• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

O Brasil corre o risco de um novo golpe militar?

Existe risco de golpe militar atualmente no Brasil?


  • Total de votantes
    20

Clara

Perplecta
Usuário Premium
Este tópico não foi aberto com a intenção de discutir se o impeachment da Dilma é correto do ponto de vista dos Direitos Político e da Constituição.
Não é pra falar mal ou bem do PT ou de qualquer outro partido.
É sobre uma dúvida que vem me acompanhando já faz um ano pelo menos e se intensificou nos últimos meses.

Uma democracia jovem e frágil como a brasileira, corre o risco de se quebrar em mais um golpe militar?
Estamos à beira de um colapso social, uma divisão irremediável e, como disse o jornalista norte americano Glenn Greenwald, brincando com instrumentos democráticos como o impeachment, o que poderia ser fatal?

Segue algumas declarações e opiniões sobre o tema.
Fiquem à vontade para postar outras do tipo, já que mostro apenas as que lembro de ter visto, mas sei que existem outras.

======================================

O comandante-geral do Exército, general Eduardo Villas Bôas, refutou hoje (19/04/16) a possibilidade de intervenção das Forças Armadas no país em decorrência da atual crise política. A declaração foi feita em palestra sobre o Dia do Exército, no Centro Universitário de Brasília (UniCeub).

“As Forças Armadas não existem para fiscalizar governo nem para derrubar governos. Temos que contribuir para a legalidade, dar condição para que as instituições continuem trabalhando e encontrem caminhos para superar o que estamos vivendo. Vimos que os embates [políticos] têm sido acirrados, mas as instituições estão funcionando”, disse.
Fonte


"Uma preocupação óbvia é que esses protestos (contra e pró-governo), se saírem do controle, poderiam degenerar em violência desenfreada e no risco de intervenção pelas Forças Armadas", diz o jornal, um dos principais da Grã-Bretanha, no editorial intitulado "A visão do Observer para o Brasil".

Fonte


A BBC traz nesta quinta-feira (24/03/2016) uma entrevista com o professor norte-americano James N. Green, assinada por João Fellet, que faz um paralelo entre o golpe de 1964 e o atual momento político do país. A reportagem lembra que, ao derrubar o presidente João Goulart e assumir o poder em 1964, os militares diziam agir para livrar o Brasil do comunismo e da corrupção.
Para o professor norte-americano James N. Green, que pesquisa a história brasileira há mais de 30 anos, os mesmos argumentos têm sido evocados por muitos dos que agora defendem o impeachment de Dilma Rousseff.
Professor de história moderna da América Latina e Diretor da Iniciativa Brasil da Brown University, em Rhode Island (EUA), Green afirma que desta vez o movimento não busca levar os militares ao poder, mas entregá-lo ao PMDB e PSDB.

Fonte




 
Última edição:
Pra mim apesar da extremamente lamentável e insistente afirmação por parte da Dilma do termo "golpe", no que diz respeito aos militares, mesmo tendo alguns que adorariam ver isso como o Bolsonaro, eu não acredito nisso.
 
É uma possibilidade. Se o PMDB assumir mesmo e depois que suas medidas econômicas fracassarem (de novo), com uma classe média empobrecida e descontente com a economia, surgir um movimento popular pedindo por uma salvação por parte de alguém pode fazer acontecer uma Marcha da Família com Deus pela Liberdade 2.0. Já vimos isso acontecer em outros países, aconteceu na Alemanha em 1933, aconteceu na Itália em 1922, aconteceu na América Latina. Acho que os militares não querem isso, o momento histórico é muito diferente, apesar de Bolsonaro e sua fantasia anticomunista, mas há a possibilidade.
 
Isso é um belo relato, pena que carece de fontes.


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
 
A fonte -- em tese -- foi obtida in loco. Mas tudo bem, é tranquilo desqualificar o site.
A grande mídia é manipuladora, a pequena mídia é mentirosa. É quase impossível achar uma fonte que satisfaça aos dois lados.

Ainda fica por esclarecer aquela balela de ameaça terrorista do Isis ao Brasil.

Não desqualifiquei o site, apenas disse que é um dado que vem do nada.
Legal essa coisa de in loco, porque ninguém mais soube, só eles.
Falar qualquer um pode falar, provar já é outra coisa.

No mais, você já postou coisas mais fundamentadas.
 
Cortella, Karnal, Pondé e Dimenstein dizem se estão otimistas ou pessimistas com a situação atual do Brasil.


Pondé, sem comentários, que cara xarope. :-|
 
Eu não sei o que você espera encontrar numa notícia de jornal, impresso ou online, que constitua "prova" do que está sendo dito. Excetuados os casos em que há um documento apresentado ou um vídeo, todo o mais no jornalismo se baseia na credibilidade do veículo. Quais as "provas" que você costuma observar quando visita o portal da Globo? Quase nenhuma; você só presume que uma Globo da vida não inventaria nada a partir do nada, talvez só dar uma deturpadinha. A fonte pode ser mantida em sigilo, inclusive perante a Justiça; é um direito constitucional. No fim das contas, a sua desconfiança, que eu compreendo, é que você não dá nenhuma credibilidade ao Sul Connection. É um site bem novo, ainda pode ser que vire referência um dia, sei lá.

"Legal essa coisa de in loco, porque ninguém mais soube, só eles."
Para o caso de ser verdade, acredito que isso se chamaria furo jornalístico. Também não ponho a mão no fogo pelo site; deixei o link aí para quem quisesse ler e tirar suas conclusões.
 
Um belíssimo furo de reportagem por sinal, já se passaram 3 dias e ninguém da grande mídia conseguiu tal material, nem mesmo os declarados contra o governo.

Porra Calib, você não é mané não, então não vem com esse papinho furado. O portal escreve um relato, sem embasamento, com base em alguma fonte que ficou por dentro do assunto tratado na reunião com o ministro da defesa, poxa, para uma mídia pequena, eles são bem fortes, conseguem informações que ninguém mais consegue. E olha que coisa mais furada, o cara chega e peita como um fodão a hierarquia máxima de sua instituição, fala que pode dar voz de prisão a quem der uma "ordem absurda" e depois marca dois almoço, com dois senadores e pede para eles "espalharem a notícia"? História mal contada pra caramba, sem pé nem cabeça. Então não me venha com essa de você não da credibilidade ao Sul Conection, porque a falta de credibilidade começou agora, com um texto mal feito e pretensioso como esse, tentando ganhar fama rápido escrevendo qualquer porcaria sensacionalista.

Como eu disse, você já teve dias melhores.
 
Um belíssimo furo de reportagem por sinal, já se passaram 3 dias e ninguém da grande mídia conseguiu tal material, nem mesmo os declarados contra o governo.
Porra Calib, você não é mané não, então não vem com esse papinho furado.
Nunca afirmei que era um furo. Você deve ter problemas em processar construções frásicas condicionantes.


Então não me venha com essa de você não da credibilidade ao Sul Conection, porque a falta de credibilidade começou agora, com um texto mal feito e pretensioso como esse, tentando ganhar fama rápido escrevendo qualquer porcaria sensacionalista.
Não entendi, sinceramente, o seu ponto aqui. A falta de credibilidade de quem que começou agora? A sua em relação ao site? A minha? Você disse que não desqualificou o site, mas acabou de desqualificá-lo agora. Você já tinha lido o Sul Connection antes? Considerava-o uma fonte razoavelmente confiável?
 
Não entendi, sinceramente, o seu ponto aqui. A falta de credibilidade de quem que começou agora? A sua em relação ao site? A minha? Você disse que não desqualificou o site, mas acabou de desqualificá-lo agora. Você já tinha lido o Sul Connection antes? Considerava-o uma fonte razoavelmente confiável?
O que eu disse que eu fui ao site para ler a noticia sem pré julgamento algum, então li um texto sem pé nem cabeça, que mais parece uma teoria da conspiração postado em um blog pessoal sem o menor compromisso com a informação, e a partir de agora ficarei com um pé atras. Ou seja, o material do portal ao qual fui exposto, fez com que a credibilidade do site viesse abaixo no meu conceito. Simples assim.
Quando você não conhece alguém e se depara com um trabalho ruim, você começa a formar seu conceito com essa base.
 
E o tópico virou uma discussão sobre o Calib "misteriosamente" ter postado dois links idiotas e sem credibilidade que por alguma razão também incompreensível ele não quer admitir que são idiotas e sem credibilidade.

É tipo eu defendendo o Paulo Coelho num embate literário que teve aí num fórum. :rofl:
 
Intervenção militar no Brasil como nos moldes de 64? Impossível. Não estamos mais na Guerra Fria; a preocupação norte-americana está no Oriente e a Europa bate cabeça com a onda de imigrantes e países do Bloco do Euro descontentes com a política econômica ditada por Alemanha e França, além dos recentes atentados.

Por aqui, ambos os lados tem seus esqueletos bem guardados para desejarem que as novas gerações tenham a curiosidade de revirar o passado daqueles avós que estufam o peito e recontam com orgulho aquele período de luta pela pátria contra os subversivos ou da guerrilha contra Ditadura.

Se fosse um Governo sem fantasmas, já teria aberto os arquivos logo que assumiu o poder em 2002. E fez? Claro que não, o Acordo de Cavalheiros - a.k.a. Constituição de 88 - tratou de isentar e perdoar as duas partes de possíveis julgamentos posteriores. Então, por enquanto pelos próximos 50 ou cem anos... nada de Golpe.
 
O exército brasileiro está minguado.
Sem dinheiro pra pagar o almoço da tropa. Tenho amigo militar que é liberado do serviço na quarta e na sexta justamente por causa disso.
Pra mim o golpe só poderá ocorrer se e somente se a Dilma for impedida e não sair, ela tentar um golpe e aí sim os militares a destituírem.
 
Quanto ao risco de um possível golpe que levasse a uma ditadura como no passado, eu só veria algum risco se o Bolsonaro tivesse uma liderança e poder de influência política muito grande e arquitetando tudo da forma mais discreta e sorrateira possível, pois se tivesse a chance ele seria sim um sério candidato a ditador.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo