• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Vereadores de Campinas aprovam 'moção' contra Enem e Simone de Beauvoir

matheus apc

Usuário
CUIDADO - vídeo abaixo pode causar tontura,náusea e diarreia.



Os vereadores de Campinas, no interior de São Paulo, aprovaram, na última quarta-feira (28), uma moção "contra a inserção de questão de temática de ideologia de gênero, por meio de pensamento de Simone de Beauvoir, na prova do Enem de 2015". No plenário, vários vereadores fizeram discursos inflamados e com forte carga. O vídeo, com as declarações, chegou a viralizar nas redes sociais.

Os parlamentares se revoltaram contra uma questão do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) que trazia a seguinte afirmação da escritora e filósofa feminista Simone de Beauvoir, publicada no livro O Segundo Sexo, de 1949: "A gente não nasce, mas se torna mulher."

Se para o ministro da Educação, Aloísio Mercadante, a questão tratou de discutir "a condição histórica da mulher, que não votava até os anos 30 e que era tida como um ser ligeiramente acima de crianças e de loucos", para os vereadores campineiros foi uma pergunta doutrinadora que afrontou a família e os bons costumes.

Para o autor da moção, o vereador Campos Filho (DEM), o governo federal tenta forçar algo que a sociedade repudia.

"A iniciativa do governo federal é demoníaca. Eles estão querendo empurrar goela abaixo da população o que está no Enem. Nos posicionamos de maneira contrária. A grande maioria é favorável à lei da natureza: homem é homem e mulher é mulher", afirmou.

Para o vereador Prof. Alberto (PR), é preciso levar a população cristã em consideração. "Isso é uma ideologia. A realidade é que você nasce mulher, sim. Agora, vem com essa história e acha que tem que impor na sociedade brasileira, sabendo que nossa sociedade tem tradição cristã. Foi fundada na insígnia da cruz", disse, em plenário.

O vereador Jairson Canário (SD) também evocou a religião ao criticar a questão do Enem. "Nosso Deus sabe de tudo, do princípio ao fim. Aqueles que acreditam que Deus existe, deveriam crer que se fosse essa a vontade de Deus, ele teria criado Adão com dois órgãos genitais", bradou aos colegas parlamentares.

Em entrevista ao UOL Educação, Canário mudou o tom. Segundo ele, a discussão na Câmara tomou outro rumo, influenciada pela ainda recente questão da inclusão da chamada "ideologia de gênero" no Plano Municipal de Educação.

Em junho, a Câmara de Campinas proibiu o Executivo de incluir o tema das discussões de gênero, de maneira direta ou indireta, no currículo escolar da rede municipal. Em votação com o plenário lotado de ativistas e estudantes, muito bate-boca e confusão, por 25 a 5 votos a emenda foi aprovada.

"O debate sobre a moção descambou por causa de um processo anterior. Todo mundo largou a moção e correu para o debate da questão de gênero", disse Canário. "Eu fui criado sem pai e dou muito valor à questão da mulher. Eu já até falei que minha mãe é uma heroína. A mulher precisa estar presente sempre", completou.

Já o vereador Prof. Alberto, também em entrevista ao UOL Educação, se manteve firme à sua posição no plenário da Câmara.

"Saiu uma questão no Enem que suscita uma questão sobre gênero. A questão afirma que a mulher não nasce mulher. Os partidos de esquerda são favoráveis a favor dessa temática", disse, politizando toda a questão.

Quando confrontado sobre a questão do feminismo, o vereador afirmou não defendê-lo como ideologia por ser cristão. "Somos contra o aborto, uma bandeira feminista. E outras questões, não aceitamos. Mas, sem dúvidas, estamos de acordo de que a mulher tem de ter os mesmos privilégios."

Oposição

Para o vereador Pedro Tourinho (PT), que foi contra a moção, há, antes de tudo, uma intenção de seus pares em mostrar o posicionamento político ao ir contra o Enem. "Há uma maioria na Câmara que mistura sua posição política com a educação. Na moção, havia um desconhecimento. Os votos foram feitos nas crenças e nos preconceitos", afirmou.

Tourinho considera a questão do Enem importante para se pensar a sociedade. "A pergunta testa o conhecimento básico de história do século 20. A misoginia dos vereadores é tão forte que a simples menção de uma figura forte do feminismo, como Simone de Beauvoir, causa um desejo de fazer um repúdio."

Opinião parecida tem a advogada campineira Ana Carolina Cavazza. Moradora de Campinas, ela ficou constrangida com o desconhecimento mostrado pelos vereadores da cidade.

"A questão pediu para que os candidatos fizessem a associação entre o pensamento de uma filósofa com um fato social. Para esses senhores, não se pode perguntar ou debater a ideia de uma filósofa que tem um pensamento diferente do deles", afirmou. "Os vereadores voltaram a protagonizar um papel absurdo associando s questões com uma suposta ideologia de gênero, que é uma coisa que não existe", completou.

A reportagem do UOL Educação tentou entrar em contato com o vereador Campos Filho por celular, mas não conseguiu resposta do parlamentar.

Fonte:http://educacao.uol.com.br/noticias...vam-mocao-contra-enem-e-simone-de-beavoir.htm
 
o engraçado é que o texto da beauvoir não tem nada haver com "ideologia de gênero"...

nenhum desses deputados conseguiu interpretar uma simples questão (tanto que a resposta correta não é sobre "homem com homem e mulher com mulher" e sim sobre movimentos feministas,inspirados nos textos da beauvoir)
 
Última edição:
Exato! tem gente que nem sabe que ela foi proibida de lecionar em 43 por corrupção de menor e pra ajudar começou a manifestar e fazer petições na década de 70 pra liberarem a pedofilia. Pois é, era melhor ter ficado com a propaganda nazista na rádio Vichy.





http://www.theguardian.com/world/2001/feb/24/jonhenley
http://opinionator.blogs.nytimes.com/2013/05/19/savile-beauvoir-and-the-charms-of-the-nymph/
http://www.lrb.co.uk/v20/n18/michael-rogin/more-than-ever-and-for-ever
http://www.academia.edu/1039824/Re-Reading_The_Second_Sexs_Simone_de_Beauvoir
http://my.telegraph.co.uk/expat/stephenclarke/10151800/10151800/
 
Exato! tem gente que nem sabe que ela foi proibida de lecionar em 43 por corrupção de menor e pra ajudar começou a manifestar e fazer petições na década de 70 pra liberarem a pedofilia. Pois é, era melhor ter ficado com a propaganda nazista na rádio Vichy.





http://www.theguardian.com/world/2001/feb/24/jonhenley
http://opinionator.blogs.nytimes.com/2013/05/19/savile-beauvoir-and-the-charms-of-the-nymph/
http://www.lrb.co.uk/v20/n18/michael-rogin/more-than-ever-and-for-ever
http://www.academia.edu/1039824/Re-Reading_The_Second_Sexs_Simone_de_Beauvoir
http://my.telegraph.co.uk/expat/stephenclarke/10151800/10151800/

o que isso tem haver com a noticia?
 
É, só pra constar, apesar de ter gostado da treta plantada pelo Glitnir, eu acho que o argumento dele é a essência do ad hominem: Julga-se o caráter da pessoa, ao invés de suas ideias (ela é pedófila, logo nada do que diz deve ser ouvido ou rebatido).
 
o que isso tem haver com a noticia?

Tem a ver na verdade com a conversa que foi desenvolvida depois do meu primeiro comentário, esse por sua vez muito bem exemplificado pelo @Grimnir do ad hominem , afinal a própria chamada da matéria é "...aprovam 'moção' contra Enem e Simone de Beauvoir", novamente, essa mulher não deve ser mártir pra ninguém.
 
Tem a ver na verdade com a conversa que foi desenvolvida depois do meu primeiro comentário, esse por sua vez muito bem exemplificado pelo @Grimnir do ad hominem , afinal a própria chamada da matéria é "...aprovam 'moção' contra Enem e Simone de Beauvoir", novamente, essa mulher não deve ser mártir pra ninguém.

Na verdade você não entendeu o meu ponto. Quando eu digo que o seu argumento é ad hominem, estou criticando. Acho fraco alguém dizer que uma opinião deve ser ignorada pq quem deu a opinião é racista/pedófilo/nazista/comunista.
 
Tem a ver na verdade com a conversa que foi desenvolvida depois do meu primeiro comentário, esse por sua vez muito bem exemplificado pelo @Grimnir do ad hominem , afinal a própria chamada da matéria é "...aprovam 'moção' contra Enem e Simone de Beauvoir", novamente, essa mulher não deve ser mártir pra ninguém.
não se deve implicar valores morais de hoje em pessoas de outros tempos e lugares com objetivo de criticar a "glorificação" de sua obra.
sócrates,platão e aristóteles provavelmente também foram pedófilos,vamos jogar suas obras no lixo? ou parar de lecionar sobre eles nas escolas?
e isso continua não tendo nada haver com a noticia.
 
não se deve implicar valores morais de hoje em pessoas de outros tempos e lugares com objetivo de criticar a "glorificação" de sua obra.
sócrates,platão e aristóteles provavelmente também foram pedófilos,vamos jogar suas obras no lixo? ou parar de lecionar sobre eles nas escolas?

Depende do que falam as obras.
 
não se deve implicar valores morais de hoje em pessoas de outros tempos e lugares com objetivo de criticar a "glorificação" de sua obra.
sócrates,platão e aristóteles provavelmente também foram pedófilos,vamos jogar suas obras no lixo? ou parar de lecionar sobre eles nas escolas?

O quão controverso é isso? Os valores éticos e morais refletem na personalidade de uma pessoa! como se pode botar a frente de um movimento que luta contra igualdade, contra abusos físicos e psicológicos, como desvincular a obra da pessoa? "Ah, o padre Olavo abusa de criancinhas, mas tudo bem, o sermão dele é tão bonito..." Hitler re-ergueu a Alemanha depois de perderem a guerra miseravelmente, chegou a matar algumas pessoas mas acontece..." ou vai me dizer que apoiam por exemplo Marcos Feliciano quando tirou prisoneiros brasileiros no Chile(?) que estavam sendo tratados sub-humanamente e esqueceram seu fanatismo religioso?

exato,nada sobre sexo com crianças nas obras da beauvoir.

Não! eu acabei de escrever sobre como ela militava a favor da pedofilia, isso faz parte de suas feitorias sim.
 
Última edição:
Que tal "A lei francesa reconhece em crianças de 13 anos de 12 e uma capacidade de discernimento que ele possa julgar e punir, mas rejeita essa capacidade quando a vida emocional e sexual da criança está em causa. Ela deve reconhecer o direito das crianças e adolescentes a ter relações com quem quiserem" (Petição para abolição da idade de consentimento), e você pode ignorar o fato de ela ter trios amorosos com pequenas meninas também se preferir (https://avecbeauvoir.wordpress.com/2013/08/01/70-anos-de-a-convidada/) mas se feminismo não diz a respeito do abuso de garotas eu tenho até medo de que se trata. Você pode ver as outras fontes que citei mais cedo também.
 
Que tal "A lei francesa reconhece em crianças de 13 anos de 12 e uma capacidade de discernimento que ele possa julgar e punir, mas rejeita essa capacidade quando a vida emocional e sexual da criança está em causa. Ela deve reconhecer o direito das crianças e adolescentes a ter relações com quem quiserem" (Petição para abolição da idade de consentimento), e você pode ignorar o fato de ela ter trios amorosos com pequenas meninas também se preferir (https://avecbeauvoir.wordpress.com/2013/08/01/70-anos-de-a-convidada/) mas se feminismo não diz a respeito do abuso de garotas eu tenho até medo de que se trata. Você pode ver as outras fontes que citei mais cedo também.

Qual o problema com o triângulo amoroso? E onde no link é dito que a menina era menor de idade? Estou confuso com a sua argumentação.

Voltando ao ponto original: Como que o fato dela ser supostamente pedófila justifica a moção dos vereadores?
 
O quão controverso é isso? Os valores éticos e morais refletem na personalidade de uma pessoa! como se pode botar a frente de um movimento que luta contra igualdade, contra abusos físicos e psicológicos, como desvincular a obra da pessoa? "Ah, o padre Olavo abusa de criancinhas, mas tudo bem, o sermão dele é tão bonito..." Hitler re-ergueu a Alemanha depois de perderem a guerra miseravelmente, chegou a matar algumas pessoas mas acontece..." ou vai me dizer que apoiam por exemplo Marcos Feliciano quando tirou prisoneiros brasileiros no Chile(?) que estavam sendo tratados sub-humanamente e esqueceram seu fanatismo religioso?



Não! eu acabei de escrever sobre como ela militava a favor da pedofilia, isso faz parte de suas feitorias sim.
você não entendeu o que eu escrevi,na época da beauvoir fazer sexo com adolescentes de 15 era legal (não sei como é hoje) e esse é o problema,isso não era "mau" no meio social em que a beauvoir viveu,então como podemos dizer que a obra dela é uma merda por causa de valores que não existiam?

charles dickens batia na mulher,seus livros são uma merda?
shakespeare era antissemita,monteiro lobato racista,kant preconceituoso,aristóteles era pedófilo e etc.
você pode criticar os valores,mas as pessoas que seguiam esses valores eram más?
e não,assinar uma petição não é militar, é se posicionar.
e militar não faz parte da obra de ninguém e sim da biografia.
continua não tendo nada haver com a noticia.
foi mal pela demora minha internet ficou caída por uma hora.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo