• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Herdeiro do reino do Norte [spoilers]

Haran

ㅤㅤ
Opa...

Robb, em A Tormenta de Espadas, decretou Jon Snow como seu herdeiro:

Mais uma coisa. Lorde Balon deixou o caos atrás de si, esperamos nós. Eu não farei o mesmo. Mas ainda não tenho um filho, meus irmãos Bran e Rickon estão mortos e minha irmã encontra-se casada com um Lannister. Refleti longa e duramente sobre quem poderá me suceder. Ordeno-lhes agora, como meus senhores legítimos e leais, que coloquem seus selos neste documento como testemunhas de minha decisão.
Curiosamente ninguém mais falou sobre isso. Vocês acham que a história morreu aí mesmo? Me parece um elemento muito interessante para que não ocorra maiores consequências...

Havia muitas testemunhas. Será mesmo que a notícia não sobreviveu ao Casamento Vermelho, não chegou ao Norte?

Maege Mormont e Galbart Glover são enviados para Atalaia da Água Cinzenta (Greywater Watch) cientes da decisão, e não sabe-se o destino deles. Se chegaram em Atalaia, Howland Reed, além de saber que Jon é o herdeiro do Norte, sabe a ascendência Targaryen do Jon Snow (se acreditarmos nessa teoria, claro).

Tem também a tal carta que a Ilha dos Ursos manda para Stannis:

Bear Island knows no king but the King in the North, whose name is STARK.
Trecho que apareceu até na série. Especulam que a carta indique que Maege chegou às ilhas e informou ao pessoal de lá sobre Jon ser o herdeiro (afinal é o único Stark reconhecidamente vivo que possa ser rei do Norte). Mas não sei... essa posição pode ser análoga a Correrrio, que manteve o estandarte do lobo muito depois da queda dos starks, aparentemente sem esperanças de qualquer efeito prático.

Uma segunda especulação, mais plausível, é que Maege chegou à ilha após o envio dessa carta, e nisso se explica a disposição relativamente repentina da ilha em apoiar Stannis - alguma conspiração dos nortenhos em apoiar Stannis ou Bolton ainda que desejem passá-los para trás, como Manderly que superficialmente apoia Bolton mas manda Davos ir atrás de Rickon.

Ainda assim é curioso que ninguém tenha ido em segredo tratar com Jon, nesse sentido o único que possa estar sabendo mesmo é Howland Reed (George já confirmou que ele aparecerá nos próximos livros).

Podemos supor no tópico que Jon Snow vai voltar humano o bastante, para que ele como herdeiro seja algo viável (do contrário, claro, a história vai morrer sem grandes consequências mesmo) - embora que, mesmo se ele não volte, restaria discutir o plano dos nortenhos em relação a tudo isso.

É isso.
 
Última edição:
Eu li o resto da história ansiando pelo desenrolar dessa situação e nada. Ficou por isso mesmo por enquanto, mas muito provavelmente vai voltar. Eu não lembro, mas o Robb não deixou esse documento com ninguém? Os que vão para Atalaia da Água Cinzenta não estão com a carta? Acho que o Rickon vai ser encontrado e será o herdeiro do Norte; no entanto, de alguma forma, até lá, a decisão do Robb pode conferir um status de legitimidade ao Jon como guardião. Não sei se essa decisão dele, Robb, (mais o sangue Stark de bastardo - mesmo sendo filho de Lyanna e Raeghar ele ainda seria um bastardo, não?) coloca o Jon acima do Rickon na sucessão; e mesmo que colocasse duvido que ele passaria na frente do irmão.

Podemos supor no tópico que Jon Snow vai voltar humano o bastante, para que ele como herdeiro seja algo viável (do contrário, claro, a história vai morrer sem grandes consequências mesmo) - embora que, mesmo se ele não volte, restaria discutir o plano dos nortenhos em relação a tudo isso.

Como eu suponho que o Jon vai voltar e que o Martin não criaria esse storyline à toa, isso só é mais uma razão que justifica (pelo menos p mim) que o Jon não morreu mesmo. Ainda.
 
Última edição:
Posso ter esquecido, mas pelo que me lembro nada é falado sobre o destino dessa carta que têm o selo de vários lordes reconhecendo Jon como herdeiro de Robb. Os que vão para Atalaia vão com cartas falsas, a verdadeira mensagem é vocal.

- Subam o rio exibindo o meu estandarte. Os cranogmanos vão encontrá-los. Quero dois navios para duplicar as chances de minha mensagem chegar a Howland Reed. A Senhora Maege irá num deles, Galbart no segundo. - Virou-se para os dois que tinha indicado. - Levarão cartas para os meus senhores que permanecem no Norte, mas todas as ordens nelas contidas serão falsas, para o caso de terem o azar de serem capturados. Se isso acontecer, deverão dizer-lhes que se dirigiam ao norte. De volta à Ilha dos Ursos, ou na direção da Costa Pedregosa.
Infelizmente não vejo Robb 'escondendo' a carta, já que o Casamento Vermelho foi bem inesperado.

Pelo que entendo a carta coloca Jon na linha se sucessão, na frente até de Bran e Rickon, afinal não foi uma legitimação condicional, que só ocorreria na ausência de outros herdeiros. Não sabemos como Rickon está em Skagos, talvez tenha tornado-se bem selvagem e não seja um rei ideal (seu lobo já dava indícios disso, sendo o mais selvagem e raivosos dos lobos). Mas do contrário também não vejo Jon interpondo-se entre Rickon e a senhoria em Winterfell.
 
Última edição:
Pelo que entendo a carta coloca Jon na linha se sucessão, na frente até de Bran e Rickon, afinal não foi uma legitimação condicional, que só ocorreria na ausência de outros herdeiros. Não sabemos como Rickon está em Skagos, talvez tenha tornado-se bem selvagem e não seja um rei ideal (seu lobo já dava indícios disso, sendo o mais selvagem e raivosos dos lobos). Mas do contrário também não vejo Jon interpondo-se entre Rickon e a senhoria em Winterfell.

Eu tinha que ler de novo essas passagens pra relembrar de tudo, é tanto detalhe e tanta gente envolvida... Acho estranho não ter sido uma legitimação condicional, ele não poderia ter certeza, ainda, de que morreria sem herdeiro. Desconfiar, sim, mas saber com certeza, não. Tem essa especulação aqui, que diz que a carta poderia estar em Vilavelha - teria viajado até lá através do capitão do Myraham (eu nem lembrava dele direito!). O cara amarra tudo muito direitinho e faz sentido, mas, sei lá. O Robb teria que ter maquinado coisa demais num momento onde ele não tinha informações pra prever tanto. Ou, ele se baseou em informações óbvias no mundo de Westeros que não nos foram oferecidas direito (tipo, a carta indo parar com os meistres de Vilavelha chegaria com certeza (com muito menos riscos) na Muralha, imbuída, ainda por cima, de alguma "autoridade" sobre o problema de um cara da Patrulha não poder ser rei de nada (?)). O fato é que essa coisa da carta não foi nem, digamos, uma arma de Chekov; a importância do evento é evidente, então tem que ter uma explicação, que pode bem envolver um plot mais complexo.

Sobre o Rickon, também sempre tive a mesma impressão; aquela selvageria dele, espelhada no Shaggydog (que podia ser apenas a confusão na cabeça de uma criança, que reage com raiva)... E se o moleque voltar meio Dark Stark (rs)? Os Stark, se não estou esquecendo nada, são sempre mostrados como bons de coração, honestos, justos, etc. Mas o Bran já disse, nas criptas, que sabia que vários deles tinham feito "coisas terríveis".
 
Última edição:
Acho estranho não ter sido uma legitimação condicional, ele não poderia ter certeza, ainda, de que morreria sem herdeiro. Desconfiar, sim, mas saber com certeza, não.

Mas se ele tivesse herdeiro a legitimação não acarretaria problema, já que o filho do rei teria precedência sobre o irmão...
 
Essa legitimação pode ter morrido ali mesmo porque tanto o Robb quanto os senhores nortenhos achavam que Bran e Rickon estavam mortos, era a medida que tinha pra quele momento. Mesmo que a Maege Mormont e Galbart Glover entrem em contato com o Jon e com os outros senhores sobre a legitimação tudo isso cairia por terra quando o Manderly trouxesse o Rickon de volta, ele é o herdeiro e Jon (se voltar) não passaria por cima dos direitos dele.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo