Tolkien que me faltam

Comprei Roverandom só

Completar as séries que comecei a comprar, porque eu gosto de ter todos pra ler em sequência e não ficar no vácuo

Só consegui completar a série Pegasus e a primeira série de Percy Jackson. Mas também completei a coleção de livros da Jane Austen e comprei o box da série completa de Sherlock Holmes. Mas ainda tem algumas séries pela metade aqui... E séries que quero, mas nem comecei a comprar ainda.

Comprar (e ler) mais clássicos

Esse foi um ano de Star Wars em compras e leituras... mas acho que posso dizer que CUMPRI, pois como disse comprei livros da Jane Austen e a coleção de Sherlock. Além disso, comecei o ano lendo Mochileiro das Galáxias (acho que podemos considerar como um clássico nerd, embora eu não tenha gostado) e li 3 livros da Jane Austen: Emma, Mansfield Park e A Abadia de Northanger.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo