• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Harambe, descanse em paz

Nossa Haran Sério? De Ciro Gomes a Tom Cruise, tudo pra querer dizer que o motivo pelo qual a morte do gorila é o melhor caminho do que a morte do garoto é "pela tendência de proteger nossos parentes mais próximos"? :lol:

Entendo, agora que alguém conseguiu usar argumentos decentes ao invés de se esquivar (Oi Ecthelion) que posso ter me expressado mal na questão do "Somos superiores". Mas falo isso pra ser mais direto no motivo pelo qual o tiro letal foi a melhor saída. Porque não podiam arriscar a vida de um humano em detrimento a de qualquer outro animal.
O objetivo do meu post estava longe de reduzir-se à questão do gorila, que foi somente a ocasião da discussão. Eu nem ia adicionar isso ao texto, o fiz para matar na raiz pressuposições sobre minha posição a respeito (inclusive falácias do tipo "noooossa você não salvaria a criança então?"). O objetivo foi sim discutir a questão da dignidade humana e animal, que foi o ponto de maior polêmica no tópico, é um ponto onde há muita divergência a respeito, e foi o mais espantoso em seus posts. Agora você que está esquivando-se :lol:, falando que se expressou mal e querendo reter a discussão apenas no caso do gorila. E outra, há muita diferença em dizer "salvamos o garoto porque ele é nosso parente" e "salvamos o garoto porque ele vale mais, pois é humano e faz parte de uma espécie construtora de civilizações e etc". A primeira é uma justificativa meramente causal do evento, e outro é uma justificativa moral, objetiva., que até um E.T. inteligente tomaria.
 
E se fosse o último gorila do planeta?

Aí mata mesmo. Não tem como reproduzir. :lol:
** Posts duplicados combinados **
O objetivo do meu post estava longe de reduzir-se à questão do gorila, que foi somente a ocasião da discussão. Eu nem ia adicionar isso ao texto, o fiz para matar na raiz pressuposições sobre minha posição a respeito (inclusive falácias do tipo "noooossa você não salvaria a criança então?"). O objetivo foi sim discutir a questão da dignidade humana e animal, que foi o ponto de maior polêmica no tópico, é um ponto onde há muita divergência a respeito, e foi o mais espantoso em seus posts. Agora você que está esquivando-se :lol:, falando que se expressou mal e querendo reter a discussão apenas no caso do gorila. E outra, há muita diferença em dizer "salvamos o garoto porque ele é nosso parente" e "salvamos o garoto porque ele vale mais, pois é humano e faz parte de uma espécie construtora de civilizações e etc". A primeira é uma justificativa meramente causal do evento, e outro é uma justificativa moral, objetiva., que até um E.T. inteligente tomaria.

Eu salvaria o garoto porque é ele é humano. Vale mais PORQUE é nosso parente.
 
*sigh*

E se fosse o último macho do último casal do planeta?

Ele dificilmente estaria em um zoo, provavelmente seria mantido num santuário restrito, sem a entrada de visitantes. :mrgreen:


Mas parando de fugir: Aí deixa tudo muito mais difícil. Eu no lugar do diretor ainda daria o tiro, ACHO. Até pela responsabilidade do próximo zoo de manter os visitantes seguros, ou pelo menos VIVOS. Mas muito mais difícil a decisão. :think: :think:


Enfim, como estaria essa discussão se os tratadores tentassem fazer algo diferente, que resultasse na morte da criança, qual seria a repercussão? O que aconteceria com o zoo? Um belo processo? Um possível fechamento do lugar?
 
Porque é humana.
Isso não explicou nada.
Por que a vida humana é mais importante?

Alguém falou de brincar de deus. Para mim brincar de deus é decidir quem deve ou não morrer, sendo que se tentássemos utilizar os dardos tranquilizantes seria ele em pessoa que decidiria se daria certo ou não, tomamos a frente e decidimos matar o gorila antes dele fazer algum mal. Tomamos a decisão da mão da natureza e de deus.

Inclusive essa situação me lembrou aquele filme "Minority Report" em que a questão central do filme é o cara ser acusado de assassinato antes de ter cometido.
 
Nessas circunstâncias, é possível [...], que o menino saísse dali ileso.
Se o macaco vivesse, o menino poderia sair de lá ileso. Morto o animal, o menino certamente sairia ileso. Fim de tópico.

Trata-se de um dilema terrível. Tenho certeza de que o pessoal do zoológico está desolado (apesar de os ativistas costumarem descrever os zoológicos como prisões, eles estão cheios de pessoas que se preocupam bastante com os animais e os respeitam enormemente), e eu mesmo me sinto desolado por terem matado um primata tão belo. É uma grande perda para a espécie, mas também choramos simplesmente a perda de um primata que não fez nada de mal.
O erro foi tirá-lo da natureza, realizando assi uma seleção artificial. A partir do momento em que elle se habitua a uma vida humanizada, está morto para a natureza.
 
O Amon já respondeu de forma satisfatória. :lol:
Não respondeu nada, atacou-me gratuitamente. Esqueceu que aqui trata-se de um debate.

Se o macaco vivesse, o menino poderia sair de lá ileso. Morto o animal, o menino certamente sairia ileso. Fim de tópico.
Não existe essa certeza, o barulho do tiro poderia ter assustado o gorila caso o atirador tivesse errado. E aí sim ele ficaria agressivo.
 
Eu salvaria o garoto porque é ele é humano. Vale mais PORQUE é nosso parente.
Penso que o valor de algo provém antes de sua essência, que segundo Aristoteles é objectiva e immutável, que de relações com outros seres. Feitas tais ressalvas, parece-me mais coerente, deveras, que alguém deffenda àquelles de cuja essência elle compartilha.
** Posts duplicados combinados **
Não existe essa certeza, o barulho do tiro poderia ter assustado o gorila caso o atirador tivesse errado. E aí sim ele ficaria agressivo.
E a voz de alguém vinda de fora ou algum movimento da criança nam o poderia assustar? De qualquer forma, minha fala pressupõe que se mate o animal, não que se o tente matar. O que deffendo é a justeza da decisão de matá-lo, não qual o melhor procedimento a fazê-lo.

À parte, posto que a criatura parecia calma, um atirador experiente difìcilmente erraria o alvo. É melhor confiar no talento humano que nas aleatórias reações d'um animal.
 
Eu salvaria o garoto porque é ele é humano. Vale mais PORQUE é nosso parente.
Ah vá, não obscureça a distinção "salvar porque é humano" e "salvar porque é parente" que estabeleci claramente ali. Claro, o critério de parentesco vai privilegiar humanos. Mas uma coisa é salvar por causa do instinto evolutivo de proteger parentes... Outra coisa é salvar por ver na espécie humana aspectos mais dignos e superiores que a espécie do gorila. E essa segunda tese era o que você tava defendendo, afinal, se fosse só a primeira, qual seria a importância do homem desenvolver engenharia, filosofia, cálculo, etc, que você frisou, por exemplo? Em outro contexto, se alguém salva seu filho em prejuízo do filho de outra pessoa, ele não vai fazer elogios ao seu filho para justificar a escolha, falando que seu filho era mais inteligente e criativo e etc, e que o outro era um tanto quanto inferior.
 
Última edição:
Alguém falou de brincar de deus. Para mim brincar de deus é decidir quem deve ou não morrer, sendo que se tentássemos utilizar os dardos tranquilizantes seria ele em pessoa que decidiria se daria certo ou não, tomamos a frente e decidimos matar o gorila antes dele fazer algum mal. Tomamos a decisão da mão da natureza e de deus.
Já que tua mensagem pressupõe a existência de Deus, sentir-me-ei à vontade pera pressupô-la também.

Primeiramente, os animais não morrem da mesma maneira que os homens, uma vez que os estes são Filhos de Deus, e os aquelles são sua's criaturas. À parte, diz o Gênesis que os animais são nosso domínio, a nós concedido polo Senhor, e que nossa vida tem prioridade sobre a delles (embora, novamente, o significado de "vida" diverja).

Se o gorila parecia calmo, pra quê dar um tiro nele?
Talvez porque ele poderia deixar de estar? Se teu filho estivesse dentro de uma picadeira de cana em standby, não seria mais prudente cortar-lhe primeiro a energia? ou irias correndo meter o braço lá?

Ah vá, não obscure a distinção "salvar porque é humano" e "salvar porque é parente" que estabeleci claramente ali. Claro, o critério de parentesco vai privilegiar humanos. Mas uma coisa é salvar por causa do instinto evolutivo de proteger parentes... Outra coisa é salvar por ver na espécie humana aspectos mais dignos e superiores que a espécie do gorila. E essa segunda tese era o que você tava defendendo, afinal, se fosse só a primeira, qual seria a importância do homem desenvolver engenharia, filosofia, cálculo, etc, que você frisou, por exemplo? Em outro contexto, se alguém salva seu filho em prejuízo do filho de outra pessoa, ele não vai fazer elogios ao seu filho para justificar a escolha, falando que seu filho era mais inteligente e criativo e etc, e que o outro era um tanto quanto inferior.
Por algum motivo, não consigo ver tua mensagem...:think:
EDIÇÃO: Recarregando a página, ora posso.
 
Partindo do ponto de vista genético em que partilhamos 99% do mesmo DNA o Gorila também é nosso parente.
Partindo do ponto de vista químico, em que partilhamos 99% de nossos elementos com a atmosphera, ella também é nossa parente.
EDIÇÃO: Ou o petróleo de que foi feito este computador.
 
Última edição:
Já que tua mensagem pressupõe a existência de Deus, sentir-me-ei à vontade pera pressupô-la também.

Primeiramente, os animais não morrem da mesma maneira que os homens, uma vez que os estes são Filhos de Deus, e os aquelles são sua's criaturas. À parte, diz o Gênesis que os animais são nosso domínio, a nós concedido polo Senhor, e que nossa vida tem prioridade sobre a delles (embora, novamente, o significado de "vida" diverja).
Não, não sou religioso, só coloquei esse ponto porque alguém, não lembro quem, falou de brincar de deus.

Mas analisando esse trecho já dá para entender de onde vem a cultura de que os seres humanos são os seres mais importantes do mundo. Aposto que o próximo parágrafo fala que moramos no centro do universo...

Partindo do ponto de vista químico, em que partilhamos 99% de nossos elementos com a atmosphera, ella também é nossa parente.
EDIÇÃO: Ou o petróleo de que foi feito este computador.
Rejeito seu argumento. O meu contra argumento referia-se à parentesco que pode ser medido através de semelhança de DNA.
Obviamente partilhamos de muitos elementos químicos do planeta, mas o computador não é uma criatura viva, não pensa e sente (ainda), portanto não serve como exemplo. Voltamos nesse tópico quando eles se levantarem contra nós como em Matrix ou Exterminador do Futuro. :lol:
 
@Haran Alkarin, eu acho que se o Ciro estivesse lá, pularia na jaula, dominaria o gorila e gritaria: "Eu estou protegendo você, seu filho da puta!"
Que nada, Ciro não é o Chuck Norris, ele só tem papo. Ele ia querer impressionar a todos sem tomar partido:

"Ciro, devemos matar o gorila?"
"Não!"
"Mas você prefere colocar a vida do garoto em risco do que sacrificar o gorila?"
"Não me ponha onde não estou!! Não sou goriliano, não sou animalista, então deixe as coisas onde elas devem estar!! Mesmo porque quando fui prefeito em Fortaleza tínhamos um zoológico com gorila... E eu fui um prefeito honrado, decente, sem mancha no currículo... Minha história está aí para todo mundo ver... Fiz oposição ferrenha contra gorilices desde o governo FHC (ãhn, ainda que ninguém se lembre)... E essa história prossegue por toda minha vida, vai até o estudo que fiz do gorilês, quando, harvadiano que sou, pesquisava em Harvard School, Massachusetts..... E os gorilas, são anfíbios... Possuem assimetrias abissais com os macacos... Maaaas essa é uma digressão absoluta do nosso encontro aqui, uma semente para outros momentos. Digo tudo isso para voltar a discussão..."

No final o que o Ciro falou não ia ter influência alguma em como as coisas terminariam, e ele sairia fazendo críticas graves a tudo e todos.
 
Última edição:

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo