• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Star Wars: Episódio VII - O Despertar da Força (2015)

Ao mesmo tempo em que a história em si é muito parecida com a trilogia clássica (especialmente o IV), achei que em outros aspectos o filme teve sua originalidade. Como na personalidade dos personagens novos, ou no aspecto visual do filme (os efeitos são muito bons e os cenários são bem realistas, sendo relativamente pouco digitalizados), como também em certos pontos mais específicos, como a humanização dos stormtroopers (quando logo no começo a morte de stormtrooper tem apelo dramático), ou quando Kilo pára o raio do blaster com a força (nos faz pensar “É claro! Por que ninguém fez isso antes?”), etc.

Gostei muito do filme ter resgatado aquele aspecto da trilogia clássica e de várias outras histórias (como O Senhor dos Anéis) onde os heróis e vilões são versões um tanto quanto diminutas de heróis e vilões do passado. Na trilogia clássica, Darth Vader fora um grande jedi, mas era velho, bastante ferido e robotizado, assim Luke ficava páreo para ele, com seu treinamento apressado e mal acabado. Aqui temos a figura do Kilo, que evidentemente apesar de ter seus poderes também se mostra mal acabado. Isso fica claro inclusive em certos aspectos de sua personalidade como quando ele se põe a ter chiliques, destruindo as coisas em volta com o sabre* - comportamento um tanto quanto infantil que não esperaríamos de um sith. Nesse sentido Rey mesmo com nenhum treinamento (apenas inata afinidade com a Força) é páreo para ele, e eles lutam uma luta bastante comum, quase como dois não-jedis lutariam.

Porém, ainda nesse sentido estranhei o sabre ser indicado ao Finn para a batalha (ele pede um blaster, mas recebe um "você já tem uma arma [o sabre]"). Ora, para um não-jedi um sabre parece inútil para lidar por exemplo com um blaster, afinal nem Finn nem Rey sairiam rebatendo os tiros... É como ter uma arma branca contra inimigos com armas de fogo. Assim para mim é plausível que Kilo tenha um treinamento tão tosco a ponto de que numa luta com sabre ele leve a pior para Rey ou mesmo Finn consiga resistir por um tempo considerável... o problema é ele escolher lutar com o sabre - ele poderia ter usado mais a força, ou ter usado um blaster, e o que a Rey e o Finn fariam nesse caso? Enfim...

*a cena onde em um desses chiliques ele grita "guardas!", e os stormtroopers dão meia volta e fingem que não é com eles é um barato. :lol:

Achei que o filme também pecou um pouco nos diálogos, alguns deles cheguei a prever antes de serem ditos, e pecou em certo 'worldbuilding', sabemos sobre o mundo o mínimo possível que precisamos saber para que os personagens terem sua aventura. Até coisas que deveriam ter sido mais bem explicadas são deixadas de lado, como a nova situação política da galáxia e como essa nova situação emergiu do que vimos no fim do episódio VI.

Mas enfim, o filme é foda! Melhor do que os ep. I, II e III. Com a trilogia clássica não sei comparar com exatidão, mas creio que tenha a mesma ordem de grandeza de qualidade.
 
Última edição:
Bem Haran, eu particularmente achei que ele conseguiu articular muito bem a questão da construção dos diálogos(em comparação com qualquer filme depois de 2010) perdemos aquelas frases toscas das prequels como : "Você está machucando meu coração", "Você é um anjo?!

Já a questão do Ren é fácil entender que vai ser um duelo entre ele e a Rey, afinal ela já foi em busca do Luke e o Ren desertou o treinamento Jedi com Luke pra virar aprendiz do Snoke e logo no fim vai até ele pra terminar seu treinamento. Acho que ainda vem bastante coisa nos próximos filmes.
 
Bem Haran, eu particularmente achei que ele conseguiu articular muito bem a questão da construção dos diálogos(em comparação com qualquer filme depois de 2010) perdemos aquelas frases toscas das prequels como : "Você está machucando meu coração", "Você é um anjo?!

Já a questão do Ren é fácil entender que vai ser um duelo entre ele e a Rey, afinal ela já foi em busca do Luke e o Ren desertou o treinamento Jedi com Luke pra virar aprendiz do Snoke e logo no fim vai até ele pra terminar seu treinamento. Acho que ainda vem bastante coisa nos próximos filmes.

Mas aí você tá nivelando muito por baixo ao dizer que os diálogos são melhores do que os das prequels. :lol: Mas pô, o problema não é bem articulação, mas sim a grandeza ou qualidade dos diálogos. Todos diálogos são bastante esquecíveis e previsíveis. Não deixam de ser relativamente realistas, mas falta a eles aquele quê artístico ou ao menos algo que marque.

Btw, sobre o vilão do filme:
Tomei um puta susto quando ele apareceu gigante, um grande "WTF?" me veio a mente, felizmente era holograma. :lol: Eu aposto que esse cara é bastante baixinho, o holograma gigante mostraria uma fraqueza psicológica por parte dele. Como essa nova trilogia pelo visto tá criando "rimas" exageradamente (sendo um tanto quanto eufemístico no termo "rima"), até faz sentido que tenhamos a surpresa de um grande mestre baixinho, nesse caso o mestre e o aprendiz estariam no lado sombrio.

Essa é a primeira vez que vocês estão lendo isso, voltem para karmear daqui um ano.
 
Última edição:
Daq
Mas aí você tá nivelando muito por baixo ao dizer que os diálogos são melhores do que os das prequels. :lol: Mas pô, o problema não é bem articulação, mas sim a grandeza ou qualidade dos diálogos. Todos diálogos são bastante esquecíveis e previsíveis. Não deixam de ser relativamente realistas, mas falta a eles aquele quê artístico ou ao menos algo que marque.

Btw, sobre o vilão do filme:
Tomei um puta susto quando ele apareceu gigante, um grande "WTF?" me veio a mente, felizmente era holograma. :lol: Eu aposto que esse cara é bastante baixinho, o holograma gigante mostraria uma fraqueza psicológica por parte dele. Como essa nova trilogia pelo visto tá criando "rimas" exageradamente (sendo um tanto quanto eufemístico no termo "rima"), até faz sentido que tenhamos a surpresa de um grande mestre baixinho, nesse caso o mestre e o aprendiz estariam no lado sombrio.

Essa é a primeira vez que vocês estão lendo isso, voltem para karmear daqui um ano.

Daqui a dois anos. Ano que vem sai o rogue 1, não o episódio VIII :(
 
Assisti ontem pela segunda vez, em uma tela maior, e achei ainda melhor. O nível de "rewatchability" desse filme é impressionante! Tô com vontade de ver de novo nesse fim de semana. :/

E algumas coisas que eu achei que haviam ficado um pouco forçadas pela primeira vez, pela segunda vez já tive a impressão de terem sido mais naturais. Então, definitivamente, já estou considerando o Force Awakens acima de Return of the Jedi. Terceiro melhor filme da franquia pra mim.

Depois eu comento mais sobre a história e os personagens.
 
O começo do filme é muito bom, quando aparece o Kylo Ren eu esperei a marcha imperial... A apresentação da Rey e do Finn agradam bastante também. Mas as cenas de tiro, porrada e bomba poderia ser melhor mescladas com cenas mais reflexivas. Foi muita ação pra pouca filosofia ( inclusive a morte do Han :sad: merecia mais emocao). Gostaria de ter visto um pouquinho mais das questões políticas pra entender quem é a Primeira Ordem e Snoke. Sobre os duelos de sabre... Kylo Ren perder pra alguém de que não sabe nada da força, realmente precisa e muito de treinamento.
 
Última edição:
caracoles, tinha certeza que a rey ia dizer "dad." antes do luke virar.

btw, errei todas as minhas previsões sobre o filme :rofl:

enfim, eu gostei. tem atuação canastra bagarai, tem furo no roteiro, tem forçada de amizade no roteiro, mas caramba, que filme gostoso de ver. acho que capta uma coisa lá da trilogia clássica, o carisma das personagens, sabe como? poe dameron aparece relativamente pouco e caramba, que personagem legal. o mesmo para a maz katana, e sim, a nova dupla, finn e rey. bb8 fez uns três beeps e o cinema todo já estava nhooooooum. enfim, segue por aí.

kylo ren eu esperava mais, embora eu tenha gostado. e isso é mais porque eu achei que ele estaria em um outro momento - já bem darkside, vaderzão mesmo. e ele ainda é um guri, ele ainda não terminou o treinamento, tem dúvidas, etc.

bom, no momento é isso. depois eu volto :uhu:
 
Vi o filme quinta-feira depois de um dia cansativo, deu rolo no cinema e estavam sem sistema, emitindo os ingressos à mão. Só consegui entrada para 21:30, dublado.
Estava de tanto mal humor que já estava torcendo para o filme ser ruim, só pra eu poder reclamar.
Mas eu estava errado, o filme foi muito bom e valeu mesmo com o transtorno pra conseguir entradas. Entrei na sala cansado e saí animado e alerta. A dublagem estava ótima e sou fã incondicional do Guilherme Briggs (dublador do Han Solo).

  • Explodir a república me deixa um pouco incomodado, é uma mudança enorme e eu espero que tenham considerado todas as repercussões.
  • Gostei das cenas de ação da Rey
  • "Ganhei" um pôster no Subway
  • Fiquei com vontade de ver mais coisas de Star Wars, há muito a ser explorado
 
Esse filme é tão parecido com a trilogia clássica, especialmente o IV, que é uma surpresa que o filme não tenha ficado ruim por soar mera cópia... George Lucas deve estar particularmente puto: ele tentou inovar e engrandecer o universo de Star Wars e se ferrou, enquanto outro cara se deu bem de certa forma copiando seus filmes. :lol:
 

eu ia linkar justamente esse artigo aqui. gostei disso aqui >>

"
How can Rey use the Force if she’s never been trained?

It takes Luke Skywalker a while to start to begin to use the Force, let alone Jedi Mind Trick someone. But Rey does it, basically, in her first few days. That seems odd unless you consider two things. Either the Force is stronger now, after having been kind of dormant for a while (see “How strong is Kylo Ren with the Force?”) or she had some previous training."
 
eu ia linkar justamente esse artigo aqui. gostei disso aqui >>

"
How can Rey use the Force if she’s never been trained?

It takes Luke Skywalker a while to start to begin to use the Force, let alone Jedi Mind Trick someone. But Rey does it, basically, in her first few days. That seems odd unless you consider two things. Either the Force is stronger now, after having been kind of dormant for a while (see “How strong is Kylo Ren with the Force?”) or she had some previous training."

Eu acho que são as duas coisas. É inegável que a Força é muito poderosa nela. O Kylo mesmo diz isso, e o que o filme deixa a entender é que a Força é maior nela até do que no Kylo.

Além disso, também tenho a impressão de que ela já teve treinamento. Ela tem aversão à Força e até a Lightsabers, como foi demonstrado na cena do porão da cantina. Acho que ela pode ter recebido algum tipo de treinamento antes de a família abandoná-la. Pode até ter sido uma das alunas do Luke mesmo... Mas isso só saberemos no Ep. VIII mesmo. Realmente foi uma ótima idéia deixar o passado e a origem da Rey em aberto, para ficarmos cogitando igual uns malucos, e aumentar a expectativa para os próximos filmes.
 
É só eu que reparei uma coisa, quando o Mestre fala para o Ren quem o havia um despertar na força a Rey n tinha acordado ainda para a força e sim o Finn.
Minha ideia é que o Finn é um Jedi tão forte quanto a Rey. Acho que ia ficar muito obvio ela ser o jedi etc... acho que vai ter uma luta ai ou entre o Finn e o Ren pela Rey ou a o Finn vai ter um amor não correspondido que vai levalo para o Dark side.
 
É só eu que reparei uma coisa, quando o Mestre fala para o Ren quem o havia um despertar na força a Rey n tinha acordado ainda para a força e sim o Finn.
Minha ideia é que o Finn é um Jedi tão forte quanto a Rey. Acho que ia ficar muito obvio ela ser o jedi etc... acho que vai ter uma luta ai ou entre o Finn e o Ren pela Rey ou a o Finn vai ter um amor não correspondido que vai levalo para o Dark side.

Qual foi exatamente o despertar da Força em Finn a que você se refere?
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo