• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Brasileiros e o Nobel de Literatura

Ana Lovejoy

Administrador
Todo ano nos primeiros dias de janeiro a academia sueca abre os arquivos do nobel de 50 anos antes. Nos arquivos é possível saber quem foi nomeado, ou seja, quem estava na disputa para o prêmio. O mashable publicou uma matéria comentando sobre os nomeados de 1965, só peixe grande tipo Borges, Auden, Beckett, Pound, Nabokov e...

... Alceu Amoroso Lima.

BRASIIIIIL!!!!!!!!!!!!!

945397_orig.gif


para quem ficou curioso, tem o arquivo da academia aqui, alceu é o quinto nome >> http://www.svenskaakademien.se/sites/default/files/forslagslista_1965.pdf )

bão, o negócio é que aí eu fiquei curiosa e fui fuçar os arquivos da academia, desde o primeiro ano até os dias de hoje. queria saber se algum brasileiro além do alceu amoroso lima tinha sido nomeado. e depois de pesquisar entre as 2885 nomeações para o nobel de literatura que estão abertas (1901 até 1965) descobri que foram nomeados:

coelho neto (em 1933 - deu o azar de morrer no ano seguinte)
flávio de carvalho (em 1939)
manoel s wanderley (1941)
erico verissimo (1963)
alceu amoroso lima (1965)

e só.

eu queria deixar registrado se de 66 até 74 não tiver rolado uma indicação para o guimarães rosa, eu vou ficar muito puta.

(tecnicamente seria de 66 e 67, mas a academia dava prêmio póstumo até 74, então fica a esperança, né)
 
Última edição:
nossa, wtf o tristão de ataíde... se bem que tem o adorno na lista também.
 
Guimarães Rosa maior escritor do Brasil não sei como esse cara não ganhou o Nobel.Entrou na lista com James Joyce, Proust e Kafka infelizmente.
 
Lygia Fagundes Telles é indicada ao Nobel de Literatura

A União Brasileira de Escritores (UBE) encaminhou hoje à Academia Sueca a indicação de Lygia Fagundes Telles para o Prêmio Nobel de Literatura deste ano. Para Durval de Noronha Goyos, presidente da instituição, “Lygia é a maior escritora brasileira viva e a qualidade de sua produção é inquestionável”. O nome da autora foi escolhido de forma unânime pelos diretores da UBE.

Lygia Fagundes Telles está com 92 anos, vive em São Paulo e já venceu prêmios de grande importância no cenário literário, como o Camões de 2005 e os Jabutis de 1966, 1974 e 2001. Na sua obra, que já foi traduzida para o alemão, espanhol, francês, inglês, italiano, polonês, sueco e tcheco, destacam-se livros como os romances “Ciranda de Pedra” e “As Meninas” e a coletânea de contos “Invenção e Memória”.

Nunca nenhum brasileiro venceu o Nobel de Literatura, ainda que outros autores nacionais já tenham sido indicados à Academia Sueca ou tiveram seus nomes sondados para receber o prêmio, como Ariano Suassuna, Jorge Amado, João Cabral de Melo Neto e Ferreira Gullar. Em sua última edição, em 2015, a honraria foi para a bielorrussa Svetlana Alexijevich.

Fonte
 
só lembrando que isso não quer dizer que ela será a única brasileira (ou único brasileiro) indicado esse ano, a abl normalmente indica também.
 
Wtf... que ano foi isso? Esse cara é tão aleatorio que nem no Antonio Miranda tem seleção dele. Dei uma pesquisada e parece que nem na literatura do RN ele é lembrado ainda. Perguntei que ano foi pos talvez, dentro da estética da Belle Epoque... quem sabe...
 
Vixe... então é mais zoado ainda do que pensei. Pq se ele tivesse sido indicado ainda em vida, isto é, década de 10, eu não acharia tão absurdo justamente pelo lance da Belle Époque que ainda tava rolando. (Se bem que ainda assim faria muito mais sentido ter indicado um parnasiano...: o primeiro Nobel de literatura foi o Prudhomme.) Mas não só não faz sentido pra própria década de 40 como um todo como também pra própria década de 40 no Rio Grande do Norte: o modernismo já tava rolando por lá desde 27...

O que é um negócio de deixar meio fulo, né? Pq aí vc percebe como parece que o povo daqui também simplesmente não ajuda. Sei lá. A impressão é de que os caras ficam brincando com isso. Uma indicação dessas é ridícula demais.
 
O que é um negócio de deixar meio fulo, né? Pq aí vc percebe como parece que o povo daqui também simplesmente não ajuda. Sei lá. A impressão é de que os caras ficam brincando com isso. Uma indicação dessas é ridícula demais.

foi meio o que pensei lendo os arquivos. teve uma do PEN do brasil que indicou... um cara de outro país latino-americano. ok, o erico verissimo foi indicado por um professor francês da universidade de toulose, mas sei lá, nosso alcance é tão pequeno por causa da dificuldade de sair tradução para outras línguas, se não se concentram em indicar os daqui, como é que seríamos indicados?
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo