• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

[Netflix] Better Call Saul

Crítica do Pablo Villaça para S01E01:

(Better Call Spoilers.)

Vince Gilligan e Peter Gould, co-criadores deste spin-off da inigualável Breaking Bad, tinham um gigantesco desafio duplo ao conceber uma série protagonizada pelo divertido Saul Goodman, responsável por alguns dos momentos mais divertidos da saga de Walter White: em primeiro lugar, definir o tom da narrativa; em segundo, contornar o fato de que o espectador já saberia, desde o princípio, como a história terminaria. Pois se formos julgar a partir do episódio piloto, Uno, eles encontraram boas soluções para ambos, já que, mesmo mantendo o bom humor que poderíamos esperar de uma trama que gira em torno de Saul, salpicaram o episódio com toques dramáticos suficientes para que o projeto realmente parecesse pertencer ao mesmo universo que já conhecíamos. Além disso, ao conceberem um prólogo que se passaapós o término de Breaking Bad, sugerem que talvez ainda não tenhamos testemunhado de fato o desfecho da trajetória do advogado.

Este prólogo, aliás, já estabelece a atmosfera da série de forma magnífica: rodada num belo preto-e-branco que mergulha o Saul pós-Walter White em um mundo melancólico e depressivo, a sequência deixa claro o estrago feito na vida do protagonista, que agora leva uma existência de rotina desinteressante que – o mais curioso – ele já previra no penúltimo episódio de Breaking Bad ao dizer que, “com sorte, daqui a um mês serei gerente de uma loja de Cinnabon em Omaha”. Não poderia ter sido mais preciso em seu palpite. No entanto, além de criar esta continuidade divertida, a introdução remete diretamente aos procedimentos de preparo da metanfetamina que dominavam o original, substituindo a droga pela massa que serve de matéria-prima para a loja gerenciada por Saul em sua nova identidade.

E é aqui que a direção de Vince Gilligan já começa a exibir o mesmo apuro visual com o qual já nos acostumáramos em Breaking Bad, já que constantemente traz nosso anti-herói sufocado, claustrofóbico, esmagado entre elementos cenográficos que ressaltam seu estado psicológico e emocional – e, em certo instante, chegamos mesmo a ter a impressão (graças às persianas da janela) de que ele se encontra em uma espécie de prisão domiciliar.

better01-1024x576.jpg better02-1024x576.jpg better03-1024x576.jpg better04-1024x576.jpg

Envelhecido e com uma calvície evidente, Saul é agora um homem triste e decadente – e, portanto, não é surpresa (mas é, sim, tocante) constatar como, para se manter minimamente interessado em viver, ele recorre ao seu passado, assistindo aos seus antigos comerciais que, não por acaso, projetam um pouco de cor sobre os grandes e feios óculos que ressaltam seu envelhecimento.


better05-1024x576.jpg better06-1024x576.jpg

A partir daí, Gilligan nos leva ao período pré-Breaking Bad, quando encontramos Saul nos passos iniciais de sua jornada – e é notável perceber a calma com que o realizador conduz a narrativa: sem jamais ceder ao impulso de atender os desejos do espectador de reencontrar o personagem, o diretor investe numa cena com ritmo calculado que usa os sons diegéticos (o ranger das cadeiras, o ar condicionado, a tosse dos figurantes) para despertar a curiosidade do público com relação ao que estamos vendo (um recurso que ele voltará a utilizar em uma das cenas finais, quando aposta no silêncio, no som do lampião e no tiquetaque de um relógio para salientar a solidão de Saul ao tentar dialogar com aquele que, presumo, é seu irmão). Porém, mais do que isso: frequentemente, Gilligan e o diretor de fotografia Arthur Albert usam lentes grandes angulares que, associadas aos planos abertos, trazem Goodman pequeno, diminuído, em ambientes que parecem engoli-lo e ressaltar sua insignificância, mais uma vez levando o espectador a perceber, apenas visualmente, o estado psicológico do personagem.

better07-1024x576.jpg better08-1024x576.jpg better09-1024x576.jpg better10-1024x576.jpg better11-1024x576.jpg better12-1024x576.jpg better13-1024x576.jpg

Mas esta calma não encontra-se presente apenas na abordagem da direção; está também no roteiro (de Gould e Gilligan), que não se apressa em explicar qual a relação entre Saul e Chuck (vivido por Michael McKean, que, como Bob Odenkirk, tem uma carreira toda construída na comédia, embora seja também eficiente no drama), qual a situação que levou este último a se afastar da empresa de advocacia ou mesmo em esclarecer quem é a mulher com quem Saul divide um cigarro e parece habituada a vê-lo descontar sua frustração na lata de lixo do estacionamento (num eco claro das explosões que levavam Walter White a socar o secador do banheiro).

Aliás, é nesta sequência que enfoca a visita de Saul ao sócio do irmão (de novo: presumo que seja irmão) que o piloto de Better Call Saul traz aquele plano que me fez inclinar para a frente na cadeira e prender a respiração ao perceber que estava mesmo assistindo a uma nova criação dos responsáveis por Breaking Bad:

better14-1024x576.jpg

Em primeiro lugar, a metáfora visual pode ser óbvia, mas não deixa de se tornar memorável especialmente graças à maneira com que é apresentada: naquele ponto do episódio, já percebemos que Saul não apenas se encontra no fundo do poço, mas se sente no fundo do poço. Sente-se – claro – um refugo humano, um lixo. Assim, não só a disposição em cena da lata e de Bob Odenkirk, mas especialmente as cores similares refletidas no metal e do terno do sujeito, complementadas pelo amarrotado da calça e da lata, apresentam a comparação de forma esteticamente irrepreensível, mesmo arrebatadora.

E se Breaking Bad transformou os planos em contra-plongé em marca visual registrada, aqui Gilligan parece estar introduzindo o contrário, frequentemente pontuando a narrativa com planos plongé que – vamos observar nos futuros episódios – podem se tornar uma assinatura da série nova (não que fossem raros na anterior, que inclusive se encerra com um plongé inesquecível).

better15-1024x576.jpg better16-1024x576.jpg better17-1024x576.jpg

Contando ainda com as pontas de dois personagens marcantes de Breaking Bad (um não é surpresa, já que Jonathan Banks é o segundo nome listado nos créditos; o segundo, porém, representou um presente divertido), Better Call Saul é um início promissor que sugere a capacidade de Gilligan, Gould e Odenkirk de levar o espectador a enxergar Saul Goodman a partir de novos ângulos – o que, se concretizado, não apenas renderá uma ótima diversão como também, em retrospecto, enriquecerá ainda mais as cenas envolvendo o personagem em suas interações futuras com o homem que eventualmente destruirá sua vida: Walter “Heisenberg” White.
 
Achei bastante positiva.

Teria gostado mais se tivessem introduzido mais personagens no lugar de reviver os do BB logo nos primeiros episódios. É muito "play safe" meter o Mike logo no começo, pq ele é garantia dos fãs curtirem a série. Perderam a chance de colocar o Mike num timing mais genial, digno dele hehe.

Anyway, conseguiram o objetivo: a série parece ser bastante espirituosa e divertida :D
 
Possíveis SPOILERS.

Uma coisa que eu to gostando até agora na série é que ela não ta apelando em momento algum pro "fator Breaking Bad". Claro que pra gente que viu BB e é fã a série tem um gostinho diferente, ainda mais quando personagens marcantes de BB vão aparecendo (como neste 2º episódio que foi basicamente construído em cima da situação do Jimmy com o Tuco), mas a série está funcionando muito bem por conta própria. Queria saber se ela funciona bem assim pra quem nunca viu Breaking Bad, mas tenho a impressão de que sim.
 
Boazinha. Ótima direção e fotografia, o roteiro ainda não me conquistou. Eles precisam urgentemente de uma boa galeria de personagens recorrentes. O Saul não segura a peteca sozinho não. Tá, ainda vem o Mike, mas este é de Breaking Bad e já conhecemos o background dele, difícil não parecer BB 2.0 (a cena do deserto no 1x02 já lembrou bastante).
 
Esse 6º episódio foi o melhor da série até agora! Gostei muito de terem feito um background bacana assim pro Mike!
 
Contaram toda a história dele. Acredito que agora veremos ele se associando ao Jimmy para escapar do processo envolvendo os investigadores.

• Ele me convenceu que estava bêbado :lol:
• Que arma barulhenta! Tomei um susto!
• A cena em que ele pega a caderneta ficou muito bem feita, dá para ver todos os movimentos da manobra.
• Não entendi bem porque ele se arriscou tanto pegando aquela caderneta, provavelmente ficará óbvio pro investigador que foi ele.

Os dois episódios iniciais mostram com clareza o tom do seriado. Este será um título tão bom quanto Breaking Bad.
Os seis agora :)
 
Não estou impressionado até agora. Eu queria, mas não estou. O quinto foi o primeiro que gostei. O sexto é ótimo, mas com aquele climão dramático de Breaking Bad e por quase não ter Saul não conta, é atípico à proposta da série.

Não acho que o Saul segure sozinho a trama, ora nem BB vivia só do Walter. O problema é que BCS não tem coadjuvantes carismáticos, não estou dando a mínima para o irmão do Saul ou pra aquela advogada. De legais tem o Mike, tem o Tuco, tudo de BB. BCS precisa de identidade própria, não pode viver do carisma da série original.
 
Eu to achando muito legal... Só achei que o papel do Michael Mando iria ter mais participação, mas até agora foi um fogo de palha... Espero que ele retorne em breve...



Episódio 6 foi excelente...
 
O episódio 6 foi realmente muito bom. Focado no Mike normalmente os episódios sempre dão certo. Já foi assim em Breaking Bad.
 
eu me atrasei, assisti só ontem o terceiro, ainda tem 4, 5 e 6 para ver para ficar em dia. mas mesmo tendo visto tão pouco eu tendo a concordar com o @leoff. eu estou gostando, mas é o tipo de série que se fosse "nova" (sem ser spinoff) eu já teria abandonado (mais porque quase nem tenho tempo de ver série, então eu só acompanho as que eu me apaixono perdidamente, como foi o caso de breaking bad).
 
Puta revelação no último episódio. Chocado.

Acho que agora o Jimmy vai desistir de vez de ser "correto" e começar a se tornar Saul Goodman.
 
Vem melhorando. Não o bastante para justificar para mim o hype que recebe, porém já está agradável de assistir. Os coadjuvantes originais vem ganhando mais tridimensionalidade, a trama flui melhor. Saul está virando co-protagonista, o que é bom.
 
E já saiu uma provável "Teoria das Cores" de Better Call Saul! Apesar do vídeo estar no canal da Netflix Brasil, não consegui informações sobre isso ser oficial ou não.

Independente disso, faz sentido :g:

Ah, contém cenas de toda a primeira temporada, apesar de não ter nenhuma revelação da trama em si... enfim, vejam por conta e risco.

 
Já estreou a segunda temporada no Netflix. Conferi hoje o primeiro episódio e a série continua muito boa. No aguardo de outra boa temporada para a série.
 
eu vou esperar toda a segunda temporada ficar disponível e aí vou assistir, acho que fica melhor de acompanhar assim. e demolidor tá quase chegando :ahhh:
 
Estou assistindo justo por conta do Demolidor. Depois acumula muita série para assistir.

Está sendo um episódio por semana, certo? Na primeira temporada eles colocaram todos os episódios diretos. Não entendi do porque mudar agora.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo