• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Procuro Desenhista(s) para roteiros de HQ's

Boa Tarde Pessoal,

Sou novo aqui no fórum. Estou em busca de parceria com um (caso o quadrinista queira trabalhar com os dois roteiros) ou dois quadrinistas, para tentar viabilizar meus roteiros via sites de financiamento coletivo.

Um roteiro está no formato de roteiro cinematográfico, com descrição de cenas e não de quadrinhos; afinal, uma cena de um roteiro de cinema pode conter vários quadrinhos. Como não consegui formar uma equipe para levar este meu roteiro às telas; pensei em convertê-lo para quadrinhos.

O outro roteiro já foi concebido para quadrinhos, com descrição quadrinho-a-quadrinho; festá em fase de finalização.

São dois roteiros de realidade cotidiana, dramas existenciais. O segundo roteiro, parte de um premissa de realismo fantástico, mas dentro da vida urbana, cotidiana, com seus problemas.

Atenciosamente,

João Francisco
 
Boa Tarde Pessoal,

Sou novo aqui no fórum. Estou em busca de parceria com um (caso o quadrinista queira trabalhar com os dois roteiros) ou dois quadrinistas, para tentar viabilizar meus roteiros via sites de financiamento coletivo.

Um roteiro está no formato de roteiro cinematográfico, com descrição de cenas e não de quadrinhos; afinal, uma cena de um roteiro de cinema pode conter vários quadrinhos. Como não consegui formar uma equipe para levar este meu roteiro às telas; pensei em convertê-lo para quadrinhos.

O outro roteiro já foi concebido para quadrinhos, com descrição quadrinho-a-quadrinho; festá em fase de finalização.

São dois roteiros de realidade cotidiana, dramas existenciais. O segundo roteiro, parte de um premissa de realismo fantástico, mas dentro da vida urbana, cotidiana, com seus problemas.

Atenciosamente,

João Francisco
 
Isso me lembrou de quando veio um pessoal da AreaE no shopping fazer caricaturas em estilo mangá das pessoas. Na época eu pedi para o cara fazer uma caricatura minha simples estilo mangá a lápis pelo preço que estavam pedindo que eram 5 reais, no que hoje não sairia por menos de 15-20, creio eu (o dinheiro valia um pouco mais e aquele dia podia ser alguma promoção).

Eu lembro que havia imaginado uma estimativa rude e por baixo, tipo, se uma página chamex tivesse o equivalente a umas 6 caricaturas (6 quadrinhos), uma página com 6 quadrinhos a lápis chegaria fácil aos 90 reais. Se o desenho da página além de lápis fosse também nanquinizado (cobrir de novo todo o desenho) imagino que eles dobrariam o valor e se fosse colorido acho que passaria dos 200 por página... Como não dá para pensar em publicar sem finalizar com nanquim então teria que negociar com os caras algum desconto para produzir umas 20-30 páginas (formato e tamanho de Holy Avenger)...

Já o pessoal do estúdio Seasons na página deles antes faz perguntas:

http://www.studio.seasons.nom.br/faq.htm

[Nós pegamos projetos externos em casos muito específicos. Antes de tudo, a pessoa que deseja que façamos um trabalho para ela, deve enviar um e-mail se identificando (de preferência não só o primeiro nome), juntamente com uma prévia do que se trata o projeto (dados como tipo de publicação, conteúdo, extensão) para que possamos fazer um orçamento inicial, caso tenhamos interesse e/ou possibilidade de realizá-lo./QUOTE]
 
Boa tarde, João.

Valores? :-)
Boa Tarde Seiko-Chan,

O roteiro de cinema é difícil precisar, pois, primeiro tem que ser convertido para quadrinhos e paginado. O outro roteiro está com 450 quadrinhos e, quando finalizado, digamos que chegue a uns 600 quadrinhos. Vamos imaginar uma página com uma média de 6 quadrinhos, isto daria 100 páginas; um pouco mais, um pouco menos. Se vc aceitar a proposta, podemos trabalhar com o roteiro que já está formatado para quadrinhos.

Att,

João Francisco
 
O roteiro de cinema é difícil precisar, pois, primeiro tem que ser convertido para quadrinhos e paginado. O outro roteiro está com 450 quadrinhos e, quando finalizado, digamos que chegue a uns 600 quadrinhos. Vamos imaginar uma página com uma média de 6 quadrinhos, isto daria 100 páginas; um pouco mais, um pouco menos. Se vc aceitar a proposta, podemos trabalhar com o roteiro que já está formatado para quadrinhos.

João, no mercado editorial onde trabalhei o valor estimado é por página, sendo respectivamente valores por meia página, página e página dupla (cada qual com um valor diferente), pois dependendo da adaptação e da dinâmica do roteiro, nem sempre é possível precisar a quantidade de quadros. Afinal, há cenas estáticas, cenas onde há tensão ou ação ou emoções cujo tamanho do requadro é variável, e há de se considerar o espaço necessário para a balonagem, onomatopéias e o letreiramento. Então, temos aí um trabalho de adaptação, primeiramente - assistir/ler tudo e produzir uma espécie de story board, a princípio - depois fazer a diagramação no padrão de margens e sangrias (se a arte for impressa, levando em consideração o formato e o material utilizado, e se for digital, qual o formato mais adequado para o propósito da arte), definindo os devidos espaçamentos citados acima. Isso posto, não seria interessante para uma boa adaptação tolher a criatividade de quem irá diagramar a história para você, com o risco de estragar o ritmo da narrativa.

Isso tudo somente nos grafites, certo? Há também de se precisar valores, também por página, das inks - digitais ou manuais - e das cores, definindo para elas qual o melhor estilo para traduzir a linguagem desejada com a abordagem artística mais adequada para o seu projeto. Há também profissionais que preferem cobrar por hora trabalhada, então é sempre bom conversar muito bem os termos que irão constar no contrato de trabalho (sim!, há a necessidade de contrato para assegurar o projeto de ambas as partes.).

Resumindo: é bem mais complicado do que parece. Pesquise MUITO e pense seu projeto com cuidado. Boa sorte! :)
 
João, no mercado editorial onde trabalhei o valor estimado é por página, sendo respectivamente valores por meia página, página e página dupla (cada qual com um valor diferente), pois dependendo da adaptação e da dinâmica do roteiro, nem sempre é possível precisar a quantidade de quadros. Afinal, há cenas estáticas, cenas onde há tensão ou ação ou emoções cujo tamanho do requadro é variável, e há de se considerar o espaço necessário para a balonagem, onomatopéias e o letreiramento. Então, temos aí um trabalho de adaptação, primeiramente - assistir/ler tudo e produzir uma espécie de story board, a princípio - depois fazer a diagramação no padrão de margens e sangrias (se a arte for impressa, levando em consideração o formato e o material utilizado, e se for digital, qual o formato mais adequado para o propósito da arte), definindo os devidos espaçamentos citados acima. Isso posto, não seria interessante para uma boa adaptação tolher a criatividade de quem irá diagramar a história para você, com o risco de estragar o ritmo da narrativa.

Isso tudo somente nos grafites, certo? Há também de se precisar valores, também por página, das inks - digitais ou manuais - e das cores, definindo para elas qual o melhor estilo para traduzir a linguagem desejada com a abordagem artística mais adequada para o seu projeto. Há também profissionais que preferem cobrar por hora trabalhada, então é sempre bom conversar muito bem os termos que irão constar no contrato de trabalho (sim!, há a necessidade de contrato para assegurar o projeto de ambas as partes.).

Resumindo: é bem mais complicado do que parece. Pesquise MUITO e pense seu projeto com cuidado. Boa sorte! :)
Muito Obrigado SeiKo-Chan. valeu pelas informações e pela sua atenção.
 
Perguntas, João Francisco, referentes ao segundo roteiro:

a - você está pensando em uma história em preto e branco?
b - realismo fantástico urbano em 100 páginas. parece um bocado. A história seria dividida em capítulos?
c - em que tipo de desenho você está pensando? Bem realista ou caricato?
 
Perguntas, João Francisco, referentes ao segundo roteiro:

a - você está pensando em uma história em preto e branco?
b - realismo fantástico urbano em 100 páginas. parece um bocado. A história seria dividida em capítulos?
c - em que tipo de desenho você está pensando? Bem realista ou caricato?

Boa tarde Reverendo,

a - O ideal seria colorido, mas, para economizar, pode ser em preto e branco.
b - Sim, a história seria dividida em capítulos. Posso tentar adapatá-la para uma quantidade menor de páginas, mas isto vai dar um pouco de trabalho.
c - O desenho deve ser bem realista, nda caricato.

Att,

João Francisco.
 
Boa tarde Reverendo,

a - O ideal seria colorido, mas, para economizar, pode ser em preto e branco.
Algumas vezes é a melhor escolha e não apenas pela economia. O alto contraste conseguido pelo preto/branco pode "dramatizar" tremendamente a obra.
b - Sim, a história seria dividida em capítulos. Posso tentar adapatá-la para uma quantidade menor de páginas, mas isto vai dar um pouco de trabalho.
Acho que não precisa. Se a obra é dividida em capítulos, o terrível problema que é um desenhista (seja por qual for o motivo) abandonar o projeto, é diminuído.
c - O desenho deve ser bem realista, nda caricato.

Att,

João Francisco.
Nesse caso, a beleza do desenho sobe de importância. Ele terá de ser muito caprichado.
Valeu João.
 
Trabalho com uma trupe de teatro que está dando os primeiros passos em direção ao audiovisual, porem eu já realizo filmes desde 2011. Tem como disponibilizar o roteiro para leitura? Sinopse? Argumento? Enfim, alguma informação para que eu possa avaliar a possibilidade de realização do roteiro no esquema de trabalho do cinema independente e de guerrilha?
:squid::squid::squid:
 
Trabalho com uma trupe de teatro que está dando os primeiros passos em direção ao audiovisual, porem eu já realizo filmes desde 2011. Tem como disponibilizar o roteiro para leitura? Sinopse? Argumento? Enfim, alguma informação para que eu possa avaliar a possibilidade de realização do roteiro no esquema de trabalho do cinema independente e de guerrilha?
:squid::squid::squid:

Boa tarde Jango,

Obrigado pelo interesse. Muito interessante vc pertencer a uma trupe teatral, porque o meu roteiro de cinema é praticamente um teatro filmado. Talvez seja melhor discutirmos essa possibilidade via email, até mesmo para eu poder lhe enviar o roteiro ou sinopse. jfrancisco.larrea@gmail.com
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo