• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Crise dos Correios

Fúria da cidade

ㅤㅤ ㅤㅤ ㅤㅤ
Produto usado só para comércio eletrônico representa 30% do faturamento de lojas franqueadas

2016-918971646-2016-902297510-2015-791290560-2015-787083534-2015013083113.jp.jpg

Prazo. Correios: encomendas no e-Sedex só até o fim do ano - Sergio Marques / Agência O Globo/30-1-2015

BRASÍLIA - Mergulhados na maior crise financeira de sua história, os Correios decidiram acabar com um dos seus principais produtos: o e-Sedex. Segundo fontes ouvidas pelo GLOBO, o anúncio deve ser feito nos próximos dias. No entanto, a possibilidade de encerrar o serviço gerou reação entre os franqueados, que já preveem queda de receitas e prometem recorrer à Justiça para que o produto continue a ser comercializado.

O e-Sedex é um serviço dos Correios exclusivo para comércio eletrônico. Seu preço é quase igual ao de uma encomenda convencional, mas tem exatamente os mesmos os prazos de entrega do Sedex normal. O que difere é que a área de cobertura é restrita a algumas cidades e há o limite de peso de objetos postados — de até 15 quilos.

Procurado pelo GLOBO, o presidente dos Correios, Guilherme Campos Júnior, confirmou a medida. Disse que é uma das ações para sanear a empresa.

— O e-Sedex tem preço de PAC (serviço convencional) e qualidade de Sedex. Isso é ter a liberdade de ser solteiro com o conforto de casado — disse o executivo.

FRANQUIAS DEFENDEM REAJUSTE DE PREÇO

No entanto, a ideia de cortar esse produto das prateleiras dos Correios fez com que os franqueados reclamassem. Segundo a Associação Brasileira de Franquias Postais (Abrapost), o e-Sedex responde por 30% do faturamento das lojas.

O que está deixando a gente assustado é que recebemos centenas de ligações de associados querendo saber o porquê de os Correios terem decidido acabar com o e-Sedex. Não sei responder. A gente está muito preocupado hoje com a possibilidade de o cliente ir para a concorrência — disse Chamoun Hanna Joukeh, presidente da Abrapost.

Para ele, o ideal seria reajustar o valor do e-Sedex, e não acabar com o produto:

— Reajuste a marca e não jogue ela fora.

No entanto, o presidente dos Correios disse que a decisão está tomada. Os contratos com as lojas virtuais serão descontinuados, e postagens de encomendas pelo serviço não serão mais aceitas depois da virada do ano.

Procurado pelo GLOBO, os Correios informaram que as necessidades do e-commerce são atendidas por
todos os serviços de encomendas e não apenas por esse serviço específico.

“Com a evolução do e-commerce brasileiro, todos os serviços de encomendas — PAC, Sedex, Sedex 12, Sedex 10, Sedex Hoje e Logística Reversa — passaram a ser utilizados pelos clientes para a entrega dos produtos adquiridos via web”, diz nota.

------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Mais uma péssima notícia que atinge tanto quem compra quanto quem vende (meu caso) pela rede.
 
Imagino que essa crise seja continuação ou agravamento da situação difícil das épocas anteriores. Tudo indica que eles andavam com problemas administrativos há uns bons anos e como o país também está financeiramente frágil a infra estrutura e logística sofrerão. Bom, pelo menos eles poderiam manter a setorização e o funcionamento nas áreas do eixo Rio-São Paulo... Ajudaria a proteger da concorrência.
 
E vai continuar a ter prejuízo como por exemplo o processo que eu ganhei na justiça contra eles depois de me pagar com 10 meses de atraso uma indenização por extravio de uma mercadoria. É que em casos assim muita gente desanima, desiste e não vai atrás como fui, mas se todos fossem só nesse caso que é apenas um dos vários problemas que a empresa tem, o rombo seria ainda maior.
 
Isso atinge a Menina Galhofeira em cheio. A gente usa muito e-sedex nos envios, justamente pelo preço mais em conta, e a mesma eficiência do Sedex tradicional. Um tiro no pé dos Correios.
 
Exato, acabar com o E-Sedex afeta e muito no comércio eletrônico brasileiro que bem ou mal vinha se expandindo e sendo positivo na economia. No momento atual seria um retrocesso enorme da parte dos correios.
 
Já passou da hora de acabar com essa farra. Tem que fechar logo essa merda...
sim, camarada meu trabalha lá. Tem aumento direto, a cada 2 funcionários 1 é chefe, ou seja, quando o estado põe a mão vira merd@ mesmo.
 
Quando o Estado colocou a mão nos Correios? :think: Não é desde sempre estatal?
 
Sou contra alguns tipos de privatizações, mas no caso dos Correios já passou da hora de acontecer. A qualidade caiu demais nos últimos anos e só tende a piorar.
 
Correios está demorando 7 dias para entregar um Sedex de um bairro para o outro aqui no RJ. Tem que falir essa porcaria mesmo.
 
É fato que pra se enviar objetos não existe só os Correios, mas a principal dificuldade de fazer por outras empresas é o custo, pois os Correios conseguem ainda ter vantagem no custo final do frete em várias situações. Se acabasse essa mamata e deixassem as demais empresas poderem praticar custos mais acessíveis eles iriam a falência rapidamente.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo