• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Nobel de Literatura 2015

Ana Lovejoy

Administrador
Já?

Não, calma. É só em outubro. Mas é que acabei de ver uma notícia e acho que valia a pena já abrir o tópico:

Escritor brasileiro Moniz Bandeira é indicado ao Nobel de Literatura

A convite da Real Academia Sueca, a União Brasileira de Escritores (UBE) indicou o nome do historiador e cientista político Luiz Alberto de Vianna Moniz Bandeira para o Prêmio Nobel de Literatura de 2015.

Atualmente radicado na cidade alemã de Heidelberg, onde é cônsul honorário do Brasil, Moniz Bandeira é autor de mais de 20 obras, notadamente ensaios políticos, e de livros de poesias, como Verticais (1956), Retrato e Tempo (1960) e Poética (2009).

Em um comunicado, o presidente da UBE, Joaquim Maria Botelho, justificou a indicação. "Moniz Bandeira é um intelectual que vem repensando o Brasil há mais de 50 anos. Com fundamentação absolutamente consistente, suas narrativas são exercícios da literatura aplicada ao conhecimento dos meandros da política exterior, não só do Brasil mas de outros países cujas decisões afetam, para o mal ou para o bem, a vida, a nacionalidade e a própria identidade brasileira", disse Botelho.

A nota ainda informa que vários de seus livros são adotados pelo Itamaraty no curso de formação de diplomatas. Entre eles Formação do Império Americano - Da Guerra contra a Espanha à Guerra no Iraque.

Mais de oito anos atrás, o brasileiro denuncia nesse trabalho a espionagem praticada pelas agências de segurança norte-americanas em diversos países. O livro foi traduzido e publicado na China e na Argentina.

Seu livro mais recente, publicado em 2013, é A Segunda Guerra Fria, que trata da geopolítica e da dimensão estratégica dos Estados Unidos nas rebeliões da Eurásia e nos movimentos da África do Norte e Oriente Médio. Escrita entre março e novembro de 2012, a narrativa de Moniz Bandeira "praticamente acompanha em tempo real os acontecimentos recentes mais significativos", de acordo com o comunicado divulgado pela UBE.


 
Mas ia dar nervoso se ele fosse o brasileiro a ganhar... Maioria da obra é coisa politica pura ><
 
o nobel costuma surpreender, não seria algo tão estranho assim se ele ganhasse (apesar das chances mínimas, parece que o nobel gosta de underdogs haha), mas realmente fica a impressão de que tem autores que mereciam mais a indicação (e inclusive com mais chances de vencer)
 
migos, tá chegando o nobel. vou deixar aqui primeiro um link de um artigo da new yorker sobre a evolução das apostas dos prêmios literários >> http://www.newyorker.com/business/currency/evolution-nobel-prize-betting

principalmente por causa do primeiro parágrafo:

According to the British betting company Ladbrokes, here are the writers who, as of Wednesday morning, had the best chance of winning the Nobel Prize in Literature: the Kenyan author Ngũgĩ wa Thiong’o (his odds are seven-to-two), the Japanese novelist and short-story writer Haruki Murakami (nine-to-two), and the Belarusian journalist Svetlana Aleksijevitj (six-to-one). They’re followed by the Syrian poet known as Adonis, the Albanian novelist Ismail Kadare, and the French novelist Patrick Modiano (tied, at ten-to-one).

como sabem, ano passado deu modiano. para esse ano os melhores cotados (no momento, porque isso dá uma mudada) são:

Svetlana Aleksijevitj
5/1
Haruki Murakami
6/1
Ngugi Wa Thiong'o
7/1
Philip Roth
8/1
Joyce Carol Oates
12/1
John Banville
14/1
Jon Fosse
14/1
Adunis
16/1
Ismail Kadare
16/1
Ko Un
20/1
Peter Handke
20/1

aposto no adonis, heim.
 
Vi aqui que horas são em Stockholm e são 22:33; aqui são 17:33. No site diz que o anuncio será dado à 1 pm do horário deles, então deve ser às 8 am aqui...
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo