• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Propaganda da Bombril acusada de "deboche da figura masculina"

Siker

Artista Comercial / Projetista Gráfico
"Toda mulher é uma diva… e todo homem é 'divagar'", diz a humorista Dani Calabresa na nova propaganda da Bombril. O vídeo, que também é estrelado por Ivete Sangalo e Monica Iozzi, será investigado pelo Conar, o Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária, após ser acusado de "discriminação de gênero" e de "deboche da figura masculina" pelos consumidores.

O órgão abriu ontem (12) o processo contra a marca, mas, em casos semelhantes, o Conar arquivou a denúncia. Em nota, a Bombril afirmou que a campanha foi "desenvolvida para valorizar o protagonismo feminino". Além disso, afirma que optou utilizar uma linguagem bem-humorada para "ressaltar o valor da mulher na sociedade brasileira e não tem a intenção de ofender os homens ao fazer uma brincadeira com a palavra 'diva'".

A conversa entre Ivete Sangalo e as humoristas começa com a afirmativa de que "toda mulher nasceu para brilhar". Em 30 segundos de propaganda, elas enfatizam como a mulher consegue assumir vários papéis ao longo do dia, no trabalho e em casa, e deixar tudo brilhando, enquanto homens "nem com todos os produtos da Bombril" ajudam na casa.

fonte

comercial:
 
Oi? A propaganda foi machista?

não é escancarado (porque né, elogia as mulheres, elas são divas, uau), mas segue a mesma linha daquela do mr. músculo, que o guri estuda uma forma de melhorar o produto de limpeza para que a mãe dele tenha menos serviço e possa ficar mais tempo com ele. bottom line: serviço de casa quem faz é mulher.
 
Faz sentido. Sou meio pessimista sobre esse esforço de acertar nas propagandas - acho que sempre, sempre, vai existir espaço para alguma crítica. Conclusão: é melhor fazer uma propaganda só dizenndo que o produto limpa bem.
 
Faz sentido. Sou meio pessimista sobre esse esforço de acertar nas propagandas - acho que sempre, sempre, vai existir espaço para alguma crítica. Conclusão: é melhor fazer uma propaganda só dizenndo que o produto limpa bem.

eu chuto que o problema exista porque as propagandas são feitas a partir de pesquisas que buscam responder "quem é meu maior consumidor?", e não "quem são meus consumidores?". mais ou menos assim: eu notei o tom machista na propaganda, mas convenhamos, ele reflete uma realidade. nossa sociedade é machista, a realidade é essa. o maior consumidor de bombril ainda é o público feminino.

agora, sobre a questão de chamar homem de "divagar", foi uma ideia idiota mesmo, pura e simplesmente. começa que feminismo pede basicamente a igualdade entre os gêneros. como pode ser igualdade se você chama o cara de "divagar"? e junto com isso vem a impressão de que o pessoal responsável pela campanha passou uns tempos em marte, porque se todo mundo se ofende com tudo hoje em dia, por que deixariam passar esse tipo de coisa?

(não que eu ache que "divagar" seja uma super ofensa que mereça até envolver o conar no meio, mas bem, no fundo é isso, os tempos mudaram, os publicitários ainda estão correndo para ficar em dia.)
 
Talvez fosse melhor fazer uma propaganda reforlando a necessidade da melhor divisão das tarefas domésticas. Não é possível q esse povo não tenha criatividade para fazer algo divetido a partir disso.
 
Eu até que concordo com a loira esquisita. Homem é meio "divagar" mesmo em afazeres domésticos. É melhor deixar as mulheres cuidarem desse tipo de coisa.
Como assim? a mulher já nasce com habilidades inatas para serviços domésticos? A verdade é que homem não é lento para esses afazeres, é que a grande maioria não faz pois tem alguma mulher pra fazer (mãe, esposa, tia ou sei la). Se fosse algo comum a sociedade a divisão das tarefas domésticas e o muleque desde pequeno ajudar em tais serviços assim como muitas meninas, talvez eles seriam mais rápidos. E outra coisa, até mesmo as mulheres que crescem em ambientes com pessoas que fazem esse tipo de trabalhos para elas, se tornam lentas em tal tarefa.

Os afazeres domésticos, assim como outras milhares de atividades, são habilidades que você desenvolve com a prática.
 
A primeira metade foi puramente machista, dizendo que mulher é diva porque deixa tudo brilhando, se o comercial terminasse ali talvez ficasse mais na cara, mas aí eles tentam disfarçar o machismo falando mal dos homens (tá serto! é assim que funciona).

Esse comercial parece um bom exemplo de como funciona uma mente machista ao tentar "valorizar o protagonismo feminino", como a Bombril tentou justificar.

É quase a mesma sutileza do cara que diz: 'não sou machista, até ajudo minha mulher na cozinha'.
Só que nesse caso não enxergo sutileza, tentaram disfarçar muito mal um pensamento machista jogado direto na nossa cara.

Homem é meio "divagar" mesmo em afazeres domésticos. É melhor deixar as mulheres cuidarem desse tipo de coisa.
Não só em afazeres domésticos, alguns são lentos pra evoluir o raciocínio também.
 
Ah, agora a ideia é medir os xingamentos? Na verdade, a ideia desses embates entre oprimidos e opressores sempre foi essa, né? Todo e qualquer xingamento contra o oprimido é uma bomba nuclear, pq, afinal, tem toda o histórico de opressão - e todo xingamento contra o opressor é um peido.
 
Como assim? a mulher já nasce com habilidades inatas para serviços domésticos? A verdade é que homem não é lento para esses afazeres, é que a grande maioria não faz pois tem alguma mulher pra fazer (mãe, esposa, tia ou sei la). Se fosse algo comum a sociedade a divisão das tarefas domésticas e o muleque desde pequeno ajudar em tais serviços assim como muitas meninas, talvez eles seriam mais rápidos. E outra coisa, até mesmo as mulheres que crescem em ambientes com pessoas que fazem esse tipo de trabalhos para elas, se tornam lentas em tal tarefa.

Os afazeres domésticos, assim como outras milhares de atividades, são habilidades que você desenvolve com a prática.
Ranza, vai por mim. Deixa as mulheres cuidarem disso. Estou muito feliz sendo "divagar" nessas atividades e não tenho qualquer desejo de desenvolver habilidades na prática. Deixa as especialistas cuidarem desse tipo de trabalho.

Agora dá licença, que eu tenho que preparar o almoço, porque a patroa já tá olhando torto.
 
eu chuto que o problema exista porque as propagandas são feitas a partir de pesquisas que buscam responder "quem é meu maior consumidor?", e não "quem são meus consumidores?". mais ou menos assim: eu notei o tom machista na propaganda, mas convenhamos, ele reflete uma realidade. nossa sociedade é machista, a realidade é essa. o maior consumidor de bombril ainda é o público feminino.
Às vezes eu me questiono sobre isso com propagandas (e novelas também tem essas polêmicas).
Como diferenciar se um trabalho desses é feito com intuito de estimular uma situação, ou se apenas retrata uma realidade (infeliz realidade, mas realidade)?
Teve a polêmica da Camila Pitanga interpretando uma pessoa pobre enquanto que a sua antagonista era uma branca rica, e isso seria a globo reforçando o estereótipo de que todo negro é pobre. Mas ao mesmo tempo é apenas uma simples retratação da realidade brasileira (triste, mas realidade). Se a Globo colocasse a Paris Hilton interpretando uma pobretona da favela, alguém compraria? Alguem acharia minimamente verossímil?
Até onde está a responsabilidade desses meios de quebrar estereótipos ou de retratar realidades? Quando é errado um ou errado outro.
 
Como diferenciar se um trabalho desses é feito com intuito de estimular uma situação, ou se apenas retrata uma realidade (infeliz realidade, mas realidade)?

O intuito é vender Bombril.

Não tem nenhum intuito por trás de moldar padrões de sociedade.

Minha opinião é que esses meios não tem responsabilidade nenhuma, principalmente novela, que vê quem quer.
 

Tópicos similares

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo