• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Nova Zelândia fará plebiscito para mudar bandeira nacional

Fúria da cidade

ㅤㅤ ㅤㅤ ㅤㅤ
Premier defende adoção da bandeira da equipe de rugby do país
A Nova Zelândia vai realizar um plebiscito para fazer mudanças em sua bandeira. O anúncio foi feito pelo primeiro ministro John Key, nesta quarta-feira (29).

novazelandiabandeiraafp.jpg

Defensores da atual bandeira afirmam que uma mudança seria uma desonra aos mortos que lutaram pelo país. Foto: Bulent Kilic / AFP
Reeleito no mês passado para o terceiro mandato, o político conservador já manifestou que tem preferência pela bandeira preta com uma planta prateada, usada pela seleção nacional de rugby, os "All Blacks".

O plebiscito será realizado em duas partes. Na primeira votação, marcada para o final de 2015, escolherá o melhor desenho da bandeira, criado por artistas neozelandeses. O segundo pleito, em 2016, vai confrontar o desenho escolhido com a bandeira atual, adotada em 1902, que remete à época em que o país pertencia ao Reino Unido. Todos os partidos possuem um representante no comitê que discute o caso.

novazelandiabandeirawikipedia.jpg

"A bandeira é o símbolo maior da identidade nacional e acredito que seja o momento certo para considerar uma mudança no desenho, trocando-o por um que reflita o status de nação moderna e independente", disse Key, que, no entanto, defende a escolha da população, que pode decidir pela permanência da velha estampa.

"Conservar a bandeira será um possível resultado e essa consideração será feita com cuidado, respeito e sem favorecimento à mudança", explicou o premier.

A Nova Zelândia faz parte da Commonwealth, organização em que a maioria dos membros fazia parte do império britânico. O país é uma monarquia constitucional e está sob o reinado da rainha Elisabeth II. Defensores da atual bandeira afirmam que uma mudança seria uma desonra aos mortos que lutaram pelo país. Já os defensores da mudança dizem que a bandeira atual é facilmente confundida com outros pavilhões, como o da Austrália.

--------------------------------------------------------------------------------------

Pessoalmente acho a Nova Zelândia uma nação fantástica e o único senão que eu tinha com esse país é ficar usando essa bandeira colonial, praticamente um clone do Reino Unido e sem nenhum elemento que represente esse país. O mesmo penso em relação a Austrália.

Já passou da hora desse país romper com esse rabo preso e ter uma identidade verdadeiramente nacional. Se tudo der certo farei questão de dar os parabéns!
 
Não sendo aquelas bandeiras com uma faixa de uma cor e uma faixa de outra, por mim tudo bem.
 
Até é bonita. Mas o simbolismo da folha da Samambaia e do Cruzeiro do Sul são mais legais, IMO.
 
Seria bacana algo relacionado a Terra-Média hein?. De qualquer forma, seja qual for a opção escolhida, eles finalmente terão um símbolo nacional representativo.
 
Opção 1 é a melhor, por fazer referência aos All Blacks.

Acho que são muito mais os All Blacks que fazem referência à samambaia prateada. De todo modo, ver um símbolo que você está acostumado a associar ao time de rugby deles mete respeito, haha.
 
Gostei mais da terceira também. Mais simples.

A primeira e a quarta só mudaram as cores, né? O pessoal deve ter gostado muito do estilo pra ele aparecer em duas das opções.
 
Gostei mais da primeira opção.

Quem é mais conservador, apegado mais as cores da bandeira atual acho que tende a votar mais na quarta.
 
Eu aprovo. Muito feiosa essa bandeira plágio da grã-bretanha.

Eu não diria que é um plágio, mas uma identidade. Como citado na matéria, o país faz parte da Commonwealth, e a Union Jack no canto é a identidade britânica integral. O que a Commonwealth fez na época foi criar uma identidade para todos os países-membro, e certamente não teve a intenção de coibir ou desrespeitar a identidade do país - porém, como qualquer colônia, só há bem pouco tempo esses países membros estão estabelecendo suas próprias identidades culturais.

A quarta bandeira é realmente linda, por evocar tanto a alma maori quanto a alma britânica, a descendência em comum e a convivência pacífica como iguais. E muito prática, do ponto de vista das cores. Eu, particularmente, não acharia bacana uma ruptura total e brusca com a Union Jack: as cores são um fator importante na identidade de um país, e seria um bocado difícil a adaptação da própria população a essa ruptura. Basta pensarmos nos comitês olímpicos, uniformes militares e todos os outros materiais já produzidos nessas cores pelo país, e o impacto de simplesmente retirarem o azul, o vermelho e o branco.

Particularmente, como designer, eu interpretaria manter as cores como uma evocação respeitosa e extremamente necessária ao passado, a seu antepassados, apesar dessa mudança. Isso daria à nova bandeira uma carga simbólica e histórica importantíssima.

Opção 1 é a melhor, por fazer referência aos All Blacks.

PQP, esses caras são fantásticos! :amor:
 
É....
Historicamente a ligação com rugby é mais importante que a ligação, mesmo que colonial, com o reino unido?

Ou a folha ali tem outra conotação?
 
Não que eu manje alguma coisa da história da Nova Zelândia, mas acredito que a equipe de rugby tenha se apropriado da imagem, que deve ter algum simbolismo mais profundo, ligado a história do país.

Sei lá, nem no Brasil me parece que alguém teria a ideia de trocar a bandeira nacional pela da CBF. :think:
 
Acho que a folha de samambaia, assim como a cor preta, devem ter ligação com as tribos Maoris, que são o povo indígena neozelandês
 
Sim, os All Blacks que utilizam a folha símbolo do país em seus uniformes.
 
A maior característica da NZ é um time de rugby?

Não, o maior símbolo é o Kiwi (tanto o fruto, quanto o passarinho).

Mas os All Blacks são o produto mercadológico mais importante do país, porque é o melhor time de Rugby do mundo. Para um país de pouco mais de 4 milhões de habitantes, isso é muita coisa, né?
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo