• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Fantasia (EUA, 1940)

Sua nota para o filme:


  • Total de votantes
    9

Morfindel Werwulf Rúnarmo

Geofísico entende de terremoto
img1poster1.jpg

Sinopse: A integração das grandes obras da música clássica com visuais extremamente criativos e originais da animação. São as seguintes composições que fazem do filme: "Toccata e Fuga em Ré Menor", de Johann Sebastian Bach; "Suíte Quebra-Nozes", de Peter Ilich Tchaikovsky; "O Aprendiz de Feiticeiro", de Paul Dukas; "Sagração da Primavera", de Igor Stravinsky; "Sinfonia Pastoral", de Ludwig Van Beethoven; "Dança das Horas", de Almicare Ponchielli; "Noite no Monte Calvo", de Modest Mussorgsky; e "Ave Maria", de Franz Schubert.

Direção: Norman Ferguson, James Algar, Samuel Armstrong, Ford Beebe Jr., Jim Handley, T. Hee, Wilfred Jackson, Hamilton Luske, Bill Roberts, Paul Satterfield, Ben Sharpsteen

Elenco: Leopold Stokowski, Deems Taylor, Corey Burton, Walt Disney

Trailer

IMDb

Curiosidades

- Inicialmente Walt Disney planejava apenas produzir "O Aprendiz de Feiticeiro", como curta-metragem isolado. Entretanto, os custos para a produção do curta seriam tão altos que Disney aceitou o conselho dado por Leopold Stokowski para que fizesse um longa-metragem composto por diversos curtas de mesmo estilo, de forma a compensar os altos custos de sua produção.

- O filme ganhou 2 Oscars honorários, em virtude do trabalho inovador feito no filme.

- O nome do feiticeiro do episódio "O Aprendiz de Feiticeiro" é Yen Sid, que é o nome Disney escrito ao contrário

- A idéia inicial de Walt Disney era que Fantasia fosse relançado nos cinemas anualmente, sempre com um episódio novo, mas esta idéia se mostrou arrojada e cara demais para ser implementada.

- Quando Fantasia completou 50 anos, em 1990, a Disney restaurou a versão original do filme, incluindo sua trilha sonora de 1940, buscando torná-la o mais limpa possível para que pudesse ser apreciada no decorrer do filme. Esta versão também foi lançada nos cinemas americanos.

- Fantasia é o primeiro filme em que o personagem Mickey Mouse possui olhos com pupilas.

- Quando Fantasia estreou originalmente nos cinemas, os críticos não apoiaram o filme, consideraram-no muito pretensioso, monótono e ainda criticaram o fato de Walt Disney querer conceber imagens à música. Como conseqüência, o público não prestigiou o longa.

- Dos músicos cujas composições foram usadas em Fantasia, Stravinsky era o único vivo na época.

- Fantasia é um filme que, se considerados os padrões modernos das últimas produções infantis, não seria classificado como livre, pois algumas de suas cenas, como Uma noite no Monte Calvo, são extremamente fortes.

- De fato, Fantasia é possivelmente um dos mais sombrios filmes já produzidos pela Disney, já que o nudismo, a violência e a morte são temas frequentes dos "curtas" do longa.
 
Última edição:
Eu AMO fantasia! Esse filme era um dos meus TOP 10 de locação na locadora. Ele é simples, cativante e muito bem feito.

Faltou criar o tópico do fantasia 2000. Que também foi bom, mas não tanto quanto o primeiro.

Os meus curtas preferidos são "O balé dos animais"; "Aprendiz de feiticeiro" e "Aquele das fadinhas"

De fato o filme tem uns curtas bem pesadinhos, o do monte me deixou sem dormir na primeira vez que eu assisti.
 
Fantasia é um dos raros casos de filmes ou livros que a cada fase de minha vida, toda vez que assisto eu vejo eu tiro sempre uma nova interpretação e uma emoção diferente

Na infância admito ter tido medo de assisti-lo até o fim, coisa que só fazer só por volta dos 13 anos e daí em diante aprendi a gostar desse clássico.
 
Esse sempre foi um dos meus favoritos da Disney. Há uns anos atrás fiz questão de presentear a @Elizabeth Potter com o DVD Duplo que contém o filme de 1940 e também o Fantasia 2000. Assistimos juntas muitas vezes. Meus favoritos são o balé das flores, o da mitologia grega e o próprio Aprendiz de Feiticeiro. Eu sou tão velha, que antigamente a gente tinha uma proteção de tela do Aprendiz de Feiticeiro no computador lá de casa *.* - eram só vassourinhas descendo as escadas e enchendo o caldeirão. Legal demais para aquela época.
27794.gif

E sempre tenho aquela história engraçada pra contar sobre Uma Noite no Monte Calvo: Liza devia ter uns 3 anos mais ou menos, e algum adulto deve ter falado na frente dela, mas ela pegou uma mania de ficar dizendo "diabo" pra tudo. Eu expliquei pra ela, pedi pra ela não falar que era feio uma menina do tamanho dela falando isso e tudo o mais. Nada resolveu. Ela continuava falando. Um dia, coloquei Uma Noite no Monte Calvo pra ela assistir, mostrei o dito cujo pra ela e disse que era o nome daquele senhor que ela estava falando, perguntei se ela ia continuar chamando ele :rofl:
fantasia.jpe
Resultado: até hoje ela não fala mais a palavra. Se refere ao "lá de baixo", "aquele um" ou qualquer outro nome, mas "diabo" ela não fala.
 
Esse sempre foi um dos meus favoritos da Disney. Há uns anos atrás fiz questão de presentear a @Elizabeth Potter com o DVD Duplo que contém o filme de 1940 e também o Fantasia 2000. Assistimos juntas muitas vezes. Meus favoritos são o balé das flores, o da mitologia grega e o próprio Aprendiz de Feiticeiro. Eu sou tão velha, que antigamente a gente tinha uma proteção de tela do Aprendiz de Feiticeiro no computador lá de casa *.* - eram só vassourinhas descendo as escadas e enchendo o caldeirão. Legal demais para aquela época.
Ver anexo 66111

E sempre tenho aquela história engraçada pra contar sobre Uma Noite no Monte Calvo: Liza devia ter uns 3 anos mais ou menos, e algum adulto deve ter falado na frente dela, mas ela pegou uma mania de ficar dizendo "diabo" pra tudo. Eu expliquei pra ela, pedi pra ela não falar que era feio uma menina do tamanho dela falando isso e tudo o mais. Nada resolveu. Ela continuava falando. Um dia, coloquei Uma Noite no Monte Calvo pra ela assistir, mostrei o dito cujo pra ela e disse que era o nome daquele senhor que ela estava falando, perguntei se ela ia continuar chamando ele :rofl:
Ver anexo 66112
Resultado: até hoje ela não fala mais a palavra. Se refere ao "lá de baixo", "aquele um" ou qualquer outro nome, mas "diabo" ela não fala.
Claro depois da "certa pessoa" quase me matar do coração e dizer que se eu falasse aquele nome de novo ele vinha me buscar,tenho medo dessa parte até hoje. Mas gosto muito dessa parte:
GIF-HIPPO.gif
 
Bill tytla um dos maiores animadores da disney animou Chernabog o démonio sobre Uma Noite no Monte Calvo.Ele foi considerado o melhor animador da era de ouro da animação Norte americana. A animação de Tytla foi considerada incomum, a algo sobre o poder e a força dos sentimentos. é algo difícil de se explicar é quase como algo espiritual , Alias é algo espiritual não é só desenhos.

Veja esse clipe com algumas de suas melhores performasses em animação e tirem suas próprias conclusões.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo