• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Sobre uma coisa que o Saruman disse.

iluvatar1001

Usuário
No capítulo a Voz de Saruman. ´´ O que quer aqui Gandalf capa-cinzenta, deixe-me adivinhar a chave Orthanc ou a chave da propia Barad-ur, junto com as coroas dos SETE reis e os cajados dos 5 magos.
Graças a essa declaração do Saruman eu fico pensando ele estava se referindo aos Nazgûls como 7 reis e não 9, o que me faz supor que pelo menos 2 Nazgûl não eram reis e sim pessoas de influência e não nobres. Poderiam ser bruxos,aristocratas ou generais militares de Numenor, Harad ou Rhûn que ele corrompeu a seu serviço.
 
Esta passagem que você comentou, ao que tudo indica se refere a tradução do trecho original em inglês, cuja grafia aponta para um significado genérico no sentido de ser difícil de se reunir as coroas de 7 reis. O trecho original seria esse:

‘But you [Saruman] will first surrender to me [Gandalf] the Key of Orthanc, and your staff. They shall be pledges of your conduct, to be returned later, if you merit them.’

Saruman’s face grew livid, twisted with rage, and a red light was kindled in his eyes. He laughed wildly. ‘Later!’ he cried, and his voice rose to a scream. ‘Later! Yes, when you also have the Keys of Barad-dûr itself, I suppose; and the crowns of seven kings, and the rods of the Five Wizards, and have purchased yourself a pair of boots many sizes larger than those that you wear now. A modest plan.’

The Two Towers Book 1 Chapter 10: “The Voice of Saruman”

No que a palavra "of" se traduziria como "de" sem especificiar um grupo específico de monarcas. (consultar versão brasileira do SdA)

Observa-se como notável que diferentemente do momento em que ele usa a palavra "the" antes de falar dos cajados dos cinco Istari ele não usa nenhuma palavra para anunciar as coroas reais.

Não obstante, apesar de não haver referências com qualquer explicação da preferência de Saruman para essa escolha há em Tolkien um simbolismo numérico que tende a não ser ao acaso como por exemplo, da "condenação de Melkor por 3 eras".

Todas essas pistas indicam que Tolkien podia estar pensando em uma mitologia específica ou em histórias inspiradoras ao pensar em uma expressão para representar um caso.

http://scifi.stackexchange.com/questions/85777/who-are-the-seven-kings
http://www.lotrplaza.com/archives/index.php?Archive=First Age&TID=204504
 
.

Parabéns, @Neoghoster Akira, você é fera com as palavras. :joinha:

"... os cajados dos Cinco Magos...". "e as coroas de sete reis...", percebam também que não há maiúsculas em ''sete reis'' ("seven kings") ao contrário do que ocorre em ''Cinco Magos" ("Five Wizards").

.
 
Última edição:
Nussa... Seria bem surreal se ao fazermos um apontamento solto pudéssemos virar craques em palavras de repente. A nós foristas "mortais" (aka"não autores") nos cabe pobremente tatear pelo escuro.

Mas falando sério, eu entendi a piada, esse título aí é o papel do Saruman, que ele sim foi um verdadeiro mestre do papo fino por bastante tempo. Se transformarmos Saruman em melodia e tomarmos como ponto de partida na análise aquele final em que ele se apresenta “murcho” observaremos que se trata de uma música cujo tema passou a girar em torno de um centro de tristeza a despeito da presença da melodia de instrumentos enérgicos tocados na periferia.

Isso quer dizer que ele vai se tornando em alguém cheio de rodeios antes de ir ao ponto e faria bastante sentido se ele apresentasse uma referência genérica mais cedo no discurso antes de conceder a referência específica dos magos (deixada para depois quando se espera que a audiência esteja mais acostumada e não note um artifício). Afinal, o efeito retórico, de teatralidade é maior.

Com relação a possibilidade de serem os filhos de Feanor, alguns fãs até brincam de especular como o fez o cara de um dos links que postei, todavia nota-se que Tolkien não deixou escrito diretamente, nem em interpretação, nem em outros lugares de sorte que a expressão usada por Saruman não se repete nos livros principais (CI, SIlma, Senhor dos Anéis, OH, etc) dando a entender que Tolkien planejou o trecho para não deixar pistas nem esclarecer a passagem não dando espaço para que possamos especular em razão da intenção ter sido a de ser uma expressão genérica cujo efeito é o de ter menor importância.

Uma outra dificuldade dessa hipótese repousaria no fato de que à época de Gandalf os reinos dos filhos de Feanor já sejam vistos entre maiar e elfos como um exemplo de fracasso bélico/estratégico, detentores de pouca honra, e de fácil conquista pelo inimigo vindo a coroa dos Noldor a ser transferida para o próximo da fila que fora Gil Galad (que também morreu).
 
Última edição:
No capítulo a Voz de Saruman. ´´ O que quer aqui Gandalf capa-cinzenta, deixe-me adivinhar a chave Orthanc ou a chave da propia Barad-ur, junto com as coroas dos SETE reis e os cajados dos 5 magos.
Graças a essa declaração do Saruman eu fico pensando ele estava se referindo aos Nazgûls como 7 reis e não 9, o que me faz supor que pelo menos 2 Nazgûl não eram reis e sim pessoas de influência e não nobres. Poderiam ser bruxos,aristocratas ou generais militares de Numenor, Harad ou Rhûn que ele corrompeu a seu serviço.

Sobre os nazgûls, só sabemos com certeza que três eram numenorianos (não necessariamente reis) e que eles eram, originalmente, Homens (raça, não gênero) e "kings, sorcerers, and warriors of old".
 
.

Penso que foi um típico caso de projeção, Saruman acusou Gandalf de desejar coisas que ele próprio cobiçava. Dentre elas, a pompa e a circunstância que receberiam sete reis.

Sujeitinho patético... :puke:

.
 
Sobre os nazgûls, só sabemos com certeza que três eram numenorianos (não necessariamente reis) e que eles eram, originalmente, Homens (raça, não gênero) e "kings, sorcerers, and warriors of old".
Não me lembro aonde eu vi isso, mais existe um Nazgûl chamado Khamul , era descrito como a Sombra ou o Terror do oriente ou dos orientais se isso proceda eu imagino que deveria ter sido um rei tirano.
 
Não me lembro aonde eu vi isso, mais existe um Nazgûl chamado Khamul , era descrito como a Sombra ou o Terror do oriente ou dos orientais se isso proceda eu imagino que deveria ter sido um rei tirano.

Sim, ele é um oriental, de Rhûn ou Khand, segundo em comando dos Nazgûl e comandante de Dol Guldur durante parte dos eventos da Terceira Era. Porém nada é dito sobre ele ter sido um rei.
 
Eles podiam ter colocado ele no O Hobbit comandando em Dol Guldur ao invés de Azog, O Profano
 
cheguei aqui com essa mesma dúvida, mas pensei que pode ser uma coisa diferente das resposta, e se forem as coroas dos sete valar?
 
cheguei aqui com essa mesma dúvida, mas pensei que pode ser uma coisa diferente das resposta, e se forem as coroas dos sete valar?

O problema com a hipótese específica foi comentado mais acima dando razões gramaticais pra pensar que foi algo mais genérico.

Alguém de alguma importância, e os Valar são substantivos que tem muita importância em um texto de Tolkien, mereceria a citação mais específica como "as coras dos 7 Poderes" (artigos bem definidos) ou algo do gênero. Mesmo que fossem coroas de reis anões Saruman diria algo como "as coras dos 7 barbas longas" ou se fosse homens também seria algo igual ao dos anões.

Ainda, Tolkien coloca nos livros velhos provérbios e ditados de sabedoria (especialmente entre Hobbits), que são bons para qualquer situação sem depender da existência de algum personagem histórico real.

Do ponto de vista da construção de Saruman no livro, ele vai se tornando genérico e perdendo personalidade (outra vez "murcho"), o mais genérico possível, antes ele era O Branco, depois se torna no "de muitas cores", ele começa cada vez mais a fazer rodeios (ver discussão com Gandalf) até dar qualquer razão para o que deseja e a famosa "voz de Saruman" se torna mais e mais vazia até não ter significado.

Se não me engano "genérico" e evasivo (mentiroso é a palavra) é algo que combina cada vez mais com Saruman pelo menos desde a relutância da batalha no livro "O Hobbit".

Por outro lado, uma fonte para o número 7 de Tolkien poderia ser inclusive a Bíblia (Tolkien, católico que conhecia algo do assunto, também escolhe alguns números recorrentes com impacto simbólico). Mas, novamente, esses números simbólicos eram distorcidos pra se adequar a mentira de Saruman ao invés de representar a realidade. Pelas barbas do profeta, não dava pra confiar nem nos provérbios de Saruman.
 
Última edição:

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo