• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Corrente do Mal (It Follows, 2014)

Qual sua nota para o filme?

  • 10

    Votos: 0 0,0%
  • 9

    Votos: 0 0,0%
  • 8

    Votos: 0 0,0%
  • 7

    Votos: 0 0,0%
  • 6

    Votos: 0 0,0%
  • 5

    Votos: 0 0,0%
  • 4

    Votos: 0 0,0%
  • 3

    Votos: 0 0,0%
  • 2

    Votos: 0 0,0%
  • 1

    Votos: 0 0,0%

  • Total de votantes
    0

Fëanor

Fnord
Usuário Premium
Após manter relações sexuais, uma jovem passa a ser perseguida por uma força sobrenatural.

it-follows-movie-poster.jpg



Ficha:
Corrente do Mal (It Follows)
Diretor: David Robert Mitchell
Roteiro: David Robert Mitchell
Estrelas: Maika Monroe, Keir Gilchrist, Olivia Luccard
Estréia: 27/08/2015
IMDb: http://www.imdb.com/title/tt3235888/

-----

Achei um dos filmes mais bacanas e originais de suspense/terror dos últimos tempos.
 
Com certeza um dos melhores filmes de terror do ano.

Muita gente fez a comparação óbvia com DST, mas eu enxerguei de uma outra forma. Essa força que não se tem ideia da sua origem ou de sua idade, que não para por nada, e que muda de vítima após a relação sexual, eu entendi como sendo a própria Morte. Você simplesmente não pode escapar, só adiar, e uma forma de manter a vida seria através da procriação, forma essa que também passaria adiante a Morte.
 
Quando eu vi o filme, também achei estranha a relação com as DSTs, @Siker . Eu mesmo mencionei no Facebook: a resposta é Dostoievski, conforme mencionado no filme o tempo todo. :hihihi:
 
Muita gente fez a comparação óbvia com DST, mas eu enxerguei de uma outra forma. Essa força que não se tem ideia da sua origem ou de sua idade, que não para por nada, e que muda de vítima após a relação sexual, eu entendi como sendo a própria Morte. Você simplesmente não pode escapar, só adiar, e uma forma de manter a vida seria através da procriação, forma essa que também passaria adiante a Morte.

Também interpretei por esse caminho.

O diretor deu uma entrevista ao The Guardian, onde ele fala um pouco sobre essas questões:

It Follows: ‘Love and sex are ways we can push death away’

Youth culture moves fast, and Hollywood barely makes an effort to keep up. Year after year, a host of screenwriters line up to offer their best approximations of the adolescent experience, most of them drawn from reminiscences some 20 years past their sell-by date.

At first glance, a few might pass for contemporary, but the devil is in the details: any time you see a teenage character onscreen, drooling over a porn magazine, asking a member of the opposite sex for their phone number, or hanging out at the arcade, you can be sure they were the product of a mind too frazzled to fully appreciate the significance of PornHub, WhatsApp and Candy Crush Saga to today’s 16-year-olds.

The new teen horror movie It Follows deftly sidesteps these pitfalls by recognising the impossibility of distilling teen culture into an easily digestible 90 minutes. Instead, it approaches the unwieldy subject of adolescence sideways on.

Indelible newcomer Maika Monroe plays 19-year-old Jay, a softly sardonic US high-schooler whose life is thrown into chaos when an impulsive fling with enigmatic heart-throb Hugh (Jake Weary) goes badly awry. After diligently guiding her through the set menu of teen romance – dinner, the movies, a fumbled fuck in the back of his sedan – Hugh reveals an ulterior motive. Moments earlier, he was the bearer of a deadly curse, and now he’s passed it on to her.

In a scene that’s both plainly expositional and dazzlingly tense, Hugh takes Jay to the top of a multistorey car park and gestures out at a shadowy figure moving in their direction. This is the “it” of the film’s title, a shape-shifting ghoul that stalks its prey with methodical patience. Jay will be forever at the mercy of this slow but unyielding predator unless she too elects to pass the curse along, by means of sexual intercourse.

The film’s creator David Robert Mitchell is carrying an infection of his own when we meet on a Tuesday afternoon in Los Angeles. He picked up a cold at the Sundance film festival, where It Follows recently had its US premiere, and it’s been following him around ever since. Unlike any of his characters, however, he nobly refuses to pass the burden on to me, instead dutifully raising a scarf to his mouth with every sneeze, splutter and cough.
Sign up to our Film Today email
Read more

I’m keen to grill Mitchell, who’s 40 but wouldn’t look out of place in a high-school yearbook, on the challenges of capturing adolescence on screen, and chances are he’s guessed as much. In an attempt to steer our conversation towards the topic, I’ve asked him to meet me in a suburban shopping mall, and he doesn’t seem overly impressed.

“I get it,” he assures me as I rush to explain the reasoning. “I totally get it.”

Mitchell’s 2010 debut The Myth Of The American Sleepover followed four teens as they traversed a world of mumbled passions, wasted opportunities and lukewarm beer across a single Friday night in the suburbs. It Follows, which features some of the most visceral screen violence I’ve seen in recent years, might seem like an unlikely follow-up, but beneath their surface differences, the films share a central impulse: to explore what it is to be young.

I made the film intentionally to be open to lots of different interpretations
David Robert Mitchell

If The Myth Of The American Sleepover got halfway there by favouring quiet realism and an aversion to dramatics, It Follows gets a whole lot closer with a throbbing electro score, a special effects budget, and a vertiginously high concept at its centre. Could the key to adolescent reality be a sense of the unreal? Exhibit A: in It Follows, adult characters are used as empty vessels for the creature at large, so whenever grown-ups do appear onscreen, they’re eerie, unfathomable and lurking just at the edge of our peripheral vision; somehow both present and absent at the same time. It works as a smart metaphor for the relationship between teenagers and their parents.

Like The Fly, Alien and Fatal Attraction before it, It Follows has been hastily identified in some quarters as an Aids parable. It’s not hard to see why: with most of its horror arising from the unforeseen consequences of casual sex, the film undoubtedly invokes the dread associated with sexually transmitted disease. I ask Mitchell what he makes of this as we ascend an escalator in the direction of JC Penney. “The truth is, a lot of people read it that way, and I don’t want to tell them they shouldn’t,” he says. “I made the film intentionally to be open to lots of different interpretations.”

This seems as good a moment as any to tell Mitchell that I have an interpretation of my own, and ask if he’d like to hear it. Short of a frantic dash back down the escalator, he hasn’t got much of a say in the matter.

If you ask me, the looming threat of It Follows is not venereal but social. It’s not the creature that Jay is really running from, but the pressure of her classmates’ attention in the wake of a very public indiscretion (word of her relationship with Hugh spreads quickly after the police get involved). In the 2010 teen comedy Easy A, Emma Stone propelled herself to high-school infamy after claiming to have lost her virginity at a house party. Soon, she discovered that her new-found notoriety was contagious, able to be transferred to a new host at will. Likewise, in It Follows, the focus is not simply on who’s done it, but on who did it last.

“I like your interpretation. It’s cool.”

I pause for further validation but find it unforthcoming.

“Unfortunately, I’m not going to pick sides and say you’re right and they’re wrong,” he says. “The honest answer – and it’s probably the irritating one – is that I had several things in mind when I wrote the film.”

Mitchell grew up in the suburbs of Detroit, and returned there to shoot both of his films, though unlike many film-makers who shoot in the area, he resisted the urge to exploit the city’s crumbling centre for what the Tumblr community calls “ruin porn”.

Instead, It Follows uses the divide between Detroit’s rich and poor, famously epitomised by the vast 8 Mile Road that bisects the city, as a metaphor for another great divide: that between childhood and adulthood. As children, Jay and friends were forbidden from venturing beyond the safe limits of suburbia. Today, freedom looms and it’s bittersweet. “Now that we’re old enough,” she wonders aloud at one point, “where do we go?”

Is It Follows a document of Mitchell’s own adolescence? Throughout the film we glimpse e-readers and other artefacts of 21st-century life, but some aspects feel less contemporary. At one point, Jay uses a landline phone, a device surely as anathematic to today’s teenagers as the penny-farthing or the Ford Model T. As we round a corner past a branch of Gap Kids, Mitchell explains this discrepancy: “Some people think it’s supposed to be the 1980s, and there are hints of that, but there are also modern things. It’s a mixture of universes, a world we don’t live in.”

That perhaps sounds like a cop-out written down, but I can tell that Mitchell has thought this through, and it’s hard to argue with his logic. If It Follows exists in an alternate universe where humanoid sex spectres are possible, why shouldn’t it also occupy an alternate time and place? Walking through the artificially lit shopping mall – its identikit stores stretching out before us like some kind of bleak, capitalist mirage – the notion of a hermetically sealed teen world doesn’t seem so remote.

“The movie is not a statement of what a teenager at this exact moment is like, because I have no idea,” admits Mitchell, “it’s more like an impression.”

Like all good impressions, It Follows stays true to the spirit but not the letter of its subject matter. Its teen characters are in many ways unfamiliar, but their preoccupations – chiefly sex and death – are evergreen. These twin obsessions are found at every level of the film, dancing between text and subtext. While Jay stares death in the face at the hands of her paranormal tormentor, another student comes to terms with her mortality via a Dostoyevsky set text. After two characters willingly transfer the curse between them, they share an exchange that could follow almost any adolescent dalliance, supernaturally charged or otherwise:

“Do you feel any different?”

“Do you?”

“No.”

Mitchell and I slide into a booth at The Cheesecake Factory, a ubiquitous presence in US malls that, despite its name, is neither a factory nor an especially convenient place to buy cheesecake. As Mitchell orders the chain’s signature Glamburger, I confront him with my million-dollar question. Sure, his creature can follow me to the ends of the Earth, but what if I board a plane?

“It would get to you,” he promises, betraying a certain pride in the tenacity of his creation. “If it could get onto the plane that you were on, it would.” Otherwise, he says, it would simply find another way to follow. He gives no specifics, instead allowing me to conjure my own image and lose myself in its horror. “The film is a nightmare,” says Mitchell. “If you find yourself in a nightmare, there’s no trying to explain the logic of it. You just try to survive.”

By creating a world outside of our own, Mitchell hands viewers a blank canvas on to which they can project anything: “You put something into the world and people are going to have all kinds of interpretations.” He’s open to almost all theories, although he admits some frustration at people who take the film’s premise at face value and accuse it of demonising sex. Even then, he notes: “It doesn’t really matter what I think.”

For what it’s worth, Mitchell offers a more upbeat take on the relationship between sex and death in It Follows. While he accepts that Jay “opens herself up to danger through sex”, he points out that “sex is the one way in which she can free herself from that danger”.

“We’re all here for a limited amount of time, and we can’t escape our mortality,” he says, “but love and sex are two ways in which we can – at least temporarily – push death away.”

The director eases back into the booth and takes another bite out of his Glamburger.

“At least, that’s one way of reading it.”
 
Assisti a primeira vez e achei bem meh. ODIEI o final
odeio muito, mas muito, mas muito mesmo, quando não explicam a porra do filme. Me sinto meio ludibriada de ter perdido mais de uma hora da minha vida pra ver uma coisa sem propósito definido, porque aí pode ser qualquer coisa e eu nunca vou saber com certeza. Serio, odeio demais.

Aí assisti de novo e captei um pouco mais a tensão. Ainda acho que tá mais pra suspense que pra terror, porque o filme te deixa mais angustiado que com medo, e a ideia do filme é justamente essa: lidar com a pressão, com a angustia e com a nobreza tambem, aquela coisa do ''será que eu passo pra outro?'', mas ainda assim volta pra angustia, porque se a outra pessoa morrer, volta pra você e isso gera um ciclo infinito. Como suspense, achei genial. Como terror, achei meh.
 
Assisti a primeira vez e achei bem meh. ODIEI o final
odeio muito, mas muito, mas muito mesmo, quando não explicam a porra do filme. Me sinto meio ludibriada de ter perdido mais de uma hora da minha vida pra ver uma coisa sem propósito definido, porque aí pode ser qualquer coisa e eu nunca vou saber com certeza. Serio, odeio demais.
Ver anexo 66393
to só zoando, Lissa :3

mas serinho agora, o filme desde o inicio não fala que vai explicar o porquê daquilo tudo acontecer. Pensa assim, quando vc vê um filme da Disney, Frozen, por exemplo, vc não espera que se explique por que e como a Elsa tem aqueles poderes, né? Já estão ali na vida dela e servem, entre outras coisas, para passar uma mensagem sobre saber extrair o melhor do amor em família, em união...

De uma forma parecida aqui, a história e os elementos dela funcionam como alegoria, para contar algo que, se se tirasse a parte sobrenatural, poderia ficar sem graça se não soubessem abordar diretamente...
aí, então, vc vê que, no final, fica a sugestão de que, por mais que por enquanto os personagens estejão aliviados, não nutrem nenhuma ansiedade mais, deixaram seus problemas esquecidos, estes podem estar lá, nas redondezas, dando um tempo para aparecer de novo

____

Lembro que quando vi achei bom, mas mais pelas ideias do que pela execução em geral. Talvez por eles terem tido (estou supondo) pouco orçamento (e/ou por pouca maturidade mesmo), achei a cara do filme meio barata, não do tipo bom. (mas tbm provavelmente foi uma coisa bem pessoal mesmo meu desagrado com a estetica do filme); e algumas cenas pareceram um tantinho toscas na arrumação dos ambientes - que não pareceu de propósito para algum fim da história... a trilha parecia estar ali para marcar presença, pra dizer que estava com o proposito de dar medo... o suspense, quando bem empregado, funcionava bem, embora vez por outra umas cenas sentiam como uns fillers, para encher tempo de filme - não se dava para sentir nada, de bom ou ruim, nelas... Enfim, gostei das ideias, dá pra conversar bastante e tal. E recentemente confesso que me surpreendi com esses artigos por aí chamando o filme um dos melhores de terror dos ultimos anos e tal. Pareceu mais aquela coisa de não tem tu vai tu mesmo. Minha nota foi sete.
 
Última edição:
o que mais gostei foi do desenvolvimento da tensão. é um cuidado raro em filmes de terror hoje em dia, que recorrem mais a truques manjados como um grito surgindo do nada num ambiente dominado pelo silêncio para assustar. aquele passo constante da entidade, o saber que não tem como fugir, é angustiante. eu só lembro de ter sentido isso uma vez na vida, na primeira vez que assisti à hora do pesadelo (é impossível não dormir, uma hora freddy vai te pegar, etc.). tem uma cena que acho que serve bem de exemplo para o que eu quero dizer:

quando estão todos na praia, conversando. e você vê no fundo da tela alguém vindo na direção dela.

tumblr_ntf010phh41rrl0mgo2_400.gif

tumblr_ntf010phh41rrl0mgo1_400.gif

tumblr_ntf010phh41rrl0mgo3_400.gif

tumblr_ntf010phh41rrl0mgo4_400.gif

caramba, tensão no máximo.

e aí tem o apelo visual também, né. a cena da piscina, por exemplo, é um pouco obtusa em termos de plot, mas as imagens que saem dali são lindas, para ser repetida naquelas seleções de melhores tipo algumas cenas do suspiria.

tumblr_nrx6658TJF1ut1d6co1_500.gif

tumblr_nrx6658TJF1ut1d6co2_500.gif

tumblr_nrx6658TJF1ut1d6co3_500.gif

tumblr_nrx6658TJF1ut1d6co4_500.gif


***********


tarantino fez uns comentários sobre o que achou que poderia ser diferente no filme >> http://www.vulture.com/2015/08/how-quentin-tarantino-would-fix-it-follows.html
 
mas ele até que tem razão em um dos comentários dele. não digo tanto pelo negócio

de ela ter que aceitar transar com os guris, pelo menos antes da cena da piscina. nesse caso eu até entendo: ela vê como um fardo dela, ela não pode passar adiante. se ela faz isso logo de cara, na primeira vez que é ofertado, perde o sentido/valor de quando ela finalmente aceita

mas na cena do teatro eu acho o comentário pertinente.

****

Gabriel, sobre o visual que você comentou no outro post (e mesmo a trilha) a ideia é prestar homenagem aos filmes da década de 80. Segue a mesma vibe dos filmes do John Carpenter. Tem sido uma tendência forte no cinema de terror, situar a história em décadas anteriores a de 90 ou não situar - deixar meio confuso propositalmente (o visual do it follows sugere a década de 80, mas uma personagem tem um e-reader, etc.).
 
Um filme de terror que não usa sustos pra criar o terror?

Era essa a ideia com A Pele que Habito.
Acho que o Almodovar superestimou o público pra captar essa intenção e subestimou essas novas gerações que estão mais confortáveis com a noção - com a noção, não com o fato - de se sentir alguém diferente dentro do próprio corpo.
 
Segue a mesma vibe dos filmes do John Carpenter.
Acho que entendo. A intenção realmente é boa... quando eu li a chamada do artigo que vc postou, e na parte em que QT fala ter ficado com raiva do filme não ter sido tão bom quanto poderia, pensei que ele falaria mais sobre o estilo do diretor. Pq, claro, não se pode esperar que Mitchell seja Carpenter (nem é algo desejável isso), mas vc pega os filmes deste, sei la, Halloween, e percebe que ele tem um apuro tao grande em cada cena manter as coisas bem controladas, a não deixar dentro da tela nada supérfluo (não digo nem so em relação à trama, mas mais a composição das cenas mesmo)... Ate a fotografia com cara barata era mais bonita.

Coisa um tanto diferente aqui. Por isso falei ali que achei o diretor um pouco inexperiente, talvez. Vez ou outra parece que ele só colocou os personagens ali em qualquer lugar e filmou. Sem se preocupar muito no entorno...

(mas assim, o que eu falei - em geral é mais desagrado pessoal mesmo, acho... Do tipo que dois podem olhar pra um tom de azul e um gostar outro não... Caso tbm, embora não só sobre o visual, de o babadook e Ex Machina, por ex.)

De novo o Tarantino, nem tinha lido quando postei. Tbm não concordo muito no negocio que vc falou e sobre a mitologia do filme faz sentido mesmo. Quando disse que ele tem falado demais meu ex. fica em alguns pontos nessa entrevista mesmo e outras em que ele tem que criticar esses "arty films" que não terão lugar na prateleiras daqui a uns anos (mas isso fica prum outro momento - depois se não tiver preguiça de criar um tópico pelo cel... =P)
 
Coisa um tanto diferente aqui. Por isso falei ali que achei o diretor um pouco inexperiente, talvez. Vez ou outra parece que ele só colocou os personagens ali em qualquer lugar e filmou. Sem se preocupar muito no entorno...

nossa, engraçado você dizer isso. porque eu acho que boa parte do que faz o filme ser tenso é bem como é filmado. eu não sou da área, não sei explicar muito bem, mas acho que é meio na linha do que o villaça falou na crítica dele:

Enquanto isso, o diretor David Robert Mitchell adota uma estratégia narrativa inteligente ao frequentemente empregar panorâmicas lentas que vão revelando o ambiente em torno dos personagens gradualmente – e, ao contrário de boa parte dos colegas de gênero, que apostam em quadros fechados para sustos súbitos, aqui o cineasta investe em planos abertos justamente por saber que qualquer pessoa que surja caminhando em algum ponto da tela levará o espectador a uma tensão imediata. Por outro lado, os interiores são rodados de maneira claustrofóbica (em cenários apropriadamente enfumaçados) com o propósito de estabelecer o fato de que os heróis podem se encontrar em um beco sem saída caso o vilão surja de repente.

sobre essa última frase:

tumblr_nny3zfWcc21uuyehpo3_540.gif

:omfg:
 
percebe que ele tem um apuro tao grande em cada cena manter as coisas bem controladas, a não deixar dentro da tela nada supérfluo (não digo nem so em relação à trama, mas mais a composição das cenas mesmo)...

Isso se chama falta de dinheiro. :lol:
A sério, tem alguns diretores que dão o máximo de si para aproveitar cada centavo disponível no orçamento.
---------------------------------------------------------

Putz, lendo o Villaça agora, quando ele menciona a trilha sonora, de fato, é mais uma forma de remeter ao John Carpenter - pensa na trilha sonora de Assalto ao 13º Distrito, Halloween...
 
Última edição:
nossa, engraçado você dizer isso. porque eu acho que boa parte do que faz o filme ser tenso é bem como é filmado. eu não sou da área, não sei explicar muito bem, mas acho que é meio na linha do que o villaça falou na crítica dele:



sobre essa última frase:

Eu precisaria desenhar tbm, pq não consigo lembrar de todos os detalhes nem de todas as cenas que não gostei e tal. Lembro de algumas, passam na minha mente, a do cinema, acho que todas em que o suspense não esteja ativamente envolvido (pq quando está, vc não repara nos erros). Mas como falei, vi ha um tempo ja e não lembro de detalhes. Talvez se assistir novamente goste de uma maneira diferente. Porque essas que vc tem mostrado, essa do quarto todo vermelho então, são realmente efetivas. Mas é o que eu tinha falado ali em cima e o Bruce repetiu. Orçamento.
 
O visual do filme lembra muito as fotos do Gregory Crewdson, que têm aquele elemento de estranhamento que lembra a atmosfera de um pesadelo.

Tive que procurar... Caramba! Muito bacana mesmo. Lembra os quadros do Edward Hopper.

PS: E tem momentos que lembra a cinematografia dos primeiros filmes do Michael Mann, nas mãos do Dante Spinotti. Se o filme divide o público (?), bem, ninguém pode dizer que ele é esteticamente feio.
 
O que eu mais gostei no filme foi o visual. O poster foi o que primeiro me chamou atenção. A cena da entrada do homem alto no quarto é provavelmente a minha cena de terror preferida dos últimos tempos.

O visual do filme lembra muito as fotos do Gregory Crewdson, que têm aquele elemento de estranhamento que lembra a atmosfera de um pesadelo.
Pronto, taí comprovado o que eu tentei dizer: a recepção varia de cada um. Fui olhar essas fotos e realmente lembrou o visual do filme, mas da mesma forma ele não me causou medo ou inquietação ou apreensão ou sei la... Nem me lembrou um pesadelo (pesadelo que funciona comigo, que me parece verdadeiro são os de Lynch, de tons ligeiramente abafados). So me causou irritação por essas cores saturadas demais. Meio artificial, sei lá
crewd-2003-2005-untitled-maple-street-web.jpg

Certeza que existem estudos e mais estudos por ai sobre o que causam as cores em cada um =P
 
Certeza que existem estudos e mais estudos por ai sobre o que causam as cores em cada um =P

Neuroestética. :lol: Sério.

Eu mesmo tenho um problema sério com o visual de filme digital - me irrita, parece que estão filmando com um celular. O problema é que muita gente anda filmando com digital, porque é mais barato. Vai variar mesmo de espectador pra espectador.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo