Constatamos duas deficiências nos blogs conjuntos de literatura no país: 1) não se abrem para o diálogo; e 2) não conseguem olhar de forma satisfatória para obras artísticas. O cúmulo dos absurdos foi aquela tal matéria no HomoLiteratus, em que o autor de maneira estapafúrdia dá um calaboca a todos nós. Esse tipo de excrescência precisa ser varrida da maneira mais efetiva possível: pelo exemplo. Pela força de um site que seja capaz de estimular a única coisa que REALMENTE importa à vida literária: o debate, a conversa, dois leitores, pelo menos, trocando ideias entre si, sem temor da discordância, sem temor da inteligência alheia.
Portanto, qual é o projeto? Como ele vai funcionar?
Portanto, qual é o projeto? Como ele vai funcionar?
CONDIÇÃO SINE QUA NON.
TIPOS DE POSTAGENS.
É simples. Temos uma meta de 10 postagens por mês. Elas seriam dispostas em (preferencialmente programadas pra saírem às 11h):
1ª SEMANA: 3 postagens. Terça, Quinta e Sábado.
2ª SEMANA: 2 postagens. Quarta e Sábado.
3ª SEMANA: 3 postagens. Terça, Quinta e Sábado.
4ª SEMANA: 2 postagens. Quarta e Sábado.
De todas essas 10 postagens, nós temos alguns tipos:
TIPO COMUM: Resenhas, Leituras Cerradas e Crônicas. Todas com um LIMITE de 5 mil caracteres (limite mínimo de 3 mil). Lembrando que:
- Leitura Cerrada não é bem uma resenha. Vc pega por exemplo um poema ou um trecho, um parágrafo e explica pq gostou ou não dele. É um exercício de leitura textual com um enfoque mais específico, o que envolve suas facilidades e suas dificuldades, naturalmente. Facilidades: se vc não leu nenhum livro no mês ou não se preparou pra resenhar nenhum, comente. Dificuldades: você terá que apresentar pelo menos 3 mil caracteres bem fundamentados e esmiuçando aquilo ali que você pincelou;
- A crônica não é o foco do site. Portanto, nós teríamos quando muito uma resenha por mês dentro do padrão de 10 postagens.
TEXTO DO CONVIDADO: Convidaríamos uma pessoa pra que escrevesse um texto de Tipo Comum.
Limite: idem ao Modelo Comum.
CANTINHO DA TRADUÇÃO: Ou nós postamos uma tradução nossa, ou então nós compilamos traduções alheias, ou então analisamos uma tradução disponível. É extensível à paráfrase e paródia também.
Limite: dos comentários, idem ao Modelo Comum. Não há limite de traduções compiladas.
PITACOS: No começo de todo mês pegamos alguns dos lançamentos e comentamos. Penso em dar um título bem divertido para essa parte, talvez "Enxeridos" pq em muitos casos são livros que nós ainda nem lemos mas mesmo assim estaremos comentando. Nós basicamente transformaríamos o tópico de Lançamentos aqui do Fórum numa publicação mensal. É extensível a notícias literárias também, mas lembrando que notícias literárias terão prioridade em se tornarem crônicas ou matérias.
Limite: não há. Mas bom senso: são comentários rápidos.
COLÓQUIO: Pegamos um trecho de um livro ou um poema. Duas pessoas do núcleo trocariam e-mails por mais ou menos 2 semanas e meia comentando, trocando ideias. Por exemplo: "Ei, cara, eu li e gostei. Gostei disso e disso. Minha interpretação é tal." E a outra pessoa responde: "É? Eu gostei daquilo e daquilo." Você: "Ah, interessante... Mas discordo disto e disto." Algo bem informal. Uma conversa. Mas, claro, com o propósito de ler e criticar uma obra. Minha ideia é a de abrirmos espaço pra que as pessoas mandem seus poemas e que a gente os critique. Acreditem em mim: isso é praticamente INÉDITO.
Limite: não há. Mas bom senso: o texto como um todo não deve ficar muito grande e cada e-mail não deve ficar grande demais, também.
JAULA: Uma ideia que eu peguei do New York Review of Books. É simples: duas pessoas do núcleo formulariam uma pergunta polêmica (ou um tema) em no máximo 3 dias. Por exemplo: "Literatura e apropriação cultural". Aí os outros dois do núcleo escreveriam um texto sobre o assunto e ambos seriam publicados nessa única postagem. A ideia é a de contrapor leituras, não só no sentido de um discordando do outro mas também na possibilidade de um complementar o outro e de um até concordar com o outro. O importante é que os dois façam a opinião separados. NÃO existirá a comunicação como no Colóquio. Será às cegas, por assim dizer.
Pode existir uma tréplica. Funcionaria assim: a Jaula seria publicada no sábado da terceira semana do mês. Aí um dos dois, ou os dois, teriam até domingo à noite pra manifestar seu interesse em treplicar. Se uma pessoa manifestou interesse, nós comunicamos a outra parte e aí eles possuirão 1 semana pra escrever a tréplica, os dois. De novo, será às cegas. A outra parte pode se abster, no que, na sua parte, nós só colocaríamos: "Fulano se absteve". Mas se quiser treplicar também, ambas as tréplicas seriam publicadas juntas.
Limite: cada texto dos participantes da Jaula, até mesmo na tréplica, devem possuir o mesmo tamanho do Tipo Comum.
CONTRATO BÁSICO.
Sendo assim, cada pessoa do Núcleo se veria OBRIGADA a:
- Resenhar pelo menos 1 livro por mês, sendo que, por rodízio, em alguns meses ela teria que resenhar 2 (ela pode resenhar mais, claro, mas algumas dessas resenhas substituiriam a do coleguinha em casos de emergência ou contribuiriam pra criarmos um "banco de resenhas");
- Participar da Jaula seja na propositura de temas, seja no debate propriamente dito, mas de tal modo que ele obrigatoriamente deveria se predispor a participar dos dois (e sem ficar demais nessa onda de "tenho mais afinidade com isso");
- Participar do Colóquio (mais uma vez, haveria um rodízio e permutação entre os membros).
CRONOGRAMA DE POSTAGENS.
Pensei em:
1ª SEMANA: Pitacos + Resenha (R1) + Convidado.
2ª SEMANA: Resenha (R2) + Tradução (T1).
3ª SEMANA: Resenha (R3) + Tradução (T2) + Jaula.
4ª SEMANA: Resenha (R4) + Colóquio.
Sendo que:
- Caso o convidado não contribua, um de nós terá que contribuir duas vezes. Por isso, é mais sensato que, TODO mês, uma pessoa do núcleo se predisponha a escrever pelo menos 2 resenhas.
- No caso de uma tréplica, ela seria inclusa na 1ª semana do mês seguinte, isto é, seria inclusa no lugar da R1.
- No caso de uma das postagens sobre Tradução não ocorrer, pode-se incluir uma resenha.
PRINCÍPIOS.
Em específico o princípio do debate. Queremos colocar as pessoas do núcleo, pelo menos, pra conversarem entre si. Por isso, é interessante que, por exemplo, que ambas as postagens sobre Tradução, T1 e T2, dialoguem. O mesmo quanto aos livros escolhidos. Não precisa ser algo combinado. Mas um pode ir contribuindo à medida que for vendo o que for postado. Ir criando ganchos por conta própria. A Jaula é simplesmente um caso limite e forçado de debate. Ele pode se estender além.
ÁREAS DE EXPANSÃO.
Temos 2 semanas que podem se expandir e receberem mais duas vagas, no que elas se tornariam em semanas de 3 postagens. Acho saudável que esses espaços sejam reservados para colaboradores, à medida que forem surgindo, ou para, quem sabe, edições extraordinárias da Jaula (no caso de algum tema calhar ser de comoção nacional, digamos).
PONTO DE VISTA PRÁTICO.
Montar um blog de literatura conjunto exige algo além de planejamento. O mais importante, a meu ver, é isto, mas exige outras coisas:
- Nome;
- Logomarca;
- Design;
- Redes sociais.
- Facebook;
- Instagram;
- Twitter.
Todavia, de tal modo que:
- Devemos manter um ritmo de pelo menos 5 postagens semanais em cada uma das redes sociais, AFORA a divulgação de nossas postagens;
- Estas deverão ser compartilhadas em horários de pico, por exemplo 11h e 20h;
- E, claro, comunicação com nossos leitores.
§
Então muito bem. Pensem bem na proposta. Mas muito bem mesmo. Eu vou explodir a boca do sapo com macumba se vocês entrarem nessa porra e abandonarem o barco lá na frente. Sei que todo mundo é adulto e tá cheio de merda pra fazer. Ninguém aqui é desocupado. E justamente por isso é que ninguém é moleque. Então a pergunta é muito simples:
Quem está disposto a participar do Núcleo?
Agradeço quem se predispor a ajudar de forma esporádica, mas, pra ser bem curto e grosso: nesse momento inicial eu não preciso de ajudas esporádicas para algo que nem mesmo tem um sustentáculo. Ou eu conto com amigos, parceiros, ou então eu vou me recolher no meu bloguinho e pronto, vida que segue.