• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Notícias Svetlana Alexievich é ganhadora do prêmio Nobel de Literatura 2015

ah, é verdade.... saíram essas notícias assim falando dela estar em primeiro lugar agora que eu esqueci em que posição ela estava :dente:


da folha...
ggg.jpg

Tomara que pelo menos seja bacana de ler o que ela escreve...

Parar para lembrar agora, passou um ano e ainda não li Modiano, e olha que os livros dele são curtinhos :lol:


Btw, estava toda hora ouvindo falar que ela era "Belorussian", só agora (claro) tive curiosidade de ver no wikipedia que país era esse em português: Bielorrússia. Não fazia ideia que existia =P



__________________

Do G1:
A escritora e jornalista bielorrussa Svetlana Alexievich, de 67 anos, foi anunciada na manhã desta quinta-feira (8) vencedora do Nobel de Literatura 2015. Ela é a 14ª mulher a vencer o prêmio. A escolha foi divulgada em um evento na cidade de Estocolmo, na Suécia. Além do título, a escritora ganha 8 milhões de coroas suecas.

Segundo o comitê da premiação, Alexievich foi escolhida por sua "obra polifônica, memorial do sofrimento e da coragem em nosso tempo". Sem títulos publicados no Brasil, o livro mais famoso da escritora é "Voices from Chernobyl", que reúne entrevistas com testemunhas da maior catástrofe nuclear da história.

Biografia
Svetlana Alexievich nasceu em 31 de maio de 1948 na cidade de Ivano-Frankivsk, na Ucrânia, mas cresceu na Bielorrússia. Estudou jornalismo na Universidade de Minsk entre 1967 e 1972. Após a graduação, ela trabalhou num jornal local na província de Brest.

Depois ela voltou para Minsk, onde trabalhou no jornal "Sel’skaja Gazeta". Por muitos anos, ela reuniu material para seu primeiro livro "War's Unwomanly Face" (1988), que é baseado em entrevistas com centenas de mulheres que participaram da Segunda Guerra Mundial.

Este trabalho é o primeiro do grande ciclo de livros de Alexievich, "Voices of Utopia", em que a vida na União Soviética é retratada a partir da perspectiva do indivíduo. Por causa de sua crítica ao regime, Alexievich viveu periodicamente no exterior, na Itália, França, Alemanha e Suécia, entre outros lugares.

Entre seus livros traduzidos para o inglês, estão "Zinky Boys: Soviet Voices from a Forgotten War" (1992), "Zinky Boys: Soviet Voices from the Afghanistan War" (1922), "Voices from Chernobyl: Chronicle of the Future" (1999) e "Voices from Chernobyl: the Oral History of a Nuclear Disaster" (2005).
 
Última edição:
Espero que ao menos ela ganhe uma publicação por aqui. O "Vozes de Chernobil" é um livro curtinho, de menos de 300 páginas. Talvez alguma editora se anime.

Gosto do começo do prólogo: Não sei do que falar - da morte ou do amor? Ou são o mesmo? Do que falar?
 
Falei que ia dar alguém desconhecido de uma língua que ninguém fala? :rofl:

Mas estou curioso pra ler algo dela.
 
Talvez alguma editora se anime?

Ganhador de Nobel os caras disputam a tapa. Se bobear antes de acabar o ano sai alguma coisa.
 
Nunca ouvi falar, mas a temática dos livros parece ser excelente, tô querendo conhecer melhor.
 
Why Svetlana Alexievich's Nobel Prize is good for Literature

I’m not interested in information, information which serves more and more as the foundation for our civilization. I think information has discredited itself as a way of knowing human beings. What I’m interested in is human feelings and human turmoil, to be able to make some kind of a guess about what goes on inside of people, about what has meaning for them and causes them to suffer.
 
Svetlana Alexievich será publicada pela Companhia das Letras
sletvanablog.png




Sabia, ela tem cara de cia das letras =P​
 
eita vocês.

biblioteca azul é selo da globo livros, lançado em 2012. desde então tem trabalhado bem no catálogo, comprando um monte de livro que antes imaginaríamos que sairiam só pela companhia - incluindo aí os mais premiados e hypados lá fora. visão pessoal de quem acompanha os lançamentos, o trabalho está excelente (mas parece que rolaram umas mudanças na casa, torcer para que isso não mude o catálogo como aconteceu com a record quando a luciana villa-boas saiu.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo