• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Sua cidadania municipal

Como você exerce sua cidadania municipal?


  • Total de votantes
    16

Fúria da cidade

ㅤㅤ ㅤㅤ ㅤㅤ
Como todos sabem esse é um ano de eleições municipais em todo o país menos naquele retângulo geográfico no meio do cerrado do planalto central chamado Distrito Federal.

Quando se fala de cidadania municipal muitos só lembram de exercê-la somente esse ano usando a sua principal ferramenta que é o seu voto para prefeito e vereadores.

300px-Urna_eletr%C3%B4nica.jpeg


Mas além do voto, existem outras maneiras que são importantes e não é necessário esperar de 4 em 4 anos para exercê-las. Alguém aqui faz uso delas?

As minhas são:

images


Participar de uma associação de bairro onde se consegue de uma forma mais organizada ser um canal de comunicação mais curto e mais atuante com os vereadores e o prefeito. Através dela já tive a possibilidade de conseguir muitas coisas importantes como a manutenção mais constante e regular de bueiros mesmo nos períodos menos chuvosos (e não deixar pra ultima hora só quando chove como fazem a maioria das pessoas), o corte e limpeza de mato alto em terrenos baldios, a implantação de uma lombada para reduzir a velocidade na minha rua onde 2 pessoas já foram seriamente atropeladas, além de gatos e cachorros e que se eu fosse fazer uma sugestão pela ouvidoria da prefeitura levaria no mínimo cinco vezes mais que o tempo normal (que tradicionalmente não costuma ser curto), plantação de novas árvores, entre outras coisas que embora pareçam conquistas muito pequenas, vale a pena quando você e as pessoas que vivem no mesmo bairro que você de comum acordo somam forças e isso é sempre positivo para conseguir a sempre desejada melhoria da qualidade de vida, já que a grande maioria das cidades brasileiras não são planejadas.

images


Visitar de vez em quando as sessões da câmara
cada cidade tem o seu dia e horário destinado a uma abertura pública onde o público pode acompanhar de perto as decisões que são tomadas que irão mudar os rumos da cidade. Por mais que isso possa ser chato essa é talvez a melhor maneira que permite ao cidadão comum saber o quanto valerá o seu voto nos 4 anos seguintes e assim você poderá cobrar melhor de quem realmente faz ou não pelo bem da cidade que você vive. Eu procuro sempre que possível no mínimo 5 vezes ao ano assistir uma sessão dessas.
 
Sou da associação do meu bairro Planalto e de uma ong que atua na área ambiental que pertence ao bairro. Quando temos reinvindicações vamos direto ao gabinete do nosso vereador e/ou deputado e em reuniões em orgãos municipais e estaduais quando temos demanda da população local.
 
Na associação da qual faço parte a vereadora do bairro se faz presente, então ela está sempre a par de tudo.
 
Aqui nem tem mais associação. Os tempos mudaram muito. Antigamente era todo mundo unido, hoje é cada um por si e tchau.
 
Queria acrescentar uma pergunta: vocês se lembram para quem votaram para vereador nas últimas eleições? :-P E mais: têm acompanhado o seu trabalho (caso ele tiver sido eleito)? Eu me lembrei depois de cerrar minha mente, mas não sei nem se ele chegou a ser eleito.
 
Como eu faço bom uso dessas 3 opções que coloquei no inicio do tópico respondendo ao Eriadan não tenho como esquecer tanto quem votei quanto também quem não votei, pois se fizer um bom trabalho na sua legislatura e vier buscar a releeição pode ser que eu venha votar
 
Recentemente puxei um movimento contestatório junto a um grupo de estudantes e trabalhadores questionando o aumento da tarifa ante as péssimas condições do serviço de transporte público prestado. A adesão na internet foi muito considerável, mas o número de pessoas que se dispuseram a ir às ruas foi mínimo. Além disso, o movimento me rendeu acusações de estar sendo patrocinado pela oposição, calúnias e difamação. Gente ligada à prefeita me atribuiu epítetos que me fizeram rir: "moleque tinhoso" e "revolucionariozinho de merda" foram alguns deles. Conseguimos organizar uma assembléia popular, com participação ainda diminuta... a partir do que pudemos fazer uma discussão mais ampla e elaborar um texto-documento. Infelizmente, o início das aulas, ao contrário do que esperava, teve o sentido inverso: desmobilizou o movimento, quando eu esperava o reforço da comunidade estudantil.
 
Eu voto e participo das sessões, ou melhor, assisto às sessões e uso esse conhecimento direto junto com o indireto (jornais) pra formar minha opinião sobre a vida política, econômica e social da cidade.

Quando transferi meu título pra Cubatão, não sabia nada da política da cidade. Isso foi mudando conforme fui me tornando frequentador assíduo da Câmara, acompanhando os trabalhos e os atos da prefeita (em quem votei e que vive me decepcionando) Marcia Rosa (PT :cry: ).

Engraçado que nunca fui tão participativo assim em Santos. Talvez seja porque Cubatão é tão porcamente administrada há décadas ou pelo fato de querer me adaptar melhor à cidade, não sei, só sei que tenho tentado conhecer melhor o município. Só não participo de associação de bairro, mas ajudo a paróquia católica aqui do bairro de vez em nunca, o que acaba dando no mesmo.
 
E eu que pensava que a administração de Cubatão tinha dado uma evoluída diante a famosa Cubatão dos anos 70 e 80 que tinha estudado e visto nos jornais e televisão.

É uma pena!
 
Ahh, claro, melhorou sim, nem se compara. Mas aí você pega quem morou anos em Santos e vem morar em Cubatão e você vê como as coisas são mal feitas e como ainda existe 'coronel de mangue' por aqui. A administração do PT até que deu uma enxugada na adm. pública e fez obras importantes.

Mas gosta de gastar mesmo com shows pro povão e com propaganda, muita propaganda. PT é expert em propaganda.
 
Eu voto e participo das sessões, ou melhor, assisto às sessões e uso esse conhecimento direto junto com o indireto (jornais) pra formar minha opinião sobre a vida política, econômica e social da cidade.

Primeiramente: :clap:

Seria preferencialmente muito mais fácil e prático acompanhar a vida politica de sua cidade preferida e sei que você poderia se quisesse manter seu título eleitoral em Santos, mas já que vive em Cubatão nada mais justo que acompanhar a vida da cidade que é a sua casa.

Ainda mais uma cidade que é sempre vista como "patinho feio" da Baixada Santista, mas que todos esquecem que é uma cidade que problemas de poluição a parte tem uma importância muito grande na economia local que já gerou ao longo da história milhares empregos no seu pólo industrial, alías a coisa mais dificil quando você tem amigos que morem na baixada santista é encontrar um que não tenha em sua familia um parente próximo que trabalhou em pelo menos uma empresa de Cubatão como a Cosipa por exemplo.

Cubatão sofreu muito por querer abraçar um grande desenvolvimento industrial da qual ela não poderia dar conta totalmente, mas eu sou da opinião bem sincera que nada impede que se bem administrada se tornar no futuro uma cidade bastante digna de se viver.
 
Em época de eleição eu fico muito, mas MUITO inquieta. Levo a sério mesmo e faço a maior propaganda dos candidatos que escolho, meus amigos até me repreendem quando o assunto política surge nas conversas casuais. Com certeza lembro em quem votei e acompanho de perto o trabalho deles. Deu pra perceber que eu gosto de política, rs.
A situação política aqui na minha cidade (Manaus - AM) é complicada. Existe um mesmo grupinho que governa a cidade há mais de 20 anos (crias de Gilberto Mestrinho, vocês já devem ter ouvido esse nome). É uma tristeza. Vamos à Câmara quando há alguma votação importante, especialmente para dar um apoio ao vereador que eu acompanho, mas como as decisões deste grupinho político SEMPRE é acatada ficamos desanimados. É difícil manter o espírito desse jeito.
 
Em época de eleição eu fico muito, mas MUITO inquieta. Levo a sério mesmo e faço a maior propaganda dos candidatos que escolho, meus amigos até me repreendem quando o assunto política surge nas conversas casuais. Com certeza lembro em quem votei e acompanho de perto o trabalho deles. Deu pra perceber que eu gosto de política, rs.
A situação política aqui na minha cidade (Manaus - AM) é complicada. Existe um mesmo grupinho que governa a cidade há mais de 20 anos (crias de Gilberto Mestrinho, vocês já devem ter ouvido esse nome). É uma tristeza. Vamos à Câmara quando há alguma votação importante, especialmente para dar um apoio ao vereador que eu acompanho, mas como as decisões deste grupinho político SEMPRE é acatada ficamos desanimados. É difícil manter o espírito desse jeito.

Por mais que a situação nos coloque em minoria o importante é que você fez bem a sua parte. :joinha:
Desejar que a maioria da população tenha essa mesma consciência levará tempo, mas um dia chegaremos lá.
 
.

Minha situação é meio esdrúxula, moro em um condomínio fechado em Carapicuíba (Granja Vianna), mas não voto aqui, voto em São Paulo, em um colégio da Vila Mariana. E para complicar ainda mais as coisas, trabalho em casa. Ou seja, moro e trabalho nesta cidade (uma das mais pobres da Grande SP), porém sei bem pouco do que acontece além dos muros deste condomínio.

.
 
Em ano de eleição municipal, pros usuários mais novos que se cadastraram pós Outubro-2012 é sempre bom, trazer esse tópico de volta e ver a opinião dos mesmos.
 
Apesar de 2020 estarmos dominados por essa triste pandemia, ainda teremos eleições.

Então retomando o tópico até para aqueles que se cadastraram nos últimos 4 anos (como o @Focr_BR que curte discussões de cidadania) poderem opinar.

Apesar de não ter conseguido transferir meu título de eleitor a tempo como eu gostaria, estou mais satisfeito com o engajamento das pessoas nas associações de bairro de onde eu moro agora. De todas as cidades que já morei, Extrema é uma cidade em que vi boa parte das pessoas procurando acompanhar mais de perto o trabalho dos vereadores e quando algo assim ocorre, os bons frutos acabam sendo colhidos em maior quantidade.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo