• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Estudando Sindarin? Tire suas dúvidas!

@Felipe Fingolfin, o melhor material que você pode encontrar sobre o alfabeto élfico voltado para o seu fim (as línguas élficas) está nos próprios Apêndices de O Senhor dos Anéis. Mas se você procura o material que ensina a utilizar o alfabeto élfico para escrever em português (uma adaptação de fãs), aqui está.

Quanto a tradução em sindarin, não sei fazer. Não serve em quenya, Roccondil ou Melarocco? Aqui a dica para você e os demais: Quenya Essenya
 
Última edição:
@Eriadan, obrigado pelas respostas e os links, porém o primeiro link tá com a url inválida e não consegui ver.
Então, tem um glossário no Silmarillion e o apêndice no SDA do 3° livro e é possível que eu aprenda a escrever apenas estudando esse material?
Eu to pesquisando pra estudo próprio mesmo, como pegar uma frase qualquer como ''Eu sou o fogo'' e transcrever ela em quenya/sindarin.
A parte complicada é não encontrar (por incrível que pareça) a base pra se começar a ''entender'' como se transforma ''Fogo'' em élfico.

Eu baixei todas as folhas do MTP aqui do fórum, porém ele não ''ensina'' como se aprende as escrituras e composição das palavras, entendimento delas e etc... apenas fonética, to muito afim de mergulhar de cabeça no aprendizado, haha xD



''Que a graça dos Valar esteja com você''
 
@Eriadan, obrigado pelas respostas e os links, porém o primeiro link tá com a url inválida e não consegui ver
É, não entendi por que falhou. É o pdf contido neste tópico aqui: https://www.valinor.com.br/forum/topico/modo-tengwar-portugues-mtp.94672/

Então, tem um glossário no Silmarillion e o apêndice no SDA do 3° livro e é possível que eu aprenda a escrever apenas estudando esse material?
Eu to pesquisando pra estudo próprio mesmo, como pegar uma frase qualquer como ''Eu sou o fogo'' e transcrever ela em quenya/sindarin.
A parte complicada é não encontrar (por incrível que pareça) a base pra se começar a ''entender'' como se transforma ''Fogo'' em élfico.

Eu baixei todas as folhas do MTP aqui do fórum, porém ele não ''ensina'' como se aprende as escrituras e composição das palavras, entendimento delas e etc... apenas fonética, to muito afim de mergulhar de cabeça no aprendizado, haha xD
Quando você diz que quer "transcrever frases em quenya/sindarin" você quer dizer: a) Escrever, no nosso alfabeto normal, frases traduzidas para o quenya ou sindarin; b) Escrever, no alfabeto Tengwar, frases em português; c) Escrever, no alfabeto Tengwar, frases traduzidas para o quenya ou sindarin? Se for essa última, são duas etapas: aprender a língua e aprender a escrita. E mesmo que você já pegue a frase pronta é essencial ter pelo menos a noção de fonética das línguas para escrever corretamente.

Para aprender a língua, recomendo os livros Curso de Quenya e Curso de Sindarin que você acha aqui na Loja Valinor: https://loja.valinor.com.br/valinor/livros.html. Tem o pdf também desses cursos disponível no Ardalambion.

Para aprender a transcrever frases em língua élfica para o Tengwar, eu tenho a impressão de que o material do Apêndice de O Senhor dos Anéis e suficiente. Agora realmente não lembro como aprendi, vou chamar o @Rinzler no tópico para ver que material ele usou.
 
Última edição:
É, não entendi por que falhou. É o pdf contido neste tópico aqui: https://www.valinor.com.br/forum/topico/modo-tengwar-portugues-mtp.94672/


Quando você diz que quer "transcrever frases em quenya/sindarin" você quer dizer: a) Escrever, no nosso alfabeto normal, frases traduzidas para o quenya ou sindarin; b) Escrever, no alfabeto Tengwar, frases em português; c) Escrever, no alfabeto Tengwar, frases traduzidas para o quenya ou sindarin? Se for essa última, são duas etapas: aprender a língua e aprender a escrita. E mesmo que você já pegue a frase pronta é essencial ter pelo menos a noção de fonética das línguas para escrever corretamente.

Para aprender a língua, recomendo os livros Curso de Quenya e Curso de Sindarin que você acha aqui na Loja Valinor: https://loja.valinor.com.br/valinor/livros.html. Tem o pdf também desses cursos disponível no Ardalambion.

Para aprender a transcrever frases em língua élfica para o Tengwar, eu tenho a impressão de que o material do Apêndice de O Senhor dos Anéis e suficiente. Agora realmente não lembro como aprendi, vou chamar o @Rinzler no tópico para ver que material ele usou.
É isso mesmo que você disse, @Eriadan.
Para a situação b), passando direto do português para Tengwar, é só seguir o MTP, neste link que já foi deixado.
:joinha:
 
@Eriadan, bem eu quis dizer que queria aprender a traduzir de uma forma que soasse eficaz o Quenya para o meu uso, mas como eu disse anteriormente... o material que peguei no MTP não me ajudou muito, eu fiquei meio perdido e não entendi necessariamente como se traduz ou escreve algo em élfico. A ''base'' pra se usar como você fez em escrever meu nome em forma Quenyana (acabei de inventar essa palavra)

Por exemplo: Felipe você usou Roccandil. Minha intenção é entender como você pegou isso e usou em élfico para traduzir ''Amigo dos Cavalos''

Aacho que to sendo um pouco confuso quanto as minhas explicações, mas é basicamente isso e vou dar uma olhada nos links.

Já retorno aqui, é que estou no trabalho e meu patrão fica de olho. (Isso não foi uma piada, juro)


''Que a graça dos Valar esteja com você''
 
Então, cara, acho que você está confundindo as línguas élficas - Sindarin e Quenya - com a escrita élfica - Tengwar. São coisas independentes: você tanto pode escrever coisas nas línguas élficas no nosso alfabeto tradicional como pode escrever coisas em português no Tengwar (graças ao Modo Tengwar Português que os fãs desenvolveram). Não recomendo que você tente aprender os dois ao mesmo tempo, as línguas e o Tengwar. Melhor aprender a língua, no alfabeto que a gente usa mesmo, e depois aprender como se escreve as palavras élficas no Tengwar. Sacou?

Se o que você quer é aprender como "Amigo dos Cavalos" se torna "Roccandil", o material que te passei sobre Tengwar não vai te ajudar em absolutamente nada, porque ali é somente ensinando a transcrever coisas em português para o Tengwar. Para aprender a língua você deve ir atrás daquele material da Ardalambion, ou comprar os livros (se você está realmente interessado, recomendo muito).
 
Então, cara, acho que você está confundindo as línguas élficas - Sindarin e Quenya - com a escrita élfica - Tengwar. São coisas independentes: você tanto pode escrever coisas nas línguas élficas no nosso alfabeto tradicional como pode escrever coisas em português no Tengwar (graças ao Modo Tengwar Português que os fãs desenvolveram). Não recomendo que você tente aprender os dois ao mesmo tempo, as línguas e o Tengwar. Melhor aprender a língua, no alfabeto que a gente usa mesmo, e depois aprender como se escreve as palavras élficas no Tengwar. Sacou?

Se o que você quer é aprender como "Amigo dos Cavalos" se torna "Roccandil", o material que te passei sobre Tengwar não vai te ajudar em absolutamente nada, porque ali é somente ensinando a transcrever coisas em português para o Tengwar. Para aprender a língua você deve ir atrás daquele material da Ardalambion, ou comprar os livros (se você está realmente interessado, recomendo muito).

Hmm, entendi... vou dá uma pesquisada no material do Ardalambion e vê preço e entrega sobre o livro.

Acho que realmente confundi as coisas sobre a escrita élfica e a escrita Tengwar e sobre os idiomas élficos. Meu objetivo é aprender a escrita élfica no nosso alfabeto pra assim poder pegar alguma palavra e ''traduzir''

Por exemplo: ''Rosa azul de Inverno'', passando para a escrita élfica (não sendo o Tegwar, certo?) ela tem que ser lida como ''Rosa'' (Significado em latim ou origem pra assim ser usado o élfico) Azul (Mesmas coisa) e assim doravante ser transcrita como foi feito em Roccandil que é Felipe, (Rochallor o cavalo do Filgolfin, penso que se vai montando atráves dos significados como Rocha pode ser Cavalo e foi usado pra representar o significado do meu nome) me corrija se eu estiver errado sobre esse ponto de vista e tire minhas dúvidas se possível. Grato desde já. Como ficaria Rosa azul de Inverno em élfico por sinal? :???:

''Que a graça dos Valar esteja com você''
 
Hmm, entendi... vou dá uma pesquisada no material do Ardalambion e vê preço e entrega sobre o livro.

Acho que realmente confundi as coisas sobre a escrita élfica e a escrita Tengwar e sobre os idiomas élficos. Meu objetivo é aprender a escrita élfica no nosso alfabeto pra assim poder pegar alguma palavra e ''traduzir''

Por exemplo: ''Rosa azul de Inverno'', passando para a escrita élfica (não sendo o Tegwar, certo?) ela tem que ser lida como ''Rosa'' (Significado em latim ou origem pra assim ser usado o élfico) Azul (Mesmas coisa) e assim doravante ser transcrita como foi feito em Roccandil que é Felipe, (Rochallor o cavalo do Filgolfin, penso que se vai montando atráves dos significados como Rocha pode ser Cavalo e foi usado pra representar o significado do meu nome) me corrija se eu estiver errado sobre esse ponto de vista e tire minhas dúvidas se possível. Grato desde já. Como ficaria Rosa azul de Inverno em élfico por sinal? :???:

''Que a graça dos Valar esteja com você''
Não, cara, você continua confundindo as bolas. :lol: A escrita Tengwar É a escrita élfica. A questão é que você pode utilizar a escrita élfica (Tengwar) para escrever coisas tanto nas línguas élficas (que é o propósito para o qual ela foi criada) quanto no português (graças a uma adaptação feita por fãs). Da mesma forma, você pode utilizar as nossas letras ocidentais para escrever coisas nas línguas élficas e no português.

EXEMPLO: "homem".

Em português no nosso alfabeto: homem ; em Tengwar:`NptFP

Em quenya no nosso alfabeto: atan ; em Tengwar: `C1E5

Em sindarin no nosso alfabeto: adan ; em Tengwar: 2#5#
 
Última edição:
Não, cara, você continua confundindo as bolas. :lol: A escrita Tengwar É a escrita élfica. A questão é que você pode utilizar a escrita élfica (Tengwar) para escrever coisas tanto nas línguas élficas (que é o propósito para o qual ela foi criada) quanto no português (graças a uma adaptação feita por fãs). Da mesma forma, você pode utilizar as nossas letras ocidentais para escrever coisas nas línguas élficas e no português.

EXEMPLO: "homem".

Em português no nosso alfabeto: homem ; em Tengwar:`NptFP

Em quenya no nosso alfabeto: atan ; em Tengwar: `C1E5

Em sindarin no nosso alfabeto: adan ; em Tengwar: 2#5#
ahhhh, é que o termo ''Élfico'' me servia pra se usar em muitas ocasiões, agora eu entendi bem. O Tengwar é o élfico ''puro'' o quenya/sindarin são suas formas de se escrever, sendo sempre possível passá-los para o Tengwar certo?

Meu objetivo então é usar o Quenya/Sindarin pra transcrever as palavras, é basicamente isso que to tentando explicar desde o início, desculpa pela confusão causada :doido:

Agora, conforme sabendo como e o que usar realmente, faço a pergunta de novo, provavelmente devo pegar a base no Ardalambion, mas vou pedir o conselho de alguém como você.

Dá pra se aprender a escrever Quenya/Sindarin no nosso alfabeto e fazer uso delas pra criar frases, poemas, textos em élfico (sem usar o Tengwar)


''Que a graça dos Valar esteja com você''
 
ahhhh, é que o termo ''Élfico'' me servia pra se usar em muitas ocasiões, agora eu entendi bem. O Tengwar é o élfico ''puro'' o quenya/sindarin são suas formas de se escrever, sendo sempre possível passá-los para o Tengwar certo?
O inverso. :lol: O Tengwar é a forma mais "pura" de se escrever frases do quenya/sindarin, mas também é possível escrevê-las com o nosso alfabeto.
** Posts duplicados combinados **
Dá pra se aprender a escrever Quenya/Sindarin no nosso alfabeto e fazer uso delas pra criar frases, poemas, textos em élfico (sem usar o Tengwar)
Sem dúvida! Inclusive os cursos do Ardalambion que te passei não fazem uso do Tengwar em momento algum. Os livros de Tolkien mesmos estão cheios de exemplos em quenya e sindarin escritos em nosso alfabeto. Quer melhor exemplo que o Namárië (poema em quenya cantado por Galadriel)?

Ai! laurië lantar lassi súrinen,
Yéni únótimë ve rámar aldaron!
Yéni ve lintë yuldar avánier
mi oromardi lissë-miruvóreva
Andúnë pella, Vardo tellumar
nu luini yassen tintilar i eleni
ómaryo airetári-lírinen.
Sí man i yulma nin enquantuva?
An sí Tintallë Varda Oiolossëo
ve fanyar máryat Elentári ortanë
ar ilyë tier undulávë lumbulë
ar sindanóriello caita mornië
i falmalinnar imbë met, ar hísië
untúpa Calaciryo míri oialë.
Sí vanwa ná, Rómello vanwa, Valimar!
Namárië! Nai hiruvalyë Valimar!
Nai elyë hiruva! Namárië!

** Posts duplicados combinados **
E olha ele mesmo aqui em Tengwar:

220px-Namarie_Tengwar.png
 
O inverso. :lol: O Tengwar é a forma mais "pura" de se escrever frases do quenya/sindarin, mas também é possível escrevê-las com o nosso alfabeto.
** Posts duplicados combinados **
Sem dúvida! Inclusive os cursos do Ardalambion que te passei não fazem uso do Tengwar em momento algum. Os livros de Tolkien mesmos estão cheios de exemplos em quenya e sindarin escritos em nosso alfabeto. Quer melhor exemplo que o Namárië (poema em quenya cantado por Galadriel)?

Ai! laurië lantar lassi súrinen,
Yéni únótimë ve rámar aldaron!
Yéni ve lintë yuldar avánier
mi oromardi lissë-miruvóreva
Andúnë pella, Vardo tellumar
nu luini yassen tintilar i eleni
ómaryo airetári-lírinen.
Sí man i yulma nin enquantuva?
An sí Tintallë Varda Oiolossëo
ve fanyar máryat Elentári ortanë
ar ilyë tier undulávë lumbulë
ar sindanóriello caita mornië
i falmalinnar imbë met, ar hísië
untúpa Calaciryo míri oialë.
Sí vanwa ná, Rómello vanwa, Valimar!
Namárië! Nai hiruvalyë Valimar!
Nai elyë hiruva! Namárië!

** Posts duplicados combinados **
E olha ele mesmo aqui em Tengwar:

220px-Namarie_Tengwar.png
Nossa, esse poema da Galadriel em Tengwar ficou divinamente belo.

Agora feito todas as perguntas, faço a mais complicada, penso eu. Como você aprendeu a escrever de forma do nosso alfabeto em élfico? (sem ser o Tengwar) em Sindarin/Quenya, tanto faz a opção. Até então um vocabulário élfico com as palavras traduzidas não deve se achar por aí como um dicionário. O aprendizado começa como? de onde vem as descrição das palavras para se aplicar ao nosso cotidiano, de onde tiro o élfico de ''Flor'', ''Lobo'', ''Amanhã''

Como você estudou?

''Que a graça dos Valar esteja com você''
 
Nossa, esse poema da Galadriel em Tengwar ficou divinamente belo.
Sim! O Tengwar tem uma estética magnífica. Mais bonito ainda nas formas inclinadas, como na escrituras do Um Anel.

Agora feito todas as perguntas, faço a mais complicada, penso eu. Como você aprendeu a escrever de forma do nosso alfabeto em élfico? (sem ser o Tengwar) em Sindarin/Quenya, tanto faz a opção. Até então um vocabulário élfico com as palavras traduzidas não deve se achar por aí como um dicionário. O aprendizado começa como? de onde vem as descrição das palavras para se aplicar ao nosso cotidiano, de onde tiro o élfico de ''Flor'', ''Lobo'', ''Amanhã''

Como você estudou?
Cara, na verdade o que eu sei é somente algumas palavras, que aprendi em parte intuitivamente pelos próprios livros (tipo, você olha Gondor, Mordor, Eriador... acaba sacando que -dor exprime localidade), em parte pelo vocabulário que é ensinado aos poucos no Curso de Quenya e o Curso de Sindarin, que comprei pela Loja Valinor. Nunca fui muito adiante nos dois, então não consigo formular frases bem, mas alguma coisa você acaba pegando. Os únicos capítulos que estudei mais foram os de pronúncia, porque eu achava essencial, mais do que saber formular frases, saber pronunciar as palavras élficas (que tem a rodo nos livros, principalmente antropônimos e topônimos); e porque saber a pronúncia é essencial para escrever Tengwar corretamente, já que é uma escrita fonética, e eu sempre me interessei mais pela escrita do que pelas línguas.

De qualquer forma, nesses dois cursos, e salvo engano no próprio Silmarillion, você encontra uma espécie de dicionário, com vários dos principais radicais em quenya e sindarin. Se for para traduzir palavras simples, como "flor", "lobo", "amanhã", basta dar uma olhada nos materiais mesmo, não precisa fazer o curso inteiro.
 
Última edição:
Aqui estou eu de novo, só que agora vim tirar uma outra dúvida que em sindarin como ficaria a palavra ''Povo das Estrelas''
Sei que o significado disso se torna Eldar, mas como se desmenbra as palavras ''Povo'', ''Estrelas'' ou simplesmente escrever:
resolve tudo de uma só vez?

P.S:
Pretendo me tatuar com algo escrito em élfico, porém queria saber antes disso se minha suposição de tradução está correta, pois vou tatuar a mão em Tengwar com a palavra ''Eldar, ''Eldalië, caso não consiga vai ser em Sindarin/Quenya mesmo.
 
Última edição:
Gostaria de saber como fica Floresta Élfica em élfico, pois estou escrevendo um livro e gostaria de saber como se escreve essa frase. Obrigado.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo