• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Boldogs, Para Complicar Mais Um Pouco A História Dos Orcs

Tar-Mairon

DARK LORD AND LOVING DAD
.

Pesquisando sobre os ''bonitinhos'', tomei conhecimento destes seres, da arraia miúda maia, que encarnavam como capitães orc.

Com a palavra, o Professor:

"Some of these things may have been delusions and phantoms; but some were, no doubt, shapes taken by the servants of Melkor, mocking and degrading the very forms of the Children [of Ilúvatar]. For Melkor had in his service great numbers of the Maiar, who had the power, as had their Master, of taking visible and tangible shape in Arda.";

"Boldog (…) is a name that occurs many times in the tales of the War. But it is possible that Boldog was not a personal name, and either a title, or else the name of a kind of creature: the Orc-formed Maiar, only less formidable than the Balrogs.";

"Melkor had corrupted many spirits—some great, as Sauron, or less so, as Balrogs. The least could have been primitive (and much more powerful and perilous) Orcs; but by practising when embodied procreation they would (cf. Melian) [become] more and more earthbound, unable to return to spirit-state (even demon-form), until released by death (killing), and they would dwindle in force.".

O que é dito acima é que Melkor corrompeu maiar do mais alto escalão (Sauron), de médio escalão (ex: Balrogs) e de baixo escalão (dentre eles, os tais boldogs). E que ''boldog'' não era o nome de um indivíduo ou sequer de uma patente, mas uma palavra usada para designar um tipo de criatura. E que o fato de terem tido prole os prendeu à condição material (e as várias afirmações de que - dentre os ainur - somente Melian foi capaz de gerar descendentes, como ficam nesta?).

Seriam Shagrat e Gorbag boldogs? Lembrem-se de que eles haviam participado da Guerra da Última Aliança, ocorrida mais de três mil anos ante dos eventos narrados em "TLOTR".

E Azog e Bolg, também seriam boldogs?

Como se não bastasse serem umas ''gracinhas'', ainda têm uma história tão descomplicada...

Ah, e escrever ''ork'' não pode ser considerado um erro dependendo da perspectiva:

"Since Melkor could not 'create' an independent species, but had immense powers of corruption and distortion of those that came into his power, it is probable that these Orks had a mixed origin. Most of them plainly (and biologically) were corruptions of Elves (and probably later also of Men). But always among them (as special servants and spies of Melkor, and as leaders) there must have been numerous corrupted minor spirits who assumed similar bodily shapes. (These would exhibit terrifying and demonic characters.)".
http://www.valinor.com.br/forum/javascript:void(0)
https://en.wikipedia.org/wiki/Orc_(Middle-earth)

.
 
Última edição:
Eu não lembro com certeza de onde vieram esses textos (nenhum dos seus links funciona), mas imagino que sejam dos Myths Transformed, e por isso devem ser tomados com MUITO cuidado. Os Myths são de uma época (depois da escrita do Senhor dos Anéis, na década de 50), em que o Professor estava repensando vários aspectos da sua Mitologia. Muito do que está ali são ideias que não foram pra frente, e não se adequam a outros textos. O Osanwë-kenta, que creio ser bem posterior, afirma que Melian foi a única Ainu a ter filhos, mostrando que Tolkien deve ter se afastado da visão de Orcs como Maiar. Mas toda a questão da origem dos Maiar é obscura

.
Seriam Shagrat e Gorbag boldogs? Lembrem-se de que eles haviam participado da Guerra da Última Aliança, ocorrida mais de três mil anos ante dos eventos narrados em "TLOTR".
Não se pode afirmar com certeza que os dois estavam na Guerra da Última Aliança. Durante sua conversa os dois mencionam 'O Grande Cerco", mas em nenhum momento é dito claramente que eles estavam lã;


.Ah, e escrever ''ork'' não pode ser considerado um erro dependendo da perspectiva:
A grafia "Ork" é de uma época que Tolkien ainda se decidia sobre usar "c" ou "k" nos nomes de origem élfica. Durante a maior parte da escrita do SdA, ele usou "k" (como em Keleborn e Kirith Ungol), mas acabou se decidindo por "c", então acho que o melhor é escrever "Orc" mesmo. Aliás, o mais consistente seria até escrever "Melcor" e "Tulcas", como Tolkien fez uma vez.
 
.

O link principal (o do verbete ''Orcs Middle Earth" da Wikipedia gringa) foi consertado, e, sim, são informações que constam do "Myths Transformed".

Mas a intenção do tópico é exatamente esta, chamar a atenção para o fato de que justamente os ''bonitinhos'' são quem tem a história mais indefinida dentre os diversos povos criados pelo Professor.

Além do mais, a ideia dos boldogs - como maiar encarnados na forma de capitães orc e como possíveis ''pais'' dos ''lindinhos'' - me agrada, é sombria pra caramba, mas gosto dela.

.
 
Última edição:

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo