• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

[Spoilers] Luta no final do filme

Ele tá falando sobre a Rey, Ana.

mas mesmo a rey. ela lutava super bem com o bastão (tanto que inicialmente na luta usou o sabre como se fosse um). ela não era exatamente uma leiga em combate. e tem aquela chance de ela ter sido treinada inicialmente (se não aparecer nada disso no próximo filme, vou ter que concordar com todo mundo que está achando estranho o modo como ela passou a lutar depois que se concentrou dizendo "use a força" ou algo do tipo).
 
mas mesmo a rey. ela lutava super bem com o bastão (tanto que inicialmente na luta usou o sabre como se fosse um). ela não era exatamente uma leiga em combate. e tem aquela chance de ela ter sido treinada inicialmente (se não aparecer nada disso no próximo filme, vou ter que concordar com todo mundo que está achando estranho o modo como ela passou a lutar depois que se concentrou dizendo "use a força" ou algo do tipo).

E eu concordo c vc, não concordo com a crítica dele. Inclusive, assim como o filme mostrou desde o começo que a arma do Chewie era poderosa, o mesmo foi feito ao apresentar a Rey, durante todo o filme, como uma mulher forte fisicamente, capaz de lutar sozinha. Até o momento da luta contra Kylo, ela já tinha passado por algumas situações que permitiram sentir melhor a Força. Assim sendo, não vejo nada de absurdo no clique que ela teve no final da batalha.
 
Aí a gente volta pro tópico inicial da arma do Chewie. O filme todo estabelece essa arma como MUITO poderosa. O Chewie dá uns balaços no peito dos Stormtroopers e eles saem voando, perdem instantaneamente. O próprio Han Solo fica surpreso/chocado com a arma. É impressionante que o Kylo tenha ainda conseguido lutar depois de levar um tiro daqueles (uma ajudinha do lado negro? Paixão, raiva?).
 
Depois de assistir mais uma vez, algo chamou a minha a atenção: o momento em que Snoke fala para Kylo sobre o despertar da Força. Antes desse diálogo dos dois, a última cena que vemos é da fuga de Rey, Finn, Han Solo e Chewie. Até então, o que aconteceu que poderia indicar um despertar da Força? Acho que não tem muita coisa. Finn se libertar do condicionamento dos stormtroopers? Talvez. A cena em que Finn e Rey fogem na Falcon das naves da Primeira Ordem (depois eles ficam se elogiando, surpresos de como conseguiram pilotar/atirar bem [guiados pela Força?])? Talvez. É bem curioso pq não lembro de nada muito gritante que fale que a Força despertou.
 
Há certamente alguns acontecimento que estamos considerando, que no fim serão apenas detalhes. Mas o próprio filme nos leva a crer que a arma do Chewie era poderosa, portanto o filme nos sugere que Kylo lutar após o tiro é um grande feito, além do abalo psicológico de ter cometido o assassinato e isso ter provocado uma desconcentração nele. Também tem o fato dele ter sido desafiado pelo despertar da força na Rey, tanto no interrogatório quanto durante a luta também. Sobre o Finn, por enquanto, sem maiores informações, creio que ele apenas lutou com o sabre como se fosse uma espada qualquer. Assim sendo, é muito fácil imaginar que treinamento com arma de uma mão ele deve ter tido como Stormtrooper, sem considerar que ele pode ter tido também treino para lutar com sabres... sinceramente, não vi nada demais ele ser um bom esgrimista, não reparei se ele utilizou algo específico de sabre mesmo, apenas ataque e defesa de esgrima, e assim, normal ele lutar de bem contra Kylo. Lembrando que ele perdeu a luta, apesar da debilidade temporária do Kylo.

Sobre a Rey, estamos analisando sem saber a verdade que surgirá. Será mesmo que ela nunca foi treinada? Será que é a força agindo espontaneamente (somado ao fato dela já saber lutar)? Sem saber sobre o passado dela, não podemos analisar de forma completa, apenas especular. E especulando, concordo com as várias questões aqui colocadas: Kyle debilitado fisicamente, psicologicamente, não estar ainda totalmente preparado, a força ser forte na Rey, Finn é um esgrimistas e os Stormtroopers dessa geração são preparados para lutas individuais etc.

Gostei da última colocação aí... qual foi o fato que provocou o despertar? Acho que foi no interrogatório mesmo, quando Kylo entrou na cabeça da Rey, viu solidão, ilhas... salvo engano foi a primeira vez que ela conseguiu utilizar a força, lendo o pensamento do Kylo.
 
Gostei da última colocação aí... qual foi o fato que provocou o despertar? Acho que foi no interrogatório mesmo, quando Kylo entrou na cabeça da Rey, viu solidão, ilhas... salvo engano foi a primeira vez que ela conseguiu utilizar a força, lendo o pensamento do Kylo.

Mas a cena do despertar da Força é bem antes do interrogatório de Rey.
 
Mas a cena do despertar da Força é bem antes do interrogatório de Rey.

Correto, já não me lembrava do detalhe. Então não foi em momento em que Rey teve consciência da força em si, mas talvez em algum momento que a força despertou em seu subconsciente: encontro com Finn ou a Falcom ou com han Solo...
 
Correto, já não me lembrava do detalhe. Então não foi em momento em que Rey teve consciência da força em si, mas talvez em algum momento que a força despertou em seu subconsciente: encontro com Finn ou a Falcom ou com han Solo...

Acho que não. Pelo o que foi dito aqui, o despertar da Força (que adormeceu após o desaparecimento de Luke e o massacre de sua Academia Jedi) coincidiu com as aventuras de Rey e Finn. No meu entendimento isso quer dizer que primeiro a Força despertou e que por causa desse despertar é que Rey conseguiu manifestar suas habilidades.

É meio estranho, pq logo no começo do filme já vemos Kylo Ren manifestar seu poder, inclusive de formas que nunca vimos antes (congelando um tiro de blaster no ar e lendo a mente de Poe). Não parece muito coerente.
 
eu tava pensando aqui, a cena com o snoke falando de despertar da força foi depois de rey e finn fugirem de jakku. se pensarmos naquela coisa de que aquele monte de coincidência que levou rey a sair de jakku, encontrar han, maz, o sabre, leia e, finalmente, luke não ser roteiro capenga mas realmente a força agindo buscando o equilíbrio, bom, aí temos a resposta para o tal do despertar.

outra coisa também: na nave, rey e finn falam juntos animados que nunca tinham feito aquilo antes. tanto finn foi um atirador muito bom quanto rey pilotou muito bem. se lá para o primeiro filme a gente considera que a vitória do anakin na corrida tinha qualquer coisa a ver com a força, talvez ali na hora de pilotar a nave rey já estava usando seus poderes, sem nem ter consciência disso. e aí o despertar.
 
eu tava pensando aqui, a cena com o snoke falando de despertar da força foi depois de rey e finn fugirem de jakku. se pensarmos naquela coisa de que aquele monte de coincidência que levou rey a sair de jakku, encontrar han, maz, o sabre, leia e, finalmente, luke não ser roteiro capenga mas realmente a força agindo buscando o equilíbrio, bom, aí temos a resposta para o tal do despertar.

outra coisa também: na nave, rey e finn falam juntos animados que nunca tinham feito aquilo antes. tanto finn foi um atirador muito bom quanto rey pilotou muito bem. se lá para o primeiro filme a gente considera que a vitória do anakin na corrida tinha qualquer coisa a ver com a força, talvez ali na hora de pilotar a nave rey já estava usando seus poderes, sem nem ter consciência disso. e aí o despertar.

Eu penso parecido, embora já tenham dito por aí (acho q o link para a declaração está no meu post anterior aqui no tópico) que a Força despertou e q esse despertar coincidiu com a jornada de Rey e Finn. O q veio primeiro, o ovo ou a galinha? Despertaram a Força ou a Força acordou sozinha e alguns indivíduos sentiram e se beneficiaram desse despertar? Eu acho que a segunda opção, embora me pareça bem estranho isso de que a Força acordou sozinha. De qualquer forma, como a HQ é canônica, parece que a Força tb entrou em hibernação por vontade própria após o massacre da Academia Jedi de Luke. Então, né...
 
mas não é bizarro a força entrar em hibernação mas o kylo ren claramente manifestá-la? quer dizer, hibernou só para o light side? força buscando um equilíbrio entre o dark side e o light side e aí forçando os eventos que tirariam rey de jakku, onde jamais manifestaria seus dons, ok. mas isso de hibernar é bizarro. em teoria a força já teria despertado com o ren.

(no momento vejo mais problema na fala do snoke, acho.)
 
outra coisa também: na nave, rey e finn falam juntos animados que nunca tinham feito aquilo antes. tanto finn foi um atirador muito bom quanto rey pilotou muito bem. se lá para o primeiro filme a gente considera que a vitória do anakin na corrida tinha qualquer coisa a ver com a força, talvez ali na hora de pilotar a nave rey já estava usando seus poderes, sem nem ter consciência disso. e aí o despertar.

Na verdade, ali na nave eu senti que a Rey manifestou a Força pela primeira vez. A arma da nave tava emperrada, e por isso o Finn não conseguia mais mover para mirar. E aí a Rey fez uma manobra absurda, que colocou o TIE Fighter exatamente na mira pro Finn fuzilar. Me pareceu uma manobra em habilidade semelhante ao tiro do Luke que destruiu a Estrela da Morte, utilizando a força.

E aí, quando o Finn perguntou, ela disse: "foi pura sorte"
 
Na verdade, ali na nave eu senti que a Rey manifestou a Força pela primeira vez. A arma da nave tava emperrada, e por isso o Finn não conseguia mais mover para mirar. E aí a Rey fez uma manobra absurda, que colocou o TIE Fighter exatamente na mira pro Finn fuzilar. Me pareceu uma manobra em habilidade semelhante ao tiro do Luke que destruiu a Estrela da Morte, utilizando a força.

E aí, quando o Finn perguntou, ela disse: "foi pura sorte"

sim, foi o que eu quis dizer. que ela já estava manifestando a força ali, que a primeira vez não seria quando ela começou a ler a mente do ren. =]
 
sim, foi o que eu quis dizer. que ela já estava manifestando a força ali, que a primeira vez não seria quando ela começou a ler a mente do ren. =]

Hehe... Na verdade, eu acho que tem uma parte anterior que mostra ela utilizando a Força. Mas é bem sutil.

É na parte que ela prepara o bolo de super-fermento, logo no início, e está comendo. Aí ela escuta o BB-8 pela primeira vez, sendo sequestrado pelo Teedo. Quando ela escuta, o corte da câmera é muito fechada no rosto dela, e utilizaram algum efeito para abafar muito o som do Teedo e do BB-8... Quase como se fosse "barulho de sonho", sabe?

Me pareceu que ela estava escutando aquilo de muito longe. Até porque, a casa da Rey é um AT-AT. E, quando ela chega lá no BB-8, mostram a cena de vários ângulos, e não dá pra ver nenhum AT-AT no horizonte. Então, eu acho que aquilo meio que mostra que a Rey sempre utilizou a Força de alguma forma durante a vida toda.
 
Me pareceu que ela estava escutando aquilo de muito longe. Até porque, a casa da Rey é um AT-AT. E, quando ela chega lá no BB-8, mostram a cena de vários ângulos, e não dá pra ver nenhum AT-AT no horizonte. Então, eu acho que aquilo meio que mostra que a Rey sempre utilizou a Força de alguma forma durante a vida toda.

boa! se é algo que a pessoa tem quando nasce, então normal que ela usasse sem nem saber, desde sempre. tipo você consegue correr super rápido, mas para você é algo normal porque você sempre correu rápido e como vivia sozinho nunca ninguém chegou pra você e disse "nossa, cara, você corre rápido heim"

mãããs...

... isso leva de volta ao problema do "despertar" lá da fala do snoke :think:
 
... isso leva de volta ao problema do "despertar" lá da fala do snoke :think:

Mas aí esse tipo de poder sensorial é algo muito mais sutil, e acho até impossível que o Snoke percebesse só por isso. Já na cena contra os TIE Fighters, aquela manobra que ela fez foi a Força interferindo diretamente na realidade, no mundo físico. É uma manifestação muito mais perceptível.

De qualquer forma, a Força não estava "morta". Ela estava "dormente". Então, já estava lá.
 
mas não é bizarro a força entrar em hibernação mas o kylo ren claramente manifestá-la? quer dizer, hibernou só para o light side? força buscando um equilíbrio entre o dark side e o light side e aí forçando os eventos que tirariam rey de jakku, onde jamais manifestaria seus dons, ok. mas isso de hibernar é bizarro. em teoria a força já teria despertado com o ren.

(no momento vejo mais problema na fala do snoke, acho.)

Exatamente. Depois que li essa explicação eu realmente fiquei sem entender isso. A Força pode ter hibernado depois do massacre, mas faria sentido que os poderes de Kylo tivessem diminuído drasticamente até os eventos do filme atual. Só que aparentemente Kylo não teve consciência dessa diminuição de seu próprio poder. Se tivesse essa consciência, dificilmente teria se arriscado a congelar um blaster no ar.

Mas aí esse tipo de poder sensorial é algo muito mais sutil, e acho até impossível que o Snoke percebesse só por isso. Já na cena contra os TIE Fighters, aquela manobra que ela fez foi a Força interferindo diretamente na realidade, no mundo físico. É uma manifestação muito mais perceptível.

De qualquer forma, a Força não estava "morta". Ela estava "dormente". Então, já estava lá.

Certo. E quais são as implicações práticas da dormência da Força?
 
Certo. E quais são as implicações práticas da dormência da Força?

Eu não acho que estava falando da dormência na Força como um todo. Mas, ao final do Episódio VI, as únicas pessoas que "tinham" a Força eram o Luke, a Leia e o Snoke (considerando que ele é o "Mastermind" que o George Lucas já havia planejado para ser o vilão do Episódio VII que ele pensou em fazer lá atrás, antes dos prequels. Teoricamente, o Snoke ficaria viajando constantemente em uma nave, para evitar ser rastreado).

Então, esse "despertar da força", eu acho que diz respeito exclusivamente à Rey. A força estava dormente nela. Eu acho que ela utilizava de formas bem sutis. Só que, no final das contas, esse despertar da Força na Rey fez com que ela fosse até o Luke, e trouxesse de volta simplesmente o Jedi Knight mais poderoso da história. O Snoke deve ter previsto que isso poderia acontecer... Aliás, certamente ele previu. Ele até fala uma profecia pro Kylo no filme. Não lembro direito, mas é algo como "Quando um novo Jedi surgir, Luke Skywalker irá retornar"... Alguma coisa desse tipo.
 
Outra manifestação sutil da Força na Rey é com os Rothtars. Um deles captura o Finn facilmente, e a Rey consegue se esquivar de todos os tentáculos meio "ninja".
 
Sobre essa "hibernação" da Força eu entendo mais como a Força estando na inércia, sem distúrbios extras além de Snoke e Ren... ou seja, na inércia, mas desequilibrada para o lado negro. Sobre a Rey, verdade, a cena contra os TIE Fighters é bastante semelhante á cena do Luke na primeira Estrela da Morte. Mesmo que as manifestações da Força na Rey possam ser inatas e que ela manifestasse habilidades em virtude da Força desde jovem, creio que nada tenha dado um salto tão grande na manifestação da Força quanto a partir da cena da Falcom, que foi se repetindo com mais frequência a partir de então.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo