• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Notícias Zoe Saldana teve de fazer blackface para interpretar Nina Sinome e isso pegou muito mal

Morfindel Werwulf Rúnarmo

Geofísico entende de terremoto
‘Nina’, cinebiografia sobre a trajetória de Nina Simone, já havia causado polêmica quando foi anunciado que Zoe Saldana iria interpretá-la. Contudo, a divulgação do cartaz e o lançamento do trailer acirraram os ânimos dos fãs da cantora.

Para viver Nina Simone no filme, Saldana, cujo tom de pele é bem mais claro do que o da lenda da música, teve de usar uma prótese nasal e recorrer ao blackface – ou seja, pintar a pele com tom mais escuro. Como se pode esperar, a reação não foi das melhores.

A cantora da Broadway Simone, filha de Nina Simone, mostrou-se crítica ao extremo à produção do longa. “Minha mãe cresceu em uma época na qual ela ouvia que o nariz era muito grande e a pele, muito escura. A escolha pela aparência não foi a melhor”, comentou, ao criticar a escolha da atriz.

“Adoro o trabalho da Zoe. Assisti a alguns de seus filmes mais de uma vez e curto o que ela faz. Como atriz, eu respeito o seu trabalho, mas conheço também diversas atrizes, conhecidas ou não, que poderiam se sair muito bem como a minha mãe.”

Pelo jeito, mais gente pensa que nem Simone-filha. Veja algumas das reações de fãs nas redes sociais sobre o filme, que ainda não tem previsão de estreia no Brasil.

Não deu pra colar aqui as imagens.
 
Achei implicância, isso sim.
É certo que a Zoe Saldana nem de longe lembra a Nina Simone e que existem atrizes que se encaixariam muito melhor (fisicamente) no papel da cantora, como a Viola Davis, por exemplo:
viola-davis.jpg
Simone.jpg
Mas aí acho que entra naquele esquema de róliudi da famosa chamariz de público mais jovem e aquela coisa toda, e aí é que entra a Zoe:
ZoeSaldana.jpg
Mas daí a falar que ela fez "blackface" acho que vai um abismo e tanto.
Zoe Saldana é negra, embora tenha pouca semalhança com a Nina Simone não é uma branca interpretando uma negra.

Pra mim "blackface" foi muito mais a Angelina Jolie naquele O Preço de Uma Coragem. :lol:
angelina.jpg
 
:confused:

Ainda assim, não acho pior do que a Nicole Kidman com narigão postiço e peruca estranha pra interpretar Virginia Woolf. :/
Por outro lado, semana passada assisti ao documentário What Happened, Miss Simone? e sim, a mulher era muito foda e foi impedida de realizar coisas para as quais era extremamente talentosa (como ser pianista clássica) unicamente por causa da aparência (raça) e também discriminada por suas posições políticas a favor dos negros.

Então acho que é uma falha minha não estar vendo a real importancia disso pra raça negra. :tsc:
 
Ainda assim, não acho pior do que a Nicole Kidman com narigão postiço e peruca estranha pra interpretar Virginia Woolf. :/

são casos diferentes. a nicole como woolf é uma branca bonita usando maquiagem para ser uma branca feia. e só. a saldana é uma latina (pele morena, sim, mas não tem os traços típicos dos negros, tanto que teve que botar peruca e usar um nariz postiço, além de pintar a própria pele num tom mais escuro).

a relevância? é simples: para nina simone o ser negra era fundamental. veja bem: não é um papel em que a raça da protagonista pode ficar em aberto, não faz diferença. FAZ diferença. até porque a nina passou por uns maus bocados justamente por causa de sua raça.

e aí tem a outra tecla, que já tem sido batida há um tempo: por que a saldana, se há atrizes (realmente) negras tão talentosas quanto? o que se diz é: porque saldana com seus traços de latina tornam a personagem fisicamente mais "palatável" para o público. eu não sei se é o caso (o público que se incomoda com uma atriz negra não pagaria ingresso para ver filme que conta a história de uma mulher negra, para começar). para mim o problema bate em outra porta: a de que distribuem tão pouco trabalho relevante para mulheres negras, que na hora que realmente precisam de uma, acabam ficando sem opção. todo mundo fala em viola davis, e sim, ela é foda, eu adoro a violão. mas ela tem os projetos dela, e não estará disponível para tapar buraco em escalação de elenco só porque os produtores não investiram em procurar outros talentos entre as mulheres negras.
 
Pois é, eu tava achando isso tudo muito tempestade em copo d'água, mas a Anica falou tudo. Acabei por entender pq a escalação da Zoe Saldana não foi bacana :/
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo