• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Afinal os magos precisam ou não dos cajados ???

Turin Olorin

Usuário
Gandalf consiguiu matar o Balrog sem cajado mas Saruman quando perdeu o cajado ficou sem poderes afinal eles presisam ou não de cajados ?
 
Sim, cajados (assim como varinhas) são canalizadores de energia, embora isso não fique totalmente claro nas obras de Tolkien. Essa informação mais faz parte de um "senso-comum", de um "inconsciente coletivo" criado em torno da imagem do mago na literatura fantástica. Aliás, algumas publicações dentro da literatura hermética citam os significados e atribuições inclusive do chapéu cônico, das varinhas, caldeirões, dentre outros instrumentos e símbolos. Cada um tem um significado e função, e acabaram "escapando" para o senso comum. :wink:

@Turin Olorin , se puder observar, veja parte deste "senso comum" no formato dos cajados de Radagast, Gandalf o Cinzento (e depois em sua forma 'O Branco') e Saruman. Verá que de acordo com o nível de poder de cada um, a forma de seus cajados pareceu "evoluir" junto.
 
Em parte vale pensar em especificar o que se tem por "precisar".

No sentido de que são dependentes desde sua criação de um acessório ou corpo estranho para fazer tudo então eles não precisam, afinal, Eru deu recursos suficientes para cada um poder se manifestar da forma que lhe for mais conveniente.

No sentido de que em certo momento de sua trajetória nos círculos do mundo esses artefatos se tornariam necessários diante da limitação imposta e aceita por eles de livre vontade então sim, eles se tornaram importantes em razão de que um Ainu as vezes precise cumprir um papel sob a aparência de um disfarce para se integrar e obter sucesso não apenas para eles mas para outras pessoas também.
 
Aparentemente Gandalf precisava de seu cajado para exorcizar Theoden, quando pedido que ele deixasse na entrada para visitá-lo ele inventou uma desculpa pra continuar com o cajado, então parece que sim.

Então, mas o cajado não tem esse poder sozinho... Se outra pessoa o manejasse, não conseguiria fazer coisa nenhuma com ele.
A teoria de que o cajado seja um instrumento para canalizar o poder dos magos continua em pé.
 
Pense no cajado como um objeto que agrega e acumula poder, em contato com o Mago. Imagine que o cajado foque a energia sobrenatural que o mago usa ao manipular a realidade. Se torna um objeto imantado, que acumula seu próprio poder. Eu acredito que Gandalf pressentia o confronto com Saruman, pois já sabia de sua queda. Para lidar com um mago poderoso, ele julgou que precisaria da força do cajado, que seria menos eficiente ou perderia para Saruman sem essa arma.
 
Sim, ele precisa do cajado. Acredito que seja uma forma, talvez a única forma, de ele canalizar o poder dito sobrenatural. Quando ele lutou contra o Balrog ele usou sua própria força que, apesar de muito diminuída devido a "incorporação" e duplamente diminuída pela velhice, era superior à do Balrog. Os seres criados por Tolkien são bem interessantes pois, mesmo alguns deles sendo retratados como superiores como os elfos ou os nazgul, eles podem realmente ser vencidos por forças humanas comuns e os considerados mais fracos, como os hobbits, podem alcançar uma força tremenda.
 
Tomei como base também o "Livro Básico de RPG dos Senhor dos Anéis"(quem puder adquirir, é uma boa, belas imagens e conhecimentos do vasto mundo de Mestre Tolkien), bem... no livro diz, mais ou menos assim, Palavras de Comando e Gestos: Os encantos exigem palavras de comando e gestos, ex: para acender uma fogueira, um mago precisa apanhar e segurar uma acendalha(não sei que diabos é isso kkkk) ou encostar na lenha. Depois ele continua com: Um mago amarrado ou agrilhoado é incapaz de lançar alguns ou todos os seus feitiços.
Me valendo desse conhecimento, das obras e derivados de tolkien, creio que o cajado seja uma das ferramentas que facilitariam a "condução" da magia, o mago sem ele teria mais dificuldades e o cajado nas mãos de um leigo não surtiria efeito nenhum.
Concordo com o colega, quando ele diz que o cajado seria uma "espécie" de varinha, embora os bruxos no universo de Harry Potter fiquem quase que "inutilizados" sem suas varinhas.
Portanto, na minha opinião, o mago não precisaria de um cajado, embora seu uso facilitaria sua vida kkkkkk.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo