• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Clube de Leitura 9º Conto - A Cor Que Caiu do Espaço de H.P. Lovecraft

Qual dos três será o 9º conto do Clube de Leitura?


  • Total de votantes
    6
  • Votação encerrada .

Clara

Perplecta
Usuário Premium
Vamos para a 9ª edição do Clube de Leitura - Contos?
Indique o conto que você quer que seja o escolhido.
Fechamos com três indicações, todos podem participar e as diretrizes sobre o funcionamento do Clube podem ser lidas neste tópico.
 
Aaaahhh... eu ia te dar ótimo por essa indicação!
Mas aí lembrei que o Cthulhu foi o primeiro conto que lemos aqui no clube, Spartaco. :sad:
Indica outro (se possível do Lovecraft!) :yep:

Foi mal @Clara; falha minha por não ter conferido os contos anteriores que foram lidos. :oops:

Agora, já que você sugeriu, indico então outro conto de H. P. Lovecraft: A cor que caiu do espaço.
 
E aí? Ninguem mais vai indicar? Precisamos de apenas mais um conto para começar a enquete, não é @Clara?
 
Para os amantes do gênero fantasia e ficção científica: vamos votar em H.P. Lovecraft.
 
"Diz uma grande verdade de que eu andava suspeitando às escondidas — que somos todos uns Jecas Tatus. Pura verdade. Com mais ou menos letras, mais ou menos roupas, na Presidência da República sob o nome de Wenceslau ou na literatura com a Academia de Letras, no comércio como na indústria, paulistas, mineiros ou cearenses, somos todos uns irredutíveis Jecas. O Brasil é uma Jecatatuasia de oito milhões de quilômetros quadrados. " Monteiro Lobato

Não mudamos muito

Monteiro Lobato foi o homem multifacetário que escreveu dezenas de contos, cartas, traduções, livros destinados ao público infantil, um romance e também se consagrou como o editor que revolucionou o mercado livreiro de nosso país na década de 1920. Muito já foi escrito sobre o trabalho de Monteiro Lobato como escritor e de suas inovações como editor, mas poucos se aventuraram a estabelecer um diálogo entre essas duas facetas.

Assim como em sua vida, dentro de sua produção literária Lobato também foi dono de muitas terras. Não apenas foi criador do famoso Sítio do Picapau Amarelo — localizado no interior de São Paulo e no imaginário de leitores de todas as idades —, como criou inúmeras fazendas, descritas nos contos que escreveu. Esses locais fictícios são exemplos de territórios cultivados pelo escritor e explorados por seus leitores.

Lobato nasceu e cresceu no interior de São Paulo, em Taubaté, convivendo com os caipiras que trabalhavam na fazenda de seu avô. Enquanto jovem, durante o período em que cursou a faculdade de Direito, morou na capital paulista, lugar onde, desde aquela época, o progresso era constante. Ao retornar para a fazenda, anos mais tarde, pôde perceber que não houve evolução naquelas terras, os métodos agrícolas continuavam os mesmos e as queimadas cada vez mais constantes.

Para o jovem Lobato, o atraso do povo do interior tornava-se inaceitável. O convívio com jovens da capital e do interior, a comparação entre seus meios de vida, seus procedimentos trabalhistas e suas culturas fizeram-no perceber o quão ultrapassados e incorretos estavam os métodos agrícolas do homem caipira. É a literatura criada por Lobato no período em que “condenava” as atitudes dos caipiras que se observa em " O comprador de fazendas".
 
Última edição:
Então, conforme enquete encerrada em 15/08/2015, o conto escolhido para discussão foi A Cor Que Caiu do Espaço, de H.P. Lovecraft.

A discussão começará na próxima sexta-feira, 21/08/2015.
Fiquem à vontade para postar dados e detalhes sobre o conto e seu autor, bem como livros onde o conto escolhido foi publicado.
Lembrando que devemos evitar pirataria e repetindo a informação de que, no caso deste conto escolhido, temos disponível a tradução feita pelo Deriel aqui do Valinor, cujo download em pdf pode ser feito através deste link aqui. =]
 
Última edição:
Algo cai do céu e o terror se instaura, e tudo é narrado por um velho quarenta anos depois. Trata-se de um conto escrito por H. P. Lovecraft em março de 1927, imediatamente após seu trabalho anterior O Caso de Charles Dexter Ward. Apareceu primeiro na edição de setembro 1927 da revista Amazing Stories.

A cor que caiu do espaço é até hoje uma das obras de Lovecraft mais populares.
http://www.valinor.com.br/forum/topico/h-p-lovecraft.130620/
 
Terminei há alguns dias o referido conto de Lovecraft, no entanto, somente hoje venho postar algo a respeito.

Para mim esse conto é um híbrido de horror e ficção científica, que o autor sabe combinar em doses certas; achei a narrativa muito envolvente, principalmente pela forma como ele narra a morte dos animais, a loucura que atinge as pessoas e como vai se desenvolvendo a doença, culminando com a morte das mesmas.

Como disse, A Cor Que Caiu do Espaço é um misto de ficção científica com suspense e terror, sendo este apresentado, pelo menos para mim, de maneira implícita, mais nas entrelinhas e em cada palavra que Lovecraft utiliza para contar o estranho fenômeno que atingiu a fazenda e o que ocorreu aos moradores daquele local.

Pergunto aos demais leitores desse conto, o que acharam?
 
Esse nunca, mas falam muito bem. Na verdade não li nenhum conto chato até agora do Lovecraft.
 
Desculpe @Clara, mas estou sentindo falta de sua análise sobre o conto do Lovecraft.

Além disso, se você topar, já poderíamos indicar novos contos para uma próxima leitura. Que tal?
 
Desculpe @Clara, mas estou sentindo falta de sua análise sobre o conto do Lovecraft.

Além disso, se você topar, já poderíamos indicar novos contos para uma próxima leitura. Que tal?

Eu é que peço desculpas, @Spartaco , estive com uns problemas meio chatos e atrasei todas as minhas leituras. :tsc:

Só hoje é que consegui terminar a leitura do conto e apêndices.

Agora é um pouco tarde (cerca de duas da manhã) então depois volto aqui pra comentar e abrir os tópicos pra escolha de conto e livro. =]
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo