• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Não me lembro de tudo que ele falou nessa, sempre tem uma coisa ou outra de que eu discordo. Mas se quiser faço um Top3 depois. :lol:
 
Como disse a Dilma "ele briga", mas no fim oferece "imensa lealdade e capacidade de luta". Se você vê no Ciro um grande crítico do governo, você se apegou à retórica do discurso e não ao papel que esse discurso acaba desempenhando no jogo político.

Não sei porque uma coisa inviabiliza a outra. Seus amigos só recebem elogios de você, Haran? Você não critica quem lhe é caro por algum motivo? Não vejo porque ele não pode criticar sendo de dentro do governo. Vejo até como saudável e bem-vinda essa atitude. A critica dele pode até ser mais construtiva do que o tipo de crítica do "quanto pior melhor".
 
Haran, pelo amor de Deus, eu não disse que ele está fazendo oposição ao governo! Só falei da oposição para dizer que ele, não a sendo, consegue ser mais incisivo nas críticas do que ela própria. Indo além, para você confiar mais na minha boa fé: ele está evidentemente tentando ajudar o atual governo! Ele se filiou a um dos poucos partidos que é da base aliada, porra, eu não sou cego. Só que "lamber as bolas" seria apoiar o que está sendo feito ou mascarar a merda que já foi feita. Você tem o visto fazendo isso? A postura que ele claramente assumiu (publicamente, pelo menos) é de ajudar o governo a mudar radicalmente de rumo.

Você fugiu do ponto do post, levou ao pé da letra a palavra "oposição"... Uma coisa é oposição naquele sentido que se diz "partidos da oposição", "partidos da base aliada". Outra coisa é oposição no sentido usual do termo, isso é, um político que se opõe ao governo que aí está, tem discordâncias cruciais com o governo, faz críticas e objeções importantes - nesse sentido você e outros fãs/quase-fãs do Ciro dão a entender sim que ele é grande opositor do governo, mais opositor até do que a própria oposição. Isso poderia ser dito do Bolsonaro, por exemplo... até meses atrás era da base aliada mas ele sim era grande opositor ao governo e incisivo de fato nas críticas que fazia (e faz, hoje em partido da oposição). Quando digo que Ciro não preocupa Dilma como opositor, não me refiro só ao fato de que ele faz parte da base de partidos aliada, mas sim que ele não se opõe ao governo de forma significativa no campo das ideias, digo que suas falas não oferecem ao governo objeções frontais - Ciro pode até dizer que suas críticas são graves, sérias e tudo mais, mas no final do dia os assuntos que preocupam o governo e o jogo político são outros, as críticas "duras" de Ciro são rebaixadas a conversa de comadres, mesmo que os assuntos sejam sérios abstratamente, não são sérios na prática ou não são levados a sério. Nesse sentido quando digo ironicamente "veja aqui a reação da Dilma, preocupadíssima com essa oposição", poderia ter dito "veja aqui a reação da Dilma, preocupadíssima com essas objeções", e por aí vai. Em resumo, as objeções do Ciro ao governo sequer preocupam a Dilma, como podem ser tão incisivas, tão radicais, tão duras? Não são, só são na forma e nos maneirismos de Ciro, só servem para acrescentar à persona de Ciro a característica de isentão entre os aliados, assim como ele é isentão em quase tudo.

Para mim lamber bolas não inclui só isso que você falou... Mas ok, não quero discutir a validade da metáfora, já que é a segunda vez que você expressa discordância em relação a ela, vamos mudá-la para algo mais ao seu gosto... eu diria então que Ciro faz fio-terra no PT. Faz mais sentido né? Ciro faz o PT tomar no c*, o PT pode resmungar mas nunca vai reclamar, porque no final do dia os dois se adoram e repetirão o processo no dia seguinte.
 
Última edição:
:roll:

Eu queria que você me explicasse que tipo de postura ele deveria tomar para não ser incoerente (coisa de que você tanto o acusa e ainda não me deu exemplos). Se você está realmente o acompanhando, ele diz que o governo Dilma é um desastre e faz o oposto do que o prometido em campanha, e ele próprio, como eleitor, diz-se traído. E indica o que acha que deveria ser feito. Não é oposição ao governo, mas a práticas significativas do governo - juros elevados, ajuste fiscal etc. Que atitude você acha que ele deveria tomar, como tal? Passando a defender as coisas que ele sempre criticou, só para ficar alinhado com o passo atual do governo? Repudiando até as coisas que ele acha que estão corretas? Sendo contraditório com o que vem dizendo e com o que fez no passado, no "fora FHC", e passando a apoiar o impeachment?

Vamos para um exemplo: você é liberal. Consegue eleger um governo liberal, que promete a, b e c. Quando chega lá, ele se demonstra mau gestor, e ainda faz x, y e z. O que você faz? Procura ajudar a corrigir a gestão, tenta pressioná-lo a cumprir a, b e c... ou torna-se antiliberal?

Você tem certeza que essa implicância não decorre de ele defender mais práticas protecionistas que liberais, na economia? Aí sim, tem toda a lógica seu repúdio, por divergência ideológica. Mas essas duas críticas que você fez - incoerência ou falsa oposição - não fizeram o menor sentido. Ou falta uma ilustração melhor do que você quer dizer.

@Grimnir, vou tentar fazer isso hoje.
 
Última edição:
Alguém sabe se o Ciro se manifestou sobre esses vídeo que vazaram na madrugada? XP
 
:rofl:
giphy%2B%25282%2529.gif
 
Alguém sabe se o Ciro se manifestou sobre esses vídeo que vazaram na madrugada? XP

Sim, no FB dele:

Nota da assessoria de comunicação de Ciro Gomes:

Em atenção à opinião pública, esclarecemos:
O ex-ministro Ciro Gomes foi surpreendido na madrugada desta quinta-feira (17) com a notícia que seu irmão, o ex-governador Cid Gomes, que atualmente não ocupa nenhum cargo público, estava sendo agredido, insultado e ameaçado fisicamente na porta de sua casa. Ciro agiu, então, como qualquer cidadão deveria agir em casos de violência: foi até o local para defender os direitos e a integridade de seu irmão.
O direito de se manifestar se limita ao que determina a democracia. Qualquer violência, abuso ou cerceamento de liberdades de um grupo contra qualquer cidadão tem um nome: fascismo.
Ciro Gomes e Cid Gomes estão preocupados com o gravíssimo momento que vive o Brasil e lutam para garantir que o estado democrático de direito não seja violentado e que o Brasil reencontre o caminho para o seu desenvolvimento.
 
Nossa, muito retardado isso de chamar, aos berros, todo mundo de fascista.
 
Também acho. Nesses ataques de fúria ele acaba falando merda. E uma delas foi bradar que "Lula não é inocente de nada!", porque, ainda que tenha sido no calor do momento para calar a boca da manifestante, vai de encontro com o que ele tem opinado. Aliás, nas falas dele sobre Lula eu enxergo, sim, uma contradição. Já o vi dizendo que Lula "misturou política com dinheiro", que "tem uma fortuna na conta dele", que "ninguém é idiota". Isso pode significar a prática de outros crimes além de corrupção e peculato, mas definitivamente é mais do que só "ter a moral frouxa e ter deixado roubar", que é o que ele opina na maioria das vezes, como esta mais recente:

http://tvdiario.verdesmares.com.br/...-como-ladrao-e-que-cunha-e-marginal-1.1506680

Btw, fora isso, esta é uma entrevista que achei muito boa, @Grimnir. Apesar de a manchete ter destacado esse ponto (afinal, é a bola da vez no momento), a entrevista toca em questões mais relevantes. E quero ouvir a sua opinião especialmente sobre o que ele propõe na economia.
 
sexta-feira, 3 de junho de 2016
DOSSIÊ | Ciro Gomes
upload_2016-6-4_21-24-34.png

Ciro Gomes tem como sua principal marca uma grosseria estraçalhante, algo que seria até engraçado se utilizado apenas contra seus adversários, mas que não é tão legal assim quando utilizada contra os cidadãos que o sustentam em sua longa vida política parasitária. Ciro é conhecido por proferir frases absurdas como "Fortaleza é um puteiro a céu aberto".

- Iniciou sua carreira política disputando nas eleições da UNE (União Nacional dos Estudantes) em 1979, concorrendo ao cargo de vice-presidente pela chapa Maioria, ligada ao ARENA, partido de sustentação da Ditadura Militar. Na época isso foi uma tentativa do governo de se infiltrar nos núcleos estudantis. (Fonte)

- Em 1980, o antigo ARENA se tornou PDS, e dois anos depois Ciro Gomes se elegeu deputado estadual pela sigla. (Mesma fonte anterior)

- Um ano após sua eleição, Ciro saiu do PDS e se filiou ao PMDB, partido que fazia oposição ao Regime. Em 1986 reelegeu-se deputado estadual pelo PMDB. (Mesma fonte anterior)

- Em 1988, ao lado de Mário Covas e Tasso Jereissati, Ciro Gomes fundou o PSDB. No mesmo ano é eleito prefeito de Fortaleza, capital do Ceará. (Mesma fonte anterior)

- Nas eleições de 1989, em segundo turno, Ciro Gomes deu apoio ao candidato Lula, do PT. (Mesma fonte anterior)

- Em 1990, Ciro Gomes se elegeu governador do Ceará pelo PSDB, cargo que ocupou de 1991 até 1994. Ele foi o primeiro governador do PSDB a ser eleito. (Mesma fonte anterior)

- Em 1994, a convite de Itamar Franco, Ciro assumiu o Ministério da Fazenda. (Mesma fonte anterior)

- Ciro permaneceu no PSDB até 1996, tendo apoiado em 1994 a candidatura de Fernando Henrique Cardoso. Filiou-se ao PPS, antigo Partido Comunista, e em 1998 concorreu pela primeira vez à Presidência da República, ficando em terceiro lugar. (Mesma fonte anterior)

- Em 2002, Ciro Gomes novamente disputou a presidência pelo PPS e novamente ficou em terceiro lugar. Mostrando sua completa desfaçatez, apoiou Lula no segundo turno contra José Serra, a quem anos antes defendia com unhas e dentes.(Fonte 1) - (Fonte 2)

- Durante a corrida eleitoral de 2002, em agosto, o então candidato a presidente Ciro Gomes concedeu entrevista à Folha de São Paulo na qual falou sobre Patrícia Pillar, sua então esposa. Na entrevista, Ciro fez um comentário no mínimo desrespeitoso para com a própria esposa ou até mesmo com as mulheres em geral, dizendo: "A minha companheira tem um dos papéis mais importantes, que é dormir comigo. Dormir comigo é um papel fundamental." (Fonte)

- Ciro Gomes também mentiu em 2002, durante o segundo turno das eleições, ao dizer que lutou contra a Ditadura Militar. A verdade é que ele não apenas não lutou contra como a apoiou, sendo membro do partido do Regime e tendo até sido eleito por ele. (Fonte)

- Em 2003, após a derrota nas urnas, Ciro se desfilia do PPS por sua oposição ao governo Lula e entra no PSB, sendo entãochamado pelo presidente Lula para o Ministério da Integração Nacional. (Fonte)

- Em 2005, Ciro defendeu Lula durante o escândalo do Mensalão, alegando que tudo foi uma conspiração contra o então presidente. (Fonte)

- Victor Samuel Cavalcante da Ponte, amigo, braço direito de Ciro e então diretor do Banco do Nordeste, foi acusado em 2007 de fraudar dados de uma dívida da empresa Frutas do Nordeste do Brasil S.A., reduzindo-a de R$ 66 milhões para R$ 6,5 milhões. Na ocasião, Victor teria violado determinação direta da Advocacia Geral da União, e a Revista Época noticiou o caso mostrando uma carta assinada por Ciro Gomes a empresários do Ceará, alegando que seu amigo Victor falava em seu nome, em nome de Cid Gomes e em nome do próprio PSB, dando a entender nesta carta que o dinheiro seria utilizado em campanha política do partido. (Fonte)

- Em 2009, no Congresso Nacional, Ciro soube da acusação feita pelo Ministério Público de que ele teria usado dinheiro da Câmara - portanto dinheiro nosso - para financiar as viagens internacionais da própria mãe, e disse: "Ministério Público é o caralho! Não tenho medo de ninguém." (Fonte)

- A Polícia Federal divulgou, em 2010, que teria documentos gerando suspeita de desvio de mais de R$ 300 milhões das prefeituras do estado do Ceará, praticado entre 2003 e 2009, e a investigação recaía sobre os irmãos Ciro e Cid Gomes. (Fonte)

- Em 2010, durante a corrida eleitoral, Ciro Gomes deu duas entrevistas para veículos de imprensa brasileiros. Nelas,reconheceu Dilma como uma candidata inferior a José Serra e diz que Lula e o PT praticaram golpismo contra o governo FHC, segundo ele com obra fundamental para o Brasil, o Plano Real. Entretanto isso contradiz o que foi dito por ele próprio na entrevista concedida ao programa Memória Viva, quando afirmou que FHC deu um golpe em Tasso Jereissati. (Fonte 1) - (Fonte 2)

- Apesar de ter dito que José Serra era mais preparado do que Dilma, Ciro não apenas apoiou a petista no segundo turno como também virou Coordenador de sua campanha. (Fonte)

- Em 2012, quando Ciro apoiava um candidato para a prefeitura de Fortaleza, Ceará, ele esteve na região em um comício e foi duramente criticado por Roberto Pessoa, Partido da República, que também era prefeito de Maracanaú na época. Dentre as críticas feitas por meio de carta, há inúmeras acusações de crimes políticos e corrupção envolvendo Ciro, Cid Gomes e aliados da família. A carta foi publicada pela Revista Época e Ciro não processou Roberto Pessoa nem mesmo a revistapelas acusações, o que deixa o caso ainda mais suspeito. (Fonte)

- Ciro foi nomeado Secretário da Saúde do Ceará pelo próprio irmão e então governador Cid Gomes, em 2013, pouco tempodepois de ter elogiado o Programa Mais Médicos do governo federal, um projeto de escravização de cubanos que serve para enviar dinheiro aos irmãos Castro. (Fonte 1) - (Fonte 2)

- Ciro saiu do PSB e foi para o PDT em 2015, o partido de Leonel Brizola e que também foi base aliada do governo petista até início do ano passado. (Fonte)

- Em setembro do ano passado, Ciro foi acusado pelo Ministério Público Federal por improbidade administrativa. Segundo o Procurador Celso Leal, a razão das acusações foi a constatação de diversas irregularidades na implantação do Sistema de Atendimento Médico de Urgência, o SAMU, enquanto Ciro ainda era Secretário de Saúde do Ceará. A Justiça chegou a determinar o bloqueio de R$ 1,9 milhão que teriam sido usados "indevidamente". Atualmente Ciro é réu neste processo. (Fonte 1) - (Fonte 2)

- Em março deste ano, Ciro publicou em sua conta do Facebook críticas ao Juiz Sérgio Moro, alegando que ele é um "inimigo do Brasil". (Fonte)

- Virando a casaca mais uma vez, em março deste ano Ciro disse ser favorável às investigações contra o ex-presidente Lula, tendo apenas se posicionado contra a ação da Polícia Federal. (Fonte)

- Ainda em março deste ano, durante protestos contra o ex-presidente Lula e a contra o PT, manifestantes se aproximaram da residência de Cid Gomes.. Em vídeo gravado pelos próprios manifestantes, dá para ver Ciro Gomes gritando histericamente e esbravejando contra as pessoas ali presentes, acusando-as de fascismo por criticarem seu irmão, que minutos antes defendia Dilma Rousseff. No mesmo vídeo o talvez futuro candidato chama Lula de "merda" e diz que ele não é inocente, e insinua que quer dar um tiro na cabeça de quem está ali. (Fonte)

Conclusão: Ciro Gomes não tem ideologia. Até pode pender um pouco para a esquerda, mas não é difícil imaginá-lo apoiando qualquer um em troca de poder. Sua trajetória mostra um político com a convicção de que deve estar sempre em busca de cargos, e na maioria das vezes Ciro nem mesmo chegou a completar seus mandatos, sempre saindo para ocupar um posto diferente no governo vigente. Outra coisa interessante é sua característica fisiológica de estar no governo de quem quer que seja. Foi Ministro de Itamar, trabalhou com FHC, trabalhou com Lula, com Dilma e possivelmente será candidato em 2018, vindo a apoiar quem tiver mais chances de vencer no segundo turno. É um oportunista da pior estirpe.
 
Calib, sem zoeira, eu tenho certeza que deve ter coisa de melhor qualidade por aí contra Ciro Gomes. Até eu, que sou apoiador, faria algo muito mais contundente, porque pelo menos só utilizaria verdades. Várias falácias eu já pego de cara:

- Em 2002, Ciro Gomes novamente disputou a presidência pelo PPS e novamente ficou em terceiro lugar. Mostrando sua completa desfaçatez, apoiou Lula no segundo turno contra José Serra, a quem anos antes defendia com unhas e dentes.(Fonte 1) - (Fonte 2)
Ciro e Serra são adversários ideológicos desde quando eram companheiros de partido. Quem tiver realmente interesse, pegue a entrevista dele ao Roda Viva de 1995. Onde viram essa "defesa com unhas e dentes" anos antes? Nenhuma das fontes fala isso.

- Em 2009, no Congresso Nacional, Ciro soube da acusação feita pelo Ministério Público de que ele teria usado dinheiro da Câmara - portanto dinheiro nosso - para financiar as viagens internacionais da própria mãe, e disse: "Ministério Público é o caralho! Não tenho medo de ninguém." (Fonte)
Nunca houve essa denúncia do Ministério Público e a acusação era falsa. A reação estúpida dele foi aos jornalistas que alegavam que a informação era do Ministério Público.

- A Polícia Federal divulgou, em 2010, que teria documentos gerando suspeita de desvio de mais de R$ 300 milhões das prefeituras do estado do Ceará, praticado entre 2003 e 2009, e a investigação recaía sobre os irmãos Ciro e Cid Gomes. (Fonte)
A própria Polícia Federal desmentiu isso. Veja fazendo vejice. :roll:

- Em 2010, durante a corrida eleitoral, Ciro Gomes deu duas entrevistas para veículos de imprensa brasileiros. Nelas,reconheceu Dilma como uma candidata inferior a José Serra e diz que Lula e o PT praticaram golpismo contra o governo FHC, segundo ele com obra fundamental para o Brasil, o Plano Real. Entretanto isso contradiz o que foi dito por ele próprio na entrevista concedida ao programa Memória Viva, quando afirmou que FHC deu um golpe em Tasso Jereissati. (Fonte 1) - (Fonte 2)
Dilma ser menos preparada que Serra; Lula e o PT terem tentado golpear FHC, com pedido de impeachment sem fundamento; FHC ter passado a perna em Tasso Jereissati ao tomar dele a candidatura pelo PSDB em 1994... Alguém que tenha entendido pode me explicar o que diabo uma coisa tem a ver com outra para se estabelecer contradição?

- Em março deste ano, Ciro publicou em sua conta do Facebook críticas ao Juiz Sérgio Moro, alegando que ele é um "inimigo do Brasil". (Fonte)
A conta verdadeira de Ciro Gomes no Facebook é esta. Se vocês entrarem na conta onde foi publicada essa idiotice, verão na descrição que é uma página não-oficial feita por admiradores. Ciro já deu várias entrevistas dizendo sua opinião sobre Sérgio Moro, que é o oposto dessa.

- Virando a casaca mais uma vez, em março deste ano Ciro disse ser favorável às investigações contra o ex-presidente Lula, tendo apenas se posicionado contra a ação da Polícia Federal. (Fonte)
Ele nunca se posicionou contra as investigações contra Lula; a única ação da PF contra a qual se posicionou foi a condução coercitiva.

- Ainda em março deste ano, durante protestos contra o ex-presidente Lula e a contra o PT, manifestantes se aproximaram da residência de Cid Gomes.. Em vídeo gravado pelos próprios manifestantes, dá para ver Ciro Gomes gritando histericamente e esbravejando contra as pessoas ali presentes, acusando-as de fascismo por criticarem seu irmão, que minutos antes defendia Dilma Rousseff. No mesmo vídeo o talvez futuro candidato chama Lula de "merda" e diz que ele não é inocente, e insinua que quer dar um tiro na cabeça de quem está ali. (Fonte)
"e insinua que quer dar um tiro na cabeça de quem está ali". Véi, na boa. Eu pensei em pesquisar os fatos que eu não conhecia, mas fica difícil dar alguma moral para o texto quando o autor inventa coisas assim desse jeito. Ele cita fonte para se dar credibilidade mas ela nunca respalda o que ele escreve.

Mais fácil pular pras conclusões. Sobre falta de ideologia, já houve essa discussão aqui. Tirando esse início de UDN/PSD, 30 e tantos anos atrás, vocês veem ele defender ideias antagônicas ao longo da trajetória política? Ele sempre teve uma inclinação centro-esquerda, e assim eram todos os partidos de que ele fez parte desde o PMDB: PSDB (na época), PPS, PSB, PROS e PDT. Eu acho que a gente devia pegar ideias pontuais, para notar alguma contradição. Já vi muitas entrevistas, da década de 90 para cá, e desde que o Haran apontou esse possível defeito tenho ficado atento, mas até então tenho observado muita coerência. E, mesmo que questionáveis (eu não concordo com algumas) ou ditas de forma muito assertiva ou prepotente, suas opiniões são muito claras, então não é questão de "falar e não dizer nada".


Pior é a conclusão de que ele seria oportunista, pulando de um governo para o outro. Como é que o cara integra a equipe do Plano Real em 1993, ajuda a eleger um candidato do PSDB e depois (fosse pelas divergências que ele alega ou por vaidade) ROMPE com o partido no pior cenário possível, de ampla aprovação de FHC, se candidatando contra sua reeleição, é oportunista? Chame-o de MUITO BURRO, se não quiser acreditar nos motivos que ele alega para ter rompido. Aí perde em 1998, continua oposição, critica a tentativa de golpe do PT contra FHC, e... oportunista! Em 2002, oportunismo apoiar Lula no 2º turno? As campanhas mais antagônicas foram as de Ciro e Serra, que são adversários políticos desde sempre, apoiá-lo seria uma incoerência ridícula! Aí vem a crise do governo Lula, com o Mensalão, ele troca de partido para não engrossar a oposição e se torna um dos principais articuladores pela preservação de um governo que estava sofrendo várias pressões... seria oportunista se fizesse como o PMDB no governo Dilma, que abandonou o barco. Aliás, ele voltou a aparecer na política em 2015 justamente desse lado contrário à tendência, se posicionando contra o impeachment. Dureza essa noção de oportunismo do autor!
 
Última edição:
sexta-feira, 3 de junho de 2016
-
Ciro foi nomeado Secretário da Saúde do Ceará pelo próprio irmão e então governador Cid Gomes, em 2013, pouco tempodepois de ter elogiado o Programa Mais Médicos do governo federal, um projeto de escravização de cubanos que serve para enviar dinheiro aos irmãos Castro. (Fonte 1) - (Fonte 2)
Só nesse trecho dá pra sentir o nível de imparcialidade e fidedignidade da informação :rofl:

Mas sérião, vcs estão fazendo campanha contra ou campanha a favor? O cara em quem eu votaria é o cara que faz aquilo quando uns mlk ignorantes políticos vem fazer baderna na porta de casa durante a madrugada (não que seja o Ciro)
 
Ciro é um oportunista.
O problema que as oportunidades ainda não o levaram a presidência.
Mas quem sabe essa nova janela de 2018 seja o ápice, já que tá tudo bagunçado e os dois maiores partidos estão ruindo em sua própria corrupção.
 
Entrevista no programa de Mariana Godoy em 03/06/2016.


Pegar leve com o Sarney porque ele é velho e ex-presidente, é dose.
Mas no geral ele foi sensato e falou coisas bem sérias, no tempo 12:35 sobre o Pré-sal e depois sobre a esculhambação geral que este "governo" conseguiu fazer em 15 dias, perfeito.
Tudo se resume mesmo em encher o cu bucho de dinheiro.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo