Entao deixa ver se eu entendi, caso um grupo de 5 jogadores sendo que são
02 niv 10
02 niv 13
01 niv 12
o nivel de encontro deles seria 16?
11 da media
5 pela quantidade de jogadores?
** Posts duplicados combinados **
Tudo Sobre Problemas Monstruosos (III)
Data 28/05/2006 00:02:00 |
Tóopico: RPG: D&D
Por Skip Willians
Fonte:
Wizards
Tradução:
Gilvan Gouvêa
Equipe
REDERPG
Uma vez que você construiu um monstro com alguns níveis de classe para desafiar os personagens jogadores, você ainda precisa determinar o desafio. Infelizmente, esta é uma tarefa um pouco mais complicada do que parece. Felizmente, as regras fornecem muito material para guiá-lo nesta missão.
Você pode encontrar indicações para ajustar o nível dos inimigos com personagens jogadores nas páginas 37-38 e 48-50 do
Livro do Mestre e paginas 293-294 do
Livro dos Monstros.
Nível de Desafio (ND)
Como descrito na Parte Um, o Nível de Desafio da criatura é uma medida geral sobre a dificuldade que a criatura pode gerar em um encontro. O ND de uma criatura indica o nível médio que um grupo de quatro personagens descansados consideraria moderadamente difícil de derrotar; veja a página 7 no
Livro dos Monstros para detalhes.
Da página 7 do Livro dos Monstros
Nível de Desafio
Este número indica o nível médio de um grupo de aventureiros que seria capaz de enfrentar a criatura em um encontro de dificuldade moderada. O ND considera um grupo de quatro personagens descansados (com todos os Pontos de Vida, magias e equipamentos apropriados para os seus níveis). Com alguma sorte, o grupo conseguirá superar o encontro com algum dano, mas nenhuma morte. Para obter mais informações sobre os Níveis de Desafio, consulte o
Livro do Mestre.
É importante lembrar que o ND mede a habilidade da criatura de desafiar um grupo de quatro personagens durante um encontro. O Nível de Desafio de uma criatura não é uma indicação de como a criatura poderia ser formidável contra um personagem jogador. Um monstro que os PdJs encontram durante uma aventura está presente por um ou dois encontros no máximo. Um personagem jogador, por outro lado, está presente em todos os encontros da campanha – é por isso que o jogo inclui ajustes de nível. O ND de uma criatura e seu nível de personagem ou NEP podem ser bem diferentes, e isto é bom porque o ND e o ECL medem coisas diferentes.
Ajustes de ND por Níveis de Classe
Geralmente, é bem simples calcular a ND de uma criatura com poucos níveis de classe – simplesmente some os níveis de classe da criatura ao seu ND base (isto é, o ND que a criatura tem quando ela não tem níveis de classe). É preciso estar alerta, contudo, para as variações da regra básica.
Criaturas com Níveis de Classe de PdM: Quando uma criatura possui níveis em uma das classes de PdM apresentadas no Capítulo 4 do
Livro do Mestre subtraem um nível de classe antes de adicioná-lo ao ND base. O ND da criatura, contudo, sempre aumenta pelo menos em +1 quando ela tem um nível de classe PdM.
Da página 38 do
Livro do Mestre:
Como as classes de PdM (veja o Capítulo 5: Campanhas) são mais fracas que as classes de personagem, os níveis de uma classe do Mestre alteram menos o ND de uma criatura em comparação com as classes padrão. Para determinar o Nível de Desafio de um personagem que tenha uma classe de PdM, subtraia 1 da quantidade total de seus níveis de classe. Para definir o Nível de Desafio total das criaturas que tenham níveis de monstro além dos níveis de classe de PdM, some o ND da criatura, os níveis de PdM e subtraia 1 (mas sempre adicione pelo menos +1).
Humanóides sem ND ou Dado de Vida Racial: Humanos e outras raças padrão do
Livro do Jogador não possuem Dados de Vida ou ND exceto quando eles ganham dos seus níveis de classe. Tais criaturas possuem ND igual ao seu nível de classe. Se a criatura possuem nível de uma classe de PdM, subtraia um da quantidade de níveis de PdM que eles possuem ao calcular o ND. Se a criatura tem apenas um nível de classe PdM, ela tem CR 1/2.
Veja as paginas 37-38 do
Livro do Mestre para um exemplo ampliado desta regra em ação.
Criaturas com Níveis de Classe Não-Associados: Às vezes, adicionar um nível de classe a uma criatura não a torna mais perigosa para os inimigos. Quando isto acontece, nem todo o nível é adicionado no ND básico da criatura.
Apenas níveis iguais ou menores do que os Dados de Vida raciais das criaturas não podem ser associados. Divida quaisquer níveis de classe não-associados pela metade antes de adicioná-los ao ND base para ter o ND aumentado pelos níveis de classe.
Aqui temos um exemplo de ND ajustada usando níveis de classe não-associados: Um troll tem 6 Dados de Vida raciais e CR 5. Se o troll tem seis níveis em uma classe não-associada do
Livro do Jogador, o troll possui CR 8 (1/2 de 6 é 3 + 5 = 8). Se o mesmo troll, contudo , adicionar mais um nível na mesma classe, o ND do troll será 9.
As regras não fornecem muita informação sobre como decidir quando uma classe deveria não ser associada, então sempre será o melhor julgamento do Mestre.
De maneira geral, uma classe deveria ser não-associada quando suas características não combinam bem com as próprias habilidades da criatura. Por exemplo, um gigante do fogo é basicamente uma criatura de luta. Adicionar um nível de uma classe que não aumenta muito esta habilidade de luta, como feiticeiro ou mago, provavelmente não o deixará mais formidável em combate. Eu digo “provavelmente” porque é possível fazer qualquer classe combinar bem com a capacidade racial da criatura.
Suponha que uma tribo de gigantes do fogo possua um feiticeiro que saiba uma coleção de magias para ajudar a rotina, como
consertos, alarme e
localizar objeto. O gigante do fogo feiticeiro ajuda muito o chefe a manter os outros na linha e realizar pequenos serviços mágicos para o resto da tribo se necessário. O gigante de fogo do exemplo provavelmente confiaria em sua habilidade de luta e em seus níveis de feiticeiro não teriam muito efeito em uma batalha. Esta criatura é um provável candidato a níveis de classe não-associados.
Agora vamos supor que temos um gigante do fogo feiticeiro particularmente inteligente, cuja lista de magias foi cuidadosamente preparada para o combate. Este gigante do fogo sabe algumas magias como
escudo arcano, ataque certeiro, nublar e
velocidade. Este gigante do fogo poderia se tornar um verdadeiro destruidor em combate, e todos seus níveis de feiticeiro deveriam aumentar seu ND.
Nível de Encontro (NE)
Uma vez que você encontrou o ND correto de todas as criaturas com níveis de classe em um encontro, você determina o NE do encontro da mesma forma que você determinaria o NE em qualquer outro encontro. A Tabela 3-1 do
Livro do Mestre é sua ferramenta básica para determinar os Níveis de Encontro.
A Tabela 3-1 funciona bem para grupos de criaturas com o mesmo ND, mas não funciona tão bem para grupos de criaturas com vários NDs. Aqui temos algumas dicas e lembretes para lidar com tais grupos:
- Quando duas criaturas possuem o mesmo ND, o NE de um encontro com as duas é dois pontos maior do que o ND comum. Por exemplo, duas criaturas com ND 9 fazem um encontro com NE 11. (Mas confira a Tabela 3-1: Quantidade de Encontros para criaturas com ND baixo.)
- Quando duas criaturas possuem uma diferença de até dois pontos no ND, o NE de um encontro com as duas é um ponto maior do que o ND mais alto. Por exemplo, uma criatura com ND 9 e outra com ND 8 fazem um encontro com NE 10. Uma criatura com ND 9 e outra com ND 7 também fazem um encontro com ND 10.
- Quando duas criaturas possuem uma diferença de mais de três pontos no ND, use o maior ND para determinar o NE do encontro. Por exemplo, uma criatura com ND 9 e outra com ND 6 fazem um encontro com NE 9.
- Quando existir uma quantidade maior de criaturas com diferentes NDs, pode-se determinar o NE do encontro ao colocá-las em grupos de NDs similares e então agrupar os resultados. Aqui temos um exemplo: Um grupo de criaturas possui oito monstros com ND 3, três monstros com ND 7 e um líder com ND 9.
De acordo com a Tabela 3-1, oito monstros com ND 3 fazem um NE 9.
Dois monstros com ND 7 também fazem um NE 9.
Combinando os dois NEs 9 produz um NE 11.
Um grupo com NE 11 combinado com o líder, que tem ND 10, produz um NE 12 para o encontro inteiro.
Concluindo
Isto termina nossa discussão sobre vários níveis. Esperamos que agora você esteja mais preparado para criar personagens jogadores monstros e monstros com níveis de classe como inimigos para os PdJs.
Sobre o Autor
Skip Williams se mantém ocupado com projetos freelancers para várias companhias de jogos diferentes e foi o Sábio da Dragon Magazine durante 18 anos. Skip é o co-criador do jogo D&D 3ª Edição e o arquiteto chefe do Livro dos Monstros. Quando não está inventando mortes rápidas e cruéis para personagens jogadores, Skip leva a vida em sua cozinha ou jardim (Coelhos e cervos não são amigos de Skip) ou trabalhando nos reparos e melhorias de uma casa de fazenda centenária que ele divide com sua esposa, Penny, e com uma crescente coleção de animais.
Gilvan Gouvêa é um professor de inglês que trabalha duro para chegar longe na vida. Enquanto faz isso ele traduz alguns artigos para a REDERPG.
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